Sidnei Percia da Penha

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Colégio de Aplicação

Departamento:

Departamento de 1oe 2o Graus do Colégio de Aplicação

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade de São Paulo

    Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) | Doutorado | 2009 - 2012
  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

    Ensino de Ciências e Matemática | Mestrado Profissional | 2004 - 2006
  • Universidade Federal Fluminense

    Ensino de Ciências - Modalidade Física | Especialização | 2000 - 2004
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licenciatura em Física | Graduação | 1993 - 1996
  • Universidade Católica de Petrópolis

    Engenharia Elétrica | Graduação | 1986 - 1990
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(25.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach 10.34117/bjdv7n4-643 2021
Oficina de Robótica: Uma Proposta de Laboratório Investigativo para o Ensino de Física 2017
LABORATÓRIO DIDÁTIVO INVESTIGATIVO E OS OBJETIVOS DA ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DO PROCESSO 2015
A SENSIBILIDADE MORAL DOS ESTUDANTES EM TOMADA DE DECISÃO SOCIOCIENTÍFICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE CONTEXTOS TÉCNICOS E SOCIAS 2013
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
CONSTRUÇÃO DE SISTEMA DE CONTROLE REMOTO PARA AS OFICINAS DE ACIONAMENTO EROBÓTICA 2023
A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS E OBJETOS TECNOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: ANÁLISE DE UMA OFICINA DE ROBÓTICA 2019
COMO INSERIR OBJETOS E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OFICINAS DE ROBÓTICA 2019
CURSO DE EXTENSÃO PARA PROFESSORES DE FÍSICA COM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA 2019
USO DE MATERIAIS DE BAIXO CURSTO PARA AS OFICINAS DE ROBÓTICA 2019
Uso de objetos e instrumentos tecnológicos em atividades práticas: Identificação de estratégias utilizadas no projeto 'OFICINAS DE ACIONAMENTO E ROBÓTICA' 2019
Robótica Educativa: Aproximando o ensino da linguagem de programação à abordagem de Ensino por Investigação 2019
ENSINANDO O FUNCIONAMENTO DOS LEDS E O CONCEITO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE FORMA INVESTIGATIVA 2019
CONCEITOS FÍSICOS NA MOBILIDADE URBANA: ENSINO DE ESTÁTICA DO CORPO EXTENSO 2019
Robótica Educativa no Ensino por Investigação: Uma proposta de Atividade para o Ensino de Linguagem de Programação 2019
O uso da Robótica Educativa em um Projeto de Ensino de Física 2019
O uso da robótica como proposta para o ensino de física 2019
OFICINA DE ROBÓTICA: USO DE OBJETOS E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA 2018
PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA OFICINAS DE ROBÓTICA 2018
OFICINA DE ROBÓTICA: UMA PROPOSTA DE LABORATÓRIO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO DE FÍSICA 2018
OFICINAS DE ROBóTICA: UMA PROPOSTA DE LABORATóRIO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO DE FíSICA 2017
Robótica Educativa no Ensino de Física em uma abordagem Investigativa 2017
Oficina de Robótica: Proposta de Laboratório Investigativo para o Ensino de Física 2017
Robótica Educativa no Ensino de Física em uma abordagem Investigativa 2017
Oficina de Robótica: Proposta de Laboratório Investigativo para o Ensino de Física 2017
Robótica Educativa no Ensino de Física em uma Abordagem Investigativa 2017
Robótica Educativa no Ensino de Física em uma Abordagem Investigativa 2017
Robótica Educativa no Ensino de Física em uma Abordagem Investigativa 2017
COMO AVALIAR A QUALIDADE DA ARGUMENTAÇÃO DOS ESTUDANTES EM ATIVIDADES SOCIOCIENTÍFICAS? 2016
DEBATE SIMULADO SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: O MODO COMO OS ESTUDANTES ORIENTAM O SEU RACIOCÍNIO INFORMAL 2015
Proposição de uma Ferramenta Analítica para avaliar a Qualidade da Argumentação em Questões Sociocientíficas 2015
O CAp ESTÁ EM CHAMAS: A PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA BRIGADA DE INCÊNDIO SIMULADA 2015
DIVERGÊNCIAS A RESPEITO DO USO DO CELULAR EM UMA ABORDAGEM CTS: A POSIÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR 2015
Proposição de uma Ferramenta Analítica para avaliar a Qualidade da Argumentação em Questões Sociocientíficas 2015
SEQUÊNCIA INVESTIGATIVA SOBRE O CONCEITO DE PRESSÃO: BICICLETA PODE FAZER MAL PARA A SAÚDE SEXUAL? 2015
A promoção da sensibilidade moral através da inserção de questões sociocientíficas em sala de ciências: Um estudo comparativo entre contextos técnico e social 2013
A SENSIBILIDADE MORAL DOS ESTUDANTES SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS 2013
RECOMENDAÇÕES SOBRE A INSERÇÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS 2011
AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR PROVESSORES EM ATIVIDADES DE ENSINO PARA CONDUÇÃO DO JOGO DIDÁTICO 2011
A inserção de aspectos sociais da ciência e da tecnologia no Ensino de Ciências: identificação de convergências internacionais 2011
AS FORMAS DE CONDUÇÃO DO JOGO DIDÁTICO: AS ESTRATÉGIAS DOS PROFESSORES PARA MANTER OS ESTUDANTES NO JOGO 2010
Enculturação Científica em uma Perspectiva Humanista do Currículo de Ciências 2010
A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA CTS PARA O ESTUDO DO MAGNETISMO 2010
UMA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDO DO ELETROMAGNETISMO COM UMA ABORDAGEM CTS 2009
A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM UMA PROPOSTA DE ENCULTURALÇÃO CIENTÍFICA: NOVOS INDICADORES PARA ANÁLISE DO PROCESSO 2009
A Física e a Sociedade na TV 2007
A carência de professores de ensino de física - Um estudo de caso sobre a carencia na região serrana do estado do Rio de Janeiro 2005
Um modelo alternativo de proposição de questões/desafios dentro de uma perspectiva Vigotskyana. 2005
Prenûncios da Física Moderna: Os Tubos de Raios Catódicos e a Descoberta do Elétron. 1997
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