Antônio Cláudio Gómez de Sousa

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia | Doutorado | 2011 - 2013
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Engenharia de Sistemas e Computação | Mestrado | 1978 - 1983
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Engenharia Eletrônica | Graduação | 1974 - 1978
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(0.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Reflexões sobre a Técnica em Marx, Spengler, Mumford, Ellul e Vieira Pinto 2012
Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia 2003
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
As Modernidades de Ulrich Beck 2015
Por Trás das Experiências de Aprendizado: A Importância da Manutenção na Extensão Universitária 2014
Metodologia Participativa: Relato de Experiência da Implementação de Servidores de Arquivos e Web em Laboratórios de Informática 2014
Apropriação de Ferramentas de Desenvolvimento Livres pelo Ensino de Eletrônica e Computação 2014
A Inclusão Infanto-Juvenil na Cultura Digital 2013
A Implementação da Metodologia Participativa no Ensino de Informática aos Trabalhadores da UFRJ 2013
Desenvolvimento de Site para Subsídio de Atividades Educacionais 2013
Sustentabilidade e Planejamento 2012
A Entropia e uma Nova Responsabilidade 2012
A Extensão na Formação do Engenheiro 2012
A evolução da Técnica, da Tecnologia e do ser humano 2011
Contribuição de hardwares no ensino de Física no ensino médio 2011
A "Revista de Engenharia" e a Engenharia no Brasil na Segunda Metade do Século XIX 2010
A Tecnologia e as Diretrizes Curriculares 2010
Extensão Tecnológica na Educação em Engenharia 2010
Extensão, Ensino e Pesquisa: Indissociáveis? 2010
Reinstalação do Laboratório Comunitário Jair Duarte da Vila Residencial da UFRJ 2010
Avaliação de uma Experiência Participativa de Formação Continuada em Informática para Educação em Física 2010
Software Educacional Gerenciador de Teias Alimentares 2010
Metodologia Participativa: Desenvolvimento Didático em Química com Suporte da Informática no Colégio Grahan Bell 2010
Extensão e Flexibilização Curricular: o Projeto de Extensão em Engenharia 2009
Metodologia Participativa: Relato de Experiência na Qualificação de Educadores em Inclusão Digital 2009
Hardware e Software a Serviço da Educação 2009
Montagem de Laboratório de Baixo Custo Usando LTSP 2009
Professor de Engenharia: Engenheiro e Educador 2008
A Extensão no Currículo de Engenharia 2008
Projeto Promove: Ensino Médio e Engenharia - Informática Educativa 2008
Produção de Software Educativo Voltado para o Letramento 2008
Informática como Estímulo à Carreira do Profissional em Educação: Proposições Interdisciplinares 2008
Gestão de Projetos Sociais: A Extensão no Currículo de Engenharia 2008
Avaliação de uma Experiência Participativa para a Informática Educativa 2007
A Atuação do Centro de Educação Ambiental Jequiá na Colônia de Pescadores Z-10 e Suas Interrrelações com os atores locais 2007
Diretrizes Curriculares para a Engenharia - Avanços, Retrocessos e Práticas 2006
Os Avanços e Retrocessos na Discussão das Diretrizes Curriculares e os Desafios Atuais 2006
A Pesquisa Participativa na Informática Educacional 2006
Projeto como Integrador de Conhecimentos em Currículo de Engenharia 2005
As Novas Diretrizes Curriculares no Brasil: Desafios 2003
As Diretrizes Curriculares e a Formação de Professores 2003
Uso de Padrões no Ensino de Engenharia de Software 2002
Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia: E Agora? 2002
Uma Base para o Aprendizado Orientado a Projetos 2001
Projeto Minerva - Informática a Serviço da Educação Pública 2001
Design Based Teaching of Software Engineering 2000
Uma Estrutura Curricular Flexível e Dinâmica 2000
O Mestrado Profissionalizante e a Pós-Graduação Lato Sensu 2000
Ensino Baseado em Projetos: Uma Revisão 2000
Educação em Engenharia: A Necessidade de um Programa de Mestrado e Doutorado 1999
Diretrizes Curriculares para os Cursos de Engenharia: Princípios e Críticas 1999
O Aprendizado Baseado em Projetos - Uma Experiência 1999
Diretrizes Curriculares para a Engenharia do Ano 2000 1998
A Formação Computacional do Engenheiro 1996
O Ensino na EE/UFRJ no Ano 2000 1990
O Banco de Dados Microban 1982
Publicações:
Minha Rede: