Milton Nunes Campos

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Instituto de Psicologia

Departamento:

Departamento de Psicologia Social/IP

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • University of Calgary

    | Pós-Doutorado | 2022 - 2023
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2014 - 2015
  • Université de Neuchâtel

    | Pós-Doutorado | 2009 - 2009
  • Université de Neuchâtel

    | Pós-Doutorado | 2008 - 2008
  • Simon Fraser University

    | Pós-Doutorado | 1997 - 1998
  • University of British Columbia

    | Pós-Doutorado | 1997 - 1997
  • Universidade de São Paulo

    Psicologia | Doutorado | 1993 - 1996
  • Universidade de São Paulo

    Ciências da Comunicação | Mestrado | 1988 - 1993
  • Universidade de São Paulo

    Comunicação Social Com Habilitação em Jornalismo | Graduação | 1979 - 1987
  • Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Pires

    Licenciatura curta em Estudos Sociais | Graduação | 1977 - 1978
  • Escola Estadual de Segundo Grau Brasílio Machado

    | Ensino Profissional de nível técnico | 1975 - 1975
  • Colégio Objetivo

    | Ensino Médio (2o grau) | 1972 - 1974
  • Instituto Espírita de Educação

    | Ensino Fundamental (1o grau) | 1964 - 1971
  • Universidade de São Paulo

    | Livre Docência | 0 - Agora
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(6.98% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Cem anos de solidão: A educação a distância no Brasil ? Percepções negativas antes e depois da pandemia 10.18264/eadf.v14i2.2188 2024
Habiletés sociales et violence scolaire : la mise en pratique d?un programme d?intervention interdisciplinaire en éducation physique 2021
Analyse du discours multilangage: Pour une sémiotique constructiviste-critique 2020
Entre o agendamento da mídia e o desinteresse: Meio ambiente nas comunidades em rede de jovens 2020
Dengue: Um estudo sobre educação popular das campanhas do Ministério da Saúde 2019
Journalisme liquide : Méga-événements au Brésil et nouveaux médias 2017
Enfermeiras em rede: Desenho comunicativo de gestão de comunidades 2017
Les amitiés brisées, Facebook et les élections brésiliennes 2014 2016
Liquid youth: From street kids to theater actors; An account of a re-affiliation process. 2016
Perspectives in Natural Logic: The Operations of Argumentation, Ethics, and Rhetoric 2015
Coconstrução dos conhecimentos no uso das tecnologias educativas: Reflexões éticas 2015
La logique naturelle en tant que méthode pour l?exploration des représentations mentales 2014
Théorie communicationnelle des schématisations et logique naturelle: des contributions révolutionnaires à explorer 2014
Social representations of healthy and unhealthy food built by Romanian and Canadian children 10.1108/BFJ-04-2013-0087 2014
Les représentations sociales de l'alimentation chez l'enfant 2014
Integrando Habermas, Piaget e Grize: contribuições para uma Teoria Construtivista-Crítica da Comunicação 2014
L'espace public en ligne et la jeuneusse québécoise : Le cas des élections canadiennes de 2011 2013
Ils ont volé le Français qui agonisait : l?argumentation de la violence 2013
Cooperation and collaboration in higher education: An exploratory study on the cognitive, affective, and moral dimensions of online argumentation 2013
Discussions politiques sur Internet : les raisons expliquant le degré de participation de jeunes adultes québécois 2012
Argumentação e design: Cognição, afetividade e moralidade em comunidades universitárias de aprendizagem 2011
La schématisation dans des contextes en réseau 2010
Les réseaux rendent-ils peu à peu caduc le campus traditionnel? 2009
Communication as Argumentation: The Use of Scaffolding Tools by a Networked Nursing Community 2007
Ecology of Meanings: A Critical Constructivist Communication Model 10.1111/j.1468-2885.2007.00304.x 2007
Ecology of Meanings: Communication, Communities and Technology 2006
Analysing Arguments in Networked Conversations: The Context of Student Teachers 2005
Argumentação Lógico-Imagética: A Compreensão do Discurso Mediático pela Criança 2005
Health, Knowledge, and Networked Communication 2004
A Constructivist Method for the Analysis of Networked Cognitive Communication, and the Assessment of Collaborative Learning and Knowledge-Building 2004
The Progressive Construction of Communication: Towards a Model of Cognitive Networked Communication and Knowledge Communities 2003
Resenha do livro ?Cyborgs@Cyberspace ? An Ethnographer Looks to the Future? de David Hakken, 1999 2003
Competition, Lies and Dissimulation: Lessons from an Online Learning Clash 2002
Le rôle du respect et de l?autorité dans la collaboration en réseau 2002
Inter@ctiva: à la recherche de pratiques d?enseignement et d?apprentissage en réseau 2002
Communication et communautés en réseau 2001
The Post-secondary Networked Classroom: Renewal of Teaching Practices and Social Interaction 2001
The Hypermedia Conversation: Reflecting Upon, Building and Communicating Ill-defined Arguments 2000
Virtual-U: Results and Challenges of Unique Field Trials 1999
Conditional Reasoning: A Key to Assessing Computer-based Knowledge-building Communication Processes 1998
Evolução da Relação de Comunicação entre a Criança e a Televisão 1998
Comunicação e Epistemologia Genética 1997
TV Cultura: Caindo na Rede 1994
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Caminhos futuros ? por uma Psicossociologia integrando Piaget e Habermas 2021
Juventude, comunidade e ação coletiva: reflexões sobre motivação e engajamento a partir da experiência do Gaia Jovem 2020
Ecologia dos sentidos: Sendas possíveis para uma Psicologia Social construtivistacrítica 2019
Afectividad en comunidades de graduación a distancia con la intervención de juegos educativos: La colaboración y la competición en el aprendizaje 2019
Prejuicio y educacion a distancia en Brasil 2019
Juventudes em rede: discursos e percepções sobre política no Grande Rio 2019
Comunidade Horto Florestal: Ação e Transformação 2019
Nudes feminino: meio de opressão ou empoderamento? 2019
Social Representations of Distant Education Among Brazilian Youths 2019
Affectivity in Distance Education: The role of pedagogical games in higher education online electronic conferencing 2019
Afetividade em comunidades de ensino superior à distância com a intervenção de jogos educacionais 2018
Afetividade e jogos educacionais em fóruns de discussão de comunidades de graduação a distância 2017
Faculté de juger, communication et transdisciplinarité 2017
La violence scolaire : à la recherche d'un cadre interdisciplinaire 2017
Representações sociais e resistência à EAD 2017
Representações sociais sobre o meio ambiente e sustentabilidade no Facebook: um estudo de caso de comunidades jovens em rede do Grande Rio de Janeiro 2017
Sentimentos de liberdade de jovens em rede diante do dilema da moradia na comunidade do Horto Florestal no Jardim Botânico 2017
The Affectivity in Distance Education: Pedagogical Communication Process in Higher Education Online Communities - Discussion Forums by Applying Learning Games.  2017
Beyond Quantitative and Qualitative: Natural Logic and Discourse Analysis 2011
A new theoretical and methodological approach for researching the development of social representations: The representations of food and nutrition in Romanian and Canadian children 2011
Cultural Background Interferences in the Development of Children?s Representations of Food and Nutrition 2010
Les représentations socialisées et sociales de l?alimentation chez les enfants issus de contexts culturels différents 2010
The Co-construction of ?Others? in Networked Conversations 2008
Online Collaboration for Learning and Knowledge Building in Undergraduate Higher Education 2006
A Pragma-dialectical analysis of online political argumentation 2006
Bridging Nature and Culture: A Critical Constructivist Approach to Communication 2005
Knowledge Communities: A Critique of Current Notions of ?Communities? 2005
Effective Practices in Online Collaborative Learning In Campus-based Courses 2005
The Logic, Affectivity and Ethics of Electronic Conferencing Teaching Strategies in Post-secondary Mixed-mode Courses 2004
Healing the Health System Scars Through Networked Communication 2004
Participatory Design and Networked Argumentation: The Case of a Community of Nurses 2004
Building Knowledge on Heart Issues: A Critical Thinking Approach 2003
A View on Some Structuring Elements of Critical Thinking in the Process of Co-construction of Knowledge of a Networked Community of Practice of Nurses 2003
Towards a Model of Networked Communication and Networked Communities 2002
Analysing Argumentation Procedures of Online Conference Transcripts: A Conceptual Tool 2002
Le rôle de la communication en réseau à l'aide des forums dans l'enseignement universitaire en mode mixte 2002
The Hypermedia Conversation: Reflecting Upon, Building and Communicating Ill-defined Arguments 2000
La construction conceptuelle et notionnelle des connaissances : communautés logiques et de pratique 2000
L'évolution des métiers et des formations dans les nouvelles méthodes de production des connaissances. L'apprentissage en réseau, une réalité pédagogique à définir 1999
An Activity Theory Framework for Anticipating the Needs of Learning Communities 1999
The Evolution of the Communication Relationship Between the Child and Television 1996
Construindo uma Teoria Piagetiana da Comunicação 1995
Publicações:
Minha Rede: