Laísa Maria Freire dos Santos
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências da Saúde
Unidade:
Instituto de Biologia
Departamento:
Gabinete do Diretor do Instituto de Biologia
Formação:
-
Universidade Federal do Rio Janeiro
Educação em Ciências e Saúde | Doutorado | 2006 - 2010
-
Fundação Oswaldo Cruz
Saúde Pública | Mestrado | 2002 - 2004
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ciências Biológicas | Graduação | 1998 - 2001
-
Escola Técnica Federal de Química
| Ensino Profissional de nível técnico | 1994 - 1998
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(29.41% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Discursos identitários de professor educador ambiental como caminhos para resistir e reexistir na luta em territórios quilombolas | 2024 | |
Não é qualquer árvore, é aquela que me viu crescer: Afetos e singularidades na relação com as árvores em um projeto de Educação Ambiental | 2023 | |
Cuando la razón se nutre de los afectos: reflexiones de jóvenes científicos en los desafíos de la ciencia en Latinoamérica | 10.24265/horizmed.2023.v23n2.14 | 2023 |
Co-operatives for learning in higher education: experiences of undergraduate students from environmental sciences | 10.1080/13562517.2023.2210078 | 2023 |
Restoration-based education: a brief overview of a field under construction | 10.1111/rec.13983 | 2023 |
Escritas e traçados de experiências na Amazônia | 10.47401/revisea.v10.19717 | 2023 |
Hegemonies and Resistances in Environmental and Science Teacher Education | 10.1590/1809-4422asoc202000086r3vu2022l3oa | 2022 |
EDUCAÃ?Ã?O AMBIENTAL E DIVULGAÃ?Ã?O CIENTÃ?FICA NA LIMNOLOGIA: ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? | 10.4257/oeco.2022.2602.22 | 2022 |
METODOLOGIAS ATIVAS E INOVADORAS COMO PROPOSTAS PARA MELHORIA DO ENSINO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS | 10.51721/2526-4036/v7n1a2 | 2022 |
Trabalho de conclusão de curso como material de análise | 10.14295/remea.v39i3.14879 | 2022 |
Influences of Educational Policy on the Pre-Service Education of Teachers in Science and Environmental Education: A Latin American Context | 10.5817/SP2021-2-7 | 2021 |
STEM Teacher Educators? Professional Practices and Challenges: A Cross-National Comparison | 2021 | |
EM BUSCA DE UMA ÉTICA DO VIVER: NARRATIVAS DE PROFESSORES E EDUCADORES AMBIENTAIS EM EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM UMA TRILHA INTERPRETATIVA NA AMAZÔNIA | 2021 | |
NOSSA BAÍA EM JOGO: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | 2021 | |
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: TENDÊNCIAS DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO | 2021 | |
DISCURSOS SOBRE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO AMBIENTALNA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS | 2021 | |
SUSTENTABILIDADE E PRÁXIS AMBIENTAL NA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS | 2021 | |
O contexto da Especialização em Educação Ambiental no Brasil | 2021 | |
Sustentabilidade e Práxis Ambiental na Formação em Ciências | 2021 | |
Eventos Comunicativos de Esperanza en el Contexto de Educación Ambiental en la Formación Inicial de Profesores en Colombia | 10.22409/resa2020.v0i0.a40224 | 2020 |
FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES EN CIENCIAS:ANÁLISIS DEL DISCURSO DE LOS PROGRAMAS DE EDUCACIÓN AMBIENTAL DE UNA LICENCIATURA COLOMBIANA | 10.14483/23464712.14688 | 2020 |
Espaços de resistência no currículo: uma análise da inserção da educação ambiental nos cursos de graduação de uma universidade federal | 2020 | |
Formação de professores e educadores ambientais: diálogos generativos para a práxis | 10.18675/2177-580X.2020-14666 | 2020 |
Una mirada crítica a los objetivos de desarrollo sostenible a partir de una experiencia realizada por estudiantes de primaria: ¿ser o no ser, esa es la cuestión? | 10.7764/PEL.57.2.2020.7 | 2020 |
Marcos de teorías pos-críticas para repensar la investigación en Educación Ambiental: la experiencia estética y la subjetividad en la formación de profesores y educadores ambientales | 10.7764/PEL.57.2.2020.1 | 2020 |
FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFISSIONAIS COMO FORMA DE DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E A SOCIEDADE | 2020 | |
Colombia?s national policy of environmental education: A critical discourse analysis | 10.1080/13504622.2020.1800594 | 2020 |
Affectivity in Environmental Education Research | 2018 | |
Educação Ambiental na discussão sobre os usos da água no ciclo de produção de bens de consumo: desenvolvendo uma atividade didática na escola | 2018 | |
DEBATE NA LAGOA: UM JOGO DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL | 2018 | |
VIDA NA ÁGUA, ÁGUA NA VIDA: ANÁLISE DE AÇÕES EDUCATIVAS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PARA PROMOÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS | 2018 | |
DEMOCRACIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS REPRESENTADAS NAS PESQUISAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/PROFESSORES | 2018 | |
ABORDAGENS DO TEMA MUDANÃ?AS CLIMÃ?TICAS NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÃ?NCIAS | 10.18675/1981-8106.vol28.n59.p643-661 | 2018 |
Significados de una experiencia educativa sobre las cuestiones socioambientales del agua a partir de una colaboración entre Universidad y Escuela en Brasil | 2018 | |
Educação Ambiental na formação inicial de professores: uma abordagem a partir das controvérsias sociocientíficas das mudanças climáticas | 2018 | |
As controvérsias sociocientíficas no desenho de propostas didáticas como estratégia para a inovação na aula de ciências no contexto da formação inicial de professores | 2018 | |
A Educação em Ciências e os discursos sobre ciência e tecnologia: contribuições para o debate ambiental | 2018 | |
O papel da Educação Ambiental na discussão das Mudanças Climáticas: caracterização a partir de um espaço dialógico entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciências The role of Environmental Education to discuss Climate Change: characterization to from a dialogic space between researchers in ecology and teachers in Science El papel de la Educación Ambiental en la discusión d |
10.14295/remea.v35i3.7905 | 2018 |
Análise discursiva sobre as finalidades da Educação em Ciências no Currículo Mínimo de Ciências/Biologia da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro | 2017 | |
DISCURSOS SOBRE JUSTIÇA AMBIENTAL: FORTALECENDO SENTIDOS EMANCIPATÓRIOS NAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | 2017 | |
SIGNIFICANDO UMA EXPERIÊNCIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | 2017 | |
Sentidos sobre Cambio Climático y sus relaciones con la cuestión ambiental producidos entre docentes de ciencias e investigadores en ecología | 2017 | |
FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS DESDE LA PERSPECTIVA AMBIENTAL: EXPERIENCIAS DE INVESTIGACIÓN | 2016 | |
Discursos del agua en libros texto de enseñanza de las ciencias brasileños y chilenos: relaciones sociocientíficas | 2016 | |
Representações discursivas de educação ambiental: uma análise no âmbito da extensão universitária | 2016 | |
A educação ambiental nos conteúdos de ecologia de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio | 2016 | |
UMA PROPOSTA EDUCATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: ARTICULANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO DE LAGOAS COSTEIRAS | 2016 | |
O papel dos professores/educadores ambientais e seus espaços de formação. Qual é a educação ambiental que nos emancipa? | 10.18675/2177-580X.vol11.n2.p120-128 | 2016 |
The concentrations of heavy metals and the incidence of micronucleated erythrocytes and liver EROD activity in two edible fish from the Paraíba do Sul river basin in Brazil | 10.3395/2317-269x.00278 | 2015 |
Relações entre justiça ambiental, ensino de ciências e cidadania nas construções discursivas de professores em processos de formação continuada | 2014 | |
ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO: UM MARCO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | 2014 | |
APONTAMENTOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA: O PAPEL DA ESCOLA NO ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS LOCAIS EM UMA COMUNIDADE VULNERÁVEL | 2014 | |
O papel da extensão universitária na inserção curricular da educação ambiental: uma experiência no curso de ciências Biológicas da UFRJ. | 2014 | |
Proposta de sequência didática para a gestão das águas no ensino de biologia | 2014 | |
Vivências em ecologia contribuições à prática docente: uma coletânea de práticas em ecologia desenvolvidas com alunos de graduação do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro | 2014 | |
APONTAMENTOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA: O PAPEL DA ESCOLA NO ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS LOCAIS EM UMA COMUNIDADE VULNERÁVEL | 2014 | |
Desenho de uma proposta de trabalho em uma comunidade em situação de vulnerabilidade socioambiental | 2014 | |
Educación Ambiental en el marco de la industria del petróleo en Brasil: análisis de dos experiencias de profesores en formación continua | 2013 | |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Uma análise de políticas públicas para a gestão de recursos hídricos na escola | 2013 | |
The use of aquatic environments for Scientific Education purposes: the case of the Imboassica Lagoon, Macaé, RJ | 2013 | |
A formação do(a) educador(a) ambiental para atuação em espaços não formais | 2013 | |
Educação Ambiental e Vulnerabilidade Socioambiental:o papel da escola no enfrentamento das questões ambientais | 2013 | |
Discursos de Educação Ambiental produzidos por professores em formação continuada | 2012 | |
Uma contribuição da Educação Ambiental para mitigação de impactos de rendas petrolíferas na Bacia de Campos, RJ | 2012 | |
LA CONSTRUCCIÓN DE DISCURSOS DE EDUCACIÓN AMBIENTAL EN LA FORMACIÓN DEL PROFESOR/EDUCADOR AMBIENTAL | 2012 | |
La formación de educadores ambientales: consideraciones a partir de un curso | 2009 | |
Contribuições da análise crítica do discurso para uma reflexão sobre questões do campo da Educação Ambiental: olhares de educadores em ciências | 2008 | |
Assessment of sensitization potential of monoterpenes using the rat popliteal lymph node assay | 10.1016/j.fct.2007.02.011 | 2007 |
Eventos:
(0.67% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
COMO TRAZER A SUSTENTABILIDADE AO ENSINO DE CIÊNCIAS? | 2024 | |
PERSPECTIVAS CONCEITUAIS DE DESENVOLVIMENTO NO MATERIAL DIDÁTICO DE UM CURSO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA | 2024 | |
VIRTUALIZAÇÃO DE UMA TRILHA INTERPRETATIVA NA AMAZÔNIA | 2024 | |
TRILHÓGRAFO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. | 2023 | |
A ÉTICA NAS RELAÇÕES COM A NATUREZA: OLHARES DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | 2023 | |
DE OLHO NAS UCS: UMA PROPOSTA EDUCATIVA SOBRE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ATRAVÉS DE UM JOGO DIDÁTICO | 2023 | |
Experiencias estéticas y perspectiva biocéntrica: aportes a la relación ser humano~naturaleza en un contexto de formación de profesores | 2023 | |
Perspectivas dos estudos de trilhas interpretativas: abordagens e lacunas da produção acadêmica | 2023 | |
Enfoques de pesquisa sobre a formação do especialista em educação ambiental no Brasil | 2021 | |
Trilha interpretativa como proposta didática para a discussão do tema sustentabilidade na Floresta Amazônica | 2021 | |
Educação ambiental na formação docente em ciências da natureza em uma universidade pública no Rio de Janeiro | 2021 | |
Educación ambiental y Enseñanza de la Biología: una propuesta de construcción de secuencia de enseñanza-aprendizaje interdisciplinar | 2021 | |
Jogo ?Vida na Lagoa da Mata?: Entrelaçando ensino de ciências e divulgação científica na Floresta Nacional de Carajás (PA) | 2021 | |
O PIBID e os jogos didáticos: mecanismo de ação para o Ensino de Ciências e Educação Ambiental nas escolas | 2021 | |
Relação escola-universidade: realizações e perspectivas para o futuro | 2021 | |
Proposta de formação inicial para o uso de vídeos no Ensino de Ciências e Biologia: relato de experiências com estudantes de Biologia | 2021 | |
Um olhar sobre a formação de educadores ambientais na especialização | 2020 | |
Textos que representam atores sociais: uma análise da produção de estudantes de graduação na relação Universidade-Escola | 2019 | |
O papel dos modelos didáticos de lagoas para o ensino de ecologia | 2019 | |
Promovendo a Educação ambiental com estudantes do ensino fundamental: das análises limnológicas no rio Nunes à gestão de bacias hidrográficas | 2019 | |
CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: LEVANTAMENTO PRELIMINAR NAS ÁREAS DE PROTEÇÃO INTEGRAL | 2019 | |
OS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO DE ECOLOGIA NA TRILHA DA LAGOA DA MATA, NA FLORESTA NACIONAL DE CARAJÁS (PA) | 2019 | |
O QUE A MATA DIZ NA VISÃO DO POVO TICUNA E DE EDUCADORES AMBIENTAIS DE PARAUAPEBAS/PARÁ | 2019 | |
EXPERIÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: O PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL CHILE | 2019 | |
A Educação Ambiental no ensino superior: a inserção disciplinar nos cursos de graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) | 2019 | |
A estética na Educação Ambiental a partir de experiências em uma Trilha Interpretativa com educadores ambientais | 2019 | |
REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DAS RELAÇÕES ENTRE ARTE, LINGUAGEM E CULTURA. | 2019 | |
TRILHAS INTERPRETATIVAS: UM ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 2018 | |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: A INSERÇÃO CURRICULAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) | 2018 | |
ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PARAUAPEBAS, PA | 2018 | |
CONTRIBUIÇÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTIFICAS E AMBIENTAIS (QSCA) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA | 2018 | |
ATIVIDADES LÚDICAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PARAUAPEBAS, PA | 2018 | |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE E REFLEXÃO ACERCA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS LOCAIS E GLOBAIS EM CENTROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 2018 | |
MAPEAMENTO DE CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINA: TEXTOS, PRÁTICAS E ATORES ENVOLVIDOS NO ACESSO, USO E IMPACTOS EM ÁREAS PROTEGIDAS E SEU ENTORNO. | 2018 | |
PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS COMO OBJETOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 2018 | |
ANÁLISE DAS PRATICAS DISCURSIVAS DA POLITICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE COLÔMBIA | 2017 | |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENDEREÇAMENTO DE DESENHOS ANIMADOS: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES AMBIENTAIS NO PROGRAMA PEIXONAUTA | 2017 | |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FLORESTA NACIONAL DE CARAJÁS: LIMITES E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PARAUAPEBAS | 2017 | |
PROJETOS AMBIENTAIS ESCOLARES- PRAES COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E MÉDIA EM COLÔMBIA. | 2017 | |
Educação Ambiental na contemporaneidade: uma análise da conjuntura | 2017 | |
Possibilidades para o enfrentamento das Mudanças Climáticas na perspectiva da Educação Ambiental: buscando o diálogo entre docentes em ciências e pesquisadores em ecologia | 2017 | |
CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | 2017 | |
Projetos ambientais escolares (PRAEs) como estratégia de implementação da educação ambiental na educação básica e media na Colômbia | 2017 | |
A Educação em Ciências e as mudanças no mundo produtivo no cenário contemporâneo: contribuições para o enfrentamento da questão ambiental | 2016 | |
ENTENDENDO PROCESSOS DE DESIGUALDADES SOCIOAMBIENTAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS | 2016 | |
Discursos de EA na formação inicial de professores de ciências: tensões entre colonização e apropriação ; identidade e diferença | 2015 | |
Tensões entre transformação e reprodução de discursos ambientais: a gestão das águas no programa ?Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis? do MEC | 2015 | |
A Análise Crítica do Discurso como caminho teórico - metodológico na compreensão e no enfrentamento da questão ambiental | 2015 | |
- INVESTIGANDO A INSERÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CONSÓRCIO CEDERJ | 2015 | |
A INSERÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENT | 2015 | |
INSETOS: DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS PARA A ESCOLA | 2015 | |
Os usos das águas nos livros didáticos de ciências: representações discursivas da questão ambiental | 2015 | |
Relações entre formação inicial de professores de ciências e projetos de extensão em educação ambiental | 2015 | |
A contribuição da Educação Ambiental para discussão das Mudanças Climáticas: um estado da arte das pesquisas em Ciências Ambientais e em Educação em Ciências. | 2015 | |
ÁGUA E SOCIEDADE: O QUE ABORDAM OS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL? | 2014 | |
DESENHO DE UMA PROPOSTA DE TRABALHO EM UMA COMUNIDADE EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: APONTAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA | 2014 | |
VIVÊNCIAS EM ECOLOGIA CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA DOCENTE: UMA COLETÂNEA DE PRÁTICAS EM ECOLOGIA DESENVOLVIDAS COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO | 2014 | |
O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA INSERÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRJ | 2014 | |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A GESTÃO DAS ÁGUAS NO ENSINO DE BIOLOGIA | 2014 | |
La Formación Docente en Ciencias: Hacia Nuevas Relaciones con la Educación Ambiental | 2014 | |
Inserção da Educação Ambiental na formação inicial docente: levantamento de publicações | 2014 | |
Análisis del discurso en libros de textos de ciencias y su relación con aspectos sociocientíficos: implicaciones para la formación docente | 2014 | |
La Educación Ambiental Desde Una Perspectiva Sociocultural Del Conocimiento | 2014 | |
DISCUSSÃO DE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA ATIVIDADE DIDÁTICA | 2014 | |
O VALOR REAL DAS COISAS: UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA ABORDAR A GESTÃO DA ÁGUA NO TRABALHO EM PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA | 2014 | |
ENSINO DE ECOLOGIA NO BORBOLETÁRIO LUIZ OTERO: ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA VISITAÇÃO | 2014 | |
Análsis de la inclusión de la historia de la ciencia en los libros textos y su relación con aspectos sociocientíficos | 2014 | |
Educação Científica e Educação Ambiental nos discursos sobre água no livro didático de ciências | 2013 | |
O Trabralho com mudnças climáticas no âmbito escolar, a partir da participação de professores em um curso de formação continuada | 2013 | |
Elaboração do jogo 'DEBATE NA LAGOA - um jogo de gestão ambiental' como contribuição ao ensino de ciências na escola básica | 2013 | |
O tema água na Semana Nacional de Ciência e tecnologia da UFRJ 2012: uma análise do espaço ?um mergulho nas águas costeiras' | 2013 | |
Agua y Educación Ambiental: un análisis del libro texto de ciencias | 2013 | |
A pesquisa em educação ambiental nos contexto formais de educação: um panorama dos trabalhos apresentados no EPEA e ENPEC (2009 e 2011). | 2013 | |
Educação Ambiental e vulnerabilidade: o papel da escola no enfrentamento das questões ambientais locais. | 2013 | |
Saúde e ambiente: tecendo relações a partir de trabalhos publicados na área de ensino. | 2013 | |
La educación ambiental en la formación inicial de profesores de ciencias: un estudio de caso en la universidad del Valle, Colombia | 2013 | |
Educação para Gestão Ambiental: Uma experiência com a Comunidade do Terminal Pesqueiro em Farol de São Tome, Campos dos Goytacazes-RJ | 2012 | |
Mapeamento Participativo no Município de Armação dos Búzios/RJ: A experiência do Projeto Pólen | 2012 | |
A Experiência do ?Projeto Atafona: Cidadania Ambiental? no Contexto da Educação Ambiental para Gestão Ambiental Pública | 2012 | |
RESGATANDO A HISTÓRIA DE UM RIO: Diagnóstico Socioambiental na Comunidade Pesqueira de Barra de São João | 2012 | |
A DISCUSSÃO DOS ROYTALTIES EM MACAÉ - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO PÓLEN ? POLO MACAÉ-RJ | 2012 | |
PROJETO PÓLEN ? GESTÃO PARTICIPATIVA DO PETRÓLEO: AÇÕES DO POLO RIO DAS OSTRAS/RJ | 2012 | |
As Instituições envolvidas em um Projeto de Educação Ambiental no Licenciamento Ambiental:as Tensões Público-Privado no Projeto Pólen | 2012 | |
A revista Cadernos NUPEM: experiência de mediação didática do conhecimento ecológico | 2012 | |
CONTRADIÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO LICENCIAMENTO: O CASO DO PROJETO PÓLEN/RJ | 2011 | |
A Atuação do Ecólogo na Gestão Ambiental: um estudo com alunos de pós-graduação | 2011 | |
Abordagens do tema água em livros didáticos de ciências utilizados por gestores do Projeto Pólen | 2011 | |
Divulgação do material didático Cadernos NUPEM: uma ação de integração entre universidade e educação básica. | 2011 | |
Abordagem do Ciclo do Carbono, Efeito Estufa e Mudanças Climáticas Globais no Ambiente Escolar | 2011 | |
A Influência do Projeto Pólen na Prática Docente Relacionada ao Tema Água | 2011 | |
Análise do Plano de Investimento do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João: Iniciativas em prol do Saneamento Básico | 2011 | |
Impactos em recursos hídricos provenientes da indústria de celulose: avaliação das percepções socioambientais de pós-graduandos em ecologia e educadores ambientais e suas respectivas respostas de enfrentamento. | 2011 | |
Análisis de los discursos de Educación Ambiental de Educadores (as) ambientales | 2010 | |
Caracterização da Participação de Lideranças da Sociedade Civil Organizada em Projeto de Educação Ambiental: o Caso do Projeto Pólen | 2010 | |
A Experiência de Extensão Universitária no Projeto Pólen | 2010 | |
Análise do Processo de Elaboração da Cartilha ?Nosso Manguezal? | 2010 | |
A utilização de vídeos como uma estratégia educativa na formação de educadores ambientais do Projeto Pólen | 2009 | |
Projeto Pólen: Uma experiência de Formação de Educadores Ambientais | 2009 | |
Desenvolvendo os Grupos: uma experiência em polos de Educação Ambiental do Projeto Pólen | 2009 | |
O processo de implantação de Polos de Educação Ambiental: Projeto Pólen ? Bacia de Campos/Rio de Janeiro/Brasil. | 2009 | |
Visão de Meio Ambiente e Problemas Socioambientais de um Grupo da Sociedade Civil e do Poder Público | 2009 | |
Percepção de Problemas Ambientais Relacionados aos Usos dos Recursos Hídricos em Municípios do Interior do Estado do Rio de Janeiro | 2008 | |
Impactos Ambientais da Exploração e Produção de Petróleo na Bacia de Campos, RJ. | 2008 | |
Conflitos Socioambientais em dois Municípios do Norte do Estado do Rio de Janeiro | 2008 | |
Educação Ambiental no Licenciamento Ambiental ? Contribuições do Projeto Pólen | 2008 | |
Proyecto Polen: una experiencia de Educación Ambiental en Brasil | 2008 | |
Evaluation of Paraíba do Sul River basin pollution using biochemical biomarkers in fish | 10.1016/j.marenvres.2008.02.058 | 2008 |
Mapeamento do campo a partir de publicaçõem em periódicos das áreas de educação ambiental, educação em ciências e educação no período de 1999 a 2006 | 2007 | |
Análise das representações sociais sobre meio ambiente de técnicos e professores das secretarias de educação e meio ambiente de municípios da Bacia de Campos | 2007 | |
Elaboração do Cadernos NUPEM como instrumento de Mediação do conhecimento Ecológico Regional Visando sua Inserção Curricular e sua Popularização | 2006 | |
Estudo Comparativo do Senso Comum Sobre a Relação Entre Meio Ambiente e Ser Humano | 2006 | |
O diagnóstico como base de ação para Formação de Recursos Humanos em Educação Ambiental em municípios do Norte-Fluminense e Região dos Lagos (RJ) | 2006 | |
Pelos Caminhos do Rio: Atividade com alunos do Ensino Fundamental de Macaé | 2005 | |
Um Conserto para o Manguezal: construindo saberes em ecologia | 2005 | |
Educação Ambiental na Lagoa Imboassica | 2005 | |
Realização de Atividades de Sensibilização com alunos e professores do Ensino Fundamental de Macaé | 2005 | |
Manguezal uma sala de aula: o processo de elaboração de uma atividade de sensibilização com alunos do Ensino Fundamental de Macaé-RJ. | 2005 | |
Juri Simulado: Uma Experiência No Xiv Curso De Educação Ambiental Para Macaé/Rj E Região | 2005 | |
A EROSÃO: UMA ABORDAGEM LÚDICA E INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 2005 | |
E ANÁLISE DO XIV CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA MACAÉ/RJ E REGIÃO | 2005 | |
Avaliação da poluição do rio Guandu por indutores da atividade de EROD em duas espécies da ictiofauna. | 2004 | |
Utilização do Índice Hepático e Atividade de EROD em componentes da ictiofauna no monitoramento do rio Paraíba do Sul | 2004 | |
Avaliação da frequência de micronúcleos em G. brasiliensis, H. affinis e H. luetkeni no rio Paraíba do Sul | 2004 | |
Determinação da Concentração de Metais Pesados em Peixes no Rio Paraíba do Sul | 2004 | |
EROD e Metais em Peixes da Bacia do rio Paraíba do Sul | 2004 | |
Roteiro De Aulas Práticas De Educação Ambiental Para Alunos Do Ensino Fundamental | 2004 | |
Educação Ambiental na Escola: Estudo sobre diferentes processos de avaliação voltados para alunos com dificuldades em interpretação e produção de textos | 2004 | |
Conhecendo os seres vivos e o ambiente na infância: Projeto Creche Fundão | 2004 | |
Curso de Introdução à Educação Ambiental para alunos do CAMP-Mangueira | 2003 | |
Monitoramento da poluição na bacia do Rio Paraíba do Sul usando como biomarcadores a frequência de micronúcleos e a atividade de EROD em peixes | 2003 | |
Monitoring pollution in aquatic systems by using the micronuclei assay in Nile Tilapia | 2002 | |
Avaliação da contaminação de ecossistemas aquáticos usando uma bateria de bioindicadores | 2002 | |
Ensaio do Linfonodo Popliteal (EFP): resposta a isoniazida e a procainamida após indução | 2002 | |
Avaliação do efeito imunossupressor induzido pela talidomida, dexametasona e ciclofosfamida no Ensaio do linfonodo popliteal (ELP). | 2002 | |
Estudo do perfil dos professores do Ensino Fundamental do Município de Macaé/RJ como subsídio à Elaboração de Cursos de Educação Ambiental | 2001 | |
Atividades lúdicas no ensino de ecologia e educação ambiental: uma nova proposta de ensino | 2001 | |
O meio Ambiente como Espaço não-formal para o Ensino de Ecologia e Educação Ambiental | 2001 | |
A Gincana como mediadora da aprendizagem no Ecossistema de Mata Atlântica | 2001 | |
Trabalhos de campo e atividades lúdicas como ferramentas para a Educação Ambiental | 2001 | |
Elaboração e Confecção de um jogo de tabuleiro como ferramenta para a Educação Ambiental | 2001 | |
Ensaio do linfonodo popliteal (ELP):resposta à procainamida e à isoniazida após indução de enzimas microssomais | 2001 | |
Ensaio do linfonodo popliteal (ELP): inibição da resposta pela ciclofosfamida e dexametasona | 2001 | |
Ensaio do linfonodo popliteal (ELP): resposta à isoniazida apos indução de enzimas microssomais. | 2001 | |
Ensaio do Linfonodo Popliteal (ELP): Resposta primária e secundária à clorpromazina e a monoterpenos | 2001 | |
Efeitos de monoterpenos no ensaio do linfonodo popliteal (ELP): Respostas primária e secundária | 2000 | |
Efeitos de corantes naturais no ensaio do linfonodo popliteal (ELP): Respostas primária e secundária | 2000 | |
Estudo imunotoxicológico de corantes: respostas primária e secundária no ensaio do linfonodo popliteal (ELP) | 2000 | |
Toxicologia Ambiental: I.Avaliação imunotoxicológica de produtos naturais | 2000 | |
Safety evaluation of euphorbia milii latex as a moluscicide: primary and secondary responses in the popliteal lymph node assay (PLNA). | 1999 |