Laísa Maria Freire dos Santos

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências da Saúde

Unidade:

Instituto de Biologia

Departamento:

Gabinete do Diretor do Instituto de Biologia

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal do Rio Janeiro

    Educação em Ciências e Saúde | Doutorado | 2006 - 2010
  • Fundação Oswaldo Cruz

    Saúde Pública | Mestrado | 2002 - 2004
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Ciências Biológicas | Graduação | 1998 - 2001
  • Escola Técnica Federal de Química

    | Ensino Profissional de nível técnico | 1994 - 1998
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(29.41% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Discursos identitários de professor educador ambiental como caminhos para resistir e reexistir na luta em territórios quilombolas 2024
Não é qualquer árvore, é aquela que me viu crescer: Afetos e singularidades na relação com as árvores em um projeto de Educação Ambiental 2023
Cuando la razón se nutre de los afectos: reflexiones de jóvenes científicos en los desafíos de la ciencia en Latinoamérica 10.24265/horizmed.2023.v23n2.14 2023
Co-operatives for learning in higher education: experiences of undergraduate students from environmental sciences 10.1080/13562517.2023.2210078 2023
Restoration-based education: a brief overview of a field under construction 10.1111/rec.13983 2023
Escritas e traçados de experiências na Amazônia 10.47401/revisea.v10.19717 2023
Hegemonies and Resistances in Environmental and Science Teacher Education 10.1590/1809-4422asoc202000086r3vu2022l3oa 2022
EDUCAÃ?Ã?O AMBIENTAL E DIVULGAÃ?Ã?O CIENTÃ?FICA NA LIMNOLOGIA: ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? 10.4257/oeco.2022.2602.22 2022
METODOLOGIAS ATIVAS E INOVADORAS COMO PROPOSTAS PARA MELHORIA DO ENSINO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS 10.51721/2526-4036/v7n1a2 2022
Trabalho de conclusão de curso como material de análise 10.14295/remea.v39i3.14879 2022
Influences of Educational Policy on the Pre-Service Education of Teachers in Science and Environmental Education: A Latin American Context 10.5817/SP2021-2-7 2021
STEM Teacher Educators? Professional Practices and Challenges: A Cross-National Comparison 2021
EM BUSCA DE UMA ÉTICA DO VIVER: NARRATIVAS DE PROFESSORES E EDUCADORES AMBIENTAIS EM EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM UMA TRILHA INTERPRETATIVA NA AMAZÔNIA 2021
NOSSA BAÍA EM JOGO: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS 2021
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: TENDÊNCIAS DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO 2021
DISCURSOS SOBRE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO AMBIENTALNA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS 2021
SUSTENTABILIDADE E PRÁXIS AMBIENTAL NA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS 2021
O contexto da Especialização em Educação Ambiental no Brasil 2021
Sustentabilidade e Práxis Ambiental na Formação em Ciências 2021
Eventos Comunicativos de Esperanza en el Contexto de Educación Ambiental en la Formación Inicial de Profesores en Colombia 10.22409/resa2020.v0i0.a40224 2020
FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES EN CIENCIAS:ANÁLISIS DEL DISCURSO DE LOS PROGRAMAS DE EDUCACIÓN AMBIENTAL DE UNA LICENCIATURA COLOMBIANA 10.14483/23464712.14688 2020
Espaços de resistência no currículo: uma análise da inserção da educação ambiental nos cursos de graduação de uma universidade federal 2020
Formação de professores e educadores ambientais: diálogos generativos para a práxis 10.18675/2177-580X.2020-14666 2020
Una mirada crítica a los objetivos de desarrollo sostenible a partir de una experiencia realizada por estudiantes de primaria: ¿ser o no ser, esa es la cuestión? 10.7764/PEL.57.2.2020.7 2020
Marcos de teorías pos-críticas para repensar la investigación en Educación Ambiental: la experiencia estética y la subjetividad en la formación de profesores y educadores ambientales 10.7764/PEL.57.2.2020.1 2020
FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFISSIONAIS COMO FORMA DE DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E A SOCIEDADE 2020
Colombia?s national policy of environmental education: A critical discourse analysis 10.1080/13504622.2020.1800594 2020
Affectivity in Environmental Education Research 2018
Educação Ambiental na discussão sobre os usos da água no ciclo de produção de bens de consumo: desenvolvendo uma atividade didática na escola 2018
DEBATE NA LAGOA: UM JOGO DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL 2018
VIDA NA ÁGUA, ÁGUA NA VIDA: ANÁLISE DE AÇÕES EDUCATIVAS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PARA PROMOÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS 2018
DEMOCRACIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS REPRESENTADAS NAS PESQUISAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/PROFESSORES 2018
ABORDAGENS DO TEMA MUDANÃ?AS CLIMÃ?TICAS NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÃ?NCIAS 10.18675/1981-8106.vol28.n59.p643-661 2018
Significados de una experiencia educativa sobre las cuestiones socioambientales del agua a partir de una colaboración entre Universidad y Escuela en Brasil 2018
Educação Ambiental na formação inicial de professores: uma abordagem a partir das controvérsias sociocientíficas das mudanças climáticas 2018
As controvérsias sociocientíficas no desenho de propostas didáticas como estratégia para a inovação na aula de ciências no contexto da formação inicial de professores 2018
A Educação em Ciências e os discursos sobre ciência e tecnologia: contribuições para o debate ambiental 2018
O papel da Educação Ambiental na discussão das Mudanças Climáticas: caracterização a partir de um espaço dialógico entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciências
The role of Environmental Education to discuss Climate Change: characterization to from a dialogic space between researchers in ecology and teachers in Science
El papel de la Educación Ambiental en la discusión d
10.14295/remea.v35i3.7905 2018
Análise discursiva sobre as finalidades da Educação em Ciências no Currículo Mínimo de Ciências/Biologia da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro 2017
DISCURSOS SOBRE JUSTIÇA AMBIENTAL: FORTALECENDO SENTIDOS EMANCIPATÓRIOS NAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS 2017
SIGNIFICANDO UMA EXPERIÊNCIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2017
Sentidos sobre Cambio Climático y sus relaciones con la cuestión ambiental producidos entre docentes de ciencias e investigadores en ecología 2017
FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS DESDE LA PERSPECTIVA AMBIENTAL: EXPERIENCIAS DE INVESTIGACIÓN 2016
Discursos del agua en libros texto de enseñanza de las ciencias brasileños y chilenos: relaciones sociocientíficas 2016
Representações discursivas de educação ambiental: uma análise no âmbito da extensão universitária 2016
A educação ambiental nos conteúdos de ecologia de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio 2016
UMA PROPOSTA EDUCATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: ARTICULANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO DE LAGOAS COSTEIRAS 2016
O papel dos professores/educadores ambientais e seus espaços de formação. Qual é a educação ambiental que nos emancipa? 10.18675/2177-580X.vol11.n2.p120-128 2016
The concentrations of heavy metals and the incidence of micronucleated erythrocytes and liver EROD activity in two edible fish from the Paraíba do Sul river basin in Brazil 10.3395/2317-269x.00278 2015
Relações entre justiça ambiental, ensino de ciências e cidadania nas construções discursivas de professores em processos de formação continuada 2014
ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO: UM MARCO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS 2014
APONTAMENTOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA: O PAPEL DA ESCOLA NO ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS LOCAIS EM UMA COMUNIDADE VULNERÁVEL 2014
O papel da extensão universitária na inserção curricular da educação ambiental: uma experiência no curso de ciências Biológicas da UFRJ. 2014
Proposta de sequência didática para a gestão das águas no ensino de biologia 2014
Vivências em ecologia contribuições à prática docente: uma coletânea de práticas em ecologia desenvolvidas com alunos de graduação do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2014
APONTAMENTOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA: O PAPEL DA ESCOLA NO ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS LOCAIS EM UMA COMUNIDADE VULNERÁVEL 2014
Desenho de uma proposta de trabalho em uma comunidade em situação de vulnerabilidade socioambiental 2014
Educación Ambiental en el marco de la industria del petróleo en Brasil: análisis de dos experiencias de profesores en formación continua 2013
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Uma análise de políticas públicas para a gestão de recursos hídricos na escola 2013
The use of aquatic environments for Scientific Education purposes: the case of the Imboassica Lagoon, Macaé, RJ 2013
A formação do(a) educador(a) ambiental para atuação em espaços não formais 2013
Educação Ambiental e Vulnerabilidade Socioambiental:o papel da escola no enfrentamento das questões ambientais 2013
Discursos de Educação Ambiental produzidos por professores em formação continuada 2012
Uma contribuição da Educação Ambiental para mitigação de impactos de rendas petrolíferas na Bacia de Campos, RJ 2012
LA CONSTRUCCIÓN DE DISCURSOS DE EDUCACIÓN AMBIENTAL EN LA FORMACIÓN DEL PROFESOR/EDUCADOR AMBIENTAL 2012
La formación de educadores ambientales: consideraciones a partir de un curso 2009
Contribuições da análise crítica do discurso para uma reflexão sobre questões do campo da Educação Ambiental: olhares de educadores em ciências 2008
Assessment of sensitization potential of monoterpenes using the rat popliteal lymph node assay 10.1016/j.fct.2007.02.011 2007
Eventos:

(0.67% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
COMO TRAZER A SUSTENTABILIDADE AO ENSINO DE CIÊNCIAS? 2024
PERSPECTIVAS CONCEITUAIS DE DESENVOLVIMENTO NO MATERIAL DIDÁTICO DE UM CURSO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA 2024
VIRTUALIZAÇÃO DE UMA TRILHA INTERPRETATIVA NA AMAZÔNIA 2024
TRILHÓGRAFO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2023
A ÉTICA NAS RELAÇÕES COM A NATUREZA: OLHARES DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS 2023
DE OLHO NAS UCS: UMA PROPOSTA EDUCATIVA SOBRE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ATRAVÉS DE UM JOGO DIDÁTICO 2023
Experiencias estéticas y perspectiva biocéntrica: aportes a la relación ser humano~naturaleza en un contexto de formación de profesores 2023
Perspectivas dos estudos de trilhas interpretativas: abordagens e lacunas da produção acadêmica 2023
Enfoques de pesquisa sobre a formação do especialista em educação ambiental no Brasil 2021
Trilha interpretativa como proposta didática para a discussão do tema sustentabilidade na Floresta Amazônica 2021
Educação ambiental na formação docente em ciências da natureza em uma universidade pública no Rio de Janeiro 2021
Educación ambiental y Enseñanza de la Biología: una propuesta de construcción de secuencia de enseñanza-aprendizaje interdisciplinar 2021
Jogo ?Vida na Lagoa da Mata?: Entrelaçando ensino de ciências e divulgação científica na Floresta Nacional de Carajás (PA) 2021
O PIBID e os jogos didáticos: mecanismo de ação para o Ensino de Ciências e Educação Ambiental nas escolas 2021
Relação escola-universidade: realizações e perspectivas para o futuro 2021
Proposta de formação inicial para o uso de vídeos no Ensino de Ciências e Biologia: relato de experiências com estudantes de Biologia 2021
Um olhar sobre a formação de educadores ambientais na especialização 2020
Textos que representam atores sociais: uma análise da produção de estudantes de graduação na relação Universidade-Escola 2019
O papel dos modelos didáticos de lagoas para o ensino de ecologia 2019
Promovendo a Educação ambiental com estudantes do ensino fundamental: das análises limnológicas no rio Nunes à gestão de bacias hidrográficas 2019
CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: LEVANTAMENTO PRELIMINAR NAS ÁREAS DE PROTEÇÃO INTEGRAL 2019
OS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO DE ECOLOGIA NA TRILHA DA LAGOA DA MATA, NA FLORESTA NACIONAL DE CARAJÁS (PA) 2019
O QUE A MATA DIZ NA VISÃO DO POVO TICUNA E DE EDUCADORES AMBIENTAIS DE PARAUAPEBAS/PARÁ 2019
EXPERIÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: O PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL CHILE 2019
A Educação Ambiental no ensino superior: a inserção disciplinar nos cursos de graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) 2019
A estética na Educação Ambiental a partir de experiências em uma Trilha Interpretativa com educadores ambientais 2019
REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DAS RELAÇÕES ENTRE ARTE, LINGUAGEM E CULTURA. 2019
TRILHAS INTERPRETATIVAS: UM ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2018
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: A INSERÇÃO CURRICULAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) 2018
ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PARAUAPEBAS, PA 2018
CONTRIBUIÇÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTIFICAS E AMBIENTAIS (QSCA) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA 2018
ATIVIDADES LÚDICAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PARAUAPEBAS, PA 2018
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE E REFLEXÃO ACERCA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS LOCAIS E GLOBAIS EM CENTROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2018
MAPEAMENTO DE CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINA: TEXTOS, PRÁTICAS E ATORES ENVOLVIDOS NO ACESSO, USO E IMPACTOS EM ÁREAS PROTEGIDAS E SEU ENTORNO. 2018
PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS COMO OBJETOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2018
ANÁLISE DAS PRATICAS DISCURSIVAS DA POLITICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE COLÔMBIA 2017
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENDEREÇAMENTO DE DESENHOS ANIMADOS: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES AMBIENTAIS NO PROGRAMA PEIXONAUTA 2017
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FLORESTA NACIONAL DE CARAJÁS: LIMITES E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PARAUAPEBAS 2017
PROJETOS AMBIENTAIS ESCOLARES- PRAES COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E MÉDIA EM COLÔMBIA. 2017
Educação Ambiental na contemporaneidade: uma análise da conjuntura 2017
Possibilidades para o enfrentamento das Mudanças Climáticas na perspectiva da Educação Ambiental: buscando o diálogo entre docentes em ciências e pesquisadores em ecologia 2017
CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2017
Projetos ambientais escolares (PRAEs) como estratégia de implementação da educação ambiental na educação básica e media na Colômbia 2017
A Educação em Ciências e as mudanças no mundo produtivo no cenário contemporâneo: contribuições para o enfrentamento da questão ambiental 2016
ENTENDENDO PROCESSOS DE DESIGUALDADES SOCIOAMBIENTAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS 2016
Discursos de EA na formação inicial de professores de ciências: tensões entre colonização e apropriação ; identidade e diferença 2015
Tensões entre transformação e reprodução de discursos ambientais: a gestão das águas no programa ?Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis? do MEC 2015
A Análise Crítica do Discurso como caminho teórico - metodológico na compreensão e no enfrentamento da questão ambiental 2015
- INVESTIGANDO A INSERÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CONSÓRCIO CEDERJ 2015
A INSERÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENT 2015
INSETOS: DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS PARA A ESCOLA 2015
Os usos das águas nos livros didáticos de ciências: representações discursivas da questão ambiental 2015
Relações entre formação inicial de professores de ciências e projetos de extensão em educação ambiental 2015
A contribuição da Educação Ambiental para discussão das Mudanças Climáticas: um estado da arte das pesquisas em Ciências Ambientais e em Educação em Ciências. 2015
ÁGUA E SOCIEDADE: O QUE ABORDAM OS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL? 2014
DESENHO DE UMA PROPOSTA DE TRABALHO EM UMA COMUNIDADE EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: APONTAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA 2014
VIVÊNCIAS EM ECOLOGIA CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA DOCENTE: UMA COLETÂNEA DE PRÁTICAS EM ECOLOGIA DESENVOLVIDAS COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO 2014
O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA INSERÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRJ 2014
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A GESTÃO DAS ÁGUAS NO ENSINO DE BIOLOGIA 2014
La Formación Docente en Ciencias: Hacia Nuevas Relaciones con la Educación Ambiental 2014
Inserção da Educação Ambiental na formação inicial docente: levantamento de publicações 2014
Análisis del discurso en libros de textos de ciencias y su relación con aspectos sociocientíficos: implicaciones para la formación docente 2014
La Educación Ambiental Desde Una Perspectiva Sociocultural Del Conocimiento 2014
DISCUSSÃO DE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA ATIVIDADE DIDÁTICA 2014
O VALOR REAL DAS COISAS: UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA ABORDAR A GESTÃO DA ÁGUA NO TRABALHO EM PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA 2014
ENSINO DE ECOLOGIA NO BORBOLETÁRIO LUIZ OTERO: ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA VISITAÇÃO 2014
Análsis de la inclusión de la historia de la ciencia en los libros textos y su relación con aspectos sociocientíficos 2014
Educação Científica e Educação Ambiental nos discursos sobre água no livro didático de ciências 2013
O Trabralho com mudnças climáticas no âmbito escolar, a partir da participação de professores em um curso de formação continuada 2013
Elaboração do jogo 'DEBATE NA LAGOA - um jogo de gestão ambiental' como contribuição ao ensino de ciências na escola básica 2013
O tema água na Semana Nacional de Ciência e tecnologia da UFRJ 2012: uma análise do espaço ?um mergulho nas águas costeiras' 2013
Agua y Educación Ambiental: un análisis del libro texto de ciencias 2013
A pesquisa em educação ambiental nos contexto formais de educação: um panorama dos trabalhos apresentados no EPEA e ENPEC (2009 e 2011). 2013
Educação Ambiental e vulnerabilidade: o papel da escola no enfrentamento das questões ambientais locais. 2013
Saúde e ambiente: tecendo relações a partir de trabalhos publicados na área de ensino. 2013
La educación ambiental en la formación inicial de profesores de ciencias: un estudio de caso en la universidad del Valle, Colombia 2013
Educação para Gestão Ambiental: Uma experiência com a Comunidade do Terminal Pesqueiro em Farol de São Tome, Campos dos Goytacazes-RJ 2012
Mapeamento Participativo no Município de Armação dos Búzios/RJ: A experiência do Projeto Pólen 2012
A Experiência do ?Projeto Atafona: Cidadania Ambiental? no Contexto da Educação Ambiental para Gestão Ambiental Pública 2012
RESGATANDO A HISTÓRIA DE UM RIO: Diagnóstico Socioambiental na Comunidade Pesqueira de Barra de São João 2012
A DISCUSSÃO DOS ROYTALTIES EM MACAÉ - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO PÓLEN ? POLO MACAÉ-RJ 2012
PROJETO PÓLEN ? GESTÃO PARTICIPATIVA DO PETRÓLEO: AÇÕES DO POLO RIO DAS OSTRAS/RJ 2012
As Instituições envolvidas em um Projeto de Educação Ambiental no Licenciamento Ambiental:as Tensões Público-Privado no Projeto Pólen 2012
A revista Cadernos NUPEM: experiência de mediação didática do conhecimento ecológico 2012
CONTRADIÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO LICENCIAMENTO: O CASO DO PROJETO PÓLEN/RJ 2011
A Atuação do Ecólogo na Gestão Ambiental: um estudo com alunos de pós-graduação 2011
Abordagens do tema água em livros didáticos de ciências utilizados por gestores do Projeto Pólen 2011
Divulgação do material didático Cadernos NUPEM: uma ação de integração entre universidade e educação básica. 2011
Abordagem do Ciclo do Carbono, Efeito Estufa e Mudanças Climáticas Globais no Ambiente Escolar 2011
A Influência do Projeto Pólen na Prática Docente Relacionada ao Tema Água 2011
Análise do Plano de Investimento do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João: Iniciativas em prol do Saneamento Básico 2011
Impactos em recursos hídricos provenientes da indústria de celulose: avaliação das percepções socioambientais de pós-graduandos em ecologia e educadores ambientais e suas respectivas respostas de enfrentamento. 2011
Análisis de los discursos de Educación Ambiental de Educadores (as) ambientales 2010
Caracterização da Participação de Lideranças da Sociedade Civil Organizada em Projeto de Educação Ambiental: o Caso do Projeto Pólen 2010
A Experiência de Extensão Universitária no Projeto Pólen 2010
Análise do Processo de Elaboração da Cartilha ?Nosso Manguezal? 2010
A utilização de vídeos como uma estratégia educativa na formação de educadores ambientais do Projeto Pólen 2009
Projeto Pólen: Uma experiência de Formação de Educadores Ambientais 2009
Desenvolvendo os Grupos: uma experiência em polos de Educação Ambiental do Projeto Pólen 2009
O processo de implantação de Polos de Educação Ambiental: Projeto Pólen ? Bacia de Campos/Rio de Janeiro/Brasil. 2009
Visão de Meio Ambiente e Problemas Socioambientais de um Grupo da Sociedade Civil e do Poder Público 2009
Percepção de Problemas Ambientais Relacionados aos Usos dos Recursos Hídricos em Municípios do Interior do Estado do Rio de Janeiro 2008
Impactos Ambientais da Exploração e Produção de Petróleo na Bacia de Campos, RJ. 2008
Conflitos Socioambientais em dois Municípios do Norte do Estado do Rio de Janeiro 2008
Educação Ambiental no Licenciamento Ambiental ? Contribuições do Projeto Pólen 2008
Proyecto Polen: una experiencia de Educación Ambiental en Brasil 2008
Evaluation of Paraíba do Sul River basin pollution using biochemical biomarkers in fish 10.1016/j.marenvres.2008.02.058 2008
Mapeamento do campo a partir de publicaçõem em periódicos das áreas de educação ambiental, educação em ciências e educação no período de 1999 a 2006 2007
Análise das representações sociais sobre meio ambiente de técnicos e professores das secretarias de educação e meio ambiente de municípios da Bacia de Campos 2007
Elaboração do Cadernos NUPEM como instrumento de Mediação do conhecimento Ecológico Regional Visando sua Inserção Curricular e sua Popularização 2006
Estudo Comparativo do Senso Comum Sobre a Relação Entre Meio Ambiente e Ser Humano 2006
O diagnóstico como base de ação para Formação de Recursos Humanos em Educação Ambiental em municípios do Norte-Fluminense e Região dos Lagos (RJ) 2006
Pelos Caminhos do Rio: Atividade com alunos do Ensino Fundamental de Macaé 2005
Um Conserto para o Manguezal: construindo saberes em ecologia 2005
Educação Ambiental na Lagoa Imboassica 2005
Realização de Atividades de Sensibilização com alunos e professores do Ensino Fundamental de Macaé 2005
Manguezal uma sala de aula: o processo de elaboração de uma atividade de sensibilização com alunos do Ensino Fundamental de Macaé-RJ. 2005
Juri Simulado: Uma Experiência No Xiv Curso De Educação Ambiental Para Macaé/Rj E Região 2005
A EROSÃO: UMA ABORDAGEM LÚDICA E INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2005
E ANÁLISE DO XIV CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA MACAÉ/RJ E REGIÃO 2005
Avaliação da poluição do rio Guandu por indutores da atividade de EROD em duas espécies da ictiofauna. 2004
Utilização do Índice Hepático e Atividade de EROD em componentes da ictiofauna no monitoramento do rio Paraíba do Sul 2004
Avaliação da frequência de micronúcleos em G. brasiliensis, H. affinis e H. luetkeni no rio Paraíba do Sul 2004
Determinação da Concentração de Metais Pesados em Peixes no Rio Paraíba do Sul 2004
EROD e Metais em Peixes da Bacia do rio Paraíba do Sul 2004
Roteiro De Aulas Práticas De Educação Ambiental Para Alunos Do Ensino Fundamental 2004
Educação Ambiental na Escola: Estudo sobre diferentes processos de avaliação voltados para alunos com dificuldades em interpretação e produção de textos 2004
Conhecendo os seres vivos e o ambiente na infância: Projeto Creche Fundão 2004
Curso de Introdução à Educação Ambiental para alunos do CAMP-Mangueira 2003
Monitoramento da poluição na bacia do Rio Paraíba do Sul usando como biomarcadores a frequência de micronúcleos e a atividade de EROD em peixes 2003
Monitoring pollution in aquatic systems by using the micronuclei assay in Nile Tilapia 2002
Avaliação da contaminação de ecossistemas aquáticos usando uma bateria de bioindicadores 2002
Ensaio do Linfonodo Popliteal (EFP): resposta a isoniazida e a procainamida após indução 2002
Avaliação do efeito imunossupressor induzido pela talidomida, dexametasona e ciclofosfamida no Ensaio do linfonodo popliteal (ELP). 2002
Estudo do perfil dos professores do Ensino Fundamental do Município de Macaé/RJ como subsídio à Elaboração de Cursos de Educação Ambiental 2001
Atividades lúdicas no ensino de ecologia e educação ambiental: uma nova proposta de ensino 2001
O meio Ambiente como Espaço não-formal para o Ensino de Ecologia e Educação Ambiental 2001
A Gincana como mediadora da aprendizagem no Ecossistema de Mata Atlântica 2001
Trabalhos de campo e atividades lúdicas como ferramentas para a Educação Ambiental 2001
Elaboração e Confecção de um jogo de tabuleiro como ferramenta para a Educação Ambiental 2001
Ensaio do linfonodo popliteal (ELP):resposta à procainamida e à isoniazida após indução de enzimas microssomais 2001
Ensaio do linfonodo popliteal (ELP): inibição da resposta pela ciclofosfamida e dexametasona 2001
Ensaio do linfonodo popliteal (ELP): resposta à isoniazida apos indução de enzimas microssomais. 2001
Ensaio do Linfonodo Popliteal (ELP): Resposta primária e secundária à clorpromazina e a monoterpenos 2001
Efeitos de monoterpenos no ensaio do linfonodo popliteal (ELP): Respostas primária e secundária 2000
Efeitos de corantes naturais no ensaio do linfonodo popliteal (ELP): Respostas primária e secundária 2000
Estudo imunotoxicológico de corantes: respostas primária e secundária no ensaio do linfonodo popliteal (ELP) 2000
Toxicologia Ambiental: I.Avaliação imunotoxicológica de produtos naturais 2000
Safety evaluation of euphorbia milii latex as a moluscicide: primary and secondary responses in the popliteal lymph node assay (PLNA). 1999
Publicações:
Minha Rede: