Sergio Luis de Almeida Alvares

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Música

Departamento:

Departamento de Musicologia e Educação Musical/EM

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • West Virginia University

    | Pós-Doutorado | 2012 - 2012
  • University of Miami

    Educação Musical | Doutorado | 1995 - 1998
  • New York University

    Práticas Interpretativas e Composição em Jazz | Mestrado | 1993 - 1995
  • Berklee College Of Music

    Práticas Interpretativas e Arranjo Musical | Especialização | 1990 - 1993
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Licenciatura em Educação Artística | Graduação | 1984 - 1988
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(0.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
A educação musical curricular nas escolas regulares do Brasil: a dicotomia entre o direito e o fato 2005
Carta de Domingos Martins: relato do grupo de trabalho do IV Encontro Regional da Abem - Região Sudeste 2005
Oficina de construção de instrumentos: uma proposta de utilização de material reciclável na prática da educação musical no ensino regular 2005
Perfil do Calouro do Curso de Licenciatura em Música na UFES 2002
A Needs Asseeement and Propopsed Curriculum for Incorporating Choro Music Experiences into Brazilian University Music Curricula 1999
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Publicação do artigo 'A (re)unificação do saber musical fragmentado em cursos de formação de professores de música: a pedagogia musical Wuytack sob a perspectiva da musicalidade abrangente' com vínculo ao projeto de pesquisa 'Musicalidade Abrangente' nos Anais do '24º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical' de âmbito nacional 2019
Publicação do artigo 'A educação musical na diversidade sob a perspectiva da musicalidade abrangente: Considerações sobre a reunificação do saber fragmentado na sociedade pós-moderna' com vínculo ao projeto de pesquisa 'Musicalidade Abrangente' nos Anais do '14º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ' de âmbito local 2016
Publicação do artigo 'Considerações sobre a formação inicial e continuada do professor de música na sociedade pós-moderna sob o conceito da musicalidade abrangente' com vínculo ao projeto de pesquisa 'Musicalidade Abrangente' nos Anais do 'X Encontro Regional sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical' de âmbito regional 2016
Publicação do artigo 'A utilização do ukulele como ferramenta para o ensino coletivo de música: um estudo de caso no ensino fundamental da rede municipal de Guarapari-ES' nos Anais do '14º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ' de âmbito local 2016
Publicação do artigo 'A inserção dos conteúdos de música popular em cursos de nível superior do Brasil: um estudo de caso nas universidades federal do Rio de Janeiro e estadual de Campinas' nos 'Anais do 14º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ' de âmbito local 2016
Publicação do artigo 'Unidade na diversidade: Desafios, motivações e possibilidades de um grupo de educadores musicais brasileiros sob a perspectiva da Musicalidade Abrangente' com vínculo ao projeto de pesquisa 'Musicalidade Abrangente' nos Anais do XXIV Seminário Latino-Americano de Educação Musical, de âmbito internacional 2015
Creating a cross-cultural dialogue for international exchange 2014
Multicultural perspectives in teaching tradicional Brazilian choro music abroad through class instruction using comprehensive musicianship concepts 2014
A case study on three instrumental music classes in Brazil: An observational analysis using the system RIOS 2014
A descricão da interacão aluno-professor em selecionadas aulas coletivas de violão: uma analise observacional a partir do sistema RIOS 2013
O modelo SEER como possibilidade a fragmaentacão do conhecimento na educacão musical 2013
Incorporating traditional choro music experiemces into Brazilian university music curricula through class instruction using comprehensive musicianship concepts 2012
O ensino coletivo do Choro: uma abordagem sob a perspectiva da musicalidade abrangente 2011
Flauta doce: transformando a simbologia em aprendizagem significativa 2011
Ensino coletivo do Choro: um estudo descritivo 2011
Music Alive! - A U.S.-Brazil Higher Education Music Arts Consortium 2008
Music Alive! - intercâmbio Brasil/EUA na graduação em música 2007
Creating an international academic mobility consortium 2007
Tribute to Duke Ellington 2006
Tributo a Chiquinha Gonzaga 2006
Teorias do desenvolvimento cognitivo e considerações sobre o aprendizado de música 2005
A importância do festival para os estudantes de musica do Espirito Santo 2005
Formação e Práticas no Ensino Médio 2005
Perspectivas Fenomenológicas do Construtivismo no Ensino e Aprendizado da Música: Teorias Alternativas para uma Funadamentação Filosófica na Pesquisa e Exploração do Valor Epistemológico da Música na Educação Musical Através da Apreciação, Interpretação e Criação Musical 2004
Realidades sócio-culturais e políticas de fromação 2004
Educação Musical 2004
Educação Musical 2003
Música Brasileira na Educação Musical Universitária 2002
Strategies for Implementing Multicultural Education 2002
The Latin and Brazilian Influence in Jazz: The History of Antonio Carlos Jobin 2002
Tópicos em música: formação de professores, música brasileira, educação musical especial e musicoterapia 2002
An Investigation Regarding the Inclusion of Traditinal Choro Music Experiences to Brazilian University Music Curricula 2000
500 anos de educação musical no brasil: aspectos históricos 2000
Publicações:
Minha Rede: