Mauro Kleiman
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Unidade:
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Departamento:
Programa de Planejamento Urbano Regional/IPPUR
Formação:
-
Universidade de São Paulo
ARQUITETURA E URBANISMO | Doutorado | 1989 - 1994
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Planejamento Urbano e Regional | Mestrado | 1981 - 1985
-
Universidade Santa Úrsula
| Graduação | 0 - 1976
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
| Especialização | 0 - 1979
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(3.77% artigos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| Análise da problemática do acesso a água e esgoto nas favelas do Rio de Janeiro: o caso das áreas mais precárias das favelas do Jardim Gramacho-Duque de Caxias | 2023 | |
| Discurso da 'grande' mídia impressa sobre a questão do acesso a água e esgoto nas favelas do Rio de Janeiro na perspectiva do jornal -O Globo- de 1960 a 2020 | 10.55905/oelv21n7-063 | 2023 |
| Emprego da perspectiva multinível para análise de políticas públicas urbanas vinculadas às transições sociotécnicas ? Estudo de caso sobre a implantação do Centro de Comando e Controle de uma Cidade Metropolitana | 10.54033/cadpedv20n6-009 | 2023 |
| TRANSIÇÕES DAS REDES SOCIOTÉCNICAS DAS CIDADES ? Da Gestão das Infraestuturas Urbanas à Nova Poliorcética | 2022 | |
| A problemática dos transportes pela modalidade Ônibus como forma de deslocamentos na metrópole do Rio de Janeiro e os constrangimentos para as camadas populares | 2022 | |
| Metrópole expandida do Rio de Janeiro como ? Bacia de Atividades? e necessidade de novo m | 2022 | |
| Incorporação imobiliária e infraestrutura de transportes na reconfiguração dos subúrbios do Rio de Janeiro: o papel dos micro e pequenos incorporadores | 2022 | |
| Cidade, Infraestrutura e alterações no território | 2022 | |
| The Absence of Territorial Integration and the Operational Deterioration of the BRT Model in Rio de Janeiro: The Case of the Transcarioca Line | 10.15341/mese(2333-2581)/01.07.2021/008 | 2021 |
| Novas reflexões sobre as Favelas no Rio de Janeiro e a problemática do acesso a infraestrutura de água face às políticas de urbanização com constrangimentos à equidade social esgoto | 2021 | |
| Pensando as Políticas Públicas de Infraestruturas de Transporte e Água/Esgoto e redefinições no território da metrópole do Rio de Janeiro | 2021 | |
| Os ônibus ?sumiram? O colapso dos ônibus no Rio de Janeiro no contexto da epidemia de COVID-19 e seus impactos na mobilidade da população | 2021 | |
| Estado, infrestrutura e Planejamento do Terrritório: a questão da gestão da água no caso brasileiro | 2020 | |
| Redes de água e esgoto em Favela do Rio de Janeiro: redefinição entre esfera pública e privada e o não atendimento dos Objetivos do Milênio e Agenda 21 | 2020 | |
| O papel do Estado e as políticas de urbanização e desenvolvimento territorial do Brasil | 2020 | |
| Administração hiperconcentrada, governança bloqueada e o desenvolvimento dos territórios metropolitanos brasileiros: o exemplo do rio de Janeirot | 2020 | |
| ACESSO A REDES DE ÁGUA/ ESGOTO E COLETA DE LIXO EM ÁREAS PRECÁRIAS DAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO: LIMITES E PROBLEMAS QUANTO À ECONOMIA CIRCULAR E METABOLISMO URBANO | 2019 | |
| A Favela do Morro de São Carlos: um estudo preliminar sobre suas especificidades | 2019 | |
| NOTAS PRELIMINARES SOBRE AS ÁREAS MAIS PRECÁRIAS NOS COMPLEXOS DO ALEMÃO E PENHA NO RIO DE JANEIRO | 2019 | |
| Transporte e Território: uma discussão para uma efetiva interlocução entre as políticas de transporte e de planejamento | 2018 | |
| Os desafios do planejamento e gestão urbana integrada no Brasil: análise da experiência do Ministério das Cidades | 10.1590/2175-3369.009.002.ao01 | 2017 |
| Mobilidade Urbana: a persistência do automotivo na metrópole do Rio de Janeiro | 2017 | |
| Transformações nas Favelas do Rio de Janeiro no Século XXI e a questão do acesso a água e esgoto | 2017 | |
| Planejamento do território: o caso brasileiro observado através de forma de questão de bacia hidrográfica | 2017 | |
| Prevalência e persistência da prioridade do modal automotivo como forma de deslocamentos na metrópole do Rio de Janeiro e seus efeitos para as camadas populares e no território | 2017 | |
| Apontamentos sobre o início da Linha BRT Transcarioca em operação M | 2016 | |
| Traçado versus trama urbana no BRT TransCarioca: Qual a relação compreendida entre o percurso e os lugares do trajeto? | 2016 | |
| A Implantação do VLT no Rio de Janeiro e seu papel na requalificação das formas de deslocamentos: a volta à 'Cidade dos Trilhos'? | 2016 | |
| Voltando a pensar no modelo de urbanização de Favelas no Rio de Janeiro para criação de acesso a infraestrutura de água e esgoto e a persistência de ausência e/ou precariedade e desigualdades: qual a efetividade social alcançada? | 2016 | |
| FORMULAÇÕES TEÓRICO- METODOLÓGICAS DE PLANEJAMENTO URBANO SOB A INSPIRAÇÃO DE HENRI LEFEBVRE | 2016 | |
| Indagações sobre infraestruturas em favelas no Brasil: estaria em processo uma redefinição de fronteiras entre o público e o privado com a implantação de redes de água e esgoto? | 2015 | |
| Permanências de assimetrias em infraestrutura no desenvolvimento regional do Brasil | 2015 | |
| DISCUSSÕES ACERCA DAS COOPERAÇÕES TERRITORIAIS: EXPERIÊNCIAS INTERMUNICIPAIS BRASILEIRAS E FRANCESAS | 2015 | |
| Reordenação das formas e meios dos movimentos de deslocamentos na Metrópole do Rio de Janeiro com a implantação de Corredores Expressos de Ônibus (BRT) no caso do BRT TransCarioca e sua efetividade para a mobilidade urbana | 2014 | |
| Reflexões sobre a relação entre água e cidade | 2014 | |
| Superação do Planejamento Urbano Contemporâneo: Apontamentos Inspirados em Henri Lefebvre | 2013 | |
| Análise da efetividade social da implantação de água e esgoto em Favelas e seus impactos na redefinição das tipologias habitacionais e nos espaços público e privados: o caso da Favela do Cantagalo no Rio de Janeiro | 2012 | |
| Apontamentos sobre mudanças em mobilidade e transporte na metrópole do Rio de Janeiro | 2011 | |
| Exemplo para refrelexão: o Plano Viário do Plano Agache para o Rio de Janeiro | 2010 | |
| Osignificado das propostas de infraestrutura do Plano Agache e seus impactos no Rio de Janeiro: a questaão da infraesrtrutura de habitabilidade | 2010 | |
| Avenida Rio Branco e Perimetral:patrimônio histórico e urbanístico do Rio de Janeiro | 2010 | |
| As Vias Expressas e seus impactos na mobilidade da metrópole do Rio de Janeiro | 2010 | |
| Interveções públicas em favelas para dotação de redes-serviços de água e esgoto:perspectivas e limites de acesso ao mundo urbanizado | 2010 | |
| Política viária e mobilidade nas metrópoles brasileiras | 2009 | |
| "Apagões" como constante no território do Rio de Janeiro:há algo de errado na concepção da rede de energia elétrica | 2009 | |
| O Metrô do Rio de Janeiro não é uma rede! | 2009 | |
| Um Plano Geral prpositivo como necessidade para a metrópole do Rio de Janeiro | 2009 | |
| Rio Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste, Subúrbios, Periferia, e a multiplicação do fenômeno das favelas:projetos e muros | 2009 | |
| infraestrutura de água e esgoto e favelas | 2009 | |
| A acentuação do uso do automóvel na dinâmica territorial recente do Rio de Janeiro | 2008 | |
| Na expansão periurbana da metrópole do Rio de Janeiro: o precário quadro da situação de água e esgoto na Região das Baixadas Litorâneas | 2008 | |
| O papel dos veículos comerciais leves-vans e kombis na mobilidade espacial da metrópole do Rio de Janeiro | 2008 | |
| Quem governa a metrópole do Rio de Janeiro | 2008 | |
| A problemática da habitação e a qualidade de vida nas cidades brasileiras | 2008 | |
| Três regiões Fluminenses e situações complexas na questão de abastecimento de água e coleta de esgoto: os casos das Regiões Sul e Centro-Serrana | 2007 | |
| A expansão recente da urbanização: o Rio de Janeiro e a ampliação das inundações. Até quando? | 2006 | |
| Dinâmica imobiliária atual - informal e formal - no Rio de Janeiro e sua relação com o "rentismo" | 2006 | |
| O MOVIMENTO DE EXPANSÃO DA METRÓPOLE DO RIO DE JANEIRO PARA "FORA" E PARA "DENTRO" | 2005 | |
| TRANSPORTES E PROCESSO DE URBANIZAÇÃO: A MOBILIDADE E AS DIFERENTES FORÇAS DOS INTERESSES NO SETOR INDUZEM A NOVOS MOVIMENTOS | 2005 | |
| Reintrodução do Bonde e Mobilidade em Salvador | 2005 | |
| Condições sub-urbanas na Baixada Fluminense e estratégias para a habitabilidade | 2005 | |
| A Novidade Não Concretizada: Água e Esgoto para áreas populares não atingem a plenitude | 2004 | |
| Infra-estrutura e Organização Territorial: A problemática da infra-estrutura e a organização do território brasileiro | 2004 | |
| Rio de Janeiro: Metrópole Sem Transporte Metropolitano | 2004 | |
| As perguntas que não calam: E o planejamento metropolitano? Como pode a região metropolitana do Rio de Janeiro não ter planejamento? | 2004 | |
| Pratiques quotidiennes des communautés populaires mal branchées aux réseaux d'eaux et d'assainissement dans les métropoles brésiliennes: les cas de Rio de Janeiro et Salvador | 2004 | |
| Mudanças na política de Infra-estrutura Urbana no Brasil: da idéia da política de privatizações para uma idéia de política de inclusão social em Água e Esgoto. | 2003 | |
| Supermercados e Hipermercados, e o desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro | 2003 | |
| Novas obras viárias e a configuração urbana do Rio de Janeiro | 2003 | |
| Infra-estrutura e serviços urbanos sociais no Brasil: Universalização ou Focalização? | 2003 | |
| Comércio varejista e processo de urbanização | 2003 | |
| Meios de Transporte, escolha de traçados e desenvolvimento urbano do Rio: para o lado certo? | 2003 | |
| Por trás dos dados agregados as dificuldades para implantação de água e esgoto nas cidades brasileiras | 2003 | |
| Infra-estrutura e processo de urbanização. A persistência das palafitas e da ausência de água e esgoto | 2003 | |
| A luta dos "Sem água" e a questão dos Planos Diretores | 2003 | |
| A problemática dos lugares "intermediários" no Rio de Janeiro: os subúrbios entre valorização e degradação. | 2003 | |
| Permanência e mudança no padrão de alocação socioespacial das redes de infra-estrutura urbana no Rio de Janeiro - 1938-2001. | 2002 | |
| Políticas de infra-estrutura urbana no Brasil e a questão do atendimento às áreas de camadas de baixa renda. Retratos dos casos do Rio e Belém | 2002 | |
| Retratos do Brasil(1): Breu Branco e Goianésia do Pará, fronteiras de expansão urbana sem infra-estrutura | 2002 | |
| Serviços Urbanos e Privatização: no rumo do paraíso? | 2002 | |
| "Parafuso-frouxo": as cidades e as redes. | 2002 | |
| Circulação, transportes e processo de urbanização - cada um por si ou o transporte de massa? | 2002 | |
| Condições de habitabilidade no Brasil: mudanças e permanências. | 2002 | |
| Dinâmica Urbana - A reconfiguração do centro do Rio de Janeiro | 2002 | |
| Infra - estrutura e cidadania: do "gato" ao endereço | 2002 | |
| Moradia nos subúrbios e Zona Oeste do Rio: importação de modelos | 2002 | |
| Novas/Antigas formas de morar: Os condomínios do Rio ganham outras modalidades | 2002 | |
| Obras viárias e cidade: para que os viadutos? | 2002 | |
| Bondes e estruturação urbana - pela volta dos bondes no Rio como um projeto global para a cidade. | 2001 | |
| Circulação automotiva e processo de urbanização do Rio de Janeiro | 2001 | |
| Crise da energia eletrica e as cidades | 2001 | |
| Crise nos serviços urbanos: luz, agua, gas, telefone... | 2001 | |
| Moscou: a estruturação urbana de uma cidade que faz pensar. | 2001 | |
| Vilas Cariocas: do renascimento ao novo banimento. | 2001 | |
| infra-estrutura da região do porto de sepetiba | 2000 | |
| A volta das vilas e dos apart-hoteis | 2000 | |
| Crescimento da Barra e investimentos em infra-estrutura no Rio de Janeiro: Quem vai levar a maior fatia do "bolo"? | 2000 | |
| Impactos da Linha Amarela | 2000 | |
| Novas formas e áreas de moradia: A classe média vai ao "paraíso" | 2000 | |
| Privatização dos Serviços de água e esgoto | 2000 | |
| Singularidade: Iniciativa privada investe em infra-estrutura para o Sudeste | 2000 | |
| Permanências e Inovações nas Redes de Infra-Estrutura Urbana no período 1975-94: A dilatação do Espaço Metropolitano do Rio de Janeiro em um movimento de | 1999 | |
| As Obras de Infra-Estrutura Urbana Na Construção do Moderno Rio de Janeiro | 1996 | |
| Construção Família e Patrimônio: Nota Sobre Os Pequenos Incorporadores Imobiliários e Suas Formas de Atuação | 1994 | |
| Os pequenos promotores imobiliarios tambem transformam a cidade | 1986 | |
| "Acabar com as Favelas"-Parques Proletários Provisórios:uma intervenção na pratica. | 1978 |
Eventos:
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