Marcos Antônio Gomes Brandão
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências da Saúde
Unidade:
Escola de Enfermagem
Departamento:
Departamento de Enfermagem Fundamental/EEAN
Formação:
-
Universidade Federal Fluminense
| Pós-Doutorado | 2019 - 2020
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Enfermagem | Doutorado | 2003 - 2006
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Educação em Ciências e Saúde | Mestrado | 1997 - 1999
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Enfermagem e Obstetrícia | Graduação | 1989 - 1993
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(85.71% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Concept analysis of -Insufficient health literacy- in older adults and refinement of a diagnosis proposal | 10.1111/2047-3095.12469 | 2024 |
Contributions of representing the elements of nursing practice in the ISO 18.104:2023 standard: a theoretical study | 10.1590/1980-220x-reeusp-2023-0358en | 2024 |
Subconjunto CIPE® para amamentação: validação de definições operacionais, diagnósticos, resultados e intervenções | 10.37689/acta-ape/2023AO01461 | 2023 |
Can support surfaces characteristics influence high-quality chest compression? manikin experiment with a mechanical device | 10.1016/j.hrtlng.2022.09.023 | 2023 |
Interactive Breastfeeding Scale: reliability assessment | 10.1590/2177-9465-ean-2022-0124en | 2023 |
Sistematização da Assistência de Enfermagem: como amadureceu o conceito? | 10.1590/0034-7167-2022-0464pt | 2023 |
Acessibilidade arquitetônica e percepção de quedas de idosos no peridomicílio: método misto | 2023 | |
Desenvolvimento de protótipo de chatbot para avaliação da maturação da fístula arteriovenosa | 10.37689/acta-ape/2023AO012322 | 2023 |
Guide for Systematization of Care and Nursing Process: educational technology for professional practice | 10.1590/0034-7167-2021-0975 | 2023 |
USE OF NVIVO 10® SOFTWARE IN CONCEPT ANALYSIS STUDY | 10.1590/1980-265x-tce-2023-0033en | 2023 |
Body image of women during breastfeeding: analysis supported by nursing theory | 10.1590/1983-1447.2023.20220051.en | 2023 |
Effect of rapid cycle deliberate practice in peripheral intravenous catheters insertion training: A simulation experimental study | 10.1016/j.nepr.2023.103734 | 2023 |
Theoretical, Conceptual, and Operational Aspects in Simulation Training With Rapid Cycle Deliberate Practice | 10.1097/sih.0000000000000746 | 2023 |
Microteoria de enfermagem na prevenção do delirium em pessoas idosas na unidade de terapia intensiva | 10.1590/1518-8345.6707.4072 | 2023 |
Análise e avaliação do Modelo de Cuidados Geropaliativos segundo critérios de Fawcett | 10.1590/1980-220x-reeusp-2023-0288pt | 2023 |
Healthy aging promotion model referenced in Nola Penders theory | 10.1590/0034-7167-2020-0373 | 2022 |
Aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem de estudantes por meio de tecnologias educacionais: revisão integrativa | 10.5216/ree.v24.68182 | 2022 |
Tecnologia instrucional para diagnóstico e terapêutica de enfermagem após cirurgia bariátrica | 10.37689/acta-ape/2022AO0349345 | 2022 |
Risk for Imbalanced Blood Glucose Pattern: Construct Analysis and Nursing Diagnosis Proposal | 10.1177/10547738211073395 | 2022 |
Metacognição em um jogo educativo orientado pelo processo de enfermagem sobre distúrbios eletrolíticos | 10.1590/2177-9465-ean-2021-0352 | 2022 |
Nursing Process in the Brazilian context: reflection on its concept and legislation | 10.1590/0034-7167-2021-0898 | 2022 |
-Readiness for enhanced healthy aging- nursing diagnosis: Content validation by experts | 10.1111/2047-3095.12361 | 2022 |
Radiodermatite: severidade, fatores preditivos e interrupção da radioterapia em pacientes com câncer anal e de reto | 10.1590/1980-220x-reeusp-2021-0378pt | 2022 |
Theoretical Study Theory of professional bonds: description and theoretical analysis based on the Meleis? model with Delphi strategy | 10.1590/1980-220x-reeusp-2022-0054en | 2022 |
Nursing theories developed to meet children?s needs: a scoping review | 10.1590/1980-220x-reeusp-2022-0151en | 2022 |
Analysis of the concept of cardiovascular risk: contributions to nursing practice | 10.1590/0034-7167-2021-0803 | 2022 |
Toward a theorizing strategy with components of terminologies, classifications, and nursing theories | 10.1111/2047-3095.12396 | 2022 |
PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA E CONTRASTE NOS EXAMES RADIOLÓGICOS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ANCORADAS NOS ESTRESSORES DE NEUMAN | 10.1590/1980-265x-tce-2022-0030pt | 2022 |
CONSTRUÇÃO DE DEFINIÇÕES OPERACIONAIS EM METACOGNIÇÃO | 10.1590/2175-35392021224728 | 2021 |
Avaliação clínica da maturação da fístula arteriovenosa para hemodiálise: revisão de escopo | 10.37689/acta-ape/2021AR00232 | 2021 |
Guideline for incorporating the Delphi method in the evaluation of nursing theories | 10.1590/1518-8345.4157.3387 | 2021 |
Análise simultânea dos conceitos de ansiedade e medo: contribuições para os diagnósticos de enfermagem | 10.1590/2177-9465-ean-2020-0189 | 2021 |
Home fall of elderly people: implications of stressors and representations in the COVID-19 context | 10.1590/1983-1447.2021.20200221 | 2021 |
Teoria de médio alcance para enfermagem em reabilitação cardiovascular | 10.1590/0034-7167-2019-0718 | 2021 |
Using metacognition to analyze a misdiagnosis case in high-fidelity simulation | 10.1590/1981-5271v45.2-20200255.ing | 2021 |
Impacto das superfícies de compressão na massagem cardíaca durante a reanimação cardiopulmonar: uma revisão integrativa | 10.1590/2177-9465-ean-2021-0021 | 2021 |
Compromised end-of-life syndrome: Concept development from the condition of adults and older adults in palliative care | 10.1111/2047-3095.12344 | 2021 |
Representações Sociais de Homens sobre autocuidado e pressão alta | 10.4025/cienccuidsaude.v20i0.50063 | 2021 |
Contribuições da Teoria do Reconhecimento para o cuidado de enfermagem | 10.1590/1983-80422021294514 | 2021 |
Professional Autonomy as Centrality in Best Practices in Nursing | 10.1590/0034-7167-2018-0373 | 2020 |
Integrative Review as a Method to Generate or to Test Nursing Theory | 10.1177/0894318420920602 | 2020 |
Validation of the 'Interactive Breastfeeding Scale': theoretical and empirical analysis | 10.1590/2177-9465-ean-2019-0207 | 2020 |
Análise do conceito de conforto: contribuições para o diagnóstico de Disposição para Conforto melhorado | 10.1590/2177-9465-ean-2019-0205 | 2020 |
Evidence of nursing patterns of knowing communicated by the brazilian press before Florence Nightingales model | 10.1590/0034-7167-2019-0790 | 2020 |
Incidência e tipo de traumatismo vascular periférico em pessoas submetidas a exames de diagnóstico por imagem | 10.12707/riv19061 | 2020 |
Padrão de conhecimento pessoal e a construção do conhecimento em enfermagem | 10.33448/rsd-v9i7.4372 | 2020 |
Teoria de enfermagem de médio alcance para atenção à saúde mental | 10.33448/rsd-v9i7.4950 | 2020 |
Concepções de Idosos sobre as Políticas (Inter)Nacionais do Envelhecimento Humano | 10.18554/refacs.v8i4.4237 | 2020 |
Teste de Respiração Espontânea como preditor da Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório em terapia intensiva | 10.5902/2179769242427 | 2020 |
Proposal of Nursing Diagnosis -Readiness for Enhanced Healthy Aging-: A Concept Analysis | 10.1111/2047-3095.12296 | 2020 |
Identidade social da pessoa transgênero: análise do conceito e proposição do diagnóstico de enfermagem | 10.1590/0034-7167-2020-0070 | 2020 |
Development and validation of a technology for obstetric intraoperative care safety | 10.1590/0034-7167-2019-0605 | 2020 |
FACING UP COVID-19: WHAT CANNOT BE RELATIVIZED IN NURSING HIGHER EDUCATION | 10.1590/1980-265x-tce-2020-0236 | 2020 |
Contribuições da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem para assistência na pandemia de COVID-19 | 10.1590/0034-7167-2020-0798 | 2020 |
Risk factors for hyperglycemia and hypoglycemia in adults with type 2 diabetes mellitus pharmacologically treated | 10.11124/jbisrir-d-19-00295 | 2020 |
Nursing theories in the conceptual expansion of good practices in nursing | 10.1590/0034-7167-2018-0395 | 2019 |
Subconjunto terminológico da classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE®) para assistência à amamentação: estudo de validação de conteúdo | 10.1590/1982-0194201900006 | 2019 |
CONCEPT ANALYSIS STRATEGIES FOR THE DEVELOPMENT OF MIDDLE-RANGE NURSING THEORIES | 10.1590/1980-265x-tce-2018-0390 | 2019 |
T-NDX Diagram: Educational Technology Used to Teach Diagnostic Reasoning Based on Nursing Theories | 10.1111/2047-3095.12255 | 2019 |
Decreased cardiac output: Diagnostic accuracy in heart transplant candidates | 10.5430/jnep.v9n11p19 | 2019 |
WOMEN'S PERCEPTION ABOUT SPACE FOR BREASTFEEDING: SUPPORT IN INTERACTIVE BREASTFEEDING THEORY | 10.5935/1415-2762.20190109 | 2019 |
Complications in immediate postoperative recovery from elective cardiac surgery: a cross-sectional study based on Roy?s theory | 10.12707/riv19042 | 2019 |
Elaboration and validation of an ICNP® terminology subset for patients with acute myocardial infarction | 10.1590/s1980-220x2018000603442 | 2019 |
Situation-specific theory of surgical site infection-related stimuli in patients undergoing heart transplantation | 10.5430/jnep.v10n2p82 | 2019 |
Death Anxiety: Concept Analysis and Clarification of Nursing Diagnosis | 10.1111/2047-3095.12260 | 2019 |
Critical defining characteristics for nursing diagnosis about ineffective breastfeeding | 10.1590/0034-7167-2016-0549 | 2018 |
Subconjunto terminológico da CIPE® para assistência à mulher e à criança em processo de amamentação | 10.1590/1983-1447.2018.2017-0010 | 2018 |
REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEORIAS DE MÉDIO ALCANCE DE ENFERMAGEM | 10.1590/0104-07072017001420017 | 2018 |
O diagrama V como ferramenta de integração analítica de conhecimentos teórico-conceituais e metodológicos na saúde | 10.1590/1983-1447.2018.2017-0015 | 2018 |
Metacognição como Proposta Pedagógica nos Cursos de Terapia Ocupacional: Priorização do Raciocínio Clínico | 2018 | |
Experiência de amamentação de mulheres após mamoplastia | 10.1590/s1980-220x2017020003350 | 2018 |
Use of clinical simulation to improve diagnostic reasoning in nursing | 10.1590/2177-9465-ean-2017-0442 | 2018 |
Interactive breastfeeding scale: proposition based on the middle-range theory of nursing | 10.1590/2177-9465-ean-2017-0213 | 2018 |
Metacognition as an educational technology in self-care learning: the case of prevention of post-surgical lymphedema of breast cancer | 10.1590/2177-9465-ean-2017-0440 | 2018 |
Performance de enfermeiros não peritos na classificação dos indicadores clínicos do débito cardíaco diminuído [Non-expert nurses performance in classifying clinical indicators of decreased cardiac output] [Rendimiento de enfermeros no expertos en la clasificación de los indicadores clínicos de la disminución del gasto cardíaco] | 10.12957/reuerj.2018.19972 | 2018 |
Diagnostic evaluation of risk for bleeding in cardiac surgery with extracorporeal circulation | 10.1590/1518-8345.2523.3092 | 2018 |
Interactive Theory of Breastfeeding: creation and application of a middle-range theory | 10.1590/0034-7167-2016-0523 | 2017 |
Fatores que influenciam o desmame precoce | 10.5294/aqui.2017.17.1.9 | 2017 |
Nursing protocol for assistance to women in lactation process Protocolo de enfermagem para assistência à mulher em processo de lactação | 10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1040-1047 | 2017 |
Which factors influence women in the decision to breastfeed? | 10.17533/udea.iee.v34n1a22 | 2016 |
Validação das características definidoras do diagnóstico de enfermagem conforto prejudicado em oncologia | 10.1590/1982-0194201600016 | 2016 |
Análise do conteúdo de uma tecnologia para raciocínio diagnóstico de enfermagem | 10.1590/0034-7167.2015680211i | 2015 |
A conceptual framework of clinical nursing care in intensive care | 10.1590/0104-1169.0501.2622 | 2015 |
Crenças Epistemológicas ingênuas e sofisticadas: diferenças entre estudantes de Enfermagem, Medicina e Nutrição em currículo integrado | 2014 | |
Cuidados de enfermagem com o colchão hospitalar - segurança do cliente no ambiente terapêutico | 2014 | |
Características definidoras da Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório como indicadores de acurácia do desmame ventilatório | 10.1590/0034-7167.2014670510 | 2014 |
Crenças epistemológicas ingênuas e sofisticadas: diferenças entre estudantes de enfermagem, medicina e nutrição em currículo integrado | 2014 | |
Prevalence of nursing diagnosis of decreased cardiac output and the predictive value of defining characteristics in patients under evaluation for heart transplant | 10.1590/S0104-11692012000200013 | 2012 |
Investigação da temporalidade das características definidoras do diagnóstico de resposta disfuncional ao desmame ventilatório | 10.1590/s1414-81452012000300017 | 2012 |
Dificuldades dos estudantes de enfermagem na aprendizagem do diagnóstico de enfermagem, na perspectiva da metacognição | 10.1590/S1414-81452011000300004 | 2011 |
Indicativos e características da aprendizagem em uma comunidade virtual de enfermagem | 10.1590/S1414-81452010000300003 | 2010 |
Ações participativas em uma comunidade virtual de enfermagem | 10.1590/S1414-81452009000100006 | 2009 |
Identificação de eventos metacognitivos presentes em mensagens de membros de uma comunidade virtual de enfermagem | 2008 | |
Um perfil da produção científica de enfermagem em Hematologia, Hemoterapia e Transplante de medula óssea | 10.1590/S0103-21002007000100014 | 2007 |
Metacognição e tecnologia educacional simbólica | 10.1590/S0100-55022007000100010 | 2007 |
The proposition of the concept of nursing virtual community - a review study | 10.5935/1676-4285.20070880 | 2007 |
SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem | 2007 | |
A proposição do conceito de comunidade virtual de enfermagem ? um estudo de revisão | 2007 | |
Nursing Diagnosis Strategies: students´ considerations | 2006 | |
Nursing Diagnoses: neuropathic pain in diabetic clients | 2006 | |
Indicativos de participação e conversação em uma comunidade virtual de enfermagem e considerações sobre a aprendizagem | 2006 | |
Interação em ambientes virtuais: considerações para a arte de enfermagem | 2006 | |
A Atuação da Enfermeira de Pesquisa Clínica Oncológica: Relato de Experiência | 2002 | |
Fontes de estudo na Escola de Enfermagem | 2002 | |
Uma visão metacognitiva do processo diagnóstico em enfermagem | 1999 |
Eventos:
(1.56% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
OUTROS SIGNIFICATIVOS E SISTEMAS DE SUPORTE: CONTRIBUIÇÕES PARA A ADAPTAÇÃO À LESÃO MEDULAR TRAUMÁTICA | 2022 | |
PROCESSO DE ENFRENTAMENTO DA PESSOA COM LESÃO TRAUMÁTICA NA MEDULA ESPINHAL: MODO DE PAPEL | 2022 | |
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: DEFINIÇÃO DO CONCEITO | 2022 | |
INSTRUMENTOS PARA INFERÊNCIA DO DIAGNÓSTICODE ENFERMAGEM ?DISPOSIÇÃO PARA ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL MELHORADO? | 2022 | |
AVALIAÇÃO DE TEORIAS DE ENFERMAGEM: UMA REFLEXÃO TEÓRICA | 2021 | |
CORRELAÇÃO DO CONFORTO E ADESÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 | 2021 | |
DEFINIÇÕES OPERACIONAIS PARA FENÔMENOS DE ENFERMAGEM DO SUBCONJUNTO CIPE® PARA ASSISTÊNCIA AO PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO | 2021 | |
DESENVOLVIMENTO DO PROTÓTIPO FAVIANA CHATBOT PARA AVALIAÇÃO DA FÍSTULA ARTERIOVENOSA PARA HEMODIÁLISE | 2021 | |
PERCEPÇÕES DE IDOSOS HIPERTENSOS SOBRE A INTERDEPENDÊNCIA NA ADESÃO TERAPÊUTICA DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19 | 2021 | |
PROCESSO DE ADAPTAÇÃO À LESÃO MEDULAR TRAUMÁTICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA | 2021 | |
PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA PESSOA COM LESÃO TRAUMÁTICA DA MEDULA ESPINHAL: ESTÍMULOS CONTEXTUAIS DE ROY | 2021 | |
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: ANÁLISE DO CONCEITO | 2021 | |
ACURÁCIA DO RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM DE ESTUDANTES POR MEIO DA SIMULAÇÃO DE PACIENTE | 2020 | |
ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE FLORENCE NIGHTINGALE NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO SITUADO | 2020 | |
APLICABILIDADE DA TEORIA DOS VÍNCULOS PROFISSIONAIS NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM | 2020 | |
ATUAÇÃO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: UM DIÁLOGO REFLEXIVO BASEADO NO SUPORTE TEÓRICO PARA O PROCESSO DE ENFERMAGEM | 2020 | |
COMPORTAMENTO PROPENSO A RISCO PARA DOENÇA RENAL CRÔNICA EM IDOSOS: ESTUDO TEÓRICO INDUTIVO E TAXONOMIA DA NANDA | 2020 | |
CONHECIMENTO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: FORMAÇÃO DO CONCEITO À LUZ DA UTILIDADE PRAGMÁTICA | 2020 | |
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM NA PESSOA COM LESÃO MEDULAR SOB A PERSPECTIVA DOS MODOS ADAPTATIVOS DE ROY | 2020 | |
ELABORAÇÃO DE PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO DA MATURAÇÃO DA FÍSTULA ARTERIOVENOSA ORIENTADO PELO PROCESSO DE ENFERMAGEM | 2020 | |
INSTRUMENTO PARA SUBSIDIAR A CONSULTA DE ENFERMAGEM NAS UNIDADES DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM SEGUNDO NEUMAN | 2020 | |
RESPOSTAS HUMANAS AO PROCESSO DE DESMAME VENTILATÓRIO: RESULTADOS PRELIMINARES | 2020 | |
REPRESENTAÇÕES DE IDOSOS SOBRE REDE DE APOIO AMBIENTAL: CONVERGINDO AS ABORDAGENS ESTRUTURAL E PROCESSUAL | 2020 | |
PUNÇÃO VENOSA EM EXAMES DE IMAGEM COM CONTRASTE E TAXONOMIA DA NIC: APROXIMAÇÕES E LACUNAS | 2020 | |
PROPOSIÇÃO DIAGNÓSTICA DO RISCO DE PADRÃO GLICÊMICO DESEQUILIBRADO EM ADULTO COM DIABETES MELLITUS | 2020 | |
NOVA PROPOSTA DIAGNÓSTICA NANDA-I: ?DISPOSIÇÃO PARA ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL | 2020 | |
SENTIMENTOS/COMPORTAMENTOS DE PESSOAS SUBMETIDAS A PUNÇÃO VENOSA E USO DE CONTRASTE: IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM | 2020 | |
PROCESSO DE ENFERMAGEM: ESTRATÉGIAS E ENFRENTAMENTOS PARA A SUA APLICABILIDADE | 2020 | |
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE EM PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA | 2020 | |
PROPOSIÇÃO DIAGNÓSTICA DO RISCO DE PADRÃO GLICÊMICO DESEQUILIBRADO EM ADULTO COM DIABETES MELLITUS | 2020 | |
Indícios do conhecimento de enfermagem em textos sobre Florence Nightingale publicados em periódicos brasileiros (1850-1919)) | 2019 | |
A Teoria de Axel Honneth aplicada à prática de Enfermagem | 2019 | |
Acurácia da Resposta Disfuncional ao desmame ventilatório: Coorte de adultos em terapia Intensiva | 2019 | |
AUTOPERCEPÇÃO DE VULNERABILIDADE PARA QUEDA NO DOMICÍLIO: ESTUDO DE MÉTODO MISTO A LUZ DE NEUMAN | 2019 | |
CARACTERIZAÇÃO CLÍNICA E COMPLICAÇÕES DE PACIENTES MILITARES E FAMILIARES SUBMETIDOS À CIRURGIA CARDÍACA ELETIVA | 2019 | |
ELABORAÇÃO DE ÁLBUM SERIADO SOBRE AMAMENTAÇÃO BASEADO EM TEORIA DE MÉDIO ALCANCE DE ENFERMAGEM | 2019 | |
O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA | 2019 | |
TECNOLOGIA PARA SEGURANÇA DO CUIDADO INTRAOPERATÓRIO OBSTÉTRICO: VALIDAÇÃO DE LISTA DE VERIFICAÇÃO | 2019 | |
Análise do modelo conceitual de saúde do Brasil: aspectos históricos e justificativas | 2018 | |
Associação clínica da Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório e a interrupção da ventilação mecânica | 2018 | |
CUIDARTECH Amamenta: aplicativo educacional para o ensino da consulta de enfermagem em amamentação | 2018 | |
Fatores de risco de sangramento para pacientes submetidos à cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea | 2018 | |
Geração de teorias de enfermagem: o caso da revisão integrativa | 2018 | |
Mecanismos e condições de aprendizagem dos estudantes de enfermagem em simulação: uma revisão sistemática | 2018 | |
Potencialidades e fragilidades da operacionalização do Processo de Enfermagem: revisão integrativa | 2018 | |
Análise do conceito de parto à luz de Rodgers | 2018 | |
Vaidação das características definidoras do diagnóstico de enfermagem conforto prejudicado em oncologia | 2018 | |
Validação do subconjunto terminológico da Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem sobre amamentação | 2018 | |
Identificação dos atributos definidores do diagnóstico de enfermagem ansiedade relacionada à morte: uso na oncologia | 2018 | |
Definições operacionais de características definidoras do Domínio 1, Classe 2 da Nomenclatura da NANDA I 2015-2017 | 2017 | |
Escala Interativa de Amamentação: proposição baseada em teoria de médio alcance de enfermagem | 2017 | |
Fatores de risco de sangramento para pacientes submetidos à cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea | 2017 | |
Liderança e tomada de decisão em simulação de alta fidelidade; eventos metacognitivos no trabalho em equipe | 2017 | |
Processo de desenvolvimento do subconjunto terminológico para amamentação | 2017 | |
SUBCONJUNTO TERMINOLÓGICO DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL PARA A PRÁTICA DE ENFERMAGEM PARA ASSISTÊNCIA À MULHER À CRIANÇA E À FAMÍLIA EM PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO | 10.17648/enipe-2017-57383 | 2017 |
TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM SUSTENTADOS PELAS TEORIAS DE ENFERMAGEM | 10.17648/enipe-2017-58550 | 2017 |
AVALIAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM AMAMENTAÇÃO INEFICAZ | 10.17648/enipe-2017-57784 | 2017 |
Indicadores clínicos da Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório: coorte de adultos em terapia intensiva | 2017 | |
Desenvolvimento de teoria de enfermagem e catálogo CIPE para amametação | 2016 | |
Tecnologia Educacional para o ensino dos diagnósticos de enfermagem sustentados pelas teorias de enfermagem em casos clínicos | 2016 | |
Fatores de risco de sangramento em cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea | 2016 | |
Performance de Enfermeiros não peritos na classificação dos indicadores clínicos do Débito Cardíaco Diminuído | 2016 | |
Tecnologia educacional para ensino dos diagnósticos de enfermagem pelas teorias de enfermagem | 2016 | |
Bases conceituais para interação de enfermagem à criança com epidermólise bolhosa à luz de King | 2016 | |
Teoria de Amamentação: uma tecnologia de cuidado | 2016 | |
PADRÃO DE CONHECIMENTO ESTÉTICO E AS INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DISCIPLINAR | 2015 | |
CUIDADO INTEGRAL AO USUÁRIO DO CAPS AD: REFLEXÃO SOBRE A ENFERMAGEM DISCIPLINAR | 2015 | |
AVALIAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM AMAMENTAÇÃO INEFICAZ | 2015 | |
Diagnósticos de Enfermagem prioritários em pacientes portadores de Insuficiência Cardíaca Aguda: uma revisão integrativa | 2015 | |
REPRESENTAÇÕES DE INTERAÇÃO EM UMA PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA | 2013 | |
A RELEVÂNCIA DA APRENDIZAGEM SIMULADA PARA A ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA | 2013 | |
A INTERAÇÃO PARA O CUIDADO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE HIV/AIDS NUMA PERSPECTIVA DA SAE | 2013 | |
Os conhecimentos em enfermagem que fundamentam as intervenções de enfermagem | 2012 | |
Interação em ambientes virtuais na enfermagem utilizando a Educação a Distância: uma revisão integrativa | 2012 | |
A construção do conhecimento sobre o processo de interação virtual em enfermagem a luz de Fawcett | 2012 | |
Tipos de simulações e sua relevância para o ensino-aprendizagem de enfermagem: uma revisão integrativa | 2012 | |
Aplicação da teoria de King no Processo de Interação em uma comunidade virtual de enfermagem | 2012 | |
Hospitais Virtuais no Second Life:Considerações sobre o ambiente | 2012 | |
Os ambientes virtuais de aprendizagem como estratégia pedagógica no processo educativo da enfermagem | 2012 | |
A temporalidade das características definidoras da Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório | 2011 | |
O olhar para o aprendizado do diagnóstico de enfermagem: Levantamento bibliográfico | 2011 | |
Constituição das bases teóricas para a interação virtual em enfermagem: um estudo de caso | 2011 | |
Da aprendizagem de diagnosticar à aplicação às práticas de cuidar: um desafio para a enfermagem | 2011 | |
A relação de aprendizagem de estudantes de da graduação de enfermagem em ambientes virtuais | 2011 | |
A conformação dos ambientes hospitalares simulados no Second Life | 2011 | |
Os ambientes virtuais do Second Life | 2011 | |
Os conhecimentos em enfermagem que fundamentam as intervenções de enfermagem | 2011 | |
Construção de uma plataforma de educação a distância com atributos multidisciplinar da saúde | 2011 | |
Construção de uma teoria para o processo de interação humana em ambientes virtuais de enfermagem | 2011 | |
Limpeza do leito do doente: revisão integrativa | 2011 | |
Uma nova tecnologia para a aprendizagem em enfermagem: o ensino em ambientes virtuais simulados | 2011 | |
Dificuldades dos estudantes de enfermagem para realizar diagnósticos de enfermagem na perspectiva da metacognição | 2010 | |
Proposição de um fluxograma para realização de diagnósticos de enfermagem por iniciantes | 2010 | |
A criação da Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem (LASAE-EEAN): relato de experiência | 2010 | |
O diagnóstico de enfermagem relacionado ao processo de ensino: um estado da arte | 2010 | |
Prevalência das características definidoras do Débito Cardíaco Diminuído e associação com o índice cardíaco em pacientes com insuficiência cardíaca candidatos a transplante cardíaco | 2010 | |
Diretrizes e concepção de um instrumento para o processo de enfermagem, baseado em terminologia padronizada | 2010 | |
Dificuldades do processo de pensamento envolvido na aprendizagem diagnóstica em enfermagem: olhar metacognitivo | 2010 | |
Constituição das bases teóricas para a interação virtual em enfermagem: considerações preliminares | 2009 | |
O diagnóstico de enfermagem na perspectiva da metacognição | 2009 | |
Raciocínio e validação do diagnóstico de enfermagem: um estudo de revisão | 2009 | |
Aprendendo A aprender o diagnóstico de enfermagem: estratégias metacognitivas dos estudantes de graduação | 2009 | |
Interação virtual de Enfermagem: considerações teóricas preliminares | 2009 | |
Metacognição em ambientes virtuais de enfermagem: caracterização pela conversa e pelo tema | 2008 | |
Aprendizado diagnóstico: conhecimento metacognitivo dos estudantes de enfermagem | 2008 | |
Ações participativas em uma comunidade de enfermagem | 2008 | |
Interação em ambientes virtuais: caracterização das comunidades virtuais | 2008 | |
Sistema de apoio a decisão diagnóstica de enfermagem: proposição de um modelo para clientes oncológicos | 2008 | |
Processo de interações humanas em uma comunidade virtual de enfermagem | 2008 | |
Aprendizado do diagnóstico de enfermagem pelos alunos de graduação | 2008 | |
Caracterização das interações existentes em uma comunidade virtual de enfermagem | 2008 | |
Aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem sob o viés metacognitivo: Projeto de tese | 2008 | |
Uma investigação metacognitiva da aprendizagem do raciocínio diagnóstico em enfermagem: indicativos das estratégias | 2007 | |
Interação para a aprendizagem em uma comunidade virtual: caracterização dos eventos | 2007 | |
Interação: caracterização de um ambiente virtual de enfermagem | 2006 | |
Uso de mapas conceituais no ensino do processo de enfermagem | 2006 | |
O ensino-aprendizadem da linguagem diagnóstica no curso de graduação em enfermagem: a visão do docente | 2006 | |
Nursing Diagnoses: The Neuropathic Pain in Diabetes Clients | 2006 | |
Nursing Diagnosis Strategies: Students' Considerations | 2006 | |
A gênese de uma comunidade virtual de aprendizagem em enfermagem | 2006 | |
Comunidade virtual de enfermagem: a categorização da expressão do cuidar em enfermagem | 2005 | |
Um perfil da produção científica de enfermagem em Hematologia, Hemoterapia e Transplante de Medula Óssea | 2005 | |
Associação entre a colaboração/cooperação e a conversação em uma comunidade virtual de enfermagem | 2005 | |
A natureza da aprendizagem colaborativa em enfermagem: variáveis metacognitivas em uma comunidade virtual | 2005 | |
Estratégias diagnósticas de enfermagem: apreciação por docentes | 2005 | |
Estratégias diagnósticas de enfermagem: apreciação por alunos de graduação | 2005 | |
Diagnóstico de enfermagem: percepção dos discentes | 2005 | |
Elementos de interação e participação em um ambiente virtual de enfermagem | 2004 | |
Estratégias de aprendizagem de participantes de uma comunidade virtual de enfermagem | 2004 | |
Estratégias diagnósticas de enfermagem: apreciação por alunos de graduação | 2004 | |
Interação e metacognição nos trabalhos strictu sensu de enfermagem: de 1963 a 1999 | 2004 | |
Dor neuropática em pacientes diabéticos dentro da perspectiva do diagnostico de enfermagem | 2004 | |
Avaliando as estratégias utilizadas pelos discentes durante a formulação do diagnóstico de enfermagem | 2004 | |
Beliefs and Knowledge About Nursing Diagnosis: A Point of View of Students | 2004 | |
Diagnóstico de enfermagem:estratégias metacognitivas e o processo ensino-aprendizagem na percepção dos discentes | 2004 | |
A interação em uma comunidade virtual de enfermagem: aspectos caracterizadores | 2004 | |
Padrões de comunicação escrita entre estudantes e enfermeiros de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa em enfermagem | 2003 | |
A enfermeira e o processo de Enfermagem: a construção de um modelo de consulta de enfermagem em cardiologia | 2003 | |
Fenômenos metacognitivos expressos em mensagens de estudantes de enfermagem e enfermeiros participantes de uma comunidade virtual | 2003 | |
Análise exploratória de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa em enfermagem: caracterização dos personagens | 2003 | |
Caracterização das mensagens de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa em enfermagem | 2003 | |
A interatividade entre estudantes de enfermagem e enfermeiros em uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa | 2003 | |
O estudo da prevalência dos diagnósticos de enfermagem na síndrome do desuso | 2003 | |
Padrões de comunicação/interação em uma comunidade virtual de enfermagem | 2003 | |
Conceitos e Percepções dos discentes acerca do diagnóstico de enfermagem | 2003 | |
Estratégias e procedimentos diagnósticos dos estudantes de enfermagem para dor aguda | 2002 | |
Hábitos da mente e habilidades cognitivas: autoapreciação de estudantes | 2002 | |
Cortar, colar e discutir: a arte de construir significados para a educação | 2002 | |
Aplicações dos recursos de grupos virtuais baseados na WEB para o ensino e aprendizagem de enfermagem | 2001 | |
As características definidoras de dor aguda em pacientes oncológicos no pós-operatório imediato (POI) de cirurgias torácicas | 2001 | |
Características que definem o diagnóstico de dor aguda na opinião de estudantes de enfermagem | 2001 | |
Grupos virtuais como suporte para aprendizagem no campo da enfermagem | 2001 | |
Conhecimento de graduandos de enfermagem em relação à prevenção e controle de infecções hospitalares em sítios específicos | 2001 | |
O cuidado de enfermagem com uma abordagem transcultural | 2001 | |
Aprendendo exame físico e diagnóstico de enfermagem em grupos virtuais | 2001 | |
As características definidoras de dor aguda em pacientes oncológicos no pós-operatório imediato (POI) de cirurgias torácicas | 2001 | |
Diagnóstico de enfermagem mais prevalentes em unidades de internação clínica e cirúrgica | 2001 | |
Ocorrência de elementos semânticos nos registros de estudantes de enfermagem | 2000 | |
Uma visão metacognitiva das estratégias diagnósticas de enfermagem | 2000 | |
Dissonância teoria-prática do aprendizado de infecção hospitalar na visão de estudantes de graduação em enfermagem | 2000 | |
A percepção do estudante e o uso de estratégias cognitivas na realização de tarefas de aprendizagem | 2000 | |
Aspectos relevantes sobre a influência da informação globalizada na aprendizagem de enfermagem: a opinião de estudante | 2000 | |
Cortar, colar e discutir: a arte de construir significados para a educação | 2000 | |
Os elementos semânticos de registros clínicos de estudantes de enfermagem | 2000 | |
O uso de estratégias cognitivas na realização de procedimentos: percepções de estudantes | 2000 | |
A validade do manejo de caso como sistema de prestação de cuidado | 1999 | |
O risco para lesão do tipo queda em diabéticos com senso-percepção alterada secundária a neuropatia | 1999 | |
Um perfil diagnóstico de enfermagem | 1998 | |
Estudo da aquisição e utilização de livros e computador por acadêmicos de enfermagem | 1998 | |
Fatores motivacionais que interferem no aprendizado do diagnóstico de enfermagem | 1998 | |
Diário de um aprendizado: um relato de experiência | 1997 | |
Um perfil diagnóstico de enfermagem | 1997 | |
Estudo da Aquisição e utilização de livros e computador por acadêmicos de enfermagem | 1997 | |
O mapa conceitual e o mapa mental como ferramentas heurísticas no ensino da enfermagem | 1997 | |
Fatores motivacionais intervenientes no aprendizado do diagnóstico de enfermagem: estudo piloto | 1997 | |
Elaborando um modelo de consulta de enfermagem ao protador de epilepsia | 1997 | |
Estudo de caso clínico baseado num relacionamento de confiança: uma abordagem psiquiátrica | 1997 | |
Aproximando-se de um usuário de psiquiatria: um estudo de caso | 1997 | |
Avaliação de Desempenho Prático de Discentes Centrado no Processo de Enfermagem | 1996 | |
Uma estratégia educacional para ensinar o processo de enfermagem através de estudos de casos clínicos | 1996 | |
O caso do estudo de caso: relato de experiência de um processo de ensino-aprendizagem no campo prático | 1996 | |
A influência da metodologia na identificação de problemas e determinação de intervenções | 1996 | |
Um novo instrumento de coleta de dados clínicos, utilizando os Padrões Funcionais de Gordon | 1996 | |
O Registro Orientado para Problemas na linguagem diagnóstica de enfermagem | 1996 | |
Processo e diagnóstico em enfermagem: a experiência da implementação, por intermédio do estudo de caso | 1996 | |
Estudo de caso na graduaçao: o reflexo da escolha do referencial teórico | 1996 | |
Processo de enfermagem: um referencial para aulas | 1996 | |
Perfil diagnóstico de uma clientela com paraplegia utilizando a taxonomia da NANDA | 1996 | |
O diagnóstico de enfermagem na percepção de graduandos | 1996 | |
Estudo de caso clínico em neonatologia: uma abordagem através do diagnóstico de enfermagem da NANDA | 1996 | |
O diagnóstico de enfermagem como alternativa para estruturação do Registro Orientado para Problemas | 1996 | |
Uma proposta para coleta de dados no referencial de Gordon | 1996 |