Aurelio Antonio Mendes Nogueira

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Belas Artes

Departamento:

Departamento de Técnicas de Representação BAR/EBA

ORCID:

https://orcid.org/0000-0001-6768-1216


Formação:
  • Instituto Superior Técnico

    | Pós-Doutorado | 2010 - 2011
  • Universidade de São Paulo

    | Pós-Doutorado | 2006 - 2007
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Engenharia Civil | Doutorado | 2002 - 2005
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Arquitetura | Mestrado | 1995 - 1997
  • Universidade Gama Filho

    Arquitetura e Urbanismo | Graduação | 1979 - 1983
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(14.29% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Projetos Arte2, Pé de Moleque e Enganando o Olho: ações de extensão em tempos de pandemia 2022
A.R.T.E.² threads interwoven in the sea of tales 10.35699/2237-5864.2021.25211 2021
O A.R.T.E2 NAVEGANDO NO MAR DE HISTÓRIAS 2020
O Enredo de Afetos, Saberes e Conhecimentos: métodos desenvolvidos nos projetos de extensão A.R.T.E.2 e o Mar de Histórias e suas oficinas 2020
Projeto: Mat Ilhas 2019
ROSA MAGALHÃES NO CARNAVAL CARIOCA E NA ESCOLA DE BELAS ARTES: A OBRA E A ARTE DE UMA CARNAVALESCA 2008
Estudos de Soluções para visualização e simulações do projeto em Planejamento Urbano: A Lagoa Rodrigo de Freitas 2006
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
CADA UM NO SEU QUADRADO: A IDENTIDADE QRCODE NOS ESPAÇOS DE EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA 2021
Jogos Recreativos Inclusivos 2021
Projeto Des-fronteiras: janelas poéticas em tempos de pandemia através do desenho de observação 2021
TUDO JUNTO E MISTURADO: AÇÕES INTERDISCIPLINARES ONLINE DE ENSINO, DE PESQUISA E DOS PROJETOS DE EXTENSÃO ARTE2, PÉ DE MOLEQUE E ENGANANDO O OLHO 2021
Pôster dialogado: Jogos Recreativos Inclusivos: Estratégia Didática para Estudantes Não Videntes ou Parcialmente Videntes com Conceitos de Design Thinking 2020
Pôster Dialogado: CADA UM NO SEU QUADRADO: A IDENTIDADE QRCODE NOS ESPAÇOS DE EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA 2020
NOVAS NARRATIVAS GRÁFICAS: A ESCOLA DE BELAS ARTES EM QUADRINHOS 2018
Pôster Dialogado: Memória em fragmentos dos ícones arquitetônicos da Exposição Internacional no Rio de Janeiro 2018
Rabisco Tridimensionais: Implantação de esculturas de épuras contendo planos particulares na Ilha do Fundão 2017
Projeto de métodos de ensino da arte: Uma visão de Thierry de Duve 2017
Projeto de Arte e Educação 2017
Projeto Cultura e Opulência: Releitura e Ilustração 2017
Resgate da memória visual das ruínas do Sahy em Mangaratiba Rio de Janeiro 2017
Pôster Dialogado: Projeto Arte e Educação: Uma visão contemporânea do Ensino da Arte no Brasil 2017
Pôster Dialogado: Resgate da memória das ruínas do Sary em Mangaratiba- Rio de Janeiro 2017
Pôster Dialogado: Projeto Métodos de Ensino da Arte: Uma visão de Thierry De Duve 2017
Pôster Dialogado: Rabiscos Tridimensionais: Implantação de esculturas de épuras contendo planos particulares na Ilha do Fundão 2017
In_Learning - Teaching Architecture Using Moodle 2011
Metodologia de análise visual baseada na tecnologia de Realidade Virtual (VR): Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Brasil e Jardim do Cerco, Mafra, Portugal 2011
A arquitetura funerária de Victor Brecheret aplicada ao túmulo da família Schuracchio - Ave maria - Cemitério São Paulo 2011
Visual analysis methodologies basead on virtual reality (VR) technology 2010
Metodologias de análise visual baseadas na tecnologia de Realidade Virtual: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Brasil e Jardim do Cerco, Portugal 2010
Estudos de ferramentas para auxiliar a Visualização Patrimônio Cultural em Jardins Históricos 2008
Preservação de ambientes com o uso das técnicas de Realidade Virtual (RV) em um estudo de caso: a Lagoa Rodrigo de Freitas 2007
Metodologia de Treinamento e Simulação na Indústria OFFSHORE. 2007
ESTUDO DE SOLUÇÕES PARA VISUALIZAÇÃO E SIMULAÇÕES DE PROJETOS EM VIRTUAL HERITAGE 2007
ESTUDO DA EVOLUÇÃO URBANA DO BAIRRO DA LAGOA, RIO DE JANEIRO, EM UMA VISÃO TRIDIMENSIONAL 2007
APPLICATION OF DATA COLLECTED BY THE MODIS WATER AND LAND SENSOR AND THE ANALYSIS OF INTERPRETATION OF SYNTHETIC SUBAQUATIC IMAGES WITH USE, SOLUTION AND APPLICATION IN SUBAQUATIC ENVIRONMENTS TO AID IN THE APPLICATION OF A TRAINING AND SIMULATION METHODO 2006
A realidade virtual aplicada à educação em um ambiente interativo 2006
Aquisição e construção do conhecimento com o auxílio da tecnologia de Realidade Virtual (RV) na área de Realidade Aumentada, através da ferramenta Artag para visualização em 3D da escultura Portadora de Perfume de Victor Brecheret 2006
Um olhar de 360° sobre seis obras públicas de Victor Brecheret na Cidade de São Paulo 2006
Study of solutions for visualization of the project: entrances, flags and paulista symbols in a three-dimensional vision of the public works of Victor Brecheret from Sculpture to Architecture - MAS2006-014 2006
Ilusão Aumentada: Difusão e entretenimento de aplicativos em Realidade Aumentada (RA) para o público infantil 2006
Gruta Digital: um Ambiente de Realidade Virtual Imersivo Itinerante para Aplicações Educacionais. 2006
Arte, Educação e Cultura: construindo conhecimentos através de um sistema de Realidade Virtual itinerante 2006
Estudo de soluções para visualização e simulações do projeto em Planejamento Urbano: A Lagoa Rodrigo de Freitas 2006
Passeio virtual ao ateliê de pintura da EBA da UFRJ 2005
Brecheret: O escultor de São Paulo 2005
Visualização tridimensional das agressões físicas ocorridas na Lagoa Rodrigo de Freitas em diferentes períodos 2005
Projetos e Pesquisas em Realidade Virtual do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Coppe 2005
A arquitetura funerária de Victor Brecheret aplicada ao túmulo da família Scuracchio - Ave Maria - XIV Encontro Nacional da ANPAP 2005
Scanner 3D 2005
Realidade Virtual aplicada à aviação demonstração em helicóptero. 2004
Pesquisas em Realidade Virtual desenvolvidas no Laboratório Lamce/ PEC/ COPPE/ UFRJ 2004
Realidade Virtual aplicada a Engenharia 2004
Modelagem de Esculturas Reais com Aproveitamento nas Técnicas de Realidade Virtual 2003
Realidade Virtual: Estudo de caso helicóptero 2003
Apreciação Ergonômica da Situação de Voo no Transporte Aero médico 2003
Visualização tridimensional do Centro Histórico de Parati, Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro 2002
Realidade virtual na arte da cenografia contemporânea 2002
Publicações:
Minha Rede: