Ana Angelita Costa Neves da Rocha

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0001-8142-0119


Formação:
  • University College of London

    | Pós-Doutorado | 2021 - Agora
  • Universidade Federal Fluminense

    | Pós-Doutorado | 2016 - Agora
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2009 - 2013
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 2006 - 2008
  • Universidade Federal Fluminense

    História do Brasil | Especialização | 2005 - 2006
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Geografia | Graduação | 2000 - 2004
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(22.22% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
School Space and Sustainability in the Tropics: The Case of Thermal Comfort in Brazil 10.3390/su151813596 2023
A ESCALA E O CURRÍCULO: em debate a política na educação 10.12957/geouerj.2023.77741 2023
O espaço da escola: entre a emergência climática e o conforto térmico 2023
Por Que Traímos o Espaço Geográfico? Notas Para Uma Conversa Curricular 2022
O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO TEM LUGAR NUM CURRÍCULO PROGRESSISTA? PARA COMEÇAR UM DEBATE SOBRE A REVISÃO DA BNCC 2022
A metáfora, o Enem e a democracia 10.5335/rep.v27i3.12385 2021
'Currículo e espaço ? uma conversa por se fazer?' 2020
Os vestidos da Madrinha Verônica: ou como a morte aparece no currículo 2020
CORPO-TERRITÓRIO COMO ARGUMENTO CURRICULAR DE RESISTÊNCIA 10.12957/teias.2019.47485 2019
?PELO ESPAÇO? NA VIA DE DOREEN MASSEY: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DE ?MATERIAL GEOGRAPHIES? 2018
SELEÇÃO DO CONHECIMENTO COMO OPERAÇÃO ANTAGÔNICA 2017
O QUE DOREEN DIRIA SOBRE NÓS? UM ENSAIO SOBRE A PEDAGOGIA DA ESPERANÇA 2017
A construção do conceito de bioma a partir da atividade lúdica 2015
POR ONDE ANDA O TERRITÓRIO NA BNC? UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA SELEÇÃO CURRICULAR 2015
ENEM NOS DOCUMENTOS: UMA LEITURA PÓS-FUNDACIONAL DA REESTRUTURAÇÃO DO EXAME EM 2009 2014
UM EStUDO SOBRE O EnEM E O cURRÍcUlO DE gEOgRAFiA nO EnSinO MÉDiO 2014
Qual a referência da Matriz? Notas para ensaiar uma reflexão sobre a disciplina escolar e a Geografia no ENEM 2012
Entre Políticas de Currículo e de Formação Continuada: o que dizem os documentos oficiais sobre o Manual do Professor? 2008
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
O OLHAR GEOGRÁFICO SOBRE A ESCOLA: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA 2016
Encontros e disputas disciplinares no currículo do ensino fundamental no Colégio Pedro II 2016
Significações de avaliação no Glossary of Curriculum Terminology 2016
As contribuições de Doreen Massey para a Geografia Escolar: multiplicidade como política de conhecimento 2015
Da Situação - Problema à Teoria de Resposta ao Item: Reflexões sobre ENEM como Debate Curricular 2015
ANÁLISE CURRICULAR E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: ENTRE DESAFIOS E APOSTAS PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA GEOGRAFIA NA UFRJ 2014
NOTAS SOBRE A CONCEPÇÃO DE TEXTO CURRICULAR: UMA ANÁLISE DAS FALAS DE FUTUROS PROFESSORES 2012
O ENEM E DECISÕES ENTRE SENTIDOS DE AVALIAÇÃO E CURRÍCULO 2012
QUE PERMITE A INTERPRETAÇÃO ESPACIAL SER RECONHECIDA COMO GEOGRAFIA ESCOLAR? UMA REFLEXÃO SOBRE A DISCIPLINA ESCOLAR. 2011
KRAFTWERK E A AUSÊNCIA DO ESPAÇO: UMA ALEGORIA PARA REPENSAR A OBSERVAÇÃO DAS AULAS COMO OBJETO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA 2010
O ENEM como política curricular: notas para o debate sobre a geografia a ser ensinada no Ensino Médio 2010
O Manual do Professor como prática discursiva curricular 2010
Questões para estudos curriculares: possíveis discussões sobre a relação do sujeito com o saber 2010
Conhecimento escolar e produção da diferença:o 2009
A bibliografia no manual do professor e as vozes das últimas páginas: algumas notas para a discussão da relação do professor com os saberes 2009
PENSAR NO/COM/SOBRE O ESPAÇO: NOTAS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE OS OBJETIVOS DA AULA DE GEOGRAFIA 2009
Experiências pedagógicas: o território e a territorialidade em aulas de Geografia 2009
O Manual do Professor de Geografia: discursos sobre formação docente nos documentos oficiais e "marginais" do PNLD/2008 2008
Contribuições do campo do Currículo para o ensino de Geografia: possíveis perguntas e prováveis debates 2007
Discutindo o manual do professor de Geografia: uma leitura sobre o PNLD 2008 2007
A formação do pesquisador: transformando temas em problemas 2006
Educação para com o meio ambiente e geografía: Captandoas as representações sociais de alunos e professores de Geografía 2002
Procedência dos candidatos ao vestibular e dos alunos matriculados na UERJ (Campus Maracanã) 2001 2001
O papel do complexo agroindustrial nas transformações sócio-espaciais no norte fluminense: Município Quissamã-RJ 2001
Projeto Quissamã-Diagnóstico preliminar das condições sócio-ambientais do município de Quissamã 2001
Publicações:
Minha Rede: