Virginia Kastrup
Formação:
-
Conservatoire National des Arts et Métiers
| Pós-Doutorado | 2009 - 2010
-
Centre National de la Recherche Scientifique
| Pós-Doutorado | 2001 - 2002
-
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Psicologia Clínica | Doutorado | 1994 - 1997
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Psicologia | Mestrado | 1980 - 1984
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Psicologia | Graduação | 1975 - 1979
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(42.39% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Refúgios, ressurgências e entre-possessões da atenção com o Maracatu de baque virado | 10.48074/aceno.v10i24.15610 | 2024 |
Arte e atenção conjunta: a dimensão micropolítica da acessibilidade | 2023 | |
Atenção conjunta e transversalidade no toque do maracatu de baque virado | 10.12957/mnemosine.2023.76207 | 2023 |
A ESCRITA CARTOGRÁFICA E A DIMENSÃO COLETIVA DA EXPERIÊNCIA | 10.12957/riae.2023.80661162 | 2023 |
Dimensões da escuta na formação de pesquisadores: observações a partir da ecologia da atenção | 10.34019/1982-1247.2023.v17.35718 | 2022 |
As artes da atenção conjunta: formação e cuidado na Universidade | 10.36704/eef.v25i47.6906 | 2022 |
Escrita Literária em Grupo: Uma Experiência Coletiva | 10.22456/2238-152X.112427 | 2021 |
O PROCESSO DE ESCRITA LITERÁRIA E A CO-EMERGÊNCIA DA OBRA DE ARTE E DO AUTOR | 10.5752/P.1678-9563.2019v25n3p1000-1020 | 2020 |
Encontros com a deficiência na universidade: deslocando o capacitismo em oficinas de formação inventiva | 10.12957/mnemosine.2020.52679 | 2020 |
Práticas de cuidado e cultivo da atenção com crianças | 10.5965/198431781642020166 | 2020 |
Cartografiar es trazar un plano común | 2020 | |
Les ?uvres d'art et l'accessibilité esthétique pour les personnes aveugles: quelques stratégies inventives | 10.15353/cjds.v8i6 | 2019 |
Formação em psicologia e saúde mental na atualidade: uma oficina de corpo e um caderno coletivo como dispositivos experimentais | 2019 | |
A atenção cartográfica e o gosto pelos problemas | 10.22456/2238-152X.97450 | 2019 |
Le fonctionnement de l?attention dans le travail du cartographe | 2019 | |
Ressonâncias Entre a Abordagem da Enação e a Psicologia Clínica | 10.12957/epp.2017.37705 | 2018 |
How to Make the Body Speak? Visual Disability, Verbalism and Embodied Speech | 10.1590/1982-3703000052018 | 2018 |
A atenção conjunta e o bebê cartógrafo: a cognição no plano dos afetos | 10.22409/ayvu.v5i1.27403 | 2018 |
Cuidando de quem cuida: cartografia e atenção conjunta em uma instituição de educação infantil | 10.22409/ayvu.v5i1.27404 | 2018 |
DA PROPRIOCEPÇÃO À APROPRIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA: UMA PRÁTICA CORPORAL COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | 10.12957/periferia.2017.29409 | 2017 |
Tactile Radar: experimenting a computer game with visually disabled | 10.1080/17483107.2017.1378391 | 2017 |
A roda como método de aprendizado do movimento com pessoas com deficiência visual: O papel dos relatos de campo na pesquisa-intervenção | 2016 | |
AESTHETIC ACCESSIBILITY AND TACTILE IMAGES IN WORKS OF ART | 2015 | |
Computador-internet nas Práticas de Estudo Contemporâneas: uma Pesquisa com Estudantes de Psicologia | 10.1590/1982-3703001252012 | 2015 |
La cartographie comme méthode : pistes pour la pratique d?une recherche-intervention | 10.3917/bupsy.536.0133 | 2015 |
Devires e acessibilidade estética numa visita com cegos e videntes | 2015 | |
A experiência do espectador: recepção, audiência ou emancipação? | 2015 | |
Intervention-Research in a mental health service in Brazil | 2015 | |
A experiência de perder a visão: reabilitação funcional e reinvenção existencial | 2015 | |
O tátil e o háptico na experiência estética: considerações sobre arte e cegueira | 2015 | |
LITERATURA, ESCRITA INVENTIVA E VIRTUALIZAÇÃO DO EU | 2015 | |
Expressividade como qualidade dinâmica: uma discussão sobre percepção na arte | 2014 | |
Práticas de estudo contemporâneas e a aprendizagem da atenção | 10.1590/s0102-71822013000100021 | 2013 |
Skills Society and Cognition Policies in the Formation of Teachers | 10.1590/1982-43272355201312 | 2013 |
Cegos e videntes se encontram no museu: da dicotomia à partilha do sensível | 2013 | |
Zona de risco dos encontros multissensoriais: anotações éticas e estéticas sobre acessibilidade e mediações | 2013 | |
Cartografar é traçar um plano comum | 10.1590/s1984-02922013000200004 | 2013 |
Sobre a validação da pesquisa cartográfica: acesso à experiência, consistência e produção de efeitos | 10.1590/s1984-02922013000200011 | 2013 |
'Será que cegos sonham?': o caso das imagens táteis distais | 10.1590/S1413-73722013000300005 | 2013 |
Psicologia e segurança pública: invenção de outras máquinas de guerra | 10.1590/s0102-71822012000100007 | 2012 |
Le rôle de l'expérience esthétique tactile dans l'apprentissage des personnes handicapées visuelles dans les musées | 10.3917/savo.028.0093 | 2012 |
Audiodescrição de filmes: experiência, objetividade e acessibilidade cultural | 10.1590/s1984-02922012000100009 | 2012 |
A potência do experimental nos programas de acessibilidade: Encontros Multissensoriais no MAM Rio | 2012 | |
A atenção na experiência estética: cognição, arte e produção de subjetividade | 2012 | |
O ciclo inventivo da imagem | 2012 | |
On haptic and motor incorporation of tools and other objects | 10.1007/s11097-012-9269-8 | 2012 |
Pour une esthétique tactile : de l?adaptation des oeuvres d?arts plastiques aux personnes déficients visuelles | 2012 | |
Bergson, l'attention et les aveugles | 10.3917/chime.078.0193 | 2012 |
Atenção a si: da auto-observação à auto-produção | 2011 | |
Experiência estética para uma aprendizagem inventiva: notas sobre o acesso de pessoas cegas a museus | 2011 | |
A experiência com a Literatura numa instituição prisional DOI 10.5752/P.1678-9563.2009v15n3p22 | 10.5752/P.1678-9563.2009v15n3p22 | 2010 |
Por uma estética tátil sobre a adaptação de obras de artes plásticas para deficientes visuais | 2010 | |
A coexistência de formas e forças: a atualidade das contribuições gestaltistas ao campo da arte | 2010 | |
O aprendizado da utilização da substituição sensorial visuo-tátil por pessoas com deficiência visual: primeiras experiências e estratégias metodológicas | 10.1590/s0102-71822009000200013 | 2009 |
A abordagem da enação no campo da deficiência visual | 2009 | |
Acoplamentos, vínculos e deficiência visual | 2009 | |
Cognição e emoção na dinâmica da dobra afetiva | 10.1590/s1413-73722009000200020 | 2009 |
Leitura de acolhimento: uma experiência de devir consciente | 10.1590/S0102-79722009000200016 | 2009 |
Livração: intervenção de uma oficina de leitura num território habitado pela violência | 2009 | |
Redirecionamento Visuotátil da Atenção em Pessoas com Deficiência Visual Tardia | 2008 | |
O lado de dentro da experiência: atenção a si mesmo e produção de subjetividade numa oficina de cerâmica para pessoas com deficiência visual adquirida | 10.1590/s1414-98932008000100014 | 2008 |
Ressonâncias entre a abordagem enativa e a psicologia histórico-cultural | 2008 | |
A partilha do sensivel na comunidade: intercessões entre psicologia e teatro | 2008 | |
O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo | 10.1590/S0102-71822007000100003 | 2007 |
Questôes acerca da teoria da compensaçâo no campo da deficiência visual | 2007 | |
A invenção na ponta dos dedos: a reversão da atenção em pessoas com deficiência visual. | 2007 | |
Movimentos da atenção ? um diálogo com William James. | 2007 | |
O devir-consciente em rodas de poesia | 2005 | |
O conceito de coletivo como superação da dicotomia indivíduo-sociedade | 10.1590/s1413-73722005000200017 | 2005 |
Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre | 10.1590/s0101-73302005000400010 | 2005 |
L'expérience collective des rondes de poésie. | 2005 | |
A apredizagem da atenção na cognição inventiva | 10.1590/S0102-71822004000300002 | 2004 |
Production de subjectivité dans un atelier de lecture au Brésil | 2003 | |
A propos de l'apprentissage de la compétence éthique | 2003 | |
Produção da subjetividade na era da informática e a questão do ambientalismo | 2003 | |
Cartografias Literárias | 2002 | |
Ressonância e agrupamentos em espaço de supervisão | 2002 | |
Aprendizagem, arte e invenção | 10.1590/s1413-73722001000100003 | 2001 |
A consciência como campo de experimentação | 2001 | |
Dispositivos técnicos e devires da cognição contemporânea | 2001 | |
O devir-criança e a cognição contemporânea | 2000 | |
Sobre livros e leitura: algumas questões acerca da aprendizagem em oficinas literárias | 2000 | |
Sabedoria e Ilusoes de Um Cientista - Uma Resposta As Criticas de Piaget A Bergson | 1998 | |
A cognição contemporânea e a aprendizagem inventiva | 1998 | |
Sobre A Inexistencia de Um Estudo da Invencao Na Historia da Psicologia da Cognicao | 1996 | |
O Lugar da Técnica Nos Estudos da Cognição e O Problema da Produção da Subjetividade | 1996 | |
OLugar da Técnica Nos Estudos da Cognição e O Problema da Produção da Subjetividade | 1996 | |
Isabelle Stengers e A Invencao da Ciencia - Efeitos Sobre Os Estudos da Cognicao e Sua Historia | 1996 | |
Autopoiese e Subjetividade: Sobre O Uso da Nocao de Autopoiese Por Deleuze e Guattari | 1995 | |
Estrutura e Auto-Produção Na Teoria da Autopoiese | 1994 | |
Cibernetica, Psicologia e Psicanalise | 1993 | |
Maquinas Cognitivas: da Cibernetica A Autopoiese | 1993 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)