Alessandra Nicodemos Oliveira Silva

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal da Paraíba

    | Pós-Doutorado | 2022 - Agora
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação | Doutorado | 2009 - 2013
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação | Mestrado | 1998 - 2001
  • Universidade Federal Fluminense

    Licenciatura Em História | Graduação | 1992 - 1996
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(63.64% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
A Educação de Jovens e Adultos no tempo presente: entre silenciamentos, invisibilidades, retrocessos e resistências 2022
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO: DESAFIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE EM CONTEXTO PÓS COVID-19 10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2266 2022
Escola como disputa: juventude e cultura escolar em contextos de ocupação (Rio de Janeiro/2016) 10.18468/fronteiras.2020v7n2.p09-25 2021
Qual currículo para qual EJA? Algumas considerações sobre as políticas curriculares nacionais em 20 anos de DCN-EJA (2000-2020) 10.12957/e-mosaicos.2021.58190 2021
Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua: 10.14295/rbhcs.v12i24.11892 2020
Prática Docente em Geografia e História no contexto do Programa Nova EJA ? RJ 2020
Educação de Jovens e Adultos em Contexto Pandêmico: entre o remoto e a invisibilidade nas políticas curriculares 10.35786/1645-1384.v20.n3.14 2020
Material didático do Programa NEJA - tensões entre possibilidades emancipatórias e currículo prescritivo no trabalho docente em História 10.5433/2238-3018.2019v25n1p139 2019
De luta e de escola! mulheres quilombolas e experiências formativas 10.18226/22362762.v17.n.33.06 2018
Afirmações e Resistências: cultura escolar e juventude 2016
Práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos: conscientização ou conversão? 2015
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
A Educação de Jovens e Adultos no contexto pós-COVID-19 - experiências de professores/as de História. 2023
Base Nacional Comum Curricular no Estado do Rio de Janeiro (2020): o não lugar da EJA nas políticas de currículo no tempo presente 2021
Contexto ultraneoliberal e conservador: ameaças ao Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos 2020
Professores da Educação de Jovens e Adultos e proletarização docente: o que nos falam através de suas trajetórias de vida e profissional 2019
As juventudes na Educação de Jovens e Adultos: desafios para seu acesso e permanência em contexto conservador e ultraneoliberal no tempo presente 2019
Juventude na EJA: desafios atuais 2017
O Legado da Educação Popular como elemento curricular na Formação Continuada de Educadores de Jovens e Adultos em Curso de Especialização - A Experiência do CESPEB/EJA 2015
O que nos tem dito os Manuais de Didática de História sobre escolarizar jovens e adultos trabalhadores no tempo presente 2015
Práticas docentes em história na programa NOVA EJA/RJ: primeiras reflexões 2015
Ensino de história e educação de jovens e adultos: o currículo crítico e emancipatório como possibilidade de atuação docente 2015
Ensino de História na EJA: o legado da educação popular e os desafios docentes na formação do aluno jovem e adulto trabalhador. 2013
Ensino de História na EJA: o legado da educação popular e os desafios docentes na formação do aluno jovem e adulto trabalhador 2013
O Trabalho docente de História no PEJA/RJ: as possibilidades de elaboração, execução e ressignificação de um currículo crítico. 2012
A Construção de um Modelo de Prática Docente no Processo de Execução, Construção e Ressignificação do Currículo Escolar no Ensino da História na Educação de Jovens e Adultos 2010
A Formação da Identidade Docente no Processo de Execução, Construção e Ressignificação de Práticas Curriculares no Ensino de História 2009
O Ensino de História e EJA: a realidade do aluno trabalhador 2006
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