Maria Vitória Campos Mamede Maia

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Fundamentos da Educação/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-9697-8243


Formação:
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2019 - 2021
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Psicologia (Psicologia Clínica) | Doutorado | 2001 - 2005
  • Centro Universitário de Brasília

    Psicopedagogia | Especialização | 1999 - 2000
  • Centro Universitário de Brasília

    Psicologia | Graduação | 1994 - 1998
  • Centro Universitário de Brasília

    Licenciatura Em Psicologia | Graduação | 1994 - 1998
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Letras | Mestrado | 1982 - 1986
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Licenciatura Plena Em Português Inglês | Graduação | 1979 - 1982
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(11.27% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
DIANTE DO INTANGÍVEL: entrelaçamentos entre a BNCCe a Licenciatura em Pedagogia 2024
criatividade no novo contrato educativo para o século XXI 10.22483/2177-5796.2023v25id4179 2023
Análise de memes racistas sobre estudantes asiáticos-brasileiros 2023
Afetividade e lúdico no jogo do desenvolvimento social infantil 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2 2023
COM QUANTAS PESSOAS SE FORMA UM PENSAMENTO CRIATIVO? PANDEMIA, AULAS REMOTAS E UM E-BOOK 10.5216/rppoi.v21.74610 2023
A prática pedagógica decolonial na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência em uma classe da EJA sobre o ensino-aprendizagem da leitura e escrita 2021
Language acquisition and educational inclusion 10.46932/sfjdv2n2-026 2021
Criatividade é persona non grata? A perspectiva de professores das ciências da natureza 2021
(Editorial) Criatividade, lúdico e interculturalidade: limites e possibilidades para as múltiplas linguagens habitando a escola em tempos de crise. 2021
INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E DECOLONIALIDADE: quando as questões de raça, gênero e classe social interrogam as práticas docentes 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1697 2021
O SABER DO DESEJO PRATICADO NOS COLETIVOS PARENTAIS 2021
Formação Docente em Educação Física: a Perspectiva Inclusiva nos Documentos Oficiais 10.25755/int.23950 2021
O lúdico na prática docente decolonial 2021
?DIVERSIDADE CULTURAL E CRIATIVIDADE?: debatendo seu espaço no currículo 2020
Da solidão à capacidade de estar só na presença de alguém: percursos clínicos a partir da perspectiva de Winnicott 10.5433/2236-6407.2020v11n3suplp61 2020
PAULO FREIRE E O AGORA 10.29327/211303.5.8-13 2020
EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DOCENTE: VIVÊNCIAS SOBRE DEFICIÊNCIA VISUAL NA FORMAÇÃO INICIAL. 2019
Moral e ética na perspectiva da escola contemporânea: desafios para práticas escolares inclusivas por meio de jogos e brincadeiras 2019
Por Um Cotidiano Escolar Transgressivo: Quando Corpos Trans Interrogam As Práticas Curriculares 2019
Cinco universidades públicas do Rio De Janeiro sob análise do lúdico: afinal, qual é o seu lugar? 2019
HOMENS NO MAGISTÉRIO. EU APOIO 2019
Experiência no estágio obrigatório de gestão: o estudo sobre o poder do vínculo nas interações escolares 2019
Educação afetiva na escola: quando o olhar não reprime 2019
Moral e ética na perspectiva da escola contemporânea: desafios para práticas escolares inclusivas por meio de jogos e brincadeiras. 2019
Criatividade No Ensino De Geografia Para Surdos: Propostas Para Uma Aprendizagem Melhor 2018
Homens por vir: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na educação infantil a partir de jogos e brincadeiras'. 2018
Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: ?é avaliar junto, é fazer atividade junto? 2018
?EU TÔ ASSUSTADO. NÃO QUERO SAIR DA MINHA ESCOLA?. REFLEXÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2018
?SOMOS IGUAIS E SOMOS DIFERENTES?: OLHARES DOS ALUNOSSOBRE INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR 2018
CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: possibilidades de um campo de pesquisa. 2018
PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA QUE ATUA COMO BIDOCENTE: EM DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 2018
O brincar e a criatividade como formas de lidar com a dificuldade de aprendizagem 2017
Aquisição da linguagem e inclusão educacional Estratégias educacionais entre cegos deficientes múltiplos 2017
Criatividade docente como saída para a agressividade na e da escola 2017
Criatividade e educação: articulação possível? 2017
A importância dos cursos de extensão para qualificação do trabalho docente 2017
Criatividade e educação: articulação possível? 2016
Criatividade docente: Winnicott e a construção de subjetividades 2016
Por favor, chamem a professora! Relato de uma experiência clínica 2015
A Estética como via de nutrir o saber 2015
O olhar/saber que marca um espaço estrangeiro: por que um autista não pode brincar? 2014
Angústia, descompasso e desemparo - O analista e o trauma na clínica 2014
Entre o sonho/sono e transferência/setting: considerações sobre a transicionalidade na línica psicanalítica. De Freud a Winnicott 2013
O lúdico como instrumento de construção de vínculos com o mundo: reflexões sobre a relação dos alunos com altas habilidades/superdotação e o processo de ensino-aprendizagem 2012
As crianças querem mais: reflexões sobre a limitação da atividade corporal na escola 2012
Um psicanalista fazendo outra coisa: reflexões sobre setting na psicanalise extra-muros. 2011
Fenômeno histérico ou psicossomático? Re-lendo o Homem dos Lobos com Winnicott 2011
A clínica psicanalítica dos transtornos psicossomáticos: de Freud a Winnicott 2010
Uma Torre de Babel a ser decifrada: onde fica o lugar do analista e dos pais num trabalho clínico com crianças expatriadas? 2010
O corpo sem morada: a doença psicossomática como expressão do desfundamento da pessoa humana na sociedade contemporânea. 2010
?Angústia e subjetividade: reflexões sobre os fenômenos psicossomáticos a partir de Freud e Winnicott? 2009
Violência na infância, na adolescência e aprendizagem 2009
Reflexões sobre jovens antissociais e seus atos destrutivos: algumas contribuições da teoria de Winnicott 2009
Um mundo arcaico de vastas emoções e pensamentos imperfeitos: reflexões sobre sonhos e atos agressivos na adolescência. 2008
Há doenças piores do que as doenças? Reflexões sobre os fenômenos psicossomáticos a partir de Freud e Winnicott. 2008
O anel que tu me destes era vidro e se quebrou, o amor que tu me tinhas era vidro e se quebrou: quando o desejo se degrada em necessidade. Reflexões psicanalíticas sobre a neurose obsessiva 2008
Crianças ?impossíveis? - quem quer, quem se importa? 2007
Do carrinho de rolimã ao vídeo game: reflexões sobre a criatividade e a autoria de pensamento na contemporaneidade. 2006
A paz sem voz, não é paz, é medo: quem é o anti-social neste país anômico? 2006
Destituição da infância e crise na contemporaneidade 2005
A comunicação silenciosa: reflexões sobre a linguagem não verbal em Winnicott. 2004
Entre neurose e psicose:algumas considerações sobre os casos fronteiriços na clínica psicanalítica 2004
Resiliência e o pensamento de Winnicott 2004
Que tu és como um Deus- princípio e fim. reflexões sobre a paixão eo desamparo do desamor 2004
Quando mentir é cobrir espaços vazios: reflexões sobre a mentira infantil em Winnicott 2003
"Que tu és como um Deus Principio e Fim": paixão , desamparo e desamor. 2003
É sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar: resiliência e o pensamento winnicottiano 2003
Agressividade e violência. Reflexões acerca do comportamento anti-social e sua inscrição na cultura contemporânea. 2003
Nos deram espelhos e vimos um mundo doente. Reflexões sobre agressividade, comportamento anti-social e violência na cultura contemporânea. 2003
Agressividade e violência: reflexões acerca do comportamento anti-social e sua inscrição na cultura contemporânea. 2002
Pode alguém comer o seu próprio bolo e continuar a possuí-lo? : um ensaio sobrea a agressividade da criança a partir do olhar de Winnicott 2001
Eventos:

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Titulo DOI Ano
PARA ALÉM DA DIVERSÃO: AS INFLUÊNCIAS SOCIAIS DO BRINCAR SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM 2024
BRINCAR: EXPERIÊNCIAS QUE CELEBRAM A VIDA 2024
Representações do lúdico no parecer sucupira 2023
Conexões entre o espaço potencial de Winnicott e a educação de crianças: entre fatos e evidências 2023
Actas Completas e Resumos da 8ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: Educação, saberes pedagógicos e práticas educativas 2023
BRINCAR: UM ATO CRIATIVO, COMUNICATIVO E AFETUOSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2022
A pós-graduação deslúdica 2022
O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA - UM ESTUDO DE CASO 2022
A AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES CORPORAIS BRINCANTES, 2021
DOMINÓ: UM JOGO DE DESAFIO EM CORES, FORMAS E RELEVOS 2021
ANÁLISE DE MEMES RACISTAS SOBRE ESTUDANTES ASIÁTICO 2021
Capacitismo: uma revisão bibliográfica 2021
OLHAR E ESCUTA DOCENTES DO SOFRIMENTO PSÍQUICO NA EDUCAÇÃO: DEPRESSÃO E CRIATIVIDADE 2021
NÓS E ARREMATES: A (RE)INVENÇÃO DOS VÍNCULOS ENTRE SUJEITOS UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19 2021
O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE 2021
O LÚDICO NA PRÁTICA METODOLÓGICA DO ENSINO SUPERIOR 2021
O QUE TEM NESSA CAIXA? REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE O RITUAL ?UNBOXING? 2021
PENSANDO O LÚDICO NAS VISÕES PSICANALÍTICA E SÓCIOHISTÓRICA: UM ENCONTRO DE WINNICOTT COM HUIZINGA 2021
Dominó - um jogo de desafio em cores, formas e relevos. 2021
O lúdico tem vez na pós-graduação? Uma análise bibliográfica. 2021
O LÚDICO TEM VEZ NA PÓS-GRADUAÇÃO? ? UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA 2021
Você, homem do campo 2020
A Você, Jovem Do Campo? 2020
Você, homem do campo 2020
?EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE UMA MEDIADORA: AS BARREIRAS E OS AGENTES FACILITADORES PARA PROMOVER UMA PRÁTICA INCLUSIVA 2019
Educação afetiva na escola: quando o olhar não reprime 2019
Experiência no estágio obrigatório de gestão: o estudo sobre o poder do vínculo nas interações escolares 2019
O Lúdico como uma prática metodológica no ensino superior 2019
História de vida dos professores homens compartilhadas na página do Facebook: olhares sobre a docência 2018
Lúdico, ludicidade e atividade lúdida: diferenças e similaridades 2018
O lúdico é um saber? Vozes docentes sobre lúdico na docência do Ensino Superior 2018
O brincar na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. 2018
Quando ser cego é uma proposta de experimentação no curso de Pedagogia: inclusão combina com sentir? 2018
'AS CRIANÇAS APRENDEM O QUE É EQUILÍBRIO. OS ADULTOS VIVENCIAM O EQUILÍBRIO': REFLEXÕES DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE MONTESSORI 2018
'LÚDICO O QUE É?' CONCEITUANDO LÚDICO A PARTIR DAS PRODUÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA CRIAR E BRINCAR. 2018
Diálogos entre sujeito brincante-aprendente: construção de um espaço lúdico-criativo na formação continuada de professores 2018
O lúdico no Ensino Superior: Vozes docentes 2018
OFICINAS DE BRINQUEDOS RECICLADOS: A FOTOCARTOGRAFIA DE UM ESPAÇO POTENCIAL DE CRIATIVIDADE E BRINCADEIRAS 2018
TIA, EU POSSO? O DESPERTAR CRIATIVO E O LIVRE BRINCAR OBSERVADOS NAS OFICINAS DE ARTE REALIZADAS NO PROJETO DIA DE PARQUE 2018
?DESATANDO OS NÓS?: DA SALA DE AULA À QUADRA DA ESCOLA UMA PROPOSTA INCLUSIVA 2018
TEORIA VERSUS PRÁTICA: POSSÍVEIS REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO E A DOCÊNCIA A PARTIR DO ESTUDO SOBRE VÍNCULO NO GRUPO DE PESQUISA CRIAR & BRINCAR 2018
Processo de criação do jogo da memória e suas contribuições para se pensar a alfabetização no espaço escolar 2018
?O grande desafio é educar para a diversidade?: inclusão aos olhos de uma bidocente 2018
. O LUGAR DO LÚDICO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO RIO DE JANEIRO. 2018
AGRESSIVIDADE CRIATIVA: A CONSTRUÇÃO DO TERMO 2018
Oficinas de brinquedos reciclados: a fotocartografia de um espaço potencial de criatividade e brincadeiras 2018
A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA A QUALIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE 2017
DIÁLOGOS ENTRE WINNICOTT, VYGOTSKY. E D. BOSCO : CRIATIVIDADE COMO FORMA DE INCLUSÃO 2017
CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: DISPUTAS, TENSÕES E POSSIBILIDADES DE UM CAMPO. 2016
O JOGO: ESPAÇO LÚDICO PRIVILEGIADO DE DESENVOLVIMENTO DAS ESTRUTURAS MENTAIS 2016
Quem foi Lourenço Filho: memórias de uma educadora criativa 2016
In defense of homo ludens and playful as a space for teaching-learning in higher education: the playful and creative possibilities in teaching 2015
In defense of homo ludens and playful as a space for teaching-learning in higher education: the playful and creative possibilities in teaching 2015
THE LUDIC AS STRATEGY FOR PROPITIATE THE LEARNING IN EJA: INFANTILIZATION OR SPACE FOR CREATION? 2015
THE LUDIC AS STRATEGY FOR PROPITIATE THE LEARNING IN EJA: INFANTILIZATION OR SPACE FOR CREATION? 2015
'O possível é muito pouco diante da necessidade!': dificuldades de aprendizagem, fracasso escolar e práticas lúdicas 2015
Avaliemos e sigamos: A transição da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola do município do Rio de Janeiro 2015
CRIATIVIDADE, LÚDICO, AUTISMO E CIÊNCIAS, QUE MISTURA É ESSA? 2015
?QUEM SABE, SABE! E QUEM NÃO SABE...??: PODER, SABER E A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. 2015
Educação Estética e o Espaço Escolar: o brincar no contexto da dificuldade de aprendizagem. 2014
O espaço do brincar é o mesmo do aprender! Winnicott, Arte-educação e dificuldade de aprendizagem no contexto escolar 2014
Playful in Education of Adults and Young People ? can an adult´s teacher do its job without treating the student as a child? 2014
Creativity is not learning: who does say that art and playfyl processes do not recover the inteligence release? 2014
As Contribuições da pesquisa para o cotidiano escolar 2014
Formação de professores: ação, reflexão e concepções 2014
Avaliação e lúdico: quando a exclusão começa em nossas escolhas didáticas 2013
Brinquedoteca: Para quem serve? A quem inclui? 2013
O lúdico em benefício da aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção (TDAH) 2013
Experiências de gênero vivenciadas por licenciandos na Educação Física escolar 2013
Sem Leitura e Escrita: O lúdico no processo de inclusão 2013
Jogos e Espaço Lúdico: Uma análise a partir de observações no espaço do criar e brincar 2013
Homossexualidade e educação: investigar para compreender e respeitar 2013
Sentir, construir, silenciar, sustentar: a clínica psicanalítica como possibilidade de tradução do não dito. 2013
Sem Leitura e Escrita: O lúdico no processo de inclusão 2013
Homossexualidade e educação: investigar para compreender e respeitar 2013
O lúdico em benefício da aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção (TDAH) 2013
Brinquedoteca: Para quem serve? A quem inclui? 2013
Jogos e Espaço Lúdico: Uma análise a partir de observações no espaço do criar e brincar 2013
Avaliação e Lúdico: Quando a inclusão começa em nossas escolhas didáticas 2013
Experiências de gênero vivenciadas por licenciandos na Educação Física escolar 2013
As relações entre pais e filhos no campo das redes sociais digitais: determinantes sociais e estratégias psicopedagógicas 2013
?Eu não sou criativo!? Como acabar com mitos dentro da sala de aula 2013
Por que brincar não rima com avaliar? A interferência dos processos avaliativos no cotidiano lúdico escolar 2013
Como seres avaliados nos constituímos: a fuga como movimento diante do processo de não aprendizagem 2013
?Não tenho metodologia, não sou alfabetizadora?: reflexões sobre a não leitura e não escrita em alunos do 6º ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro 2013
O lúdico como metodologia e prática na formação de professores 2013
Educação Superior e o lúdico: uma combinação possível 2013
O lúdico no ensino superior: uma prática (im)possível? 2013
Avaliação e o lúdico: por um currículo onde as propostas didáticas não precisem ser construídas em dicotomias 2013
A Fuga nos Processos de Não Aprendizagem: Saída de um Lugar que não Pertenço. 2013
A Intervenção Lúdica e o Resgate do Prazer em Aprender. 2013
O Espaço Lúdico como uma Possibilidade de Trabalho com a Hiperatividade: Um Estudo de Caso em Benefício da Prática do Professor em Sala de Aula 2013
Alfabetizar no Sexto Ano? ?Por quê?? Elas não Conhecem as Letras? 2013
A Colaboração e o Processo de Formação de Vínculo entre os Pares. Como Pode o Lúdico Auxiliar Nesse Processo 2013
A Construção do Vínculo de Afetividade em Crianças com Problemas de Aprendizagem a partir da Experiência Lúdica: Um Estudo de Caso 2013
Por que entre o Alfabetizar e o Desejo de Aprender o Brincar não Tem Vez? 2013
A Poderosa Avaliação: Heroína ou Vilã? 2013
Práticas Lúdicas: O Resgate da Auto-Estima de Alunos com Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem. 2013
Será Possível Construir Limites Brincando? Jogos de Regras como Auxílio na Construção de Limite em Crianças com Comportamento Agressivo 2013
A importãncia da formação de professores na identificação de alunos com altas habilidade/superdotação 2012
O corpo emudecido no espaço escolar: reflexões sobre as relações entre corpo , linguagem e comunicação nas crianças de 09 a 11 anos 2012
The ludic in higher education: A (im)possible practice? 2012
Notes on the body`s importance in the inclusion of children with antisocial behavior and learning difficulties - a case study 2012
Why care about them after all? Preliminary results of the ludic practice in school with children with learning problems and antisocial behavior 2012
' Why they are not learning mathematics instead of playing?' relfections about the ludic space on educationa instituion 2012
Escola: Integração na diferença, disciplina na heterogeneidade 2012
A percepção dos professores de um aluno com altas habilidades/superdotação do quinto ano do Ensino Fundamental e a prática pedagógica: um estudo de caso 2012
A importância do corpo e do outro na infância: a acuidade do olhar às dificuldades de aprendizagem 2012
Notas sobre a importância do corpo na inclusão de crianças com comportamento antissocial e dificuldades de aprendizagem - Um estudo de caso 2012
Questões da Educação de Jovens e Adultos em uma Educação Inclusiva 2012
'Onde está a professora?': Reflexões sobre o não lúdico na instituição educacional 2012
Alunos com superdotação na sala de aula, professores capacitados para tanto? Um estudo de caso. 2012
Escola: Integração na diferença, disciplina na heterogeneidade. 2012
A formação docente em uma perspectiva crítica e a percepção de professores da educação básica sobre um aluno com altas habilidades/superdotação do 5 ano do ensino fundamental: um estudo de caso 2012
Quem nos ensina a ser mãe? : reflexões sobre intervenções sociais no campo da primeira infância. 2011
Uma pipa avoada: reflexões sobre a clínica do cuidado 2011
'Tia, cadê a outra professora?' Carinhas como técnica de trabalho com crianças de 3-4 anos 2011
Criando o que não estava lá: o mundo fofo-duro de Lucas 2011
Por favor, chamem a professora! Um exemplo criativo de holding no âmbito do ensino universitário da psicanálise. 2011
Afecções corporais e psicanálise: reflexões teorico-clínicas a partir de Freud a Winnicott. 2011
O cuidar nos pede maestria: reflexões sobre o trabalho do professor no campo da primeira infância 2011
A inclusão de alunos com alta habilidades/superdotação : realizado pela UFF/RJ através do programa de atendimento a alunos com altas habilidades e superdotação(PAAAHSD) 2011
Com dois riscos eu faço um guarda chuva : jogo e arte como instrumentos de inclusão de crianças anti-sociais e dificuldades de aprendizagem 2010
Reflexões sobre a exclusão de professores substitutos na escola 2010
"Onde está Wally?" - sobre o encobrimento do verdadeiro por um falso self na adolescência precoce. 2010
Os jogos e a sua importância para a psicologia e educação 2010
A prática pedagógica em questão: o lúdico como opção transformadora 2010
Antisocial behavior in precocious and late adolescence in Rio de Janeiro, Brazil 2010
Há crianças que morrem na infância sem ninguém perceber ? o falso self como defesa ao excesso de falta de amor materno 2010
Jogando para não dançar: reflexões sobre o uso dos jogos como possibilidade de inclusão de crianças com distúrbios de aprendizagem e comportamentos anti-sociais no processo de ensino-aprendizagem escolar. 2010
Jogos e espaço lúdico em crianças com conduta anti-social e dificuldade expressiva de aprendizagem - uma possível proposta pedagógica inovadora? 2010
A clínica psicanalítica dos transtornos psicossomáticos: de Freud a Winnicott 2009
"Como pode o peixe vivo viver fora da água fria": Reflexões sobre a inclusão escolar em crianças com comportamentos anti-sociais. 2009
Histeria de angústia ou afecção psicossomática? algumas considerações sobre o caso clínico do homem dos lobos 2009
Como poderei viver sem a sua companhia: reflexões sobre a exclusão escolar de crianças com comportamentos antissociais e propostas para sua inclusão 2009
Angústia, fobia e problemas de aprendizagem das crianças e adolescentes: qual o papel do pai e de seus substitutos nesse quadro contemporâneo de escolarização? 2009
Como transformar o tédio em melodia? reflexões sobre a exclusão escolar de crianças com comportamentos antissociais e propostas para sua inclusão a partir do jogo 2009
Por que tememos adolescentes infratores 2009
Adolescência, anomia e violência 2009
" Sou um psicanalista fazendo outra coisa" : reflexões sobre setting na psicanálise extra-muros 2009
?Sou um psicanalista fazendo outra coisa?: reflexões sobre setting na psicanálise extra-muros. 2009
E se Winnicott visitasse a FEBEN? 2009
Onde fica o lugar do analista e dos pais num trabalho com crianças? Reflexões sobre cognição e afeto na clínica. 2009
?A rede Globo anuncia a novela amor secreto?: reflexões sobre um atendimento de uma criança com síndrome de Asperger 2008
A comunicação silenciosa e a comunicação ?ruidosa?: reflexões sobre a linguagem não-verbal em Winnicott 2008
Um mundo arcaico de vastas emoções e pensamentos imperfeitos: reflexões sobre sonhos e atos agressivos na adolescência. 2007
A angústia entre desejar e adoecer: reflexões sobre os fenômenos psicossomáticos a partir de Freud e Winnicott. 2007
O corpo sem morada: a doença psicossomática como expressão do desfundamento da pessoa humana na sociedade contemporânea. 2007
?Que tu és como um Deus princípio e fim?: reflexões sobre a paixão e o desamparo. 2006
Polícia quem precisa: a falência do pacto social 2005
Polícia quem precisa: a falência do pacto social 2005
Capetas em forma de guris : no final, afinal, quem se importa com eles? 2005
Agora que faço eu da vida sem você? reflexões sobre o desamparo na paixão 2005
Brincar qual é a graça de brincar? A falência da criatividade na tendência anti-social 2005
A quem interessa uma educação do tipo nazista? Reflexões sobre o ato delinqüencial e a falência do pacto social. 2005
Olhares subjetivantes, lugares ressignificados 2004
Quando achávamos que sabíamos todas as respostas, mudaram as perguntas: reflexões sobre a destituição da infância e a crise dos papéis parentais na contemporaneidade. 2004
Como instaurar o playground nos desertos do real? - a agressividade da criança como busca de novas respostas no cenário da contemporaneidade líquida 2004
Eles não sabem explicar: reflexões sobre a mentira infantil 2003
Agressividade e violência e comportamento anti-social, notas sobre a cultura contemporânea 2003
Eles nao sabem explicar: reflexões sobre a mentira infantil 2003
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