Maria Vitória Campos Mamede Maia
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Fundamentos da Educação/FE
Formação:
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
| Pós-Doutorado | 2019 - 2021
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Psicologia (Psicologia Clínica) | Doutorado | 2001 - 2005
-
Centro Universitário de Brasília
Psicopedagogia | Especialização | 1999 - 2000
-
Centro Universitário de Brasília
Psicologia | Graduação | 1994 - 1998
-
Centro Universitário de Brasília
Licenciatura Em Psicologia | Graduação | 1994 - 1998
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Letras | Mestrado | 1982 - 1986
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Licenciatura Plena Em Português Inglês | Graduação | 1979 - 1982
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(11.27% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
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DIANTE DO INTANGÍVEL: entrelaçamentos entre a BNCCe a Licenciatura em Pedagogia | 2024 | |
criatividade no novo contrato educativo para o século XXI | 10.22483/2177-5796.2023v25id4179 | 2023 |
Análise de memes racistas sobre estudantes asiáticos-brasileiros | 2023 | |
Afetividade e lúdico no jogo do desenvolvimento social infantil | 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2 | 2023 |
COM QUANTAS PESSOAS SE FORMA UM PENSAMENTO CRIATIVO? PANDEMIA, AULAS REMOTAS E UM E-BOOK | 10.5216/rppoi.v21.74610 | 2023 |
A prática pedagógica decolonial na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência em uma classe da EJA sobre o ensino-aprendizagem da leitura e escrita | 2021 | |
Language acquisition and educational inclusion | 10.46932/sfjdv2n2-026 | 2021 |
Criatividade é persona non grata? A perspectiva de professores das ciências da natureza | 2021 | |
(Editorial) Criatividade, lúdico e interculturalidade: limites e possibilidades para as múltiplas linguagens habitando a escola em tempos de crise. | 2021 | |
INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E DECOLONIALIDADE: quando as questões de raça, gênero e classe social interrogam as práticas docentes | 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1697 | 2021 |
O SABER DO DESEJO PRATICADO NOS COLETIVOS PARENTAIS | 2021 | |
Formação Docente em Educação Física: a Perspectiva Inclusiva nos Documentos Oficiais | 10.25755/int.23950 | 2021 |
O lúdico na prática docente decolonial | 2021 | |
?DIVERSIDADE CULTURAL E CRIATIVIDADE?: debatendo seu espaço no currículo | 2020 | |
Da solidão à capacidade de estar só na presença de alguém: percursos clínicos a partir da perspectiva de Winnicott | 10.5433/2236-6407.2020v11n3suplp61 | 2020 |
PAULO FREIRE E O AGORA | 10.29327/211303.5.8-13 | 2020 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DOCENTE: VIVÊNCIAS SOBRE DEFICIÊNCIA VISUAL NA FORMAÇÃO INICIAL. | 2019 | |
Moral e ética na perspectiva da escola contemporânea: desafios para práticas escolares inclusivas por meio de jogos e brincadeiras | 2019 | |
Por Um Cotidiano Escolar Transgressivo: Quando Corpos Trans Interrogam As Práticas Curriculares | 2019 | |
Cinco universidades públicas do Rio De Janeiro sob análise do lúdico: afinal, qual é o seu lugar? | 2019 | |
HOMENS NO MAGISTÉRIO. EU APOIO | 2019 | |
Experiência no estágio obrigatório de gestão: o estudo sobre o poder do vínculo nas interações escolares | 2019 | |
Educação afetiva na escola: quando o olhar não reprime | 2019 | |
Moral e ética na perspectiva da escola contemporânea: desafios para práticas escolares inclusivas por meio de jogos e brincadeiras. | 2019 | |
Criatividade No Ensino De Geografia Para Surdos: Propostas Para Uma Aprendizagem Melhor | 2018 | |
Homens por vir: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na educação infantil a partir de jogos e brincadeiras'. | 2018 | |
Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: ?é avaliar junto, é fazer atividade junto? | 2018 | |
?EU TÔ ASSUSTADO. NÃO QUERO SAIR DA MINHA ESCOLA?. REFLEXÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | 2018 | |
?SOMOS IGUAIS E SOMOS DIFERENTES?: OLHARES DOS ALUNOSSOBRE INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR | 2018 | |
CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: possibilidades de um campo de pesquisa. | 2018 | |
PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA QUE ATUA COMO BIDOCENTE: EM DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 2018 | |
O brincar e a criatividade como formas de lidar com a dificuldade de aprendizagem | 2017 | |
Aquisição da linguagem e inclusão educacional Estratégias educacionais entre cegos deficientes múltiplos | 2017 | |
Criatividade docente como saída para a agressividade na e da escola | 2017 | |
Criatividade e educação: articulação possível? | 2017 | |
A importância dos cursos de extensão para qualificação do trabalho docente | 2017 | |
Criatividade e educação: articulação possível? | 2016 | |
Criatividade docente: Winnicott e a construção de subjetividades | 2016 | |
Por favor, chamem a professora! Relato de uma experiência clínica | 2015 | |
A Estética como via de nutrir o saber | 2015 | |
O olhar/saber que marca um espaço estrangeiro: por que um autista não pode brincar? | 2014 | |
Angústia, descompasso e desemparo - O analista e o trauma na clínica | 2014 | |
Entre o sonho/sono e transferência/setting: considerações sobre a transicionalidade na línica psicanalítica. De Freud a Winnicott | 2013 | |
O lúdico como instrumento de construção de vínculos com o mundo: reflexões sobre a relação dos alunos com altas habilidades/superdotação e o processo de ensino-aprendizagem | 2012 | |
As crianças querem mais: reflexões sobre a limitação da atividade corporal na escola | 2012 | |
Um psicanalista fazendo outra coisa: reflexões sobre setting na psicanalise extra-muros. | 2011 | |
Fenômeno histérico ou psicossomático? Re-lendo o Homem dos Lobos com Winnicott | 2011 | |
A clínica psicanalítica dos transtornos psicossomáticos: de Freud a Winnicott | 2010 | |
Uma Torre de Babel a ser decifrada: onde fica o lugar do analista e dos pais num trabalho clínico com crianças expatriadas? | 2010 | |
O corpo sem morada: a doença psicossomática como expressão do desfundamento da pessoa humana na sociedade contemporânea. | 2010 | |
?Angústia e subjetividade: reflexões sobre os fenômenos psicossomáticos a partir de Freud e Winnicott? | 2009 | |
Violência na infância, na adolescência e aprendizagem | 2009 | |
Reflexões sobre jovens antissociais e seus atos destrutivos: algumas contribuições da teoria de Winnicott | 2009 | |
Um mundo arcaico de vastas emoções e pensamentos imperfeitos: reflexões sobre sonhos e atos agressivos na adolescência. | 2008 | |
Há doenças piores do que as doenças? Reflexões sobre os fenômenos psicossomáticos a partir de Freud e Winnicott. | 2008 | |
O anel que tu me destes era vidro e se quebrou, o amor que tu me tinhas era vidro e se quebrou: quando o desejo se degrada em necessidade. Reflexões psicanalíticas sobre a neurose obsessiva | 2008 | |
Crianças ?impossíveis? - quem quer, quem se importa? | 2007 | |
Do carrinho de rolimã ao vídeo game: reflexões sobre a criatividade e a autoria de pensamento na contemporaneidade. | 2006 | |
A paz sem voz, não é paz, é medo: quem é o anti-social neste país anômico? | 2006 | |
Destituição da infância e crise na contemporaneidade | 2005 | |
A comunicação silenciosa: reflexões sobre a linguagem não verbal em Winnicott. | 2004 | |
Entre neurose e psicose:algumas considerações sobre os casos fronteiriços na clínica psicanalítica | 2004 | |
Resiliência e o pensamento de Winnicott | 2004 | |
Que tu és como um Deus- princípio e fim. reflexões sobre a paixão eo desamparo do desamor | 2004 | |
Quando mentir é cobrir espaços vazios: reflexões sobre a mentira infantil em Winnicott | 2003 | |
"Que tu és como um Deus Principio e Fim": paixão , desamparo e desamor. | 2003 | |
É sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar: resiliência e o pensamento winnicottiano | 2003 | |
Agressividade e violência. Reflexões acerca do comportamento anti-social e sua inscrição na cultura contemporânea. | 2003 | |
Nos deram espelhos e vimos um mundo doente. Reflexões sobre agressividade, comportamento anti-social e violência na cultura contemporânea. | 2003 | |
Agressividade e violência: reflexões acerca do comportamento anti-social e sua inscrição na cultura contemporânea. | 2002 | |
Pode alguém comer o seu próprio bolo e continuar a possuí-lo? : um ensaio sobrea a agressividade da criança a partir do olhar de Winnicott | 2001 |
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