Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-6334-4121


Formação:
  • Universidade do Minho

    | Pós-Doutorado | 2023 - Agora
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    | Pós-Doutorado | 2011 - 2013
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2002 - 2006
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 1994 - 1996
  • Centro Universitário Augusto Motta

    Pedagogia - Supervisão Escolar e Orientação Educ. | Graduação | 1975 - 1977
  • Instituto de Educação do Rio de Janeiro

    Pedagogia - Didática da Biologia e Higiene | Graduação | 1971 - 1975
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(43.75% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Inserção e indução profissional dos professores iniciantes/principiantes: estratégias formativas e papel dos coordenadores pedagógicos 10.14244/198271996479 2024
Trabalho docente e políticas de formação continuada na rede municipal do Rio de Janeiro 10.5007/2175-795X.2022.e86823 2022
Perfil dos professores de artes plásticas ingressantes na rede municipal do Rio de Janeiro e seu olhar sobre sua inserção profissional 10.21723/riaee.v16i3.14071 2021
O trabalho docente no Ensino Médio 10.1590/198053147621 2020
Indução profissional docente: desafios e tensões no contexto de uma política pública 2019
A FORMAÇÃO DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A INSERÇÃO PROFISSIONAL: Políticas docentes na rede municipal do Rio de Janeiro 10.25053/redufor.v4i11.1031 2019
Políticas de inserção profissional na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: uma proposta em movimento 10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4128 2019
A Pesquisa sobre o trabalho do professor no início da carreira profissional 10.31639/rbpfp.v10i19.175 2018
Formação docente: percepções de professores ingressantes na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro 2017
Formação docente e sua relação com a escola 2016
Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores 2013
A formação de professores e os desafios da docência na escolarização de surdos 2013
Os desafios do trabalho docente no âmbito da educação de surdos e suas implicações em projetos de formação inicial 2011
A formação de professores para atuação na escolarização de surdos: uma reflexão sobre os currículos de formação inicial 2010
Direitos Humanos: uma proposta metodológica 2000
Por uma educação pela paz e pela não violência 2000
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Indução profissional docente: os desafios encontrados na implementação do programa de tutoria na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro2019 2018
A inserção profissional da rede municipal do Rio de Janeiro: o que dizem professores acerca da política implementada a partir de 2012 2018
Interação Universidade ? Escola e a formação continuada de professores: percepções de uma professora supervisora 2018
POLÍTICAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO 2016
As percepções de professores acerca das condições de trabalho e sua relação com a aprendizagem profissional no início da carreira 2015
Dificuldades e desafios no processo de inserção profissional: percepções de professores iniciantes da rede municipal de ensino do RJ 2014
O olhar dos professores iniciantes da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro sobre a formação inicial 2014
Professores iniciantes e suas percepções sobre a inserção profissional, condições de trabalho e experiências de formação continuada 2014
O incentivo do PIBID para aproximar universidade e escola: quais as implicaçôes na formação docente? 2014
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL: APROXIMANDO INSTITUIÇÕES FORMADORAS E ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2014
O início da carreira e o processo de socialização profissional dos professores da rede municipal do Rio de Janeiro 2013
Formação e trabalho docente: uma aproximação possível? 2013
Professores formadores e o processo de socialização profissional docente 2012
O ensino de didática na formação de professores: desafios nas licenciaturas 2012
Formadores de professores: trajetórias, concepções e desafios. 2011
A escolarização de surdos: desafios para a formação de professores. 2011
A profissão docente e a escolarização de surdos: demandas e dificuldades 2011
O trabalho docente e a aprendizagem da profissão nos primeiros anos da carreira: algumas contribuições teóricas 2011
Um estudo sobre os processos de aprendizagem docente no início da carreira 2011
Profissão e formação docentes: políticas, práticas e identidades 2010
O trabalho docente no âmbito da escolarização de surdos: desafios para a formação de professores 2010
O trabalho docente na contemporaneidade: a educação de surdos como desafio 2010
O ofício de professora em escolas públicas de alto desempenho no Rio de Janeiro 2009
A formação de professores para atuação na escolarização de surdos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma reflexão sobre os currículos 2009
A relação escola-família no processo de escolarização de surdos 2009
A socialização profissional dos formadores de professores e as imagens do campo em que atuam 2008
A pesquisa acadêmica como princípio formativo no curso de Pedagogia 2008
Profissão docente: intensificação e complexificação 2008
Os professores formadores em nível superior: a socialização profissional e as imagens do campo em que atuam 2008
Os formadores de professores e a constituição do habitus profissional 2007
As estratégias do jovem na arte de viver o ofício de aluno 2006
Jornadas Pedagógicas de Educação Infantil: experiências de construção da relação teoria/prática no curso de Pedagogia 2004
Violência e cultura dos jovens: os olhares dos professores 2000
Violência e escola: o que pensam os professores 1999
Violência e escola: o que pensam os/as professores 1999
A escola como espaço de formação de professores 1998
A escola como espaço de formação continuada de professores: análise de uma experiência 1998
Cotidiano escolar e violência 1998
Publicações:
Minha Rede: