Giselle Arteiro Nielsen Azevedo
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Departamento:
Departamento de Análise e Representação da Forma/FAU
Formação:
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Engenharia de Produção | Doutorado | 1996 - 2002
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Arquitetura | Mestrado | 1992 - 1995
-
Universidade Federal Fluminense
Arquitetura e Urbanismo | Graduação | 1982 - 1988
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(26.83% artigos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| EDUCAÇÃO URBANÍSTICA E AMBIENTAL rede colaborativa, corresponsabilização e função social da universidade | 10.21680/2448-296X.2023v8n3ID32247 | 2023 |
| Paisagem-Cidade: Relações afetivas e memoriais de Boa Vista pela Rua Floriano Peixoto, Roraima | 2023 | |
| Desejos dos estudantes para o percurso casa-escola no mapeamento afetivo da cidade do Rio de Janeiro | 10.24109/2176-6673.emaberto.36i117.5633 | 2023 |
| PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DOS ESTUDANTES DE UMA ETE SOBRE A ESCOLA E A CIDADE DE VASSOURAS: ATRAVESSAMENTO DE HIBRIDISMOS | 2023 | |
| Escuta e diálogo: crianças e jovens na formação de minipúblicos potentes para a construção de políticas inclusivas | 10.54948/desidades.v0i31.46034 | 2022 |
| Afeto e subversão: Práticas infantis nos percursos cotidianos entre casa e escola em Rio das Pedras/RJ | 10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.03 | 2022 |
| CONTRIBUIÇÕES DA ARQUITETURA E URBANISMO PARA A IDEIA DE TERRITÓRIOS EDUCATIVOS NA INFÂNCIA | 2022 | |
| Necessidades de quem? Os objetos de fronteira como dispositivos de apoio à participação na construção coletiva do programa de necessidades | 2022 | |
| O mapear por crianças: Da Cartografia à leitura de mundo | 10.15210/PIXO.V5I16.18964lojavirtual | 2021 |
| EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES EDUCADORAS Experiências educativas em cidades brasileiras | 10.15210/pixo.v5i16.19418 | 2021 |
| A influência da iluminação nas emoções de jovens no contexto da pandemia de COVID-19 | 2021 | |
| TERRITÓRIOS EDUCATIVOS COMO ALFABETIZAÇÃO TERRITORIAL | 10.23900/10.23900/2359-1552 | 2020 |
| Making of: a cartografia de controvérsias e as pesquisas em projeto | 10.4237/virus | 2020 |
| PROJETAR COM: O projeto de arquitetura como uma rede sociotécnica de pesquisa-ação - concepção coletiva de uma escola de educação infantil | 10.15210/pixo.v1514 | 2020 |
| A Pandemia e suas janelas abertas ou fechadas para as infâncias | 10.4237/virus_journal nomads.usp | 2020 |
| O habitar das infâncias na cidade: territórios educativos como uma forma de resistência | 2020 | |
| Dos Territórios Vulneráveis aos Territórios Educativos | 2020 | |
| Versões e Conexões: A ação projetual em arquitetura como objeto de pesquisa à luz dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade | 2018 | |
| Avaliação de desempenho de um projeto-padrão do Programa ProInfância: Escola de Educação Infantil no Sul do Brasil | 2018 | |
| A metodologia da Avaliação de Desempenho no edifício escolar: contribuição com diretrizes para futuros projetos ou alterações físico-espaciais | 2018 | |
| Revista Nacional de Gerenciamento das cidades | 2018 | |
| Identificação de novos territórios educativos na escola infantil em tempo integral: a contribuição de alguns instrumentos de avaliação da percepção ambiental. | 2017 | |
| Como a casa acolhe: O olhar de criancas e adolescentes de uma comunidade de baixa renda em Juiz de Fora-MG | 2017 | |
| PROJETAR-COM: O arquiteto como um ?autor-rede? em movimento' | 2016 | |
| A qualidade do lugar nos residenciais para idosos | 2015 | |
| A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO AMBIENTE CONSTRUÍ DO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO RIO DE JANEIRO | 2013 | |
| INTERFACES E MEDIAÇÕES: A AÇÃO DAS JANELAS EM COLETIVOS URBANOS | 2013 | |
| QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO: Uma proposta de associação da Teoria Ator-Rede (TAR) aos processos de APO | 10.4237/gtp.v1i8.226 | 2013 |
| Sobre o papel da arquitetura escolar no cotidiano da educação: Análise das interações pessoa-ambiente para a transformação qualitativa do lugar pedagógico | 2012 | |
| Mapeando traduções: narrativas dos projetos/ambientes de food services | 2012 | |
| A Percepção dos Usuários da AACD em Relação aos Ambientes de Terapias: uma aplicação do instrumento Seleção Visual (Visual Cues) | 2012 | |
| Um Olhar Sobre a Eficácia de Ambientes de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) | 2012 | |
| AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO EM CRECHE INSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: UMA EXPERIÊNCIA NO LUGAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL | 2010 | |
| Editorial | 2010 | |
| Aplicação do Método Walkthrough na Associação Brasileira Beneficiente de Reabilitação - ABBR | 2009 | |
| Indicadores de qualidade ambiental para hospitais-dia | 2009 | |
| Humanização, imagem e caráter dos espaços de saúde | 2007 | |
| Observação Incorporada no Saara | 2007 | |
| Escolas de ontem, educação hoje: é possível atualizar usos em projetos padronizados? | 2007 | |
| Feira Nordestina de São Cristóvão: O Ensino de Conforto Ambiental Aplicado à Realidade Popular Brasileira | 1999 | |
| School Design (Henry Sanoff) - Resenha Bibliográfica | 1999 |
Eventos:
(8.57% eventos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| O caminhar da criança pela cidade - cidadania, sensorialidade e resistência urbana pela conquista do ir e vir. | 10.29327/projetar2023.657772 | 2023 |
| Pensar o urbano entre Topofilia e Topofobia: Uma experiência no território de Inhaúma. | 10.29327/projetar2023.653907 | 2023 |
| PesquisarCOM e ProjetarCOM crianças em arquitetura e urbanismo | 10.29327/projetar2023.657548 | 2023 |
| Apropriações subversivas: As vivências das crianças nos deslocamentos cotidianos entre a casa e a escola no Rio de Janeiro/RJ | 2022 | |
| TERRITÓRIOS EDUCATIVOS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: Mapeamento espaço-temporal, memória e apropriação | 10.5821/siiu.12170 | 2022 |
| A INCLUSÃO DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES NO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: O CASO DA E. M. FREI GASPAR, EM VARGEM GRANDE - RJ | 2022 | |
| DIÁLOGOS ENTRE ESCOLA E CIDADE: MAPEAMENTO AFETIVO DOS TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO ? BRASIL | 2021 | |
| O DESEMPAREDAMENTO DAS ESCOLAS E A PANDEMIA: OS CASOS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO BRASIL QUE ADOTARAM AULAS AO AR LIVRE | 2021 | |
| DIÁLOGOS ENTRE ESCOLA E CIDADE: MAPEAMENTO DOS TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DO RI | 2021 | |
| Conflicts and challenges for Architecture and Urbanism education: building up urban spaces together in the city of Rio de Janeiro | 2019 | |
| O Lugar da Infância: uma reflexão sobre os abrigos institucionais | 2018 | |
| La escuela y su territorio educativo: Estudio de caso Ilha do Governador, Rio de Janeiro | 2018 | |
| The built space of Tubiacanga: Reading of territory for education, culture and recreation. | 2018 | |
| Práticas Intergeracionais para construção da cidadania | 2018 | |
| Forma, Alma, Função em 130 anos de território educativo: O caso do diálogo entre a Gruta da Chácara e o Playground Holandês em Pelotas-RS | 2018 | |
| Tubiacanga in Rio de Janeiro/Brazil: From removal to community recognition and participatory design | 2018 | |
| O RECONHECIMENTO DO EXTRAMUROS ESCOLAR: UMA OBSERVAÇÃO SOBRE OS ESPAÇOS LIVRES PELO OLHAR DAS CRIANÇAS | 2018 | |
| TERRITÓRIOS EDUCATIVOS NO DIÁLOGO ENTRE ARQUITETURA, CIDADE E INFÂNCIA: SOCIABILIDADE E CIDADANIA DO ESPAÇO PÚBLICO? | 2018 | |
| Transformando Mosaicos urbanos através do território educativo: Uma p´ratica pedagógica no ensino de Arquittura e Urbanismo | 2018 | |
| O custo das decisões arquitetônicas nos projetos de empreendimentos imobiliários: Formação em Real Estate na graduação em Arquitetura | 2018 | |
| O projeto do ambiente escolar infantil | 2017 | |
| Topofilia e qualidade do lugar na E.M. Comandante Guilherme Fischer - RJ | 2017 | |
| A participacao de criancas no projeto e avaliacao do ambiente urbano como caminho para sustentabilidade cultural | 2017 | |
| Escola, um lugar de memoria: a valorizacao do edificio escolar atraves de sua historia e memoria coletiva | 2017 | |
| A permanência espaço-temporal do edificio escolar: propostas de adequação de uso em uma escola pública de ensino fundamental do Rio de Janeiro | 2016 | |
| DO ESPAÇO ESCOLAR AO TERRITÓRIO EDUCATIVO: O lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a cidade do Rio de Janeiro | 2015 | |
| Lugar multidimensional: atributos arquitetônicos em edifícios de pesquisa | 2015 | |
| Espaços Históricos como Formadores de Memória e Identidade: Estudo d Caso do Ginásio Experimental Rivadávia Corrêa | 2014 | |
| Processo e prática da autoavaliação no atelier de projeto de arquitetura | 2014 | |
| Subjetividades nas relações pessoa-ambiente no Mirante do Pão de Açúcar: Reflexões sobre Lugares de Turismo | 2012 | |
| Aging people living together: ambience of senior house in Brasil | 2012 | |
| Qualidade do lugar e gerontopia; Ambiências e expectadivas de condições de habitabilidade para a terceira idade | 2012 | |
| Olhares distintivos: Uma abordagem do Lugar visando a qualidade dos serviços de alimentação | 10.4237/sbqp.11.381 | 2011 |
| A Importância do Olhar dos Usuários em Ambientes da Arquitetura Hospitalar: uma aplicação do Poema dos Desejos | 10.4237/sbqp.11.292 | 2011 |
| Interação com usuários em APO de pátios escolares: métodos, instrumentos e aplicação | 2011 | |
| QUALIDADE DO LUGAR E DA PAISAGEM NO PÁTIO ESCOLAR: FUNDAMENTOS E CONCEITOS | 2010 | |
| OBSERVANDO A QUALIDADE DO LUGAR DO PÁTIO ESCOLAR: E.M. ESTADOS UNIDOS E E.M. GONÇALVES DIAS | 2010 | |
| Concepção da Forma Arquitetõnica I: Uma experiência didática na FAU/UFRJ | 2009 | |
| A Humanização dos Ambientes de saúde: atributos ambientais que favorecem a apropriação pelos pacientes | 2009 | |
| APO na Creche Doutor Paulo Niemeyer: uma experiência no LUGAR de educação infantil | 2009 | |
| Abordagem Experiencial e Observação incorporada e suas aplicações na Avaliação Pós-Ocupação | 2008 | |
| A humanização de unidades de Hospital-Dia: apropriação e vivência pelos pacientes | 2008 | |
| A interferência sócio-espacial do entorno em unidade educacional de interesse social: o caso da creche municipal Benedita Siqueira Lopes | 2008 | |
| Abordagem Conceitual e Metodológica do Grupo Ambiente-Educação | 2008 | |
| O Lugar do Ambiente na Educação infantil: APO na Creche Paulo Niemeyer | 2008 | |
| Uma reflexão sobre métodos utilizados em APO: estudo de caso da Creche Edson Luiz - RJ | 2008 | |
| A Influência do Conforto Ambiental na Concepção da Unidade de Educação Infantil:uma visão multidisciplinar | 2008 | |
| Apropriação em unidades de hospital-dia: estudo do potencial de uso dos ambientes | 2008 | |
| Embodied Observation in the post-occupation evaluation of the public day-care center Edson Luiz - Rio de Janeiro | 2008 | |
| The meaning of humanization in health care environments - case study of four day-units hospitals | 2008 | |
| Children`s Assessment of Spatial Arrangements | 2007 | |
| Escolas de ontem, Educação de Hoje: é possível atualizar usos em Projetos Padronizados? | 2007 | |
| A CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO E DA AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO NO PROCESSO DE CONCEPÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DE UMA CRECHE-ESCOLA | 2006 | |
| AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO EM AMBIENTE DESTINADO À EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM MULTIMÉTODOS | 2006 | |
| A qualidade dos ambientes de educação infantil: compromisso da gestão democrática com os direitos da criança. | 2006 | |
| Linguagem do Ambiente: Padrões de infra-Estrutura na Educação Infantil | 2005 | |
| Avaliação Pòs-Ocupação e Projeto Arquitetônico: Influências e Interfaces | 2005 | |
| Grupo Ambiente-Educação: Um Locus Interdisciplinar Possível no Projeto dos Ambientes para a Educação Infantil | 2005 | |
| O Espaço da Escola como o lugar do Conhecimento: Um Estudo de Avaliação de Desempenho com Abordagem Interacionista | 2004 | |
| Avaliação de Desempenho dos Ambientes internos do PROARQ/FAU/UFRJ: Sugestão Visual | 2004 | |
| Arquitetura Escolar e Educação no Brasil: Panorama Histórico e Perspectivas Atuais | 2003 | |
| Quality of Life in Schools: A Compromise between Architecture and Educational Philosophy | 2000 | |
| Qualidade de Vida nas escolas: Produção de uma Arquitetura Fundamentada na Interação Usuário-Ambiente | 2000 | |
| Arquitetura e Educação: A Complementaridade Necessária para a Qualidade do Ambiente escolar | 1999 | |
| Adeqüação e Eficiência de Sistemas Construtivos na Produção da Arquitetura Escolar do Rio de Janeiro | 1998 | |
| Avaliação Pós-Ocupação do Edifício de Serviços do BNDES (EDSERJ)/RJ | 1998 | |
| As Áreas de Estudo da Pós-graduação e o Ensino de Desenho de Arquitetura | 1995 | |
| As Escolas Públicas do Rio de Janeiro: Considerações sobre o Conforto Térmico das Edificações | 1995 | |
| Habitação e Conforto Térmico: Metodologia de Auxílio à Concepção Projetual | 1995 | |
| Edifício Escolar e Desempenho Térmico: Uma Interação com as Condições Físico-Climáticas Regionais | 1994 |