Giselle Arteiro Nielsen Azevedo

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Departamento:

Departamento de Análise e Representação da Forma/FAU

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Engenharia de Produção | Doutorado | 1996 - 2002
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Arquitetura | Mestrado | 1992 - 1995
  • Universidade Federal Fluminense

    Arquitetura e Urbanismo | Graduação | 1982 - 1988
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(26.83% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
EDUCAÇÃO URBANÍSTICA E AMBIENTAL rede colaborativa, corresponsabilização e função social da universidade 10.21680/2448-296X.2023v8n3ID32247 2023
Paisagem-Cidade: Relações afetivas e memoriais de Boa Vista pela Rua Floriano Peixoto, Roraima 2023
Desejos dos estudantes para o percurso casa-escola no mapeamento afetivo da cidade do Rio de Janeiro 10.24109/2176-6673.emaberto.36i117.5633 2023
PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DOS ESTUDANTES DE UMA ETE SOBRE A ESCOLA E A CIDADE DE VASSOURAS: ATRAVESSAMENTO DE HIBRIDISMOS 2023
Escuta e diálogo: crianças e jovens na formação de minipúblicos potentes para a construção de políticas inclusivas 10.54948/desidades.v0i31.46034 2022
Afeto e subversão: Práticas infantis nos percursos cotidianos entre casa e escola em Rio das Pedras/RJ 10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.03 2022
CONTRIBUIÇÕES DA ARQUITETURA E URBANISMO PARA A IDEIA DE TERRITÓRIOS EDUCATIVOS NA INFÂNCIA 2022
Necessidades de quem? Os objetos de fronteira como dispositivos de apoio à participação na construção coletiva do programa de necessidades 2022
O mapear por crianças: Da Cartografia à leitura de mundo 10.15210/PIXO.V5I16.18964lojavirtual 2021
EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES EDUCADORAS Experiências educativas em cidades brasileiras 10.15210/pixo.v5i16.19418 2021
A influência da iluminação nas emoções de jovens no contexto da pandemia de COVID-19 2021
TERRITÓRIOS EDUCATIVOS COMO ALFABETIZAÇÃO TERRITORIAL 10.23900/10.23900/2359-1552 2020
Making of: a cartografia de controvérsias e as pesquisas em projeto 10.4237/virus 2020
PROJETAR COM: O projeto de arquitetura como uma rede sociotécnica de pesquisa-ação - concepção coletiva de uma escola de educação infantil 10.15210/pixo.v1514 2020
A Pandemia e suas janelas abertas ou fechadas para as infâncias 10.4237/virus_journal nomads.usp 2020
O habitar das infâncias na cidade: territórios educativos como uma forma de resistência 2020
Dos Territórios Vulneráveis aos Territórios Educativos 2020
Versões e Conexões: A ação projetual em arquitetura como objeto de pesquisa à luz dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade 2018
Avaliação de desempenho de um projeto-padrão do Programa ProInfância: Escola de Educação Infantil no Sul do Brasil 2018
A metodologia da Avaliação de Desempenho no edifício escolar: contribuição com diretrizes para futuros projetos ou alterações físico-espaciais 2018
Revista Nacional de Gerenciamento das cidades 2018
Identificação de novos territórios educativos na escola infantil em tempo integral: a contribuição de alguns instrumentos de avaliação da percepção ambiental. 2017
Como a casa acolhe: O olhar de criancas e adolescentes de uma comunidade de baixa renda em Juiz de Fora-MG 2017
PROJETAR-COM: O arquiteto como um ?autor-rede? em movimento' 2016
A qualidade do lugar nos residenciais para idosos 2015
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO AMBIENTE CONSTRUÍ DO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO RIO DE JANEIRO 2013
INTERFACES E MEDIAÇÕES: A AÇÃO DAS JANELAS EM COLETIVOS URBANOS 2013
QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO: Uma proposta de associação da Teoria Ator-Rede (TAR) aos processos de APO 10.4237/gtp.v1i8.226 2013
Sobre o papel da arquitetura escolar no cotidiano da educação: Análise das interações pessoa-ambiente para a transformação qualitativa do lugar pedagógico 2012
Mapeando traduções: narrativas dos projetos/ambientes de food services 2012
A Percepção dos Usuários da AACD em Relação aos Ambientes de Terapias: uma aplicação do instrumento Seleção Visual (Visual Cues) 2012
Um Olhar Sobre a Eficácia de Ambientes de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) 2012
AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO EM CRECHE INSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: UMA EXPERIÊNCIA NO LUGAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL 2010
Editorial 2010
Aplicação do Método Walkthrough na Associação Brasileira Beneficiente de Reabilitação - ABBR 2009
Indicadores de qualidade ambiental para hospitais-dia 2009
Humanização, imagem e caráter dos espaços de saúde 2007
Observação Incorporada no Saara 2007
Escolas de ontem, educação hoje: é possível atualizar usos em projetos padronizados? 2007
Feira Nordestina de São Cristóvão: O Ensino de Conforto Ambiental Aplicado à Realidade Popular Brasileira 1999
School Design (Henry Sanoff) - Resenha Bibliográfica 1999
Eventos:

(8.57% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
O caminhar da criança pela cidade - cidadania, sensorialidade e resistência urbana pela conquista do ir e vir. 10.29327/projetar2023.657772 2023
Pensar o urbano entre Topofilia e Topofobia: Uma experiência no território de Inhaúma. 10.29327/projetar2023.653907 2023
PesquisarCOM e ProjetarCOM crianças em arquitetura e urbanismo 10.29327/projetar2023.657548 2023
Apropriações subversivas: As vivências das crianças nos deslocamentos cotidianos entre a casa e a escola no Rio de Janeiro/RJ 2022
TERRITÓRIOS EDUCATIVOS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: Mapeamento espaço-temporal, memória e apropriação 10.5821/siiu.12170 2022
A INCLUSÃO DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES NO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: O CASO DA E. M. FREI GASPAR, EM VARGEM GRANDE - RJ 2022
DIÁLOGOS ENTRE ESCOLA E CIDADE: MAPEAMENTO AFETIVO DOS TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO ? BRASIL 2021
O DESEMPAREDAMENTO DAS ESCOLAS E A PANDEMIA: OS CASOS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO BRASIL QUE ADOTARAM AULAS AO AR LIVRE 2021
DIÁLOGOS ENTRE ESCOLA E CIDADE: MAPEAMENTO DOS TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DO RI 2021
Conflicts and challenges for Architecture and Urbanism education: building up urban spaces together in the city of Rio de Janeiro 2019
O Lugar da Infância: uma reflexão sobre os abrigos institucionais 2018
La escuela y su territorio educativo: Estudio de caso Ilha do Governador, Rio de Janeiro 2018
The built space of Tubiacanga: Reading of territory for education, culture and recreation. 2018
Práticas Intergeracionais para construção da cidadania 2018
Forma, Alma, Função em 130 anos de território educativo: O caso do diálogo entre a Gruta da Chácara e o Playground Holandês em Pelotas-RS 2018
Tubiacanga in Rio de Janeiro/Brazil: From removal to community recognition and participatory design 2018
O RECONHECIMENTO DO EXTRAMUROS ESCOLAR: UMA OBSERVAÇÃO SOBRE OS ESPAÇOS LIVRES PELO OLHAR DAS CRIANÇAS 2018
TERRITÓRIOS EDUCATIVOS NO DIÁLOGO ENTRE ARQUITETURA, CIDADE E INFÂNCIA: SOCIABILIDADE E CIDADANIA DO ESPAÇO PÚBLICO? 2018
Transformando Mosaicos urbanos através do território educativo: Uma p´ratica pedagógica no ensino de Arquittura e Urbanismo 2018
O custo das decisões arquitetônicas nos projetos de empreendimentos imobiliários: Formação em Real Estate na graduação em Arquitetura 2018
O projeto do ambiente escolar infantil 2017
Topofilia e qualidade do lugar na E.M. Comandante Guilherme Fischer - RJ 2017
A participacao de criancas no projeto e avaliacao do ambiente urbano como caminho para sustentabilidade cultural 2017
Escola, um lugar de memoria: a valorizacao do edificio escolar atraves de sua historia e memoria coletiva 2017
A permanência espaço-temporal do edificio escolar: propostas de adequação de uso em uma escola pública de ensino fundamental do Rio de Janeiro 2016
DO ESPAÇO ESCOLAR AO TERRITÓRIO EDUCATIVO: O lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a cidade do Rio de Janeiro 2015
Lugar multidimensional: atributos arquitetônicos em edifícios de pesquisa 2015
Espaços Históricos como Formadores de Memória e Identidade: Estudo d Caso do Ginásio Experimental Rivadávia Corrêa 2014
Processo e prática da autoavaliação no atelier de projeto de arquitetura 2014
Subjetividades nas relações pessoa-ambiente no Mirante do Pão de Açúcar: Reflexões sobre Lugares de Turismo 2012
Aging people living together: ambience of senior house in Brasil 2012
Qualidade do lugar e gerontopia; Ambiências e expectadivas de condições de habitabilidade para a terceira idade 2012
Olhares distintivos: Uma abordagem do Lugar visando a qualidade dos serviços de alimentação 10.4237/sbqp.11.381 2011
A Importância do Olhar dos Usuários em Ambientes da Arquitetura Hospitalar: uma aplicação do Poema dos Desejos 10.4237/sbqp.11.292 2011
Interação com usuários em APO de pátios escolares: métodos, instrumentos e aplicação 2011
QUALIDADE DO LUGAR E DA PAISAGEM NO PÁTIO ESCOLAR: FUNDAMENTOS E CONCEITOS 2010
OBSERVANDO A QUALIDADE DO LUGAR DO PÁTIO ESCOLAR: E.M. ESTADOS UNIDOS E E.M. GONÇALVES DIAS 2010
Concepção da Forma Arquitetõnica I: Uma experiência didática na FAU/UFRJ 2009
A Humanização dos Ambientes de saúde: atributos ambientais que favorecem a apropriação pelos pacientes 2009
APO na Creche Doutor Paulo Niemeyer: uma experiência no LUGAR de educação infantil 2009
Abordagem Experiencial e Observação incorporada e suas aplicações na Avaliação Pós-Ocupação 2008
A humanização de unidades de Hospital-Dia: apropriação e vivência pelos pacientes 2008
A interferência sócio-espacial do entorno em unidade educacional de interesse social: o caso da creche municipal Benedita Siqueira Lopes 2008
Abordagem Conceitual e Metodológica do Grupo Ambiente-Educação 2008
O Lugar do Ambiente na Educação infantil: APO na Creche Paulo Niemeyer 2008
Uma reflexão sobre métodos utilizados em APO: estudo de caso da Creche Edson Luiz - RJ 2008
A Influência do Conforto Ambiental na Concepção da Unidade de Educação Infantil:uma visão multidisciplinar 2008
Apropriação em unidades de hospital-dia: estudo do potencial de uso dos ambientes 2008
Embodied Observation in the post-occupation evaluation of the public day-care center Edson Luiz - Rio de Janeiro 2008
The meaning of humanization in health care environments - case study of four day-units hospitals 2008
Children`s Assessment of Spatial Arrangements 2007
Escolas de ontem, Educação de Hoje: é possível atualizar usos em Projetos Padronizados? 2007
A CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO E DA AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO NO PROCESSO DE CONCEPÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DE UMA CRECHE-ESCOLA 2006
AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO EM AMBIENTE DESTINADO À EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM MULTIMÉTODOS 2006
A qualidade dos ambientes de educação infantil: compromisso da gestão democrática com os direitos da criança. 2006
Linguagem do Ambiente: Padrões de infra-Estrutura na Educação Infantil 2005
Avaliação Pòs-Ocupação e Projeto Arquitetônico: Influências e Interfaces 2005
Grupo Ambiente-Educação: Um Locus Interdisciplinar Possível no Projeto dos Ambientes para a Educação Infantil 2005
O Espaço da Escola como o lugar do Conhecimento: Um Estudo de Avaliação de Desempenho com Abordagem Interacionista 2004
Avaliação de Desempenho dos Ambientes internos do PROARQ/FAU/UFRJ: Sugestão Visual 2004
Arquitetura Escolar e Educação no Brasil: Panorama Histórico e Perspectivas Atuais 2003
Quality of Life in Schools: A Compromise between Architecture and Educational Philosophy 2000
Qualidade de Vida nas escolas: Produção de uma Arquitetura Fundamentada na Interação Usuário-Ambiente 2000
Arquitetura e Educação: A Complementaridade Necessária para a Qualidade do Ambiente escolar 1999
Adeqüação e Eficiência de Sistemas Construtivos na Produção da Arquitetura Escolar do Rio de Janeiro 1998
Avaliação Pós-Ocupação do Edifício de Serviços do BNDES (EDSERJ)/RJ 1998
As Áreas de Estudo da Pós-graduação e o Ensino de Desenho de Arquitetura 1995
As Escolas Públicas do Rio de Janeiro: Considerações sobre o Conforto Térmico das Edificações 1995
Habitação e Conforto Térmico: Metodologia de Auxílio à Concepção Projetual 1995
Edifício Escolar e Desempenho Térmico: Uma Interação com as Condições Físico-Climáticas Regionais 1994
Publicações:
Minha Rede: