Ana Pires do Prado

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Fundamentos da Educação/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-5897-6503


Formação:
  • Stanford University

    | Pós-Doutorado | 2018 - 2019
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2009 - 2011
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2007 - 2009
  • Universidad Autonoma de Barcelona

    Antropologia Social e Cultural | Doutorado | 2003 - 2006
  • Universidad Autonoma de Barcelona

    Antropologia social | Mestrado | 2000 - 2003
  • Universidad Autonoma de Barcelona

    Antropologia Social e Cultural | Especialização | 1999 - 2000
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Historia | Graduação | 1993 - 1997
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(45.16% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Editorial AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CENÁRIO NACIONAL E INTERNACIONAL 10.20500/rce.v18i41.0001 2023
Debates contemporâneos, territorialidades educacionais e arquitetura escolar 10.20500/rce.v18i43.62350 2023
Debates contemporâneos: formação de professores indígenas, ensino superior, reflexões pós-pandemia da Covid-19 e diálogos interdisciplinares 10.20500/rce.v18i42.00001 2023
Burocracia escolar e reprodução de estigmas sobre os estudantes e suas famílias 10.1590/1980-6248-0112 2023
'É muito triste isso, cara, ver uma criança não entrar por causa de 100g!?: Decisões discricionárias na implementação de uma política intersetorial de combate à fome 10.5380/jpe.v16i1.83554 2022
PPGE-UFRJ 50 anos: sobre celebrações, perspectivas e desafios 10.20500/rce.v17i40.00001 2022
Editorial: REFLEXÕES E DEBATES DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA 10.20500/rce.v17i39.0001 2022
Editorial: REFLEXÕES E DEBATES DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA 10.20500/rce.v17i38.51656 2022
Do banquinho ao caderninho: Discricionariedade e estigma nos procedimentos de matrícula em escolas cariocas 10.21723/riaee.v17iesp.3.16692 2022
Editorial 10.20500/rce.v16i37.48177 2021
Editorial 10.20500/rce.v16i36.46824 2021
O ensino da escrita etnográfica como caminho na construção do olhar antropológico 2019
Profissionalismo docente e estratégias para o seu fortalecimento: entrevista com Lee Shulman 2019
Burocracia educacional em interação com as famílias nos processos de matrícula escolar na cidade do Rio de Janeiro 10.0.21.4/jpe.v13i0.61995 2019
A -realidade- de cada escola e a recepção de políticas educacionais 10.1590/s0104-40362018002601074 2018
Quero um futuro melhor: trajetórias de jovens do Ensino Médio 2018
Conhecimento e uso de indicadores educacionais no município do Rio de Janeiro 2017
Dinâmicas de matrícula em escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro 10.1590/1980-6248-2015-0108 2016
O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro 2016
Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar 2015
O lugar da antropologia na formação de educadores. 2015
Challenges and limits of an education for all 2015
Introduction 2015
Os profissionais da educação e as avaliações externas de aprendizagem: uma comparação entre Rio de Janeiro e Duque de Caxias 2014
Cobranças, estratégias e jeitinhos': avaliações em larga escala no Rio de Janeiro 2014
?Etnografia e educação: atores, espaços e representações?, apresentação do número temático. 2013
Uma antropóloga no campo: dos terreiros de umbanda às salas de aula de escolas públicas no Rio de Janeiro. Entrevista a Yvonne Maggie. 2013
Apresentação da tradução do artigo 'Studying urban schools' de Howard S. Becker 2013
''Talvez se eu tivesse algum conhecimento...': caminhos possíveis em um sistema educacional público e estratificado. 2012
Os diretores e as culturas de gestão. Um estudo nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro 2009
La descentralización educativa y la participación de la comunidad: etapas iniciales de una investigación. 2004
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
A formação para o uso de dados educacionais no Rio de Janeiro. 2017
?Segurar uma caneta é mais leve de que segurar uma enxada?: Trajetórias de jovens estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro. 2015
Patrimonialismo e seleção de alunos em escolas públicas cariocas 2015
Acesso às escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro: Entre a demanda e a oferta 2014
O lugar da antropologia na formação de educadores 2014
Trajetórias escolares em um sistema educacional público e estratificado. 2013
A construção do olhar antropológico em um curso de formação para docentes 2013
As avaliações externas de aprendizagem e o mundo ordinário da escola. 2013
Escolhas familiares e estratégias de acesso às escolas do sistema municipal de educação do Rio de Janeiro: navegação social em um espaço de disputa 2012
As culturas de gestão e as representações dos estudantes sobre sua trajetória 2012
Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar 2012
Fazendo antropologia em escolas cariocas 2011
Os Conselhos de Classe: mecanismos de produção das desigualdades na escola? 2010
Entre os desafios e os limites de uma educação para todos 2010
Os diretores e as culturas de gestão. Um estudo nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro 2009
O fator direção influencia a qualidade da educação? Um estudo nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro 2008
Conselhos de classe: um estudos etnográfico em duas escolas cariocas 2008
Impacto das novas responsabilidades educacionais e de gestão na relação dos profissionais da educação. Um estudo de caso antropológico em uma escola pública carioca. 2006
Um olhar antropológico sobre a reforma educacional: análise das dificuldades de sua implementação 2006
Por dentro de uma escola particular 2006
La investigación etnográfica: descripción y análisis de la observación participante en una escuela publica brasileña 2005
A descentralização educacional e a participação da comunidade. Um estudo de caso no Rio de Janeiro. 2004
Reforma Educativa en Brasil: política y práctica en Rio de Janeiro. 2003
Reforma educativa en America Latina y Brasil: los problemas del proceso reformista 2003
Os Descobridores: Mário de Andrade, Capistrano de Abreu e os descobrimentos do Brasil 1996
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