Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Fundamentos da Educação/FE
Formação:
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Antropologia Social | Doutorado | 2003 - 2007
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sociologia e Antropologia | Mestrado | 2001 - 2003
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licenciatura em Ciências Sociais | Graduação | 1997 - 2000
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
ciências sociais | Graduação | 1997 - 2000
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(52.83% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Estigmas religiosos em espaços escolares: dilemas para a escola republicana no Rio de Janeiro | 10.14244/198271995524 | 2023 |
Burocracia escolar e reprodução de estigmas sobre os estudantes e suas famílias | 10.1590/1980-6248-0112 | 2023 |
Canteiro de obras Operários, engenheiros e tensões na construção civil (décadas 1880 e 1890) | 10.5216/hr.v27i1.73924 | 2023 |
Associações entre rótulos escolares e expectativas de futuro em uma escola municipal no Rio de Janeiro | 10.26694/rles.v27i55.2895 | 2023 |
A construção escolar de alunos-problema e seus processos de estigmatização | 10.25767/SE.V32I1.32028 | 2023 |
PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO | 10.21573/vol37n32021.111559 | 2022 |
Etnografia e tempo nos estudos educacionais | 10.5007/2175-8034.2022.e82327 | 2022 |
Conceptions and assessment practices in Rio de Janeiro municipal schools | 10.1590/s0104-40362022003003593 | 2022 |
Política de cotas e as mudanças no perfil de candidaturas no Enem | 10.36704/eef.v25i45.5469 | 2022 |
É muito triste isso, cara, ver uma criança não entrar por causa de 100g! | 10.5380/jpe.v16i0.83554 | 2022 |
Projeto, campo de possibilidades e redes na formação futebolística dos jovens atletas e suas famílias no Brasil | 2022 | |
Avaliações externas: a institucionalização do debate em 30 anos da revista EAE | 2022 | |
Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico | 10.22409/antropolitica2022.i3.a54262 | 2022 |
banquinho ao caderninho | 10.21723/riaee.v17iesp.3.16692 | 2022 |
Os métodos mistos na análise sociológica da educação e a relativização das fronteiras entre micro e macro | 10.5007/2175-795X.2021.e72139 | 2021 |
Interações entre um professor da educação básica e um professor do ensino superior e uma experiência de docência compartilhada em matemática. | 10.25749/sis.21357 | 2021 |
Docência Compartilhada na Formação Inicial de Professores de Matemática: Identidade e Alteridade | 10.20396/zet.v29i00.8661830 | 2021 |
Editorial - O pensamento educacional em termos de pandemia de Covid-19 | 10.20500/rce.v15i32.34232 | 2020 |
Significados e expectativas sobre docência compartilhada entre licenciandos em matemática | 10.23925/2358-4122.2020v7i2p131-155 | 2020 |
A pluralidade da produção científica contemporânea em educação | 10.20500/rce.v15i34.0001 | 2020 |
Diversidade e pluralidade no pensamento educacional contemporâneo | 10.20500/rce.v15i33.37659 | 2020 |
O ensino da escrita etnográfica como caminho na construção do olhar antropológico | 10.28998/2175-6600.2019v11n23p333-345 | 2019 |
n. 43 - BUROCRACIA EDUCACIONAL EM INTERAÇÃO COM AS FAMÍLIAS NOS PROCESSOS DE MATRÍCULA ESCOLAR NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO | 10.5380/jpe.v13i0.68554 | 2019 |
Editorial | 10.20500/rce.v14i29.25266 | 2019 |
Editorial | 10.20500/rce.v14i30.28399 | 2019 |
A -realidade- de cada escola e a recepção de políticas educacionais | 10.1590/s0104-40362018002601074 | 2018 |
A liberdade dos etnógrafos em educação e seu mosaico interpretativo | 2018 | |
Editorial | 10.20500/rce.v13i27.22179 | 2018 |
Conhecimento e uso de indicadores educacionais no município do Rio de Janeiro | 10.18222/eae.v0ix.4104 | 2017 |
Dinâmicas de matrícula em escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro | 2016 | |
Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar | 2015 | |
Cobranças, estratégias e -jeitinhos-: avaliações em larga escala no Rio de Janeiro | 10.18222/eae255920142853 | 2015 |
O lugar da antropologia na formação de educadores | 2015 | |
Matemática científica e escolar: saberes, crenças e concepções de professores na construção coletiva de um livro didático | 2015 | |
Choice and access to the best schools of Rio de Janeiro: a rite of passage | 2015 | |
Os gestores educacionais e a recepção dos sistemas externos de avaliação no cotidiano escolar | 2014 | |
Os profissionais da educação e as avaliações externas de aprendizagem: uma comparação entre Rio de Janeiro e Duque de Caxias | 2014 | |
'Você sabe como é, eles não estão acostumados com antropólogos!': uma análise etnográfica da formação de professores | 10.1590/S0103-73072013000200004 | 2013 |
O que é, afinal, uma boa escola? Resenha de GALENO, Sabrina. Uma escola de luta: análise dos significados da educação em um estudo de drama social. Rio de janeiro: 7Letras, 2011. | 2013 | |
Juventudes populares e projetos educacionais: construção e fortalecimento de redes de solidariedade, afeto e sociabilidade | 2013 | |
'Talvez se eu tivesse algum conhecimento...': caminhos possíveis em um sistema educacional público e estratificado | 2012 | |
Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionais | 2011 | |
Significados da cultura entre estudantes de direito | 2010 | |
A gênese da juventude mal escolarizada (resenha) de "A cidade contra a escola? Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina". Ribeiro & Kaztman (orgs). Rio de Janeiro/Montevidéu, Letra Capital/Faperj/Ippes, 2008. | 2010 | |
Orientação sexual na escola: expressão dos sentimentos e construção da autoestima | 2009 | |
Gênero e cotidiano escolar: dilemas e perspectivas da intervenção escolar na socialização afetivo-sexual dos adolescentes | 2009 | |
Apresentação do Volume 6, número 1, da Revista Enfoques On Line | 2007 | |
Gravidez e projeto de vida em camadas médias urbanas (resenha) de "O casal grávido: disposições e dilemas da parceria igualitária", escrito por Tânia Salem, publicado pela FGV, em 2007 | 2007 | |
Apresentação do Volume 5, número 1, da Revista Enfoques On Line | 2006 | |
Orientação sexual nas escolas: classificações de gênero em uma escola carioca. Versão on line | 2005 | |
Apresentação do Volume 4, número 1, da Revista Enfoques On Line | 2005 | |
O Projeto Aids: classificações de gênero, adolescência e sexualidade em uma escola carioca | 2004 | |
Orientação Sexual nas Escolas: classificações de gênero em uma escola carioca | 2003 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)