Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Fundamentos da Educação/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-4025-0632


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Antropologia Social | Doutorado | 2003 - 2007
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Sociologia e Antropologia | Mestrado | 2001 - 2003
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licenciatura em Ciências Sociais | Graduação | 1997 - 2000
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    ciências sociais | Graduação | 1997 - 2000
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(52.83% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Estigmas religiosos em espaços escolares: dilemas para a escola republicana no Rio de Janeiro 10.14244/198271995524 2023
Burocracia escolar e reprodução de estigmas sobre os estudantes e suas famílias 10.1590/1980-6248-0112 2023
Canteiro de obras Operários, engenheiros e tensões na construção civil (décadas 1880 e 1890) 10.5216/hr.v27i1.73924 2023
Associações entre rótulos escolares e expectativas de futuro em uma escola municipal no Rio de Janeiro 10.26694/rles.v27i55.2895 2023
A construção escolar de alunos-problema e seus processos de estigmatização 10.25767/SE.V32I1.32028 2023
PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO 10.21573/vol37n32021.111559 2022
Etnografia e tempo nos estudos educacionais 10.5007/2175-8034.2022.e82327 2022
Conceptions and assessment practices in Rio de Janeiro municipal schools 10.1590/s0104-40362022003003593 2022
Política de cotas e as mudanças no perfil de candidaturas no Enem 10.36704/eef.v25i45.5469 2022
É muito triste isso, cara, ver uma criança não entrar por causa de 100g! 10.5380/jpe.v16i0.83554 2022
Projeto, campo de possibilidades e redes na formação futebolística dos jovens atletas e suas famílias no Brasil 2022
Avaliações externas: a institucionalização do debate em 30 anos da revista EAE 2022
Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico 10.22409/antropolitica2022.i3.a54262 2022
banquinho ao caderninho 10.21723/riaee.v17iesp.3.16692 2022
Os métodos mistos na análise sociológica da educação e a relativização das fronteiras entre micro e macro 10.5007/2175-795X.2021.e72139 2021
Interações entre um professor da educação básica e um professor do ensino superior e uma experiência de docência compartilhada em matemática. 10.25749/sis.21357 2021
Docência Compartilhada na Formação Inicial de Professores de Matemática: Identidade e Alteridade 10.20396/zet.v29i00.8661830 2021
Editorial - O pensamento educacional em termos de pandemia de Covid-19 10.20500/rce.v15i32.34232 2020
Significados e expectativas sobre docência compartilhada entre licenciandos em matemática 10.23925/2358-4122.2020v7i2p131-155 2020
A pluralidade da produção científica contemporânea em educação 10.20500/rce.v15i34.0001 2020
Diversidade e pluralidade no pensamento educacional contemporâneo 10.20500/rce.v15i33.37659 2020
O ensino da escrita etnográfica como caminho na construção do olhar antropológico 10.28998/2175-6600.2019v11n23p333-345 2019
n. 43 - BUROCRACIA EDUCACIONAL EM INTERAÇÃO COM AS FAMÍLIAS NOS PROCESSOS DE MATRÍCULA ESCOLAR NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 10.5380/jpe.v13i0.68554 2019
Editorial 10.20500/rce.v14i29.25266 2019
Editorial 10.20500/rce.v14i30.28399 2019
A -realidade- de cada escola e a recepção de políticas educacionais 10.1590/s0104-40362018002601074 2018
A liberdade dos etnógrafos em educação e seu mosaico interpretativo 2018
Editorial 10.20500/rce.v13i27.22179 2018
Conhecimento e uso de indicadores educacionais no município do Rio de Janeiro 10.18222/eae.v0ix.4104 2017
Dinâmicas de matrícula em escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro 2016
Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar 2015
Cobranças, estratégias e -jeitinhos-: avaliações em larga escala no Rio de Janeiro 10.18222/eae255920142853 2015
O lugar da antropologia na formação de educadores 2015
Matemática científica e escolar: saberes, crenças e concepções de professores na construção coletiva de um livro didático 2015
Choice and access to the best schools of Rio de Janeiro: a rite of passage 2015
Os gestores educacionais e a recepção dos sistemas externos de avaliação no cotidiano escolar 2014
Os profissionais da educação e as avaliações externas de aprendizagem: uma comparação entre Rio de Janeiro e Duque de Caxias 2014
'Você sabe como é, eles não estão acostumados com antropólogos!': uma análise etnográfica da formação de professores 10.1590/S0103-73072013000200004 2013
O que é, afinal, uma boa escola? Resenha de GALENO, Sabrina. Uma escola de luta: análise dos significados da educação em um estudo de drama social. Rio de janeiro: 7Letras, 2011. 2013
Juventudes populares e projetos educacionais: construção e fortalecimento de redes de solidariedade, afeto e sociabilidade 2013
'Talvez se eu tivesse algum conhecimento...': caminhos possíveis em um sistema educacional público e estratificado 2012
Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionais 2011
Significados da cultura entre estudantes de direito 2010
A gênese da juventude mal escolarizada (resenha) de "A cidade contra a escola? Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina". Ribeiro & Kaztman (orgs). Rio de Janeiro/Montevidéu, Letra Capital/Faperj/Ippes, 2008. 2010
Orientação sexual na escola: expressão dos sentimentos e construção da autoestima 2009
Gênero e cotidiano escolar: dilemas e perspectivas da intervenção escolar na socialização afetivo-sexual dos adolescentes 2009
Apresentação do Volume 6, número 1, da Revista Enfoques On Line 2007
Gravidez e projeto de vida em camadas médias urbanas (resenha) de "O casal grávido: disposições e dilemas da parceria igualitária", escrito por Tânia Salem, publicado pela FGV, em 2007 2007
Apresentação do Volume 5, número 1, da Revista Enfoques On Line 2006
Orientação sexual nas escolas: classificações de gênero em uma escola carioca. Versão on line 2005
Apresentação do Volume 4, número 1, da Revista Enfoques On Line 2005
O Projeto Aids: classificações de gênero, adolescência e sexualidade em uma escola carioca 2004
Orientação Sexual nas Escolas: classificações de gênero em uma escola carioca 2003
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
A formação para o uso de dados educacionais no Rio de Janeiro 2017
Patrimonialismo e seleção de alunos em escolas públicas cariocas 2015
O lugar da antropologia na formação de educadores 2014
Acesso às Escolas Públicas da Cidade do Rio de Janeiro: entre a demanda e a oferta. 2014
Estratégias familiares em um espaço de disputa: escolha e acesso em escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro/Brasil 2014
Avaliações externas de aprendizagem no Rio de Janeiro: reflexos no cotidiano escolar 2014
Trajetórias escolares em um sistema educacional público e estratificado. 2013
As avaliações externas de aprendizagem e o mundo ordinário da escola 2013
Juventudes populares e projetos educacionais: construção e fortalecimento de redes de solidariedade, afeto e sociabilidade 2012
Escolhas familiares e estratégias de acesso às escolas do sistema municipal de educação do Rio de Janeiro: navegação social em um espaço de disputa. 2012
Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar 2012
Os gestores educacionais e a crítica à escola Republicana: uma análise da recepção dos sistemas externos de avaliação no cotidiano escolar 2012
Escolarização fora da escola? Juventudes populares e expectativas de inclusão no ensino superior 2011
Análise antropológica em prés-vestibulares populares: visões sobre a escola e a cultura escolar. 2011
Juventudes Populares e expectativas de inserção de cursos superiores 2011
Juventudes populares e educação de nível superior: projetos de formação e campos de possibilidades 2011
Juventudes populares: limites e possibilidades de acesso ao ensino superior 2011
Orientação sexual na escola: espaço de construção e reprodução de gêneros 2010
O Colégio de Pescadores de Macaé e a construção de um modelo de gestão compartilhada 2010
O programa de orientação sexual (POS) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro como tentativa de resposta à inexistência de discussão sobre educação/orientação sexual na formação docente. 2009
Discursos escolares sobre a sexualidade na juventude 2009
Ensino de antropologia: reflexão ou intervenção cultural? 2008
Orientação sexual na escola: expressão dos sentimentos e construção da auto-estima 2007
A orientação/educação sexual na escola como prática pedagógica feminina 2006
Juventude e Sexualidade: uma proposta de análise de projetos de orientação sexual em escolas de ensino fundamental do Rio de Janeiro 2006
Adolescência, sexualidade e saúde: intersecções entre as representações e as práticas dos professores que desenvolvem projetos de educação/orientação sexual na escola. 2006
O prazer de confiar: o abandono do preservativo nas relações sexuais como prova de amor entre adolescentes e jovens 2004
Os Projetos de Orientação Sexual na Escola e a Construção Social da Juventude 2004
A sexualidade invade a escola: classificações de gênero e adolescência na formulação e implementação de políticas públicas de orientação sexual 2003
A sexualidade invade a escola: classificações de gênero e adolescência na formulação e implementação de políticas públicas de orientação sexual. 2003
Casamento antigo versus casamento atual 1998
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