Claudia Lage Rebello da Motta

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza

Unidade:

Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais

Departamento:

Área de Desenvolvimento/NCE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-4069-1462


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Engenharia de Sistemas e Computação | Doutorado | 1992 - 1999
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Engenharia de Sistemas e Computação | Mestrado | 1985 - 1989
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Informática | Graduação | 1981 - 1984
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(43.75% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Utilização de Jogos Inteligentes Tangíveis na Observação Cognitivade Estudantes do Ensino Fundamental 10.5753/2022.2630 2022
Digital and Scientific Literacy with Games: A Pedagogical Process Based on System Engineering 10.5753/jis.2021.1885 2021
Crowdsourcing as a Tool for Urban Emergency Management: Lessons from the Literature and Typology 10.3390/s19235235 2019
Análise Semântica a partir de Sistemas Complexos na base de Dados do Disque Denúncia 2018
Promovendo a aprendizagem através das redes sociais apoiada por um modelo de combinação social 10.5753/rbie.2015.23.01.122 2015
Games Inteligentes: Investigação Científica por Jogos Computacionais 2015
Fio Condutor Microgenético: uma metodologia para a mediação metacognitiva em jogos computacionais 10.5753/rbie.2014.22.01.1 2014
Avaliação Exploratória de Conceito do Sistema NÉBULA em Jogos Psicopedagógicos 2014
APLICABILIDADE DA LÓGICA FUZZY NOS TESTES COGNITIVOS INICIAIS DO MECANISMO DE COMBINAÇÃO SOCIAL ? ORACULOUS 2014
Avaliação de Crianças Deficientes Visuais através de Jogos Neuropedagógicos 2010
Modelo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Baseado em Metodologias Ágeis e Scaffoldings 10.5753/RBIE.2010.18.02.17 2010
Sistema Integrado para Construção de Inferências Aplicáveis a Jogos Psicopedagógicos 2010
Ateliê de Objetos de Aprendizagem: Uma Abordagem para o Ensino de Computação em Cursos Técnicos 10.5753/rbie.2010.18.03.04 2010
Applying Reputation Mechanisms in Communities of Practice: A Case Study. 2009
Promovendo o aprendizado organizacional por meio de Comunidades de Prática 2008
O Surgimento do Mestrado Profissional na UFRJ 2008
Eventos:

(38.84% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Designing and Building a Low-Cost IoT Solution for Natural Disaster Monitoring and Mitigation: An Experience Report 10.5220/0012703900003690 2024
Plataforma Colaborativa de Denúncias 10.5753/sbsc.2023.229105 2023
Tensions in design and participation processes: An ethnographic approach to the design, building and evaluation of a collective intelligence model 10.1109/CSCWD57460.2023.10152565 2023
Agenda of Solutions to Mitigate the Challenge of Polarization of Extreme Positions in Social Media Environments 10.1109/CSCWD57460.2023.10152674 2023
Jogo Digital Cooperativo como Sistema Adaptativo Complexo para Motivação e Mensuração Cognitiva na Educação Básica 10.5753/sbsc_estendido.2023.229099 2023
Modelo Metacognitivo de Mensuração de Habilidades Colaborativas Através de um Instrumento Gamificado 10.5753/sbie.2023.234853 2023
Promovendo a Colaboração Interdisciplinar na Saúde: Uma Abordagem Baseada em Papéis para a Construção de um Jogo RPG Sensibilizador 10.5753/sbgames_estendido.2023.233998 2023
Crowd and Urban Storytelling: Evaluating a Collective Intelligence Model to Support Discussions about the City 10.1109/CSCWD54268.2022.9776217 2022
Crowd Inspection of Compliance with Covid-19 Safety Protocols in Schools 10.1109/cscwd54268.2022.9776219 2022
Ensino e Covid: fiscalize! Uma aplicação colaborativa para verificar o cumprimento dos protocolos de retomada das aulas presenciais em Macaé 10.5753/sbsc.2022.19469 2022
Metodologia de construção de jogos que possibilitem o despertar da colaboração em equipes interdisciplinares 10.5753/sbsc_estendido.2022.19325 2022
Sistema de Recomendação em Grafos utilizando Influência Coletiva 10.5753/semish.2022.223031 2022
Desenvolvimento das competências de Computação dispostas na BNCC a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas com alunos do ensino fundamental 10.5753/sbie.2022.224777 2022
A taxonomy proposal of cyber threats involving children and adolescents 10.1109/laclo56648.2022.10013466 2022
UX DESIGN APPLIED IN EDUCATION FOR THE DEVELOPMENT OF A VIRTUAL LEARNING SPACE WITH METACOGNITIVE STIMULATION 10.21125/edulearn.2021.1499 2021
INTROPYTHON: A TEACHING-LEARNING PROPOSAL BASED ON THE INDIVIDUAL'S LOGIC 10.21125/edulearn.2021.1242 2021
Um game inteligente que utiliza a interação como instrumento de metrificação e eficácia de ações colaborativas 10.5753/sbsc.2021.16022 2021
Crowdsourcing Urban Narratives for a Post-Pandemic World 10.1109/cscwd49262.2021.9437759 2021
Hands-on STEAM: Learning to Program in Elementary School Using Directed Elaboration 2020
Sistema de Informações de Milícias: Proposta de um Arcabouço Analítico para Análise de Textos em Dados de Denúncia 10.5753/semish.2020.11327 2020
O Processo de Construção do Jogo Inteligente Tangível: Hash 3D 10.5753/semish.2020.11313 2020
Uma experiência com o binômio [¿Design thinking ¿ + pensamento computacional] para o letramento digital do público feminino através do desenvolvimento de ¿ games 10.5753/wit.2020.11285 2020
O mundo da narrativa: um game como ferramenta de análise/intervenção em aspectos linguístico-cognitivos 2020
Uma experiência de ensino-aprendizagem de genética clássica através de games na educação básica 2020
Social Networks Applied to Zika and H1N1 Epidemics: A Systematic Review 2019
CONTRIBUTIONS OF COMPUTATIONAL NEUROPEDAGOGY FOR TEACHING THE NARRATIVE GENRE 10.21125/inted.2019.1790 2019
THE BIHA METHOD: AN EXPLORATORY STUDY FOR THE BUILD OF A TEACHING-LEARNING METHOD BASED ON AN INTERACTION HUMAN-ARTIFACTS 2019
Understanding Crowd Work in Online Crowdsourcing Platforms for Urban Planning: Systematic Review 10.1109/cscwd.2019.8791936 2019
Epos: The Hero's Journey in organizations through Group Storytelling 10.1109/cscwd.2019.8791860 2019
Exploring Social Validation on A Collaborative Curation Platform 10.1109/cscwd.2019.8791863 2019
Estratégia neuropedagógica computacional para promover o desenvolvimento de jovens em áreas de risco e vulnerabilidade social 10.5753/cbie.wie.2019.773 2019
Pensamento Computacional Desplugado e Transtornos do Aprendizado: Experiência na Educação Básica 10.5753/cbie.wie.2019.1329 2019
O desenvolvimento de games como metodologia de ensino-aprendizagem e estratégia para promover o protagonismo juvenil 10.5753/cbie.sbie.2019.853 2019
A complexidade narratológica de textos escolares: avaliação por padrões gramaticais através do aprendizado de máquina 10.5753/cbie.sbie.2019.1858 2019
Jogos Inteligentes Tangíveis como Instrumento de Mensuração Cognitiva 10.5753/cbie.sbie.2019.1042 2019
ENSINO NA CARÊNCIA: ADAPTAÇÕES NEURO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA PROGRAMAÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM AMBIENTES POUCO ASSISTIDOS EM RECURSOS 2019
O CICLO VIRTUOSO DO EMPODERAMENTO FEMININO ATRAVÉS DA COMPUTAÇÃO - SUPYGIRLS 2019
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E PROGRAMAÇÃO PYTHON COMO EMPODERAMENTO COGNITIVO PARA ALUNOS DE ÁREAS CONFLAGRADAS 2019
OFICINA NARRATIVA: O ESTUDO DA GÊNESE E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA E SOCIEDADE 2019
CONSTRUÇÃO DE UM CHATBOT - VISITA INTERATIVA NO MUSEU DA COMPUTAÇÃO DA UFRJ 2019
JOGO DO MUSEU: UM SIMULADOR INTERATIVO PARA A CONSTRUÇÃO DE GAMES 2019
GAMES INTELIGENTES: AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NA CONSTRUÇÃO DE JOGOS 2019
MUSEU DA COMPUTAÇÃO DA UFRJ 2018
A representação de conceitos educacionais interdisciplinares no projeto criativo de um game inteligente 10.5753/cbie.sbie.2018.825 2018
Evaluation of a Collaborative Curation Platform from the Perspective of Selective Exposure 10.1109/SMC.2018.00613 2018
ACADEMIC NETWORK TANGIBILIZING UNIVERSITY LEGACY 10.21125/inted.2017.1736 2017
Real World Examples of Agent based Decision Support Systems for Deep Learning based on Complex Feed Forward Neural Networks 10.5220/0006307000940101 2017
Automatic crime report classi cation through a weightless neural network 2017
A Bridge to Cognition Through Intelligent Games 2017
Design Thinking em Situações de Ensino-Aprendizagem 2017
Abordagem de emprego do paradigma dos métodos ágeis na engenharia de um objeto de aprendizagem para divulgação científica: Relato acerca do projeto Pelos Caminhos de Darwin 2017
Utilizando Games Inteligentes para analisar a Dinâmica dos Processo Mentais durante a Pré-Tarefa 2017
Mineração de Dados Utilizando Análise de Redes Social para Identificar Tendências de Participação em Aulas Presenciais. 10.5753/cbie.sbie.2017.1467 2017
Modelo computacional evolutivo, adaptativo e preditivo para avaliação de funções cognitivas 10.5753/cbie.sbie.2016.460 2016
Mineração de Dados em Redes Sociais e Textuais para Identificação de Papéis em Sala de Aula 2016
News recommendation based on tweets for understanding of opinion variation and events 10.1145/2851613.2851988 2016
Ler, escrever e programar: atividades essenciais para o desenvolvimento cognitivo na era da informação 2016
Model of a neuron network in human brains for learning assistance in E-learning environment 2015
Pelos Caminhos de Darwin: um material multimidiático interativo de divulgação científica 2015
Relação estudante-professor: Educação Baseada na Construção de Jogos 10.5753/cbie.sbie.2015.637 2015
THE ORACULOUS MODEL: A SOCIAL MATCHING SYSTEM 2014
STOP DISASTERS: SERIOUS GAMES WITH ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS IN RIO DE JANEIRO 2014
Jogo da Trilha Topológica: Proposta de Convalidação na versão virtual 2014
Recomendação de Jogos na Aprendizagem da Matemática baseado na Análise Diagnóstica e Teoria de Resposta ao Item 2014
Padrões Emergentes em Redes Cerebrais e Redes Sociais e suas Influências na Cognição Humana 2014
The Newspaper Game - Automatic Identification of Text Genres to Enhance Language Learning 2011
#twintera!: A social matching environment based on microblogging 10.1109/cscwd.2011.5960127 2011
Social Matching Using Microblogging: Possibilities in Cooperation and Online Learning 10.1109/SBSC.2010.24 2010
Extracting Web Data Connections for Identifying Similar Interests in Microblogging 2010
Modelo Ergonômico de Levantamento de Requisitos de Software para Treinamento em Sistemas Complexos 2010
Modelo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Baseado em Metodologias Ágeis e Scaffoldings 2010
Ateliê de Objetos de Aprendizagem ? Uma metodologia para o Ensino de Computação em Cursos Técnicos 2010
Team Composer: Assembling groups through social matching 10.1109/CSCWD.2010.5471990 2010
Promoting learning through social networks supported by a social matching system model 10.1109/CSCWD.2010.5471885 2010
A trust-based recommender system for collaborative networks 10.1109/CSCWD.2009.4968058 2009
METACOGNIÇÃO COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM VISANDO A CONSTRUÇÃO DE RESPOSTAS ADAPTATIVAS EM PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM SISTEMAS COMPLEXOS 2009
Modelo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Baseado em Metodologias Ágeis 2009
Promovendo a aprendizagem através das redes sociais apoiada por um modelo de combinação social 2009
Avaliação de Crianças Deficientes Visuais através de jogos neuropedagógicos 2009
Reputation model in communities of practice: A case study 10.1109/CSCWD.2008.4537077 2008
Produção de Objetos de Aprendizagem voltados ao Ensino Médio pela Fábrica Virtual da UFRJ / Biologia: O OA 2008
Hipermídia Adaptativa para Aprendizado Colaborativo 2008
Um Estudo sobre Reputação baseado no Grau de Concordância entre os Membros de Comunidades de Prática 2008
Oraculous: Um Serviço de Combinação Social apoiando Ambientes Pessoais de Aprendizagem 2008
Aspectos Tecnológicos e de Designa Gráfico sobre o desenvolvimento de Objetos Aprendizagem da Fábrica Virtual da UFRJ/Biologia 2008
Utilizando Comunidade Virtual para Apoiar Disciplinas e Apoiar a Interação entre Professores e Alunos 2008
Towards Reputation Systems applied to Communities of Practice 10.1109/CSCWD.2007.4281413. 2007
Applying Reputation Mechanisms in Communities of Practice 2007
ReCoP: Um Modelo para Reputação em Comunidades de Prática 2007
Fórum de Debates do ActivUFRJ: Uma Proposta de Integração entre Membros de Comunidades 2007
Scoring Mechanisms to Encourage Participation in Communities of Practice 10.1109/CSCWD.2006.253149 2006
Recommender Systems for Knowledge Teams 10.1109/cscwd.2006.253215 2006
Estimulando a Participação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa 2006
Um Modelo de Sistema de Reputação para Comunidades Virtuais 2006
CoAdapt: Um Ambiente Hipermídia Adpatativo Educacional Baseado na Web com Apoio ao Prendizado Colaborativo 2006
ActivUFRJ: Ambiente Colaborativo de Trabalho Integrado e Virtual 2006
TeamWorks: supporting and Stimulating Participation in Communities of Practice 2005
TeamWorks: Managing and Retrieving the Knowledge of the Team 2005
Designing Support to Participation in Communities of Practice through Recommender Systems 2005
Supporting and Stimulating Participation in Communities of Practice 2005
Learning Objects: Separating Content from Didatics 2004
Avaliação de aprendizagem por competência para cursos a distância baseados na Web 2004
Constructing Web-Based Courses with Content Objects,Didactic Objects and Didactic Situations 2004
Uma ferramenta para avaliação de competência baseada no desenvolvimento de projeto 2004
Plataformas de Ensino a Distância: Análise de Agrupamento como Solução para Construção de Grupos de Alunos Homogêneos 2004
HARPA: UM AMBIENTE DE PUBLICAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL PARA A WEB 2004
Projeto de Aprendizagem - Uma proposta de interface gráfico-pedagógica para e-learning 2003
u o i e a - users oriented internet education architecture 2003
THE CONCEPT OF COMPETENCES AND ITS USE IN THE EVALUATION OF LEARNING IN DISTANCE COURSES IN THE WEB DISTANCE COURSES IN THE WEB 2003
Improving Meetings by Identifying Informal Roles Played by Participants 2002
Sistema de Recomendação apoiando a TV Escola 2002
TeamWorks: Um Ambiente Hipermídia para Apoio à Equipes de Trabalho 2002
Agregando Valor ao Fórum de Discussão 2001
Modelling the Cooperative Information Filtering Problem 2001
Projeto de Aprendizado - Uma sugestão de interface didática a partir de templates de html dinâmico 2001
TEAM WORKS: Um ambiente para apoio à cooperação nas equipes de trabalho 2000
A Cooperative Approach for Information Recommendation and Filtering 2000
Modelling the Cooperative Information Filtering Problem 2000
WALK: UM PRODUTO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADO À ENGENHARIA DE SOFTWARE 1990
Proposta de Integração de Software tipo CASE com Sistemas Especialista 1988
Desenvolvendo Sistemas Especialistas a partir de Protótipo 1987
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