Claudia Lage Rebello da Motta
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade:
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Departamento:
Área de Desenvolvimento/NCE
Formação:
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Engenharia de Sistemas e Computação | Doutorado | 1992 - 1999
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Engenharia de Sistemas e Computação | Mestrado | 1985 - 1989
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Informática | Graduação | 1981 - 1984
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(43.75% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Utilização de Jogos Inteligentes Tangíveis na Observação Cognitivade Estudantes do Ensino Fundamental | 10.5753/2022.2630 | 2022 |
Digital and Scientific Literacy with Games: A Pedagogical Process Based on System Engineering | 10.5753/jis.2021.1885 | 2021 |
Crowdsourcing as a Tool for Urban Emergency Management: Lessons from the Literature and Typology | 10.3390/s19235235 | 2019 |
Análise Semântica a partir de Sistemas Complexos na base de Dados do Disque Denúncia | 2018 | |
Promovendo a aprendizagem através das redes sociais apoiada por um modelo de combinação social | 10.5753/rbie.2015.23.01.122 | 2015 |
Games Inteligentes: Investigação Científica por Jogos Computacionais | 2015 | |
Fio Condutor Microgenético: uma metodologia para a mediação metacognitiva em jogos computacionais | 10.5753/rbie.2014.22.01.1 | 2014 |
Avaliação Exploratória de Conceito do Sistema NÉBULA em Jogos Psicopedagógicos | 2014 | |
APLICABILIDADE DA LÓGICA FUZZY NOS TESTES COGNITIVOS INICIAIS DO MECANISMO DE COMBINAÇÃO SOCIAL ? ORACULOUS | 2014 | |
Avaliação de Crianças Deficientes Visuais através de Jogos Neuropedagógicos | 2010 | |
Modelo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Baseado em Metodologias Ágeis e Scaffoldings | 10.5753/RBIE.2010.18.02.17 | 2010 |
Sistema Integrado para Construção de Inferências Aplicáveis a Jogos Psicopedagógicos | 2010 | |
Ateliê de Objetos de Aprendizagem: Uma Abordagem para o Ensino de Computação em Cursos Técnicos | 10.5753/rbie.2010.18.03.04 | 2010 |
Applying Reputation Mechanisms in Communities of Practice: A Case Study. | 2009 | |
Promovendo o aprendizado organizacional por meio de Comunidades de Prática | 2008 | |
O Surgimento do Mestrado Profissional na UFRJ | 2008 |
Eventos:
(38.84% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Designing and Building a Low-Cost IoT Solution for Natural Disaster Monitoring and Mitigation: An Experience Report | 10.5220/0012703900003690 | 2024 |
Plataforma Colaborativa de Denúncias | 10.5753/sbsc.2023.229105 | 2023 |
Tensions in design and participation processes: An ethnographic approach to the design, building and evaluation of a collective intelligence model | 10.1109/CSCWD57460.2023.10152565 | 2023 |
Agenda of Solutions to Mitigate the Challenge of Polarization of Extreme Positions in Social Media Environments | 10.1109/CSCWD57460.2023.10152674 | 2023 |
Jogo Digital Cooperativo como Sistema Adaptativo Complexo para Motivação e Mensuração Cognitiva na Educação Básica | 10.5753/sbsc_estendido.2023.229099 | 2023 |
Modelo Metacognitivo de Mensuração de Habilidades Colaborativas Através de um Instrumento Gamificado | 10.5753/sbie.2023.234853 | 2023 |
Promovendo a Colaboração Interdisciplinar na Saúde: Uma Abordagem Baseada em Papéis para a Construção de um Jogo RPG Sensibilizador | 10.5753/sbgames_estendido.2023.233998 | 2023 |
Crowd and Urban Storytelling: Evaluating a Collective Intelligence Model to Support Discussions about the City | 10.1109/CSCWD54268.2022.9776217 | 2022 |
Crowd Inspection of Compliance with Covid-19 Safety Protocols in Schools | 10.1109/cscwd54268.2022.9776219 | 2022 |
Ensino e Covid: fiscalize! Uma aplicação colaborativa para verificar o cumprimento dos protocolos de retomada das aulas presenciais em Macaé | 10.5753/sbsc.2022.19469 | 2022 |
Metodologia de construção de jogos que possibilitem o despertar da colaboração em equipes interdisciplinares | 10.5753/sbsc_estendido.2022.19325 | 2022 |
Sistema de Recomendação em Grafos utilizando Influência Coletiva | 10.5753/semish.2022.223031 | 2022 |
Desenvolvimento das competências de Computação dispostas na BNCC a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas com alunos do ensino fundamental | 10.5753/sbie.2022.224777 | 2022 |
A taxonomy proposal of cyber threats involving children and adolescents | 10.1109/laclo56648.2022.10013466 | 2022 |
UX DESIGN APPLIED IN EDUCATION FOR THE DEVELOPMENT OF A VIRTUAL LEARNING SPACE WITH METACOGNITIVE STIMULATION | 10.21125/edulearn.2021.1499 | 2021 |
INTROPYTHON: A TEACHING-LEARNING PROPOSAL BASED ON THE INDIVIDUAL'S LOGIC | 10.21125/edulearn.2021.1242 | 2021 |
Um game inteligente que utiliza a interação como instrumento de metrificação e eficácia de ações colaborativas | 10.5753/sbsc.2021.16022 | 2021 |
Crowdsourcing Urban Narratives for a Post-Pandemic World | 10.1109/cscwd49262.2021.9437759 | 2021 |
Hands-on STEAM: Learning to Program in Elementary School Using Directed Elaboration | 2020 | |
Sistema de Informações de Milícias: Proposta de um Arcabouço Analítico para Análise de Textos em Dados de Denúncia | 10.5753/semish.2020.11327 | 2020 |
O Processo de Construção do Jogo Inteligente Tangível: Hash 3D | 10.5753/semish.2020.11313 | 2020 |
Uma experiência com o binômio [¿Design thinking ¿ + pensamento computacional] para o letramento digital do público feminino através do desenvolvimento de ¿ games | 10.5753/wit.2020.11285 | 2020 |
O mundo da narrativa: um game como ferramenta de análise/intervenção em aspectos linguístico-cognitivos | 2020 | |
Uma experiência de ensino-aprendizagem de genética clássica através de games na educação básica | 2020 | |
Social Networks Applied to Zika and H1N1 Epidemics: A Systematic Review | 2019 | |
CONTRIBUTIONS OF COMPUTATIONAL NEUROPEDAGOGY FOR TEACHING THE NARRATIVE GENRE | 10.21125/inted.2019.1790 | 2019 |
THE BIHA METHOD: AN EXPLORATORY STUDY FOR THE BUILD OF A TEACHING-LEARNING METHOD BASED ON AN INTERACTION HUMAN-ARTIFACTS | 2019 | |
Understanding Crowd Work in Online Crowdsourcing Platforms for Urban Planning: Systematic Review | 10.1109/cscwd.2019.8791936 | 2019 |
Epos: The Hero's Journey in organizations through Group Storytelling | 10.1109/cscwd.2019.8791860 | 2019 |
Exploring Social Validation on A Collaborative Curation Platform | 10.1109/cscwd.2019.8791863 | 2019 |
Estratégia neuropedagógica computacional para promover o desenvolvimento de jovens em áreas de risco e vulnerabilidade social | 10.5753/cbie.wie.2019.773 | 2019 |
Pensamento Computacional Desplugado e Transtornos do Aprendizado: Experiência na Educação Básica | 10.5753/cbie.wie.2019.1329 | 2019 |
O desenvolvimento de games como metodologia de ensino-aprendizagem e estratégia para promover o protagonismo juvenil | 10.5753/cbie.sbie.2019.853 | 2019 |
A complexidade narratológica de textos escolares: avaliação por padrões gramaticais através do aprendizado de máquina | 10.5753/cbie.sbie.2019.1858 | 2019 |
Jogos Inteligentes Tangíveis como Instrumento de Mensuração Cognitiva | 10.5753/cbie.sbie.2019.1042 | 2019 |
ENSINO NA CARÊNCIA: ADAPTAÇÕES NEURO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA PROGRAMAÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM AMBIENTES POUCO ASSISTIDOS EM RECURSOS | 2019 | |
O CICLO VIRTUOSO DO EMPODERAMENTO FEMININO ATRAVÉS DA COMPUTAÇÃO - SUPYGIRLS | 2019 | |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E PROGRAMAÇÃO PYTHON COMO EMPODERAMENTO COGNITIVO PARA ALUNOS DE ÁREAS CONFLAGRADAS | 2019 | |
OFICINA NARRATIVA: O ESTUDO DA GÊNESE E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA E SOCIEDADE | 2019 | |
CONSTRUÇÃO DE UM CHATBOT - VISITA INTERATIVA NO MUSEU DA COMPUTAÇÃO DA UFRJ | 2019 | |
JOGO DO MUSEU: UM SIMULADOR INTERATIVO PARA A CONSTRUÇÃO DE GAMES | 2019 | |
GAMES INTELIGENTES: AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NA CONSTRUÇÃO DE JOGOS | 2019 | |
MUSEU DA COMPUTAÇÃO DA UFRJ | 2018 | |
A representação de conceitos educacionais interdisciplinares no projeto criativo de um game inteligente | 10.5753/cbie.sbie.2018.825 | 2018 |
Evaluation of a Collaborative Curation Platform from the Perspective of Selective Exposure | 10.1109/SMC.2018.00613 | 2018 |
ACADEMIC NETWORK TANGIBILIZING UNIVERSITY LEGACY | 10.21125/inted.2017.1736 | 2017 |
Real World Examples of Agent based Decision Support Systems for Deep Learning based on Complex Feed Forward Neural Networks | 10.5220/0006307000940101 | 2017 |
Automatic crime report classi cation through a weightless neural network | 2017 | |
A Bridge to Cognition Through Intelligent Games | 2017 | |
Design Thinking em Situações de Ensino-Aprendizagem | 2017 | |
Abordagem de emprego do paradigma dos métodos ágeis na engenharia de um objeto de aprendizagem para divulgação científica: Relato acerca do projeto Pelos Caminhos de Darwin | 2017 | |
Utilizando Games Inteligentes para analisar a Dinâmica dos Processo Mentais durante a Pré-Tarefa | 2017 | |
Mineração de Dados Utilizando Análise de Redes Social para Identificar Tendências de Participação em Aulas Presenciais. | 10.5753/cbie.sbie.2017.1467 | 2017 |
Modelo computacional evolutivo, adaptativo e preditivo para avaliação de funções cognitivas | 10.5753/cbie.sbie.2016.460 | 2016 |
Mineração de Dados em Redes Sociais e Textuais para Identificação de Papéis em Sala de Aula | 2016 | |
News recommendation based on tweets for understanding of opinion variation and events | 10.1145/2851613.2851988 | 2016 |
Ler, escrever e programar: atividades essenciais para o desenvolvimento cognitivo na era da informação | 2016 | |
Model of a neuron network in human brains for learning assistance in E-learning environment | 2015 | |
Pelos Caminhos de Darwin: um material multimidiático interativo de divulgação científica | 2015 | |
Relação estudante-professor: Educação Baseada na Construção de Jogos | 10.5753/cbie.sbie.2015.637 | 2015 |
THE ORACULOUS MODEL: A SOCIAL MATCHING SYSTEM | 2014 | |
STOP DISASTERS: SERIOUS GAMES WITH ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS IN RIO DE JANEIRO | 2014 | |
Jogo da Trilha Topológica: Proposta de Convalidação na versão virtual | 2014 | |
Recomendação de Jogos na Aprendizagem da Matemática baseado na Análise Diagnóstica e Teoria de Resposta ao Item | 2014 | |
Padrões Emergentes em Redes Cerebrais e Redes Sociais e suas Influências na Cognição Humana | 2014 | |
The Newspaper Game - Automatic Identification of Text Genres to Enhance Language Learning | 2011 | |
#twintera!: A social matching environment based on microblogging | 10.1109/cscwd.2011.5960127 | 2011 |
Social Matching Using Microblogging: Possibilities in Cooperation and Online Learning | 10.1109/SBSC.2010.24 | 2010 |
Extracting Web Data Connections for Identifying Similar Interests in Microblogging | 2010 | |
Modelo Ergonômico de Levantamento de Requisitos de Software para Treinamento em Sistemas Complexos | 2010 | |
Modelo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Baseado em Metodologias Ágeis e Scaffoldings | 2010 | |
Ateliê de Objetos de Aprendizagem ? Uma metodologia para o Ensino de Computação em Cursos Técnicos | 2010 | |
Team Composer: Assembling groups through social matching | 10.1109/CSCWD.2010.5471990 | 2010 |
Promoting learning through social networks supported by a social matching system model | 10.1109/CSCWD.2010.5471885 | 2010 |
A trust-based recommender system for collaborative networks | 10.1109/CSCWD.2009.4968058 | 2009 |
METACOGNIÇÃO COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM VISANDO A CONSTRUÇÃO DE RESPOSTAS ADAPTATIVAS EM PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM SISTEMAS COMPLEXOS | 2009 | |
Modelo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Baseado em Metodologias Ágeis | 2009 | |
Promovendo a aprendizagem através das redes sociais apoiada por um modelo de combinação social | 2009 | |
Avaliação de Crianças Deficientes Visuais através de jogos neuropedagógicos | 2009 | |
Reputation model in communities of practice: A case study | 10.1109/CSCWD.2008.4537077 | 2008 |
Produção de Objetos de Aprendizagem voltados ao Ensino Médio pela Fábrica Virtual da UFRJ / Biologia: O OA | 2008 | |
Hipermídia Adaptativa para Aprendizado Colaborativo | 2008 | |
Um Estudo sobre Reputação baseado no Grau de Concordância entre os Membros de Comunidades de Prática | 2008 | |
Oraculous: Um Serviço de Combinação Social apoiando Ambientes Pessoais de Aprendizagem | 2008 | |
Aspectos Tecnológicos e de Designa Gráfico sobre o desenvolvimento de Objetos Aprendizagem da Fábrica Virtual da UFRJ/Biologia | 2008 | |
Utilizando Comunidade Virtual para Apoiar Disciplinas e Apoiar a Interação entre Professores e Alunos | 2008 | |
Towards Reputation Systems applied to Communities of Practice | 10.1109/CSCWD.2007.4281413. | 2007 |
Applying Reputation Mechanisms in Communities of Practice | 2007 | |
ReCoP: Um Modelo para Reputação em Comunidades de Prática | 2007 | |
Fórum de Debates do ActivUFRJ: Uma Proposta de Integração entre Membros de Comunidades | 2007 | |
Scoring Mechanisms to Encourage Participation in Communities of Practice | 10.1109/CSCWD.2006.253149 | 2006 |
Recommender Systems for Knowledge Teams | 10.1109/cscwd.2006.253215 | 2006 |
Estimulando a Participação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa | 2006 | |
Um Modelo de Sistema de Reputação para Comunidades Virtuais | 2006 | |
CoAdapt: Um Ambiente Hipermídia Adpatativo Educacional Baseado na Web com Apoio ao Prendizado Colaborativo | 2006 | |
ActivUFRJ: Ambiente Colaborativo de Trabalho Integrado e Virtual | 2006 | |
TeamWorks: supporting and Stimulating Participation in Communities of Practice | 2005 | |
TeamWorks: Managing and Retrieving the Knowledge of the Team | 2005 | |
Designing Support to Participation in Communities of Practice through Recommender Systems | 2005 | |
Supporting and Stimulating Participation in Communities of Practice | 2005 | |
Learning Objects: Separating Content from Didatics | 2004 | |
Avaliação de aprendizagem por competência para cursos a distância baseados na Web | 2004 | |
Constructing Web-Based Courses with Content Objects,Didactic Objects and Didactic Situations | 2004 | |
Uma ferramenta para avaliação de competência baseada no desenvolvimento de projeto | 2004 | |
Plataformas de Ensino a Distância: Análise de Agrupamento como Solução para Construção de Grupos de Alunos Homogêneos | 2004 | |
HARPA: UM AMBIENTE DE PUBLICAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL PARA A WEB | 2004 | |
Projeto de Aprendizagem - Uma proposta de interface gráfico-pedagógica para e-learning | 2003 | |
u o i e a - users oriented internet education architecture | 2003 | |
THE CONCEPT OF COMPETENCES AND ITS USE IN THE EVALUATION OF LEARNING IN DISTANCE COURSES IN THE WEB DISTANCE COURSES IN THE WEB | 2003 | |
Improving Meetings by Identifying Informal Roles Played by Participants | 2002 | |
Sistema de Recomendação apoiando a TV Escola | 2002 | |
TeamWorks: Um Ambiente Hipermídia para Apoio à Equipes de Trabalho | 2002 | |
Agregando Valor ao Fórum de Discussão | 2001 | |
Modelling the Cooperative Information Filtering Problem | 2001 | |
Projeto de Aprendizado - Uma sugestão de interface didática a partir de templates de html dinâmico | 2001 | |
TEAM WORKS: Um ambiente para apoio à cooperação nas equipes de trabalho | 2000 | |
A Cooperative Approach for Information Recommendation and Filtering | 2000 | |
Modelling the Cooperative Information Filtering Problem | 2000 | |
WALK: UM PRODUTO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADO À ENGENHARIA DE SOFTWARE | 1990 | |
Proposta de Integração de Software tipo CASE com Sistemas Especialista | 1988 | |
Desenvolvendo Sistemas Especialistas a partir de Protótipo | 1987 |