Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências da Saúde

Unidade:

Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde

Departamento:

Setor de Ensino e Pesquisa/NUTES

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Pontificia Universidad Católica de Chile

    | Pós-Doutorado | 2015 - 2015
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Comunicação | Doutorado | 2001 - 2005
  • Alianca Francesa - Delegação Geral

    Francês - NANCY I | Graduação | 2000 - 2000
  • Alianca Francesa - Delegação Geral

    Francês - Diplome d'études en L. Française (DELF) | Especialização | 1998 - 2000
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Comunicação | Mestrado | 1998 - 2000
  • Universidade Federal Fluminense

    Cinema | Graduação | 1991 - 1995
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(31.15% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Estudo da produção de vídeos para divulgação de uma horta escolar midiatizada no contexto pandêmico 10.47328/rpv.v13i1.16091 2024
Relato de Experiência: prática de ensino problematizadora com o uso de recursos audiovisuais nas aulas de História da Psiquiatria para curso técnico em Enfermagem 2023
Potencialidades da ação docente com o uso de audiovisuais no ensino de química 10.20396/etd.v24i2.8660196 2022
Da emissão à recepção: a construção do endereçamento em vídeos, produzidos por graduandos em Ciências Biológicas, destinados à estudantes do ensino básico 10.33448/rsd-v11i1.24577 2022
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PROPOSTAS DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2252 2022
Análise do modo de endereçamento de um vídeo de Divulgação Científica de prevenção à Covid-19 2022
UM BAÚ MÁGICO: HISTÓRIAS E AVENTURAS PARA CRIANÇAS SURDAS NUMA WEB TV 10.1590/cc242484 2021
A PRODUÇÃO DE SENTIDOS DOS ESTUDANTES POR MEIO DO REENDEREÇAMENTO DE UM AUDIOVISUAL POR UMA PROFESSORA DE QUÍMICA 10.31512/encitec.v11i3.529 2021
Estudo da Produção de Vídeos sobre temas sociocientíficos por alunos do Ensino Médio 10.22408/reva6020218781225-1237 2021
O Audiovisual e a Divulgação Científica: análises do reendereçamento em um espaço de educação não-formal 10.22408/reva6020219341839-1852 2021
Sustentabilidade e Práxis Ambiental na Formação em Ciências 2021
Revisão de literatura: uso de obras audiovisuais no ensino de saúde mental na educação em Enfermagem 10.33448/rsd-v10i15.22695 2021
RELATO DE UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PRÁTICA DE ENSINO 2021
Second person narrative in War Documentaries. 10.37390/ac.v0i0.52 2020
A PRODUÇÃO DE SENTIDOS POR ESTUDANTES A PARTIR DE UM VÍDEO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM 2020
Construindo uma história arqueogenealógica do audiovisual educativo e científico na área das Ciências da Saúde no Brasil. Dimensões estética, política e pedagógica 2020
Reendereçamento do filme Erin Brockovich no ensino de Química: intertextualidades em uma perspectiva socioambiental 10.22409/resa2020.v13i2 2020
O REENDEREÇAMENTO DE CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS ITINERANTE 10.22047/2176-1477/2020.v11i2 2020
VÍDEOS EDUCACIONAIS E A IMPORTÂNCIA DOS MODOS DE ENDEREÇAMENTO 2020
Endereçamento e Reendereçamento no uso de um vídeo por uma professora de ciências 2019
Convergência entre endereçamento e reendereçamento de vídeos na prática de uma professora de ensino superior de ciências 2019
A análise de conteúdo aplicada a um episódio da seção de cartas do Globo Rural 2019
Aprendendo sobre as frutas a partir de séries infantis: uma proposta de reendereçamento no ensino fundamental 2019
Piper: relato da experiência do planejamento e execução de uma aula sobre aves a partir do reendereçamento de um filme de animação 2019
Ouvindo imagens: ensaio sobre uma oficina audiovisual inclusiva de cinema e educação 10.1590/1980-6248-2018-0041 2019
Ensinando Genética com filmes e séries: análise de propostas por meio do estudo do reendereçamento 2018
Um programa infantil para crianças surdas: Baú do Tito e a construção de novos espectadores 2017
ESTUDO DA APROPRIAÇÃO DE UM FILME NA EDUCAÇÃO MÉDICA 2016
Apropriações de filmes e vídeos na Educação Médica 2016
PRODUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO POR LICENCIANDOS: UM ESTUDO SOBRE RECEPÇÃO FÍLMICA E MODOS DE LEITURA 10.1590/1983-211720175170102 2015
Contribuições dos estudos de recepção audiovisual para a educação em ciências e saúde 10.5007/1982-5153.2015v8n2p143 2015
Estudo de Recepção de um vídeo sobre o funcionamento do motor elétrico produzido por estudantes de Ensino Médio 2014
Mídias na Educação: discurso oficial nos discursos de professores egressos de um Programa de Formação Continuada 10.5753/RBIE.2013.21.03.85 2014
Vídeo em Libras: um estudo sobre produção e consumo de material audiovisual para a educação de surdos 10.3895/S1982-873X2014000100008 2014
Inserção da Educação Ambiental na formação inicial docente: levantamento de publicações 2014
Endereçamentos e adaptações: a recepção de um vídeo educativo por alunos de ensino médio 2014
Estudos de recepção audiovisual na Educação em Ciências e Saúde: o aluno como espectador de vídeos educativos 2014
Perfil Conceitual como tema de pesquisa e sua aplicação em conteúdos de Biologia 2013
Investigando a Produção de vídeos por estudantes de Ensino Médio no contexto do Laboratório de Física 2013
A produção de vídeo educativo por alunos da Licenciatura em Biologia: um estudo sobre recepção fílmica e modos de leitura 2013
Estudo de Recepção de um vídeo sobre o funcionamento do motor elétrico produzido por estudantes de Ensino Médio 2013
Investigando a produção de vídeos por estudantes de Ensino Médio no contexto do laboratório de Física 2013
Audiovisual physics reports: students¿ video production as a strategy for the didactic laboratory 10.1088/0031-9120/47/1/44 2012
Estudo de Recepção de um vídeo sobre refração da luz produzido por alunos de ensino médio como atividade de laboratório didático de física 2012
Recepção Audiovisual na Educação Médica: leituras de um vídeo educativo de Psicologia Médica por estudantes de medicina 2012
Documentário de Divulgação Científica 2012
Modelos de comunicação e uso de impressos na educação em saúde: uma pesquisa bibliográfica 2011
Paternidade e saúde reprodutiva: discursos de jovens em documentários autobiográficos 2011
A noção de documento e a apropriação de imagens de arquivo no documentário ensaístico contemporâneo 2011
Demonstrações experimentais de Física em formato audiovisual produzidas por alunos do ensino médio
DOI: 10.5007/2175-7941.2011v28n3p676
10.5007/2175-7941.2011v28n3p676 2011
Recursos Audiovisuais como temática de pesquisa em periódicos brasileiros de Educação em Ciências 2011
Concepções de Alunos do Ensino Fundamental sobre Ecossistemas de Manguezal: o caso de um colégio público do Rio de Janeiro 2010
Escolhendo Gêneros Audiovisuais para Exibições em Aulas de Ciências e Biologia: como os professores entendem a referencialidade da imagem 2010
Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia 2009
Levantamento e análise de vídeos de prevenção e detecção precoce dos cânceres de cabeça e pescoço para educação de fonoaudiólogos 2009
O cinema da retomada antes da "retomada": porque não pensá-lo como um "ciclo" 2008
História das Ciências no Ensino de Ciências: contribuições dos recursos audiovisuais 2008
Como analisar um documentário? Questões estéticas e éticas 2008
Ruptura e continuidade no documentário brasileiro: 1959-1962 2007
Virtualidade e referência: um breve olhar sobre Ulisses 2007
A Imagem Encarnada 2004
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
O AUDIOVISUAL NO ENSINO DE LUTAS E ARTES MARCIAIS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2023
O que professores de ciências participantes de um curso de extensão pensam sobre o uso de vídeo e filmes no ensino? 2023
Audiovisuais como estratégia problematizadora no ensino de História da Psiquiatria na Enfermagem 2023
Dialogue and Addressing in the production of educational videos by students 2022
COVIEWING AND INTERTEXTUALITY IN THE USE OF VIDEOS IN CHEMISTRY CLASSES 2022
Uma reflexão sobre a inserção do audiovisual no saber fazer docente durante a pandemia 2021
Estudo da produção e da recepção de um vídeo sobre uma horta escolar por alunos do ensino médio 2021
Influência das identidades de adolescentes periféricos na construção do endereçamento de um vídeo sobre o movimento antivacina 2021
Filmes de Ficção Científica no Ensino de Ciências: do texto à audiência 2021
Second person narratives in War Documentaries 2019
Aprendendo Biologia por um canal de vídeo aulas: percepção de estudantes da área da Saúde sobre suas vantagens e desvantagens 2019
Práticas e Discursos Neoliberais na inserção do audiovisual no ensino de ciências em canais de ciências no Youtube 2019
Recepção audiovisual e reendereçamento em aulas de Biologia 2019
A Produção de Vídeos e a Construção do Endereçamento: uma proposta para abordar o audiovisual na formação em Ciências Biológicas 2019
A UTILIZAÇÃO DE UM EPISÓDIO DE ?OS SIMPSONS? NO ENSINO DE QUÍMICA: A PESQUISA SOBRE REENDEREÇAMENTO POR MEIO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA 2018
UMA PESQUISA SOBRE O USO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO 2018
O audiovisual no ensino de ciências: a construção do endereçamento 2018
Reendereçamento de vídeos como estratégia didática no Ensino de Ciências: perspectiva de uma professora de Bioquímica 2018
Sign language and science on a TV show for deaf children 2018
O uso de audiovisuais no ensino de ciências: uma revisão sistemática da literatura recente 2018
Hanseníase no cinema: deslocamentos políticos em vídeos de um acervo 2017
Os usos de filmes, séries de TV e vídeos do Youtube por estudantes e professores nas aulas de Psicologia Médica 2017
Ensinando Genética com o filme X-Men Primeira Classe: reendereçamentos em uma proposta didática para o professor de Biologia 2017
A questão do reendereçamento na recepção audiovisual em uma aula de biologia 2017
Educação Ambiental e endereçamento de desenhos animados: uma análise das questões ambientais no programa Peixonauta 2017
O Pagador de Promessas e sua recepção crítica 2017
História da ciência e arquivo: a hanseníase em dois filmes brasileiros 2016
Documentário científico e acervos audiovisuais: arqueologia da produção brasileira 2016
The Educational Video and its Spectator: a meeting at the Medical School 2016
Audiovisual Reception in Science Education science teachers' use and adaptation of videos 2016
Modes of address of a Health Education video produced for deaf students 2016
Modos de endereçamento e reendereçamento: as apropriações de um filme por professores de medicina em aulas de Psicologia Médica 2015
A produção de vídeo por alunos da Licenciatura em Biologia e sua recepção por alunos do ensino médio 2015
Canais de vídeo para ensino de ciências: um estudo exploratório 2015
Video Production and Reception: Readings in the private mode of viewing 2014
Teacher Training, Information and Communication Technologies and Education on Health 2014
Documentary, a look into Vila Velha 2014
Documentário científico e acervos audiovisuais: endereçamento, campos de correlação e gestos estéticos-políticos 2014
Documentário e acervos audiovisuais: produção brasileira em ciências 2014
Estudos de Recepção, Endereçamento e uso de Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde 2014
O Endereçamento de Vídeos de Educação em Saúde 2013
Documentário Científico: campos de correlação e gestos estético-políticos 2013
A abordagem holistica de um vídeo sobre eletroforese produzido por estudantes de ensino médio 2013
Educação Médica e Audiovisual: sentidos produzidos por estudantes sobre um vídeo educativo de atenção à saúde 2013
Produção de vídeos educativos por licenciandos de Biologia: uma analise do endereçamento e do significado preferencial 2013
Educação em Saúde e vídeo: o endereçamento como uma questão educacional 2013
Representações e Recepções: o endereçamento de campanhas educativas sobre AIDS 2013
Recursos audiovisuais e experimentação didática: práticas concorrentes e/ou desafios convergentes 2013
Jovens Professores e Políticas Curriculares 2012
Documentário Científico em tensão com a representação e a comunicação 2012
Reception study of a video produced as a physics didactic laboratory activity 2012
Estudo de recepção de um vídeo produzido como atividade do laboratório didático de física 2012
Recepção Audiovisual na Educação Médica: leituras de um vídeo educativo por professores de Psicologia Médica 2012
Documentário de Divulgação Científica em tempos de redes sociais e cibercultura 2012
Interação de entrevistados com a pesquisa e a situação da entrevista: assimetria, reflexões geradas e mudanças de práticas 2012
Pesquisa documental sobre ?Combate à lepra no Brasil? (1945): filmes científicos como fontes para o ensino de história da ciência 2012
Produção e Recepção de vídeo por licenciandos em Biologia: uma exibição no modo privado de leitura 2012
Audiovisual Reception in Medical Education: students? and teachers? readings of an educational video 2012
O relatório audiovisual de atividades experimentais de física produzido por alunos do ensino médio 2011
Students Influence in the decision making of using audiovisual resources in science classes 2011
Audiovisual physics reports: students? video production as a strategy for the didactic laboratory 2011
The use of video in science class everyday practice 2010
The use of video in science class everyday practice 2010
Contribuições dos recursos audiovisuais para a inclusão do HIstória da Ciência no ensino de ciências 2010
Recursos Audiovisuais como temática de pesquisa em Ensino de Física em periódicos brasileiros 2010
O documentário como ato de criação 2010
Tempo, memória e vídeo: o presente colapsado 2009
Utilização de Recursos Audiovisuais na Educação em Ciências: uma análise dos trabalhos publicados nos encontros regionais (SE) e nacional de ensino de Biologia (I, II e III EREBIO e I ENEBIO) 2009
Modelos e mudanças em vídeos de Educação em Saúde: visão histórica de um acervo 2009
Análise semiótica de imagens em impressos para Educação em Diabetes 2009
Utilização de Recursos Audiovisuais na Educação em Ciências: uma análise dos trabalhos publicados nos encontros regionais (SE) e nacional de ensino de Biologia (I, II e III EREBIO e I ENEBIO) 2009
L'archive audiovisuelle comme recours pour l'éducation scientifique 2008
A apropriação de materiais de arquivo nos documentários e a apropriação de documentários na Educação 2008
Paternidade relacionada à saúde, sexualidade e gênero: analisando discursos entre jovens a partir da realização audiovisual 2008
Paternity related to sexuality and reproductive health: discourses by youngsters attending public schools in the city of Rio de Janeiro, Brazil, through autobiographical videos 2008
As Linhas de Fuga do Cinema Educativo 2007
ENTRE A INFORMAÇÃO E A MOTIVAÇÃO: UMA ANÁLISE DE VÍDEOS EDUCATIVOS PARA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO 2007
Entre a Informação e a Motivação: Uma análise de vídeos educativos para prevenção e detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço 2007
O Realismo no Documentário Brasileiro na passagem das décadas de 50 e 60 2006
Documentário e Representação - Desnaturalizando uma Evidência 2005
Documentário, representação e virtualização 2005
A Memória do Documentário 2004
A Imagem Encarnada - Virtualização e Documentário 2002
Documentário clássico expositivo: tradição pictórica e oratória 2001
Do Direto a Moretti 2000
Publicações:
Minha Rede: