Marcelo Macedo Corrêa e Castro

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Departamento:

Decania do CFCH

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade de Lisboa

    | Pós-Doutorado | 2014 - 2015
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 1998 - 2002
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 1981 - 1985
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licenciatura Em Letras Português Literaturas | Graduação | 1975 - 1979
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(30.77% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
-Tentando desatar os nós-: os sentidos da escrita do projeto de monografia na formação inicial de professores 10.5965/1984723825572024257 2024
ANÁLISE DOCUMENTAL DA REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM LICENCIATURAS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS 2022
Compartilhando leituras durante o isolamento social: experiência de reinvenção em um projeto de extensão 10.5216/REVUFG 2022
Compartilhando leituras durante o isolamento social: experiência de reinvenção em um projeto de extensão 10.5216/revufg.v22.73542 2022
O conceito de letramento e as práticas de alfabetização 10.20500/rce.v13i27.16691 2018
A PRODUÇÃO TEXTUAL SOLICITADA AOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO 2018
Sentidos e Significados Atribuídos à Escrita por Estudantes do Curso de Pedagogia após a Finalização do Trabalho de Conclusão de Curso 2017
A formação inicial e a continuada: diferenças conceituais que legitimam um espaço de formação permanente de vida 2015
Dados de escolarização dos estudantes de Letras e de Pedagogia: em busca dos saberes de formação básica dos futuros professores 2011
Autoria e autoridade nas práticas escolares de ensino da escrita 2011
As razões de uma ruptura: elementos para uma história da prova de redação nos exames vestibulares da UFRJ 2008
O Ensino-aprendizagem da escrita e o exame vestibular da UFRJ: desafios à articulação da Educação Básica com a Superior 2007
Um vazio a ocupar: a articulação palavra-imagem nas práticas escolares de linguagem 2006
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICOS ACADÊMICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E SUAS POSSÍVEIS RELAÇÕES COM A ATUAÇAO DOS DOCENTES COMO AGENTES DE LETRAMENTO ACADÊMICO 2020
AÇÕES DO GRAFE E O APROFUNDAMENTO DO DEBATE ENTRE SUJEITOS QUE ATUAM NO ENSINO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2017
A Escrita acadêmica de estudantes de Pedagogia na Percepção de seus professores 2016
Práticas de produção textual propostas aos estudantes na licenciatura em Pedagogia da UFRJ 2016
Escrevendo dentro e fora da escola: iniciativas de escrita não escolar de estudantes da educação básica e suas relações com o ensino da escrita 2016
A formação universitária dos docentes da Faculdade de Educação da UFRJ: subsídios para um estudo de práticas de ensino-aprendizagem da escrita acadêmica dos licenciandos de Pedagogia 2015
A escrita e o seu ensino no curso de Pedagogia da UFRJ: quem quer ser professor 2014
Referências para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente (INEP/MEC): Marcas Discursivas de uma Proposta Neotecnicista de Formação e Avaliação de Professores 2012
Apropriação indébita e autoria na produção textual de estudantes de Pedagogia: elementos para um dimensionamento pedagógico da questão 2012
Saberes docentes e formação de professores para o ensino da escrita: elementos para um projeto de formação inicial de professores nos cursos da UFRJ 2011
Formação de docentes para o ensino da escrita: dados iniciais para um perfil dos estudantes de Pedagogia e de Letras (Português-Literaturas) da UFRJ 2010
Perspectivas do Ensino da Escrita na educação básica: uma leitura da interferência dos exames seletivos na construção das práticas escolares 2009
Autoria e adesão ideológica: considerações sobre o percurso do ensino da produção textual na educação básica 2008
Saberes Docentes para o ensino da escrita 2008
Indicadores objetivos de novas práticas no ensino de Redação: indícios de uma mudança? 2007
Um vazio a ocupar: A articulação palavra-imagem nas práticas escolares de linguagem 2006
Por que escrever? Uma discussão sobre princípios lingüístico-pedagógicos para o ensino da produção textual 2003
As tecnologias da informação e da comunicação no discurso do MEC 2001
Imaginário, educação e poesia: silêncios e sentidos 1999
O anteprojeto unidades temáticas para o ensio de língua portuguesa e literatura brasileira 1996
Publicações:
Minha Rede: