Tatiana da Costa Martins

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Belas Artes

Departamento:

Departamento de Artes Base BAB/EBA

e-mail:

tatianacm@eba.ufrj.br

Linkedin:

Google Scholar:

https://scholar.google.com.br/citations?user=zYEdVIwAAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-9891-7313

Formação:
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2014 - 2014
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    História Social da Cultura | Doutorado | 2005 - 2009
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    História Social da Cultura | Mestrado | 2000 - 2002
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    História da Arte e Arquitetura no Brasil | Especialização | 1998 - 1999
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Museologia | Graduação | 1994 - 1997
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(42.86% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Harald Szeeman, o colecionador de obsessões 10.20396/modos.v7i3.8673307 2023
Artistas-colecionadores: Cildo Meireles e Rosângela Rennó 2021
Mirabilia: o curiosos gabinetes de Luiz Zerbini e José Rufino 2018
O Museu como ensaio contemporâneo: reanimação, reificação, metamorfose e sobrevivência 2017
Paisagem e ficção nos deslocamentos poéticos de Robert Smithson 10.14393/ouv19-v12n2a2016-13 2016
Puzzle e Diários: jogos poéticos de Robert Smithson 2012
Queda do Solar de Smithson: ficção, disrupção e entropia 10.37235/ae.n21 2010
Eventos:

(10.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Fragmentos para o Futuro: artes visuais e musealização a partir do Museu das Remoções 10.54575/cbha.42.060 2023
Nesse claro-escuro, surgem os monstros: Alfredo Jaar na 34ª Bienal de São Paulo/Sesc Pompeia 10.29327/31ENANPAP2022.513198 2022
Museo de la Solidaridad Salvador Allende e a realização da Mesa de Santiago do Chile : documentos patrimoniais, museu e liberdade/resistência no contexto dos anos de 1970 na América Latina 2021
Reflexões sobre origens e trânsitos em Antonio Dias: outra abordagem 2020
Participação e Ativação: um percurso possível para a mediação performática em exposições de Artes Visuais 2019
Antonio Manuel: percurso no contra-circuito erótico-marginal 2019
Os Museus e a Teoria da Arte Contemporânea: modos de expor a História da Arte 2018
Comissionamentos e Ativações: modalidades de apresentação da arte contemporânea em Dja Guata Porã e Wenu Pelon 2018
Museu de Arte do Rio: a imagem do museu no Museu-Imagem 2018
Museu de Arte Contemporânea - Niterói (MAC-Niterói: Museu-Imagem na dinâmica Musealização/Patrimonialização 2017
Coleção por vir, Museu para estar: formação e tipologia do Museu D. João VI 2017
O acervo museológico do Museu D. João VI: arte, documentação e exposição 2017
A coleção do Museu D. João VI: arte, documentação e exposição 2016
Musealização/Patrimonialização no Projeto Moderno: Museu de Arte do Rio de Janeiro 2016
Dimensão Poética da Exposição de Arte: um estudo de caso da Série Veneza de Waltercio Caldas 2016
O que a arte contemporânea pensa do museu 2015
O que a arte contemporânea pensa do museu: Smithson, Heizer, Oppenheim, Bochner, Kaprow, Broodthaers 2014
As exposições de arte do MNBA e MAM-Rio: duas narrativas da História da Arte Brasileira 2014
A Escrita da História da Arte na Exposição de Arte 'L'Informe: mode d'emploie' 2013
Histórias, memórias e deslocamentos: Robert Smithson e a invenção do Panorama Zero 2012
Publicações:
Minha Rede: