Tatiana da Costa Martins
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Escola de Belas Artes
Departamento:
Departamento de Artes Base BAB/EBA
e-mail:
tatianacm@eba.ufrj.br
Linkedin:
Google Scholar:
https://scholar.google.com.br/citations?user=zYEdVIwAAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao
ORCID:
https://orcid.org/0000-0002-9891-7313
Formação:
-
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
| Pós-Doutorado | 2014 - 2014
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
História Social da Cultura | Doutorado | 2005 - 2009
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
História Social da Cultura | Mestrado | 2000 - 2002
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
História da Arte e Arquitetura no Brasil | Especialização | 1998 - 1999
-
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Museologia | Graduação | 1994 - 1997
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(42.86% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Harald Szeeman, o colecionador de obsessões | 10.20396/modos.v7i3.8673307 | 2023 |
Artistas-colecionadores: Cildo Meireles e Rosângela Rennó | 2021 | |
Mirabilia: o curiosos gabinetes de Luiz Zerbini e José Rufino | 2018 | |
O Museu como ensaio contemporâneo: reanimação, reificação, metamorfose e sobrevivência | 2017 | |
Paisagem e ficção nos deslocamentos poéticos de Robert Smithson | 10.14393/ouv19-v12n2a2016-13 | 2016 |
Puzzle e Diários: jogos poéticos de Robert Smithson | 2012 | |
Queda do Solar de Smithson: ficção, disrupção e entropia | 10.37235/ae.n21 | 2010 |
Eventos:
(10.00% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Fragmentos para o Futuro: artes visuais e musealização a partir do Museu das Remoções | 10.54575/cbha.42.060 | 2023 |
Nesse claro-escuro, surgem os monstros: Alfredo Jaar na 34ª Bienal de São Paulo/Sesc Pompeia | 10.29327/31ENANPAP2022.513198 | 2022 |
Museo de la Solidaridad Salvador Allende e a realização da Mesa de Santiago do Chile : documentos patrimoniais, museu e liberdade/resistência no contexto dos anos de 1970 na América Latina | 2021 | |
Reflexões sobre origens e trânsitos em Antonio Dias: outra abordagem | 2020 | |
Participação e Ativação: um percurso possível para a mediação performática em exposições de Artes Visuais | 2019 | |
Antonio Manuel: percurso no contra-circuito erótico-marginal | 2019 | |
Os Museus e a Teoria da Arte Contemporânea: modos de expor a História da Arte | 2018 | |
Comissionamentos e Ativações: modalidades de apresentação da arte contemporânea em Dja Guata Porã e Wenu Pelon | 2018 | |
Museu de Arte do Rio: a imagem do museu no Museu-Imagem | 2018 | |
Museu de Arte Contemporânea - Niterói (MAC-Niterói: Museu-Imagem na dinâmica Musealização/Patrimonialização | 2017 | |
Coleção por vir, Museu para estar: formação e tipologia do Museu D. João VI | 2017 | |
O acervo museológico do Museu D. João VI: arte, documentação e exposição | 2017 | |
A coleção do Museu D. João VI: arte, documentação e exposição | 2016 | |
Musealização/Patrimonialização no Projeto Moderno: Museu de Arte do Rio de Janeiro | 2016 | |
Dimensão Poética da Exposição de Arte: um estudo de caso da Série Veneza de Waltercio Caldas | 2016 | |
O que a arte contemporânea pensa do museu | 2015 | |
O que a arte contemporânea pensa do museu: Smithson, Heizer, Oppenheim, Bochner, Kaprow, Broodthaers | 2014 | |
As exposições de arte do MNBA e MAM-Rio: duas narrativas da História da Arte Brasileira | 2014 | |
A Escrita da História da Arte na Exposição de Arte 'L'Informe: mode d'emploie' | 2013 | |
Histórias, memórias e deslocamentos: Robert Smithson e a invenção do Panorama Zero | 2012 |