Libânia Nacif Xavier

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Administração da Educação/FE

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Estadual de Campinas

    | Pós-Doutorado | 2020 - Agora
  • Universidade de Lisboa

    | Pós-Doutorado | 2008 - 2009
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 1995 - 1999
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 1991 - 1994
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Bacharelado e Licenciatura em HIstória | Graduação | 1977 - 1982
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(35.56% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Rebel Universities in The Brazil of Anísio Teixeira: The University of The Federal District and The University of Brasília 10.24908/encounters.v23i0.15651 2022
Inep durante a gestão de Anísio Teixeira (1952-1964) 10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5530 2022
Profissão docente e construção democrática (1960-1990): Uma aborgadem comparada 10.22535/cpe.v22i52.28104 2021
A docência entre o ideal republicano e as violências do cotidiano 10.1590/s1678-4634202147236303 2021
Docência, gênero e processos formativos 10.15448/1980-864X.2021.3.39977 2021
Arquivos pessoais de professores: o que guardam e o que nos dizem? 10.14393/che-v20-2021-45 2021
História de um centro de memória e história da educação: o Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade - PROEDES-FE/UFRJ 10.11606/issn.1980-4466.v16i32p251-267 2021
História de um Centro de memória e Documentação 10.35072/CABAS.2021.20.75.012 2021
Contribuições ao estudo do associativismo docente, 10.1590/1980-6248-2018-0013 2019
ANÍSIO TEIXEIRA: DILEMAS EDUCACIONAIS E POLÍTICOS DO SEU E DO NOSSO TEMPO 10.1590/cc0101-32622019219122 2019
Contribuições de Ana Waleska Mendonça ao ensino e à pesquisa em HIstória da Educação no Rio de Janeiro 10.20500/rce.v14i30.20937 2019
Rubim Santos Leão de Aquino (1929-2013): ensino e militância política na trajetória de um professor de história 10.20949/rhhj.v8i15.515 2019
Por uma História da Educação Fluminense. Apresentação 2019
O fator tempo na organização e desenvolvimento do trabalho docente 2018
La invención de la escuela pública y sus desarollos en Brasil: entre el ideal de modernidad y los problemas contemporáneos 10.15648/hc.33.2018.10 2018
Educação e Cultura para a Democracia em Darcy Ribeiro 2017
Professores e alunos frente aos processos de consolidação e crise da escola moderna 2017
Buscando os nexos, contornando as distâncias: a comparação na pesquisa em história da educação 2017
A HIstória da Educação na região centro oeste: temas, abordagens teóricas e fontes 2016
DA LAB SCHOOL DE CHICAGO ÀS ESCOLAS EXPERIMENTAIS DO RIO DE JANEIRO DOS ANOS 1930 10.1590/2236-3459/62397 2016
O Manifesto de 1932 e a democracia como valor universal 2015
A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessária 10.1590/S1413-24782014000900002 2014
Docencia e construção democrática: as contribuições de Rui Grácio e Rogério Fernandes 2014
Mestres exemplares e formação de redes no processo de construção da escola democrática portuguesa 2013
Os movimentos docentes brasileiro e português na virada dos anos 1970 - 80 10.5965/2175180305102013234 2013
Pesquisa Educacional, HIstória da Educação e Historiografia: diálogos em curso, intercâmbios possíveis 2013
UNIVERSIDADE, PESQUISA E EDUCAÇÃO PÚBLICA EM ANÍSIO TEIXEIRA 2012
Itinerários profissionais de professores no Brasil e em Portugal: redes de intercâmbio no contexto de expansão do movimento da Escola Nova 2011
The teaching profession in the voice of its union leaders 2010
Aspectos da imprensa periódica educacional em Lisboa e no Rio de janeiro (1921-1963) 2007
A reforma do ensino no Distrito Federal: liberalismo e experimentalismo em Anísio Teixeira 2007
O INEP e a modernização do Ensino 2006
Pragmatismo e desenvolvimentismo no pensamento educaional brasileiro (1950-60) 2006
O debate em torno da nacionalização do ensino na Era Vargas 2005
A imprensa carioca e a política educacional na década de 1950 2005
Impasses e perspectivas na consolidação de um Centro de Documentação: o caso do Preodes-FE/UFRJ 2005
Oscilações do público e do privado na educação brasileira 2003
Visões sobre a escola elementar brasileira na década de 1950 2003
Cultura e Multiculturalismo em Projetos Educacionais no Brasil 2001
O espírito Científico e a Sociedade Democrática em Anísio Teixeira 2001
Educação e Reconstrução Nacional 2001
Regionalização da Pesquisa e Inovação Pedagógica: os centros de pesquisa do INEP 1999
Retrato de corpo inteiro do Brasil: a Cultura Brasileira por Fernando de Azevedo 1998
O campo educacional ente a prática social e a legitimidade científica 1997
O esquecimento de um livro: tentativa de reconstrução de uma tradição de pesquisa em educação 1996
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Relações e vínculos evocados no ofício de ensinar: reflexõs a partir do arquivo de Rubin Santos Leão Aquino 2019
Reflexões a partir do arquivo pessoal de um professor de história 2019
História da Educação e História Intelectual: usos reificados e novas tendências 2018
O debate sobre o ensino médio no Brasil dos anos 1950: uma abordagem historiográfica 2017
O individual e o coletivo no estudo de trajetórias profissionais de professores 2012
Trajetórias profissionais e produção intelectual na configuração de uma história da educação luso-brasileira 2012
Ação Coletiva de Professores em Tempos de Transição Democrática 2011
Educação para o progresso e a modernização 2011
Uma perspectiva teórico-metodológia para o estudo comparado do associativismo docente 2009
O Impresso como elo de ligação entre o sindicato e a escola 2008
Escola, Cidade e Cidadania 2007
Profissionalização do magistério no contexto de difusão doideário da escola nova 2007
Preservação da memória e historiografia da educação brasileira. 2007
Qualificação do Magistério em três Campanhas do MEC (1950-1960) 2006
Aspectos da Imprensa Periódica Educacional em Lisboa e no Rio de Janeiro (1921-1963) 2006
Profissão docente entre o associativismo e a funcionarização 2006
Qualificação de Professores em tres Campanhas do MEC (1950-60) 2006
Aspectos da Imprensa periódica educacional em Lisboa e no Rio de Janeiro (1921-1963) 2006
Profissão docente entre o associativismo e a funcionarização 2006
Uma política nacional de formação de professores 2006
Educação e Imprensa carioca nas décadas de 1950-60 2005
Impasses e Perspectivas na consolidação de um Centro de Documentação: o caso do proedes/UFRJ 2005
História não ensinada no ensino fundamental: a história da educação 2005
O INEP e a Modernização do ensino brasileiro 2005
Educação e Imprensa Carioca nas décadas de 1950-60 2005
Pragmatism and Development ideology in brazilian educational though in the 1950s and 1960s 2004
Padrões de funcionamento da escola elementar e média brasieira nas décadas de 1950-60 2004
Aspectos do ensino médio e elementar por dois técnicos do MEC 2004
Modernização Oligárquica: Educação e Política na Primeira República Brasileira 2003
João Roberto Moreira e a Escola Elementar Brasileira das décadas de 1950-1960 2003
Reflexões sobre a história da política educacional: o caso do Rio de Janeiro (1975-1995) 2002
Inovações e Descontinuidades na Política Educacional Fluminense 2001
Inovação Pedagógica e Profissionalização do Magistério 2000
A Pesquisa Educacional como Razão 2000
A Educação no Debate Intelectual dos anos 50/60 2000
O Brasil como Laboratório 1999
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