Máximo Augusto Campos Masson

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Fundamentos da Educação/FE

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade de São Paulo

    | Pós-Doutorado | 2012 - 2014
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 1991 - 1997
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Sociologia | Mestrado | 1981 - 1989
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Ciências Sociais | Graduação | 1975 - 1979
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(11.11% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Educação superior e América do Sul: Neodesenvolvimentis-mo, neoconservadorismo 10.4322/principios.2675-6609.2022.165.007 2022
CAMPO E HEGEMONIA: PROXIMIDADES ENTRE BOURDIEU E GRAMSCI E A ANÁLISE DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS 2021
APRESENTAÃ?Ã?O 10.29327/211303.5.8-2 2020
Aspectos Históricos da Intolerância Religiosa no Brasil 2020
Políticas públicas de educação prisional no Brasil: currículo e orientações internacionais 2018
EXPERIÊNCIAS ESCOLARES DE JOVENS DE CLASSES POPULARES E CONSTRUÇÕES DO FUTURO 2018
Educação Escolar e Gestão Democrática do Ensino: Perspectivas 2018
?Reforma do Ensino Médio? Brasileiro e as Disciplinas de História e Sociologia: Efeitos sobre Práticas e Expectativas de Professores e Licenciandos 2017
O Exercício do Magistério como Expectativa Profissional de Licenciandos de Cursos de História 2016
Visões de licenciandos sobre a inserção no magistério 2015
Capitalismo e Universidade: transformações no cenário econômico internacional e possíveis tendências dos sistemas universitários de Brasil e Argentina 2014
Percepções Pessoais, Trajetórias Escolares e Perspectivas Profissionais 2011
Students? Trajectories, Entrance Exams Processes and Pedagogical Practices: a Study on Institutional Practices, Professor-Students Relations and Academic Performance in Engineering Courses 2006
O Ópio e o Real 2005
Competências, Qualificação e Avaliação: Observações sobre práticas pedagógicas e educação profissinal 2003
Indivíduo, Universidade e Sociedade Brasileira: notas para uma abordagem antropológica sobre a experiência da Universidade do Distrito Federal e o pensamento de Anísio Teixeira 1995
A Questão Nacional: um tema ainda presente para a definição de políticas comunitárias no Brasil 1994
Educação, Formação Profissional e Transformações no Processo de Produção Capitalista 1994
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
OS ESTUDANTES E SUAS EXPECTATIVAS DE FUTURO POSSÍVEIS: o magistério como possibilidade para um grupo de jovens cariocas 2022
Hegemonia, educação e as lutas sindicais dos profissionais da educação no Brasil 2018
Paulo e Pierre: Mais Proximidades , Menos Distâncias 2018
De la formation au projet professionnel 2017
?REFORMA DO ENSINO MÉDIO?: POSSÍVEIS EFEITOS NAS EXPECTATIVAS DE LICENCIANDOS DE HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS 2017
O BRASIL COMO ESTRATÉGIA ASCENSIONAL: CONVÊNIOS, INTERESSES E TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES CABO-VERDIANOS E ANGOLANOS NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA 2017
?REFORMA DO ENSINO MÉDIO? BRASILEIRO E AS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA: EFEITOS SOBRE PRÁTICAS E EXPECTATIVAS DE PROFESSORES E LICENCIANDOS 2017
Políticas públicas de educação prisional no Brasil: currículo e orientações internacionais 2017
Conservadorismo, conflitos e contradições no campo educacional brasileiro: a recente Reforma do Ensino Médio 2017
Reforma do Ensino Médio e Partidos Políticos 2017
O Exercício do Magistério como Expectativa Profissional de Licenciandos de Cursos de História e Ciências Sociais 2016
Formação acadêmica, currículo e representações do trabalho docente: uma análise das percepções de graduandos e jovens professores de história 2016
Lutas e Impasses na Gestão Democrática de Estabelecimentos Escolares: participação política e conformismo 2015
Relações entre Trajetórias Escolares e Futuros Possíveis na Percepção de Jovens de Classes Populares 2015
Contradições da Democratização Recente da Educação Superior 2015
Visões de licenciandos sobre a inserção no magistério 2015
Capitalismo e Universidade: transformações no cenário econômico internacional e possíveis tendências dos sistemas universitários de Brasil e Argentina 2014
Escolarização e mudanças nas percepções de futuro de jovens estudantes brasileiros das classes populares 2013
Escola e Futuro: percepções de estudantes das classes populares 2013
Escolarização e Mudanças nas Percepções de Futuro de Jovens Estudantes Brasileiros das Classes Populares 2013
Percepções Pessoais, Trajetórias Escolares e Perspectivas Profissionais 2011
Percepções Pessoais, Trajetórias Escolares e Perspectivas Profissionais 2011
Trajetórias estudantis e percepções da escola: visões de jovens estudantes brasileiros sobre sua escolarização e expectativas de futuro profissional 2011
Trajetórias Estudantis, Formação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho 2010
Lutas, Identidades e Interesses. As Greves dos Professores do Rio de Janeiro de 1979 2009
Educação Prisional: Objetivos, Interesses, Práticas e Campos de Saber: Um Estudo sobre Trajetórias Recentes das Iniciativas Educacionais em Sistemas Prisionais 2009
Cálculo e Trajetórias: Um estudo sobre as relações entre docentes e discentes na aprendizagem de Cálculo I e seus efeitos em trajetórias estudantis 2008
Educação Superior e Desenvolvimento Social: A Urgência de Novas Propostas 2008
Desejo, Abandono e Capital Cultural: Um Estudo sobre a Evasão Estudantil em Curso de Expansão Recente 2008
Students? Trajectories, Entrance Exams Processes and Pedagogical Practices: a Study on Institutional Practices, Professor-Students Relations and Academic Performance in Engineering Courses 2006
Trajetórias Estudantis em Momentos de Incerteza: mudanças nas performances acadêmicas de estudantes brasileiros de engenharia em um cenário economicamente recessivo 2004
Engineering Trens to the XXI Century: the aprproach of Pollytechnic School of Federal University of Rio de Janeiro 2004
Evasão e tradição: um estudo sobre o processo de evasão estudantil em cursos de graduação de uma instituição de tradição no ensino de engenharia 2004
Estratégias Discentes e Processo de Evasão Estudantil: Um estudo sobre a situação dos cursos de graduação em engenharia da Escola Politécnica da UFRJ 2004
Eleições de Diretores e Democratização da Escola 2002
Condições de Trabalho e Empobrecimento de Professores 2002
Propostas Curriculares Baseadas em Competências: Considerações Sobre Um Novo Exercício Inaudito de Hegemonia 2002
Capacitação para Gestão de Projetos Sociais 2001
A Magia da Tecnologia: computadores, conhecimentos e processos educacionais 1999
Show do Rio: um programa de educação no rádio 1995
Magistério e Nação na Sociedade Brasileira do Século XIX 1995
A CADES e a Qualificação do Magistério: notas para a compreensão sociológica de uma campanha educacional no Brasil dos anos 50 1994
Fundamentos Estratégicos para Políticas de Saúde Escolar no Brasil 1993
Publicações:
Minha Rede: