Marcia Serra Ferreira

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Seção de Atividades Gerenciais FE/CFCH

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-2034-5992


Formação:
  • University of Wisconsin - Madison

    | Pós-Doutorado | 2017 - Agora
  • Universidade Estadual de Campinas

    | Pós-Doutorado | 2016 - 2017
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 1999 - 2005
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 1991 - 1995
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Bacharelado Em Ecologia | Graduação | 1988 - 1989
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas | Graduação | 1984 - 1988
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(50.82% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
História do currículo como história do presente 10.46667/renbio.v16i1.1100 2023
A alquimia dos Mestrados Profissionais em Ensino como inovações curriculares 10.46667/renbio.v16inesp.1.1080 2023
Políticas de Avaliação como Políticas de Currículo: a alquimia da Matemática no Exame Nacional do Ensino Médio 10.35786/1645-1384.v23.1142 2023
Deslocamento de sentidos no contexto da reforma do Ensino Médio: anotações sobre a flexibilidade curricular e o conhecimento no âmbito do currículo 2022
Sobre a experiência de me constituir na SBEnBio e na UFRJ 10.46667/renbio.v15inesp.810 2022
Os conhecimentos e sujeitos da Educação Ambiental: historicizando experiências formativas no Parque Nacional de Itatiaia (1937-2020) 10.1590/1984-0411.85991 2022
Knowledge and Subjects of Environmental Education: historicizing formative experiences at the Itatiaia National Park (1937-2020) 10.1590/1984-0411.85991-t 2022
O tornar-se sujeito nos currículos de ciências e biologia 10.46667/renbio.v14i1.566 2021
O Tornar-se Professor(a) no Currículo se Ciências: tensionando as teses culturais da BNCC e da BNC-Formação 10.35786/1645-1384.v21.n3.13 2021
Currículo Nacional Comum: uma questão de qualidade? 10.24109/2176-6673.emaberto.33i107.4528 2020
O comum e a qualidade nos currículos do ensino e da formação de professores 10.24109/2176-6673.emaberto.33i107.4548 2020
BNCC: múltiplas posições e olhares para pensar a qualidade da educação e a autonomia docente 10.24109/2176-6673.emaberto.33i107.4551 2020
Currículo de Ciências: a alquimia das disciplinas escolares e a produção da autonomia docente 10.18593/r.v46i.23827 2020
História do Currículo do Presente: investigando processos alquímicos no ensino de Ciências para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil 10.20396/etd.v22i4.8660143 2020
Historicizando as verdades curriculares em tempos de democracia: a alquimia dos conhecimentos geográficos e a fabricação de professores e estudantes no Brasil 10.35786/1645-1384.v20.n3.05 2020
Inovação e reforma nos currículos da formação de professores em tempos democráticos (1990/2000) 10.14507/epaa.27.4067 2019
Sentidos de integração curricular nas reformas recentes do ensino médio: entre as áreas do conhecimento e a organização disciplinar 10.23925/1809-3876.2019v17i4p1587-1603 2019
Produzindo currículos e professores de Ciências na EJA: entre normalizações e deslocamentos 10.12957/teias.2018.37559 2018
2018, um ano que clamou por resistência, perseverança e luta - Balanço de nosso primeiro ano à frente da SBEnBio 10.46667/renbio.v11i2.197 2018
História do currículo da formação de professores de Ciências e Biologia (1960/70) 10.22195/2447-524620172219995 2017
História da disciplina Didática Geral na Universidade do Brasil (1939-1968): condições de emergência e objetivação de conhecimentos para a formação de professores 2017
Currículo da formação de professores nas Ciências Biológicas: por uma abordagem discursiva para investigar a relação entre teoria e prática 10.20396/etd.v18i2.8644089 2016
?Ilha do Fundão e Maré ? entendendo o passado para pensar o futuro?: reflexões sobre a produção e uso de materiais didáticos na extensão universitária 2016
Sentidos de currículo na área de Ensino de Biologia: um olhar para as produções acadêmicas do V ENEBIO (2014) 2016
Significando a reforma curricular no Ensino de Biologia: análise de produções acadêmicas no ENPEC (2011-2015) 2016
Currículo de Biologia e distribuição social do conhecimento: investigando um pré-vestibular social no RJ entre o currículo mínimo da SEEDUC/RJ e o ENEM 2016
'Disciplinarized knowledge': theoretical articulations in the field of the Curriculum 2016
Relações teoria-prática na formação de professores de Ciências: um estudo das interações discursivas no interior de uma disciplina acadêmica 10.14507/epaa.v23.2049 2015
História da disciplina escolar Educação ambiental em Armação dos Búzios, RJ: entre necessidades e condições de emergência de uma inovação curricular 10.17227/01212494.42pys153.165 2015
Reflexões sobre a produção da 'necessidade' de uma Base Nacional Comum Curricular: diálogos com a História e as Políticas de Currículo 2015
Disciplina escolar Ciências: inovações curriculares nos anos de 1950-1970 10.1590/1516-73132014000200008 2014
Sentidos de prática pedagógica na produção brasileira sobre formação inicial de professores de ciências (2000-2010) 10.1590/S1517-97022014061274 2014
Currículo de Biologia: produção de material didático sobre o tema ?Cladograma? no Projeto Fundão Biologia ? UFRJ 2014
Projeto Fundão Biologia ? UFRJ: produção de material didático para a abordagem da Ecologia no Ensino Fundamental 2014
Sentidos de sexualidade em produções acadêmicas: investigando os anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (2005-2012) 2014
Investigando sentidos de prática nos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (2005-2012): contribuições para o debate na formação de professores 2014
Currículo de Ciências: investigando sentidos de Educação Ambiental produzidos no espaço escolar 2014
Regularidades discursivas no ensino de Ciências: o que é/deve ser a formação de professores em Ciências Biológicas? 2014
Panorama da produção brasileira em história do currículo e das disciplinas acadêmicas e escolares (2000-2010): entre a História da Educação e a Sociologia do Currículo 10.4322/rbhe.2013.019 2013
Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas Ciências Biológicas 10.29286/rep.v22i51.1267 2013
Sentidos do ?bom? ensino de Ciências em ações do CECIGUA: entre ?velhas? e ?novas? tradições curriculares 2012
?Projeto Fundão Biologia? (1983-2012): revitalização do acervo histórico e produção de estudos no campo do Currículo 2012
Investigando a influência do movimento renovador em oficinas pedagógicas do ?Projeto Fundão Biologia? ? UFRJ 2012
Perspectivas para uma História do Currículo: as contribuições de Ivor Goodson e Thomas Popkewitz 2012
Relações entre teoria e prática na formação de professores: investigando práticas sociais em disciplina acadêmica de um curso nas ciências biológicas 10.1590/S0102-46982012000400002 2012
Sentidos de conhecimento em disciplinas escolares e acadêmicas: diálogos do ensino de Biologia com o campo do Currículo 2011
Analyzing experimentation in Brazilian science textbooks from a socio-historical approach 2010
Livros didáticos como fontes em estudos curriculares no ensino de Ciências e Biologia 2010
Oficinas pedagógicas do Projeto Fundão Biologia - UFRJ: entre tradições curriculares no ensino de Ciências e Biologia 2010
Investigando as ações curriculares em Ciências e Biologia do Centro de Ciências da Guanabara, RJ, nos anos de 1960/70 2010
Currículo de Ciências: apresentando a coleção didática de Zoologia do Projeto Fundão Biologia - UFRJ 2010
Currículos acadêmicos e extensão universitária: sentidos em disputa 10.20396/etd.v9i0.1051 2009
Visões sócio-históricas do professor de Ciências no movimento renovador brasileiro (1950/70) 2009
Investigando os rumos da disciplina escolar Ciências no Colégio Pedro II: 1960-1970 10.1590/S0102-46982007000100008 2007
Libros didácticos en la formación de profesores de ciencias: comprendiendo las relaciones entre los saberes académicos y los saberes escolares. 2006
La fotosíntesis en libros didácticos de Ciencias: contribuciones para la formación docente. 2005
Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de ciências 10.1590/S1516-73132004000100007 2004
Análise de Livros Didáticos em Ciências: entre as Ciências de Referência e as Finalidades Sociais da Escolarização 2004
A dimensão prática na formação inicial docente em Ciências Biológicas e em História: modelos formativos em disputa. 2004
Trajetória Histórica da Disciplina Escolar Ciências no Colégio de Aplicação da UFRJ (1949-1968) 2001
A HISTÓRIA DA DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS NO PERÍODO 1981-1995 10.1590/1983-21172001030205 2001
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Production of student and teacher subjectivities in the curricula of Youth and Adult Education in Brazil 2023
A produção de melhorias no ensino de Ciências e Biologia: atividades do Projeto Fundão Biologia ? UFRJ fomentadas por editais FAPERJ (2007-2014) (no prelo) 2023
Investigando a subjetivação e a regulação dos sujeitos trans escolares na internet: efeitos nos currículos de Ciências e Biologia (no prelo) 2023
?Ciências na Escola Primária? (1962) ? Investigando ?atividades e experimentação? no currículo em perspectiva histórica (no prelo) 2023
?Jogando Verde?: produção e uso de material didático sobre Mata Atlântica no Projeto Fundão Biologia ? UFRJ (no prelo) 2023
O ensino de Botânica e seus diálogos com o Currículo: investigando produções acadêmicas (no prelo) 2023
Investigando narrativas de (e sobre) pessoas trans na internet: produção da vida no currículo escolar (no prelo) 2023
História do Currículo: investigando a integração curricular nas Ciências e nos Estudos Sociais nos anos de 1960 (no prelo) 2023
Redenção no ensino de temática Drogas nos currículos de Ciências e Biologia: uma abordagem discursiva 2022
A Música no currículo escolar brasileiro: investigando discursos em produções acadêmicas (no prelo) 2022
Curricular policies in the present: signifying knowledge and education quality in educational reforms in Brazil (no prelo) 2022
Redenção no ensino de temática Drogas nos currículos de Ciências e Biologia: uma abordagem discursiva (no prelo). 2022
Currículo e Ensino de Ciências: quais diálogos em produções acadêmicas? (no prelo) 2022
Currículo e Ensino de Ciências: quais diálogos em produções acadêmicas? 2022
Uma abordagem discursiva para investigar a história da Educação Ambiental em espaços não formais: o caso do Parque Nacional do Itatiaia, Brasil (1937-2014) 2021
Fabricando educações democráticas: a alquimia disciplinar dos Estudos Sociais no Brasil e do estudo do meio em Angola 2021
Interdisciplinaridade e disciplinarização da Educação Ambiental nos currículos formais: uma análise de produções acadêmicas 2021
O corpo humano nos currículos: investigando produções acadêmicas no ensino de Biologia 2021
O ensino de Biologia na Base Nacional Comum Curricular do ensino médio: a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias 2021
Produzindo materiais didáticos para a abordagem de temáticas ambientais com o uso de mapas no Projeto Fundão Biologia - UFRJ 2021
Discursos sobre os currículos de ciências em cursos pré-vestibulares sociais: investigando produções acadêmicas no ENPEC (1997-2019) 2021
Fabricando educações democráticas: a alquimia disciplinar dos Estudos Sociais no Brasil e do estudo do meio em Angola 2021
História do Currículo: investigando a produção da docência e seus sujeitos nas reformas do tempo presente para formação de professores no Brasil 2021
Entre o ensino de Ciências, a reforma curricular e a formação de professores(as): tensionando a BNCC e suas teses culturais 2021
Relações com currículo e história na Educação em Ciências: investigando produções no ENPEC (2019). (NO PRELO) 2021
Significando a temática drogas nos currículos de Ciências e Biologia: análise no ENEBIO (2005-2018). (NO PRELO) 2021
Construção de subjetividades discentes na EJA: uma análise dos conteúdos de Ciências. (NO PRELO) 2021
História do Currículo: investigando a produção da docência e seus sujeitos nas reformas do tempo presente para formação de professores no Brasil 2021
Uma abordagem discursiva para investigar a história da Educação Ambiental em espaços não formais: o caso do Parque Nacional do Itatiaia, Brasil (1937-2014) 2021
Discursos de profissionalização docente na Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores 2020
A experimentação no currículo: relações entre teoria e prática nas produções acadêmicas do ENPEC (1997-2017) 2019
Educação Ambiental, Formação de Professores e Currículo: uma análise dos discursos produzidos no cenário educacional (2000-2016) 2019
Projeto Fundão Biologia - UFRJ: reflexões sobre a produção e uso do material didático 'Um vôo pela Ilha do Governador' 2019
As tradições curriculares no ?Ensino de?: o exemplo da Biologia como disciplina escolar 2019
As tradições curriculares no ?Ensino de?: o exemplo da Biologia como disciplina escolar 2019
A experimentação no currículo: relações entre teoria e prática nas produções acadêmicas do ENPEC (1997-2017) 2019
Colégio de Aplicação da FNFi - 'campo da Didática Geral e seminário do novo magistério secundário': um estudo da construção curricular da disciplina Didática Geral no Brasil 2018
Sentidos de integração curricular na área de Ciências da Natureza e o Novo Ensino Médio no Brasil: uma análise das políticas públicas entre 1998 e 2017 2018
Sentidos de currículo e formação de professores no contexto da Educação de Jovens e Adultos: análise em produções acadêmicas do ENPEC (1997-2017) 2018
Projeto Fundão Biologia: contribuições da extensão universitária para o ensino e a formação de professores 2018
Educação Ambiental: compreendendo a temática a partir das recentes produções nas áreas de Ensino e Educação 2018
Currículo e poder: construção de subjetividades de professores de Biologia em um pré-vestibular social no RJ 2018
Atividades de extensão no ensino de Ciências: relato de uma parceria entre escola e universidade 2018
Discourses on emancipation and establishment for the citizenship in Brazilian policies in/at the present time: between curricula regulation and the making of people 2018
História do Currículo e das Disciplinas do Presente: entre a alquimia dos conhecimentos e a fabricação dos sujeitos 2018
Políticas de Integração Curricular no tempo presente: perspectivas para a disciplina escolar Física no Ensino Médio Brasileiro 2017
Significados da cultura na pesquisa em Educação Ambiental: uma análise discursiva 2017
Currículo de Biologia no PVS/Cederj: investigando discursos de professores e alunos 2017
Sentidos de integração curricular na comunidade disciplinar de Ciências da Natureza (2011-2015) 2017
Curriculum integration policies: investigating the sociohistorical teacher objectification processes in Brazilian high school education 2017
Brazilian curriculum reforms (1998-2009): focusing the notion of curriculum innovation in the High School level 2017
Sentidos de currículo no Ensino de Ciências e Biologia: análise em periódicos qualificados (2011-2016) (no prelo) 2017
Curriculum History: investigating meanings of curriculum integration produced by the Nature Sciences disciplinary community for the secondary education in Brazil 2017
Signifying curricular innovation in recent reforms in Biological Sciences initial teacher training courses (1990/2000) 2017
Teaching subjectivation processes in Biology teacher training courses in Brazil: historicizing who we should be (or not) through pedagogical discourses 2017
Colonizing the soul: how Brazilian Exam for Upper Secondary Education governs who we are and should be 2017
Significados da cultura na pesquisa em Educação Ambiental: uma análise discursiva 2017
Sentidos de integração curricular na comunidade disciplinar de Ciências da Natureza (2011-2015) 2017
Currículo de Biologia no PVS/Cederj: investigando discursos de professores e alunos 2017
Políticas de integração curricular no tempo presente: investigando a construção sociohistórica da área de Ciências da Natureza no ensino médio brasileiro 2016
Investigando a história de reformas curriculares brasileiras no tempo presente: a inovação curricular em pauta 2016
História do Currículo: investigando a Educação Ambiental como área do conhecimento no Brasil (2001-2015) 2016
Produzindo professores e estudantes para os currículos de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no Brasil: investigando discursos acadêmicos na/da formação de professores 2016
Curriculum History at/of present time: creating Sciences and Biology teachers for the education of young adults and adults in Brazil 2016
Prática como Componente Curricular: entre tradições e novidades no currículo da formação de professores nas Ciências Biológicas 2015
Entre mudanças e estabilidades: regularidades discursivas sobre inovação curricular no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015
Formação de professores e Educação Ambiental: investigando discursos nas publicações do EPEA 2015
História do Currículo: investigando ações de formação continuada no âmbito do Projeto Fundão Biologia ? UFRJ 2015
Projeto Fundão Biologia ? UFRJ: produção de materiais didáticos para o ensino de Ciências e Biologia 2015
História das Disciplinas no tempo presente: produzindo um modo de investigar a formação de professores de Ciências Biológicas em universidades brasileiras 2014
História das Disciplinas no tempo presente: produzindo um modo de investigar a formação de professores de Ciências Biológicas em universidades brasileiras 2014
Entre sentidos de reforma e mudança curricular: o Enem em pauta. 2014
?Eu achei ela muito técnica?: Investigando o processo de construção de relações teoria-prática na formação de professores de Ciências da Natureza e Biologia. 2014
Uma abordagem discursiva para investigar a relação entre teoria e prática nos currículos da formação de professores nas Ciências Biológicas 2014
Projeto Fundão Biologia ? UFRJ: produção de materiais didáticos para o ensino de temáticas em Ecologia e Zoologia 2014
A positividade do conhecimento em políticas curriculares no/do tempo presente: o caso das Ciências Biológicas 2014
Currículo e Avaliação: investigando o Enem como prática discursiva 2014
Construindo sentidos de relações teoria-prática na formação de professores de Ciências da Natureza e Biologia 2013
Investigando decisões curriculares no âmbito do Projeto Fundão Biologia - UFRJ (1989-2012) 2013
História do Currículo: investigando a formação inicial de professores nas Ciências Biológicas em instituições no estado do Rio de Janeiro 2013
Fixações de sentidos sobre Educação Física nos currículos de Pedagogia da UFRJ (1984-2008) 2012
A Prática de Ensino em Ciências Biológicas como espaço-tempo de fronteira de saberes 2012
Currículo e Formação Continuada de professores no CECIGUA: entre a História Natural e as Ciências Biológicas 2012
Currículo de Ciências: notas sobre a coleção didática de Zoologia do Projeto Fundão Biologia - UFRJ 2012
Currículo e Formação Continuada de professores no CECIGUA: entre a História Natural e as Ciências Biológicas 2012
A Prática de Ensino em Ciências Biológicas como espaço-tempo de fronteira de saberes 2012
Currículos acadêmicos: produção teórica e sentidos das relações entre teoria e prática 2012
Constructing Views of Theory-Practice Relationships in a Content-Specific Methods Course for Prospective Teachers 2012
Currículos acadêmicos: produção teórica e sentidos das relações entre teoria e prática 2012
Constructing Views of Theory-Practice Relationships in a Content-Specific Methods Course for Prospective Teachers 2012
A pesquisa em história das disciplinas e história do currículo: investigando a recente produção brasileira 2011
Investigando a formação de professores no Projeto Fundão Biologia - UFRJ: entre tradições curriculares e contextos educacionais e acadêmicos. 2011
Livros didáticos de Biologia: investigando a produção acadêmica no ENPEC (2007-2009). 2011
Panorama da produção acadêmica sobre formação de professores de Ciências (2000-2010): uma análise em periódicos nacionais. 2011
Tradições curriculares na formação de professores em Ciências e Biologia: o caso do CECIGUA nos anos de 1960/70. 2011
A pesquisa em História das Disciplinas e História do Currículo: investigando a recente produção brasileira 2011
Investigando a formação de professores no Projeto Fundão Biologia - UFRJ: entre tradições curriculares e contextos educacionais e acadêmicos 2011
Livros didáticos de Biologia: investigando a produção acadêmica no ENPEC (2007-2009) 2011
Panorama da produção acadêmica sobre formação de professores de Ciências (2000-2010): uma análise em periódicos nacionais 2011
Tradições curriculares na formação de professores em Ciências e Biologia: o caso do CECIGUA nos anos de 1960/70 2011
Currículo, estética e experiência: entre imagens, objetos e artefatos no ensino de Ciências 2010
Currículo, estética e experiência: entre imagens, objetos e artefatos no ensino de Ciências 2010
Inovações curriculares e o ensino da disciplina escolar Ciências nos anos de 1950/70 2010
A fotossíntese nos livros didáticos de Ciências: relações entre conhecimentos escolares e acadêmicos 2010
Oficinas de formação inicial docente em Ciências e Biologia: uma experiência no ?PRODOCÊNCIA? ? UFRJ 2010
Currículo de Ciências e Biologia: disponibilizando materiais didáticos no sítio eletrônico do ?Projeto Fundão Biologia? ? UFRJ 2010
A experimentação didática nas ações dos Centros de Ciências brasileiros: investigando inovações curriculares nos anos de 1960/70 2009
A experimentação didática nas ações dos Centros de Ciências brasileiros: investigando inovações curriculares nos anos de 1960/70 2009
Formação continuada de professores de Ciências e Biologia: investigando opções e tradições curriculares nas oficinas pedagógicas do Projeto Fundão Biologia - UFRJ (1989-2000) 2009
Formação continuada de professores de Ciências e Biologia: investigando opções e tradições curriculares nas oficinas pedagógicas do Projeto Fundão Biologia - UFRJ (1989-2000) 2009
Educação ambiental na escola: investigando os objetivos dos professores das disciplinas escolares Ciências e Biologia 2009
Currículo de Ciências: investigando as ações do Centro de Ciências do Estado da Guanabara, Brasil, nos anos de 1960/70 (no prelo). 2008
O professor de Ciências e o movimento renovador dos anos de 1950/70: um estudo sócio-histórico 2008
Disciplina escolar Ciências e formação de professores: aproximações sócio-históricas nas licenciaturas de curta duração. 2008
O estágio de docência na formação do pós-graduando 2008
Educação Ambiental na escola: diálogos com as disciplinas escolares Ciências e Biologia. 2007
Currículo de Ciências: investigando retóricas sobre a Ciência e seu ensino nos anos de 1960/70. 2007
Memórias do Projeto Fundão Biologia nos anos de 1980/90: investigando ações curriculares na formação docente. 2007
Aventura das Moléculas: produzindo e utilizando um jogo didático na 7ª série. 2007
Estrutura da Membrana Plasmática: produzindo materiais didáticos para o Ensino Médio. 2007
Fotossíntese na quinta série: idéias de alunos e subsídios para a formação inicial docente. 2007
Transporte ativo pela Membrana Plasmática: produção de material didático a partir das idéias de alunos do Ensino Médio. 2007
O terrário no ensino de Ciências: analisando propostas e elaborando materiais didáticos. 2007
Monitoria de Didática: contribuições para a formação dos professores de Ciências e Biologia 2007
Livros didáticos de Ciências e Biologia: estudos curriculares a partir do acervo do Projeto Fundão Biologia - UFRJ. 2007
Educação Ambiental na escola: um panorama das produções no ensino de Biologia. 2007
Idéias dos alunos da oitava série sobre conceitos químicos: articulando ensino e pesquisa na formação inicial. 2007
Reprodução animal: relato de experiência na formação inicial docente. 2007
Investigando documentos curriculares do Projeto Fundão Biologia - UFRJ: entre a História das Disciplinas Escolares e a formação docente. 2007
Investigando o Centro de Ciências do Estado da Guanabara e suas retóricas nos anos de 1960/70. 2007
Trajetórias da formação docente na UFRJ: investigando as ações do Projeto Fundão Biologia. 2007
O Centro de Ciências do Estado da Guanabara e as iniciativas curriculares inovadoras dos anos de 1960. 2007
Políticas de currículo para a formação de professores em Ciências Biológicas. 2007
Entre o micro e o macro no ensino da estrutura da matéria e suas transformações: relato de uma Prática de Ensino escolar. 2007
Oficinas pedagógicas do Projeto Fundão Biologia ? UFRJ: entre tradições acadêmicas, utilitárias e pedagógicas. 2007
Investigando as concepções de formação docente presentes nas ações do Projeto Fundão Biologia ? UFRJ. 2007
A disciplina escolar Ciências no Colégio Pedro II: investigando mecanismos de estabilidade e de mudança curriculares. 2006
A disciplina escolar Ciências no Colégio Pedro II: investigando mecanismos de estabilidade e de mudança curriculares. 2006
Currículo e docência no Colégio Pedro II: analisando as influências institucionais na definição dos rumos da disciplina escolar Ciências 2006
A utilização de modelos didáticos no ensino de Biologia: uma experiência de Prática de Ensino no Colégio de Aplicação da UFRJ. 2006
Produzindo textos didáticos sobre Biologia Marinha para a sexta série: desafio para a formação inicial docente. 2006
Memórias do Projeto Fundão Biologia/UFRJ: revitalização do acervo e produção de atividades e materiais didáticos. 2006
Conhecimentos e valores em diálogo nas aulas de Ciências e na formação inicial docente: a "Ilha das Flores" é aqui? 2006
Reações químicas e misturas nas aulas de Ciências: formando alunos e professores no CAp/UFRJ. 2006
Memória do ensino de Ciências na UFRJ: Revitalização do acervo do Projeto Fundão Biologia. 2006
Memória do ensino de Ciências na UFRJ: Revitalização do acervo do Projeto Fundão Biologia. 2006
Introduzindo a Genética no Ensino Fundamental: uma experiência de Prática de Ensino realizada no CAp/UFRJ. 2005
Produzindo textos didáticos na formação inicial docente. 2005
Produzindo material didático para a quinta série: o Jogo das Espécies. 2005
A disciplina escolar Ciências no Colégio Pedro II: entre as iniciativas inovadoras e a estabilidade curricular. 2005
A disciplina escolar Ciências no Colégio Pedro II: entre as iniciativas inovadoras e a estabilidade curricular. 2005
Entrelaçamentos históricos das Ciências Biológicas com a disciplina escolar Biologia: investigando a versão azul do BSCS. 2005
Entrelaçamentos históricos das Ciências Biológicas com a disciplina escolar Biologia: investigando a versão azul do BSCS. 2005
La dimensión práctica en la formación de profesores en Brasil: el caso de las Ciencias Biológicas. 2004
Relações entre a História das Disciplinas e o ensino de Ciências: investigando a produção brasileira. 2004
A dimensão prática na formação de professores em Ciências Biológicas: análise de sentidos na legislação atual. 2004
A Prática de Ensino em Ciências Biológicas e a produção de materiais didáticos. 2004
Investigando livros didáticos e acadêmicos: a fotossíntese como exemplo. 2004
Jogo das Espécies: ensinando ecologia no Ensino Fundamental. 2004
Relações entre a História das Disciplinas e o ensino de Ciências: investigando a produção brasileira. 2004
A fotossíntese em livros acadêmicos e escolares. 2003
A produção acadêmica brasileira sobre livros didáticos em Ciências: uma análise em periódicos nacionais. 2003
As drogas psicotópicas podem e devem ser abordadas como objeto de ensino da biologia no nível médio. 2003
Decomposição: as idéias dos alunos de quinta série subsidiando as atividades de ensino no CAp/UFRJ. 2003
Museus de ciência e tecnologia da cidade do Rio de Janeiro e suas relações com a escola. 2003
Relato de uma prática de ensino escolar em ciências biológicas e sua importância na formação docente. 2003
Relato de uma prática de ensino escolar: o caso das ciências biológicas na UFRJ 2003
Um Modelo com Massa de Modelar para o Estudo da Meiose. 2002
Modelos Atômicos em Livros Didáticos de Ciências. 2002
Fotossíntese e Respiração: as Idéias dos Alunos de Quinta Série como Ponto de Partida para o Planejamento de Ensino. 2002
Planejamento e Regência de Atividades de Ensino na Formação Docente: o Exemplo da Fotossíntese na Quinta Série do CAp/UFRJ. 2002
Mapeando o Ensino de Biologia no Rio de Janeiro. 2002
A Study on Seasons Representations in Science Textbooks from the Perspective of Historical-Cultural Influences. 2002
Disciplina Escolar Ciências: Abordagem Histórica nas Dissertações e Teses Brasileiras no Período 1981-1995. 2001
Atividades Didáticas na Oitava Série: Saberes e Experiências em Diálogo. 2001
O Estudo da Audição nos Animais: Integrando Conceitos Físicos e Biológicos na Oitava Série. 2001
O Estudo do Método Filogenético no Ensino Fundamental. 2001
Idéias de Alunos da Quinta Série sobre Nutrição Vegetal: Subsídios para o Trabalho Docente. 2001
A Dinâmica das Transformações Histórico-Ambientais do Rio de Janeiro no Contexto da Sala de Aula. 2001
Estudando a Evolução dos Vertebrados por meio de uma Gincana. 2001
A Prática de Ensino na Formação Docente: um Exemplo no Colégio de Aplicação da UFRJ 2000
A Visão nos Animais: Integrando Conceitos em Textos Didáticos para Oitava Série 2000
Emergência da Disciplina Escolar Ciências nos Currículos Oficiais Brasileiros (1931-1971) 2000
Estudo Dirigido sobre Visão em Diferentes Animais: um Exercício de Mediação Didática 2000
Estudo Dirigido sobre o Papel do RNA no Controle da Síntese de Proteínas 2000
As Relações de Crianças e Adolescentes com os Animais da Rocinha - Contribuições para o Ensino de Ciências 2000
Caminhos e Descaminhos da Formação Continuada - Trajetória de Trabalho do Projeto Fundão/Setor Biologia - UFRJ 2000
Brincando com os Sentidos 2000
O Papel da Prática de Ensino na Construção do Clube de Ciências do CAp/UFRJ 2000
A Disciplina Escolar Ciências no Colégio de Aplicação da UFRJ (1948-1970) 2000
Disciplina Escolar Ciências: Decisões Curriculares e Desafios Cotidianos 2000
A Disciplina Escolar Ciências no Colégio de Aplicação da UFRJ (1948-1970) 2000
Aspectos da Preparação e Utilização de um Jogo Didático sobre Evolução dos Vertebrados na Prática de Ensino no Colégio de Aplicação - UFRJ 2000
Disciplinas Escolares em Ciências: Histórias Mal Contadas 1999
História da Disciplina Escolar Ciências nas Legislações Brasileiras de Ensino (1931-1971) 1999
Primeiras Aproximações à Análise do Tema Divisão Celular em Livros Didáticos de Biologia 1999
Análise da Atualização Docente em Ciências da Rede Pública Municipal: uma Parceria Bem Sucedida entre Escola/Universidade 1999
Análise da Atualização Docente em Ciências da Rede Pública Municipal: uma Parceria Bem Sucedida entre Escola/Universidade. 1999
Visões Docentes da Ciência e seu Ensino na Escola Fundamental 1999
Disciplinas Escolares em Ciências: Histórias Mal Contadas 1999
Reiventando a Atualização Docente no Ensino Fundamental - Por uma Política Pública Democrática e Emancipatória 1998
Quanto Tempo o Tempo tem? Das Concepções de Alunos à Atualização de Professores 1997
Concepções Alternativas de Alunos da Oitava Série e de Professores de Ciências em Serviço sobre Fase e Mudança de Fase 1997
As Relações de Crianças e Adolescentes com os Animais da Rocinha: Contribuições para o Ensino de Ciências. 1997
Caminhos e Descaminhos na Formação Continuada - Trajetória de Trabalho do Projeto Fundão/Setor Biologia - UFRJ. 1997
Brincando com os Sentidos. 1997
Concepções Alternativas de Alunos da Oitava Série e de Professores de Ciências em Serviço sobre Fase e Mudança de Fase. 1997
Quanto Tempo o Tempo Tem? Das Concepções de Alunos à Atualização de Professores. 1997
Publicações:
Minha Rede: