Andréa Albuquerque Adour da Camara

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Música

Departamento:

Departamento Vocal/EM

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal de Minas Gerais

    Educação | Doutorado | 2009 - 2013
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Música - Canto | Mestrado | 1995 - 1998
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    História da Arte e Arquitetura no Brasil | Especialização | 1992 - 1993
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Desenho Industrial | Graduação | 1987 - 1991
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(20.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Publicação de Artigo completo em revista internacional intitulado FANY MPFUMO E GILBERTO GIL: rastros de musicalidades transatlânticas com vínculo temático, metodológico e conceitual ao Projeto Africanias 2022
Ópera, raça e gênero sob o ponto de vista de artistas negras/os 10.11606/rm.v19i1.158115 2019
Publicação do artigo completo ?Africanias na obra de canto e piano de Luciano Gallet?, Revista Brasileira de Música, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto ?Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África?. 2018
Publicação do artigo completo ?Festa na Bahia: africanias na obra de Francisco Mignone?, Revista Brasileira de Música, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto ?Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África?. 2018
Publicação do artigo completo ?Revisitando o Kinimná?, Revista Brasileira de Música, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto ?Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África?. 2018
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Apresentação do resumo nos anais da 11ª SIAC da UFRJ com o trabalho intitulado Ópera da UFRJ - Animação com vínculo 2022
Apresentação do Resumo na 11ª SIAC da UFRJ intitulado Cantata do Gualaxo do Norte: editoração, memória e patrimônio de âmbito local com vínculo temático, metodológico e conceitual ao Projeto Africanias 2022
Publicação de resumo na 11a SIAC intitulado La Cambiale di Matrimonio: construção do site de divulgação 2022
Publicação de resumo na 11a SIAC intitulado Lá vai meu berimbau de âmbito local com vínculo temático, metodológico e conceitual ao Projeto Africanias 2022
Publicação de comunicação nos anais da ANPPOM intitnulado As cópias rejeitadas de Josué de Barros da vitrola de Mário de Andrade com vínculo temático, metodológico e conceitual ao Projeto Africanias 2021
Publicação do artigo completo intitulado 'Vocalidade Banto nos primeiros registros fonoelétricos do Brasil, de 1927 a 1933, de canções cujos títulos ou estampas de gênero possuem as palavras batuque, batucada ou macumba', com vínculo metodológico ao Projeto Africanias: a música vocal brasileira e ibero-americana 2020
Publicação do artigo completo intitulado 'O caso da obra Cânticos de Obaluayê de Francisco Mignone', com vínculo metodológico ao Projeto Africanias: a música vocal brasileira e ibero-americana 2020
Publicação do artigo completo intitulado 'Falares africanos na música popular brasileira: o caso Macumba Carnavalesca Que Querê, na gravação de 1931' com vínculo metodológico ao Projeto Africanias: a música vocal brasileira e ibero-americana 2020
Publicação do artigo completo intitulado 'A voz dos bantos é a voz dos meus', com vínculo metodológico ao Projeto africanias: a música vocal brasileira e ibero-americana 2020
Publicação do resumo intiulado 'Em mironga de moça branca tem o quê?' nos anais da ANPPOM, de âmbito nacional, com vínculo metodológico, conceitual e temático com o Projeto Africanias na música vocal brasileira e ibero-americana. 2019
Publicação do resumo Africanias em Najla Jabor no 10º SIAC da UFRJ, de âmbito local, com vínculo metodológico ao projeto Africanias: a música vocal brasileira e ibero-americana 2019
Publicação do artigo completo intitulado Amarylio de Albuquerque na Gazeta de Notícias: a ?música nacional? em críticas de âmbito internacional com vínculo conceitual ao Projeto Africanias 2019
Publicação do artigo completo ?Ernani Braga e Vicente Fittipaldi: música e crítica no I Congresso Afro-Brasileiro?, Anais do II Simpósio Internacional Música e Crítica da UFPEL, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto ?Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África?. 2018
Publicação do resumo ?Tradução e versão: ressignificando a produção universitária de ópera com versões e traduções em língua portuguesa dos libretos?, II Congresso Internacional da Língua Portuguesa em Música, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto ?Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África? (coautoria com o aluno Daniel Salgado da Luz). 2018
Publicação do resumo ?A construção da feminilidade negra a partir do vocabulário em respeito do feminino na ópera Lídia de Oxum?, II Congresso Internacional ?A Língua Portuguesa em Música?, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto ?Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África? (coautoria com a aluna Antonilde Rosa Pires). 2018
Publicação do resumo ?No terreiro de Alibibi, obra mais perfeita da gravação nacional, enquanto escuta de modernistas, e suas traduções em africanias nos dias de hoje?, II Congresso Internacional ?A Língua Portuguesa em Música?, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto ?Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África? (coautoria com o aluno Eduardo Fonseca de Brito Lyra). 2018
Resumo intitulado 'Revisitando Zaíra de Oliveira: memóira e esquecimento' no caderno de resumos da II Jornada Africanias UFRJ, de âmbito nacional, com vínculo ao Projeto Africanias UFRJ 2018
Resumo intitulado 'Ernani Braga e Vicente Fittipaldi: música e crítica no I Congresso Afro-brasileiro', no caderno de resumos do II Simósio Internacional Música e Crítica, de âmbito internacional, com vínculo ao Projeto Africanias UFRJ 2018
Publicação do artigo completo 'O Pretuguês: vocalidades da persona Mãe Preta da canção Bonequinha de Seda de Francisco Mignone' no X Copene, de âmbito nacional, com vínculo metodológico, conceitual e temático ao Projeto Africanias UFRJ 2018
Resumo 'Africanias em Festa na Bahia de Francisco Mignone' publicado nos anais da II Jornada do Grupo de pesquisa 'Novas Musicologias', Musicologia da Voz, âmbito nacional, vínculo com o projeto de pesquisa Africanias na Música Vocal brasileira e a relação Brasil-África 2017
Resumo 'Revisitando O´Kinimbá' na III Jornada do grupo de pesquisa 'Novas Musicologias', âmbito nacional, vínculo com o projeto de pesquisa Africanias na música vocal brasileira e a relação Brasil-África 2017
Artigo Completo Africanias na Canção Abá-Logum de Waldemar Henrique nos anais do XXVI Congresso da Anppom, âmbito nacional, vínculo com o projeto Africanias na música vocal brasileira e a relação Brasil-África 2017
Artigo completo 'Revisitando Guerra Peixe: Africanias nas Toadas de Xangô, durante o 4º Encontro Internacional sobre a Expressão Vocal na Performance Musical, Unesp, âmbito internacional, vinculo com o Projeto de pesquisa Africanias na música vocal brasileira e a relação Brasil-África 2017
Artigo completo 'Uai Ninim de Dinorá de Carvalho, uma revisão crítica durante o VII Seminário Internacional de Musicologia da UFG, âmbito internacional, vínculo com o projeto Africanias na música vocal brasileira e a relação Brasil-África 2017
Africanias no Maracatu do Chico Rei de Francisco Mignone, com vínculo temático ao Projeto Africanias na Música Vocal Brasileira e a Relação Brasil-África 2015
Vocabulário Banto na Música de Câmara Brasileira: Francisco Mignone, com vínculo temático com o Projeto Africanias na Música Vocal Brasileira e a Relação Brasil-África 2014
Kiakudikila, kiazanga (o que se mistura, separa): uma apreciação sobre o campo semântico da música na língua kimbundo, com vínculo temático ao Projeto Africanias na Música Vocal Brasileira e a Relação Brasil-África 2010
A co-repetição ao piano e ao violão: levantamento e construçãp de repertório 2010
Projeto Música e Educação Vocal 2008
O Labirinto - o mundo entre tensões e antíteses 1996
Publicações:
Minha Rede: