Lucia Rabello de Castro
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Instituto de Psicologia
Departamento:
Departamento de Psicologia Clínica/IP
Formação:
-
Centre for the Study of Developing Societies
| Pós-Doutorado | 2011 - 2011
-
University of London
Psicologia | Doutorado | 1978 - 1988
-
University of London
Desenvolvimento Social e da Personalidade | Mestrado | 1977 - 1978
-
Clínica Tavistock
Psicoterapia de Adolescente ; Instituições | Especialização | 1976 - 1976
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Psicologia | Graduação | 1971 - 1974
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Licenciatura Psicologia | Graduação | 1971 - 1975
-
Universidade Santa Úrsula
Licenciatura de Inglês | Graduação | 1970 - 1970
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(17.48% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
The health and wellbeing case for children's suffrage | 10.1016/S2352-4642(24)00020-8 | 2024 |
The health and well-being case for children's suffrage | 2024 | |
The health and well-being case for children's suffrage | 2024 | |
Studies of Childhoods in the Global South: Towards an Epistemic Turn in Transnational Childhood Research? | 2023 | |
Descolonização e direitos da criança: uma introdução | 2023 | |
A história da fundação da Redejubra: entrevista com Lucia Rabello de Castro | 2023 | |
Juventudes na Amazônia: racismo, violências,desigualdades raciaise estratégias de enfrentamento | 2023 | |
The Favela (Slum) As A City ? Children Growing Up In Territories Of Public (In)Security | 2023 | |
ENTRE TELAS E TECLAS: A PESQUISA-INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES A PARTIR DA PANDEMIA DA COVID-19 | 2022 | |
From the Periphery to the Center: Young People's Agonistic Pathways Towards Higher Education | 10.29173/cjfy29759 | 2022 |
Righting Adults' Wrongs: 'generationing' on the battlefied. A decolonial approach | 2022 | |
Oportunidades e mobilidades de jovens em contextos de precariedade social | 2022 | |
o movimento de jovens pobres em direção a instituições renomadas de ensino superior: motivações e contradições | 2022 | |
Children?s responsibilities in a Brazilian community: Citizenship as care practices | 10.1177/2043610621990393 | 2021 |
POLÍTICA, PARTICIPAÇÃO E PESQUISA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | 10.36517/revpsiufc.12.2.2021.16 | 2021 |
Políticas de internacionalização no ensino superior: Desafios descoloniais para as ciências humanas e sociais | 2021 | |
A geopolítica do conhecimento científico e a relevância do estudo sobre subjetivação política | 2021 | |
Meanings of school opportunity for youth of the popular classes in Rio de Janeiro | 10.1590/2175-623691813 | 2020 |
Sentidos de oportunidade da escola para jovens de classes populares cariocas | 2020 | |
A 'economia psíquica' importa? Descolonização e elementos subjetivos de re-inscrição social | 2020 | |
Opportunités et mobilités de jeunes des classes populaires de Rio de Janeiro, Brésil | 2020 | |
Direitos geracionais e ação política: os secundaristas ocupam as escolas | 10.1590/s1678-4634202046237291 | 2020 |
Decolonising child studies: development and globalism as orientalist perspectives | 10.1080/01436597.2020.1788934 | 2020 |
Uma infância digna do Brasil? Descolonialidade e teoria a partir do Sul | 2020 | |
A experiencia de transmissão na escola pública brasileira: a reinvençao dos laços sociais entre crianças e adultos | 10.34096/runa.v40i2.7111 | 2019 |
Analise da produção bibliográfica em livros sobre a infância e a juventude na América Latina: atualizações e novos horizontes | 2019 | |
Why global? Children and childhood from a decolonial perspective | 10.1177/0907568219885379 | 2019 |
A subjetividade sob a dominação: um diálogo entre 'intimate enemy ' de Nandy e 'nervous conditions' de Dangarembga | 2019 | |
Os jovens e os velhos: atualização de um embate frente a algumas questões nacionais | 2019 | |
Falas, afetos, sons e ruídos: as crianças e suas formas de habitar e participar do espaço escolar | 10.14244/198271992019 | 2018 |
Precisamos falar do recreio! a construção do comum pelas crianças na escola | 2018 | |
A BRINCADEIRA ?FORA DE HORA?: AFIRMAÇÃO, FRUIÇÃO E OS IMPASSES DA AÇÃO DE CRIANÇAS NA ESCOLA | 2018 | |
The self under domination: a dialogue between Nandy?s and Dangarembga?s | 10.1080/13688790.2018.1470448 | 2018 |
A proteção da infância no Brasil: uma visão crítica das relações intergeracionais | 2017 | |
JOVENS E A LIBERDADE: REFLEXÃ?ES SOBRE AUTONOMIA, RESPONSABILIDADE E INDEPENDÃ?NCIA | 10.1590/1807-03102015v28n1p065 | 2016 |
Subjetividades públicas juvenis: a construção do comum e os impasses de sua realização | 10.5935/1678-4669.20160009 | 2016 |
MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DE JOVENS EM UM TERRITÓRIO DE CONFLITO SOCIOAMBIENTAL | 10.1590/1807-03102016v28n3p463 | 2016 |
SUBJETIVAÇÃO PÚBLICA OU SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA? SOBRE AS ARTICULAÇÕES ENTRE O ?POLÍTICO? E A INFÂNCIA | 10.1590/es0101-73302016167363 | 2016 |
Padronização no fast-food e seus efeitos na subjetividade do jovem trabalhador. | 2016 | |
As crianças no encontro com o outro: uma perspectiva relacional e afetiva da responsabilidade | 2016 | |
Brazilian Youth Activism: In Search of New Meanings for Political Engagement? | 10.1177/0304375415569389 | 2015 |
L?action politique des jeunes étudiants au Brésil aujourd?hui : le présage de la fin d?une époque ? | 2015 | |
Reflexões sobre a juventude brasileira e engajamento político-social | 2015 | |
Caminhos e desafios no processo de formação do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável (PRODER): uma análise das falas dos egressos | 2015 | |
Análise da produção bibliográfica em livros sobre a Infância e a juventude | 2015 | |
Modos de Subjetivação de Jovens nas Tramas do Ambientalismo: uma análise psicopolítica | 2015 | |
Música underground e resistência cultural nas periferias do Rio de Janeiro: um estudo de caso | 2014 | |
Disponibilidade ao outro: construindo novas formas de autoridade entre adultos e crianças | 2014 | |
Challenges to Children's Autonomy in a Brazilian State School | 2014 | |
O projeto profissional de jovens das classes médias: orientações normativas e estratégias de inserção | 2014 | |
'Violencias sutis': jovens e grupos de pares na escola | 2014 | |
Politizar as relações entre jovens e adultos? a construção da experiência escolar pelos estudantes | 10.1590/S1413-294X2013000200023 | 2013 |
O cuidado na relação professor-aluno e sua potencialidade política | 10.1590/S1413-294X2013000200024 | 2013 |
Redução da idade penal: um questionamento sobre seus fins | 2013 | |
The good-enough society, the good-enough citizen and the good-enough student: where children's participation agenda is moving to in Brazil? | 2012 | |
Children, Democracy and Emancipation | 2012 | |
'The Idea of Development and the Study of Children in Brazil as a Developing Society | 2012 | |
Un nouvel acteur politique ? Jeunes et action politique au Brésil | 2012 | |
Crianças na contemporaneidade: entre as demandas da vida escolar e da sociedade tecnológica | 2011 | |
Jovens no Rio de Janeiro: percursos, inseguranças e riscos | 2011 | |
Ir além dos direitos? Emancipação e política no campo da infância e juventude | 2011 | |
Childhood and its Regimes of Visibility in Brazil: an Analysis of the Contribution of the Social Sciences | 2010 | |
O trabalho é projeto de vida para os jovens? | 2010 | |
Os jovens no trabalho solidário: novos rumos da participação politica? | 2010 | |
Privatização, especialização e individualização: um outro mundo (acadêmico) é possível? | 2010 | |
Resgatando e atualizando os sentidos da autoridade: um percurso histórico | 2009 | |
Pesquisa-intervenção: nas malhas do desconhecido- Uma experiência de transicionalidade no espaço escolar | 2009 | |
O que a política tem a ver com a transformação de si? Considerações sobre a ação política a partir da juventude | 2009 | |
Juventude e Socialização Política: Atualizando o Debate | 2009 | |
"Trabalho solidário": em busca de outros valores para a participação política | 2009 | |
Cidadania e participação social: um estudo com crianças no Rio de Janeiro | 2008 | |
Participação Política e Juventude: Do Mal-estar à Responsabilização frente ao Destino Comum | 2008 | |
Ser livre para consumir ou consumir para ser livrre? | 2008 | |
A concepção de cidadania como conjunto de direitos e sua implicação para a cidadania de crianças e jovens | 2008 | |
A Politização (Necessária) do campo da Infância e da Adolescência | 2007 | |
Political Participation in the School Context: Youth Experiences in Collective Action | 2007 | |
What is new in the ''south"? Consumer culture and the vicissitudes of poor youth's identity construction in urban Brazil | 2006 | |
Vicissitudes da subjetivação politica juvenil na contemporaneidade | 2006 | |
A construção da diferença: jovens na cidade e suas relações com a diferença | 2006 | |
Otherness in me, otherness in others: children's and youth's constructions of self and other | 2004 | |
Oficinas da Cidade em Fortaleza | 2002 | |
A Infância e Seus Destinos no Contemporâneo | 2002 | |
Subjetivação Política: Novos Contornos no Contemporâneo | 2002 | |
Cities and Social Participation: Social Inequalities from Children's and Youth's point of view | 2001 | |
"Todos são iguais, mas uns são mais iguais do que os outros": a construção da desigualdade social por jovens e crianças | 2001 | |
Coping in Old Age: Considerations from the point of view of life-histories | 2000 | |
Children in the Cities: Un-invited Participants? | 2000 | |
Childhood and Youth in the Flux of the City: images, impressions and impostures | 1999 | |
Pesquisando Com Crianças: Subjetividade Infantil, Dialogismo e Gênero Discursivo | 1998 | |
A Infância como Alegoria | 1998 | |
Gender Issues In Consumer Culture | 1997 | |
O que Querem da Cidade os Adolescentes? | 1997 | |
O Lugar da Infância Na Modernidade | 1996 | |
Desenvolvimento Humano e Questões Para Um Final de Século: Tempo, História e Memória. | 1995 | |
Revendo A Noção de Progresso | 1993 | |
Desenvolvimento Humano: Uma Perspectiva Paradigmática Sobre A Temporalidade | 1992 | |
De Assalariado A Interlocutor: Sobre O Engajamento Militante No Magistério | 1990 | |
Desenvolvimento Humano: Por Um Retorno Ao Imaginário | 1990 | |
Capacitacao do Microempresario - Realidade e Perspectivas de Utilizacao de Tecnologia Educacional | 1981 | |
A Situacao da Psicologia Educacional Na Inglaterra | 1979 | |
Dogmatismo e Frustracao: Dois Possiveis Determinantes da Agressividade Manifesta | 1978 | |
Um Enfoque Psicologico do Problema da Delinquencia | 1978 | |
A Educacao Atraves da Arte | 1977 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)