Maria Luisa Luz Tavora
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Escola de Belas Artes
Departamento:
Departamento de História e Teoria da Arte BAH/EBA
Formação:
-
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales
| Pós-Doutorado | 2006 - 2007
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
História Social | Doutorado | 1994 - 1999
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Especialização em História da Arte e da Arquitetur | Especialização | 1985 - 1987
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestrado Em História da Arte | Mestrado | 1985 - 1990
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bacharelado e Licenciatura em Desenho e Artes Plás | Graduação | 1969 - 1972
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(0.00% artigos com DOI)
Eventos:
(1.30% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Subjetivações e o experimental : gravura artística no eixo Rio-São Paulo, anos 1950/70 | 2023 | |
Um panorama do(s) PANORAMAS DE ARTE ATUAL BRASILEIRA; ativação da gravura artística em São Paulo | 2023 | |
Estranhas práticas: gravura artística expandida e revisada ? | 2023 | |
'Jovem gravura Nacional- SP/1964 e 1966: questões da abstração informal. | 2023 | |
A potência criadora da Gravura Artística : dimensão ético-política da existência (2021) | 2022 | |
Panorama de Arte Atual Brasileira -SP -1977:Premiação, reconhecimento e revelações da gravura- moderna | 2021 | |
São Paulo-1974: Intensificação das atividades em torno da gravura arística. | 2020 | |
Panorama de Arte Atual Brasileira-1971:/ São Paulo: filtro e vitrine para a gravura artística nacional. | 2020 | |
Gravura Artística em São Paulo-1950/70: trânsitos, articulações, ensino e poéticas. | 2019 | |
?Panorama de Arte Atual Brasileira?- anos 70, São Paulo: Gravura Artística em Exposição. | 2019 | |
Artesanato ou meio de expressão ? Núcleos de ensino da gravura-São Paulo, 1950/60 | 2018 | |
Rossini Perez e sua Gravura: Sensualidade na Grafia Desejante | 2018 | |
Experiência moderna:gravura nos anos 1950/70 na Escola Nacional de Belas Artes | 2017 | |
Território Poético: múltiplos tempos na gravura de Rossini Perez, Arthur Luiz Piza e Fayga Ostrower. | 2017 | |
Orlando Dasilva: gravura, pesquisa, ética e fantasia | 2016 | |
Xilogravura: da poética expressionista à eloquência do traço e do imaginário popular. | 2015 | |
Discurso Plástico-Poético : gravuras engajadas de Marília Rodrigues e Thereza Miranda | 2015 | |
A coleção Monica e George Kornis no Rio de Janeiro: a gravura informal e a história da gravura moderna no Brasil. | 2014 | |
Germinações: imagens do tempo na gravura de Thereza Miranda. | 2014 | |
O campo da gravura artística nas décadas de 1950/60, no Rio de Janeiro:poéticas e políticas | 2014 | |
Informais na Bienal de São Paulo: gravura premiada e olhar crítico. | 2014 | |
Anna Letycia: rastros de vivência na (re) configuração do legado moderno na gravura artística . | 2013 | |
A Gravura Informal no RESUMO - JB (1963-1972) | 2013 | |
A crítica e a gravura artística - anos 1950/60: entendimento da experiência informal | 2012 | |
Três respostas básicas: situando o ensino na ENBA/RJ anos 50 | 2012 | |
Experiência Moderna: gravura no Curso de Desenho de Propaganda e de Artes Gráficas ? Fundação Getúlio Vargas, 1946. | 2012 | |
As questões da abstração na gravura | As questões da abstração na gravura | 2011 |
Estratégias de subversão e assimilação | 2011 | |
A gravura brasileira contemporânea em livro - 1965: história e crítica | 2011 | |
Carlos Oswald e a integração da gravura ao campo artístico | 2010 | |
Tematizando a história da gravura no Brasil: no território da crítica de arte - 1950 /60 | 2010 | |
A produção de sentidos para o Informalismo: a crítica de arte e a gravura(1950/60) | 2010 | |
Poder,disputas e controle do ensino de gravura na ENBA, nos anos 50/60 | 2010 | |
As questões da abstração na gravura. (acervo Banerj) | 2010 | |
Johnny Friedlaender : gravura como ferramenta e expressão | 2009 | |
Matrizes francesas na gravura artística brasileira: Rio de Janeiro - anos 60. | 2009 | |
A gravura de Marília Rodrigues, anos 60: múltiplos de tensão e interioridade | 2009 | |
Poéticas informais na gravura artística - Rio de Janeiro- anos 50/60 ( Resumo) | 2009 | |
Poéticas informais na gravura artística - Rio de Janeiro- anos 50/60 | 2009 | |
Poesia e atmosfera oriental- a gravura de Fayga Ostrower | 2008 | |
Rio de Janeiro, 1950-1970: a gravura artística francesa contemporânea como referência ? Considerações preliminares. | 2008 | |
JOHNNY FRIEDLAENDER: a gravura como ferramenta e expressão | 2008 | |
A gravura no Liceu de Artes e Ofícios-RJ: tensão entre métier e meio expressivo | 2007 | |
A gravura artística na Escola Nacional de Belas Artes-anos 50/60: tensão e conquistas na atualização do seu ensino de arte. | 2005 | |
Distinção e mercado para a gravura artística contemporânea nos anos 50-60 no Rio de Janeiro | 2005 | |
A História da Arte no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais | 2004 | |
A gravura artística na Escola Nacional de Belas Artes -anos 50/60: tensão e conquistas na atualização do seu ensino de arte | 2004 | |
Núcleo de ensino da gravura artística no Rio de Janeiro: trajetórias e contribuições | 2003 | |
A História da Arte no Programa de Pós-graduaçào em Artes Visuais | 2003 | |
A ativação da gravura artística nos anos 60: o projeto pedagógico do MAM-Rio e o apoio de Itamaraty | 2003 | |
Artistas do Ateliê de Gravura da Escola de Belas Artes e a tradição popular | 2002 | |
Questões da Gravura artística nos anos 60 no Rio de Janeiro | 2001 | |
Rossini Perez: a explosão da geometria | 2001 | |
A segunda geração de artistas da Academia Imperial de Belas Artes | 2000 | |
Poesia, Lucidez e Resistência : Gravura de Isa Aderne, anos 60 | 1999 | |
Paisagens urbanas de Theresa Miranda | 1999 | |
A poética da resistência na xilogravura de Isa Aderne | 1999 | |
Poesia, lucidez e resistência: a gravura de Isa Aderne | 1999 | |
Poesia e atmosfera oriental na gravura abstrata de Fayga Ostrower | 1998 | |
O caráter experimental do ateliê do MAM-rio | 1997 | |
Primórdios do Ensino de Gravura Artistica na ENBA: algumas considerações | 1997 | |
O caráter experimental do ateliê do MAM-Rio | 1997 | |
Isabel Pons: o sonho de vôo. | 1997 | |
De olho na crítica de arte | 1996 | |
Primórdios do Ensino de gravura artistica na ENBA: algumas considerações | 1996 | |
A gravura de Edith Behring: o controle manso da matéria | 1996 | |
Poesia e atmosfera oriental na gravura abstrata de Fayga Ostrower | 1996 | |
Matrizes do corpo: considerações sobre algumas gravuras | 1996 | |
Experiências na gravura brasileira , anos 50/60 | 1996 | |
De olho na gravura brasileira contemporânea: preocupações da crítica | 1996 | |
O papel do ateliê de gravura do MAM-Rio: ensino e pesquisa da linguagem | 1995 | |
Anos 50/60: a gravura posta em questão | 1995 | |
Experiências na Gravura Brasileira, anos 50/60 | 1995 | |
A gravura de Fayga Ostrower em três tempos | 1994 | |
A abstração expressiva: artistas da América | 1993 | |
Destinos da gravura na América | 1992 | |
A questão do abstracionismo expressivo no Brasil: a gravura de Fayga Ostrower | 1991 |