Maria Luisa Luz Tavora

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Belas Artes

Departamento:

Departamento de História e Teoria da Arte BAH/EBA

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales

    | Pós-Doutorado | 2006 - 2007
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    História Social | Doutorado | 1994 - 1999
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Especialização em História da Arte e da Arquitetur | Especialização | 1985 - 1987
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestrado Em História da Arte | Mestrado | 1985 - 1990
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Bacharelado e Licenciatura em Desenho e Artes Plás | Graduação | 1969 - 1972
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(0.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Roberto Magalhães-xilogravuras: figuração fantástica, ética e ironia 2017
A crítica e a gravura artística - anos 50-60: entendimento da experiência informal 2014
A gravura artística no Rio de Janeiro como objeto de pesquisa 2013
FAYGA OSTROWER, uma vida para a arte 2010
Rossini Perez, gravuras dos anos 1950-1960 2009
Isa Aderne: fazendo política com a xilogravura-anos 60 2008
O ateliê livre de gravura do MAM-Rio-1959/1969 - projeto pedagógico de atualização da linguagem 2007
O Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ: história e contribuição. 2007
O encontro dos múltiplos tempos na gravura abstrata de Fayga Ostrower 2004
Lygia Pape: gravuras ou antigravuras? Deslocamentos possíveis da tradição. 2004
Anna Bella Geiger: inquietações no corpo fragmentado 2001
Claude Monet quer que a catedral se torne uma esponja de luz 1998
Mesa-redonda pública: idéias sobre a gravura brasileira,1957/1958 1995
A modernidade em Fayga Ostrower: influências geradoras de sua gravura 1994
A gravura brasileira-anos 50/60- como movimento: gênese de um mito 1988
O concurso de fachadas de 1904 no Rio de Janeiro 1986
Eventos:

(1.30% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Subjetivações e o experimental : gravura artística no eixo Rio-São Paulo, anos 1950/70 2023
Um panorama do(s) PANORAMAS DE ARTE ATUAL BRASILEIRA; ativação da gravura artística em São Paulo 2023
Estranhas práticas: gravura artística expandida e revisada ? 2023
'Jovem gravura Nacional- SP/1964 e 1966: questões da abstração informal. 2023
A potência criadora da Gravura Artística : dimensão ético-política da existência (2021) 2022
Panorama de Arte Atual Brasileira -SP -1977:Premiação, reconhecimento e revelações da gravura- moderna 2021
São Paulo-1974: Intensificação das atividades em torno da gravura arística. 2020
Panorama de Arte Atual Brasileira-1971:/ São Paulo: filtro e vitrine para a gravura artística nacional. 2020
Gravura Artística em São Paulo-1950/70: trânsitos, articulações, ensino e poéticas. 2019
?Panorama de Arte Atual Brasileira?- anos 70, São Paulo: Gravura Artística em Exposição. 2019
Artesanato ou meio de expressão ? Núcleos de ensino da gravura-São Paulo, 1950/60 2018
Rossini Perez e sua Gravura: Sensualidade na Grafia Desejante 2018
Experiência moderna:gravura nos anos 1950/70 na Escola Nacional de Belas Artes 2017
Território Poético: múltiplos tempos na gravura de Rossini Perez, Arthur Luiz Piza e Fayga Ostrower. 2017
Orlando Dasilva: gravura, pesquisa, ética e fantasia 2016
Xilogravura: da poética expressionista à eloquência do traço e do imaginário popular. 2015
Discurso Plástico-Poético : gravuras engajadas de Marília Rodrigues e Thereza Miranda 2015
A coleção Monica e George Kornis no Rio de Janeiro: a gravura informal e a história da gravura moderna no Brasil. 2014
Germinações: imagens do tempo na gravura de Thereza Miranda. 2014
O campo da gravura artística nas décadas de 1950/60, no Rio de Janeiro:poéticas e políticas 2014
Informais na Bienal de São Paulo: gravura premiada e olhar crítico. 2014
Anna Letycia: rastros de vivência na (re) configuração do legado moderno na gravura artística . 2013
A Gravura Informal no RESUMO - JB (1963-1972) 2013
A crítica e a gravura artística - anos 1950/60: entendimento da experiência informal 2012
Três respostas básicas: situando o ensino na ENBA/RJ anos 50 2012
Experiência Moderna: gravura no Curso de Desenho de Propaganda e de Artes Gráficas ? Fundação Getúlio Vargas, 1946. 2012
As questões da abstração na gravura As questões da abstração na gravura 2011
Estratégias de subversão e assimilação 2011
A gravura brasileira contemporânea em livro - 1965: história e crítica 2011
Carlos Oswald e a integração da gravura ao campo artístico 2010
Tematizando a história da gravura no Brasil: no território da crítica de arte - 1950 /60 2010
A produção de sentidos para o Informalismo: a crítica de arte e a gravura(1950/60) 2010
Poder,disputas e controle do ensino de gravura na ENBA, nos anos 50/60 2010
As questões da abstração na gravura. (acervo Banerj) 2010
Johnny Friedlaender : gravura como ferramenta e expressão 2009
Matrizes francesas na gravura artística brasileira: Rio de Janeiro - anos 60. 2009
A gravura de Marília Rodrigues, anos 60: múltiplos de tensão e interioridade 2009
Poéticas informais na gravura artística - Rio de Janeiro- anos 50/60 ( Resumo) 2009
Poéticas informais na gravura artística - Rio de Janeiro- anos 50/60 2009
Poesia e atmosfera oriental- a gravura de Fayga Ostrower 2008
Rio de Janeiro, 1950-1970: a gravura artística francesa contemporânea como referência ? Considerações preliminares. 2008
JOHNNY FRIEDLAENDER: a gravura como ferramenta e expressão 2008
A gravura no Liceu de Artes e Ofícios-RJ: tensão entre métier e meio expressivo 2007
A gravura artística na Escola Nacional de Belas Artes-anos 50/60: tensão e conquistas na atualização do seu ensino de arte. 2005
Distinção e mercado para a gravura artística contemporânea nos anos 50-60 no Rio de Janeiro 2005
A História da Arte no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais 2004
A gravura artística na Escola Nacional de Belas Artes -anos 50/60: tensão e conquistas na atualização do seu ensino de arte 2004
Núcleo de ensino da gravura artística no Rio de Janeiro: trajetórias e contribuições 2003
A História da Arte no Programa de Pós-graduaçào em Artes Visuais 2003
A ativação da gravura artística nos anos 60: o projeto pedagógico do MAM-Rio e o apoio de Itamaraty 2003
Artistas do Ateliê de Gravura da Escola de Belas Artes e a tradição popular 2002
Questões da Gravura artística nos anos 60 no Rio de Janeiro 2001
Rossini Perez: a explosão da geometria 2001
A segunda geração de artistas da Academia Imperial de Belas Artes 2000
Poesia, Lucidez e Resistência : Gravura de Isa Aderne, anos 60 1999
Paisagens urbanas de Theresa Miranda 1999
A poética da resistência na xilogravura de Isa Aderne 1999
Poesia, lucidez e resistência: a gravura de Isa Aderne 1999
Poesia e atmosfera oriental na gravura abstrata de Fayga Ostrower 1998
O caráter experimental do ateliê do MAM-rio 1997
Primórdios do Ensino de Gravura Artistica na ENBA: algumas considerações 1997
O caráter experimental do ateliê do MAM-Rio 1997
Isabel Pons: o sonho de vôo. 1997
De olho na crítica de arte 1996
Primórdios do Ensino de gravura artistica na ENBA: algumas considerações 1996
A gravura de Edith Behring: o controle manso da matéria 1996
Poesia e atmosfera oriental na gravura abstrata de Fayga Ostrower 1996
Matrizes do corpo: considerações sobre algumas gravuras 1996
Experiências na gravura brasileira , anos 50/60 1996
De olho na gravura brasileira contemporânea: preocupações da crítica 1996
O papel do ateliê de gravura do MAM-Rio: ensino e pesquisa da linguagem 1995
Anos 50/60: a gravura posta em questão 1995
Experiências na Gravura Brasileira, anos 50/60 1995
A gravura de Fayga Ostrower em três tempos 1994
A abstração expressiva: artistas da América 1993
Destinos da gravura na América 1992
A questão do abstracionismo expressivo no Brasil: a gravura de Fayga Ostrower 1991
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