Eduardo José Pereira Maia

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza

Unidade:

Instituto de Geociências

Departamento:

Departamento de Geografia/I Geoc

ORCID:

https://orcid.org/0000-0003-2702-3459


Formação:
  • Universidade Federal de Minas Gerais

    Educação | Doutorado | 2010 - 2014
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação | Mestrado | 2002 - 2005
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Licenciatura Em Geografia | Graduação | 1994 - 1997
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(0.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
GEOGRAFIA E MANUAIS ESCOLARES NO SÉCULO XIX 2020
COMBATE AO RACISMO COMEÇA NA ESCOLA 2019
A Geografia e o conceito de espaço: uma reflexão. 2003
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
O uso de recursos visuais no ensino de Geografia para alunos surdos 2024
GEOGRAFIA E O PROJETO DE NAÇÃO EM JORNADAS NO MEU PAÍS, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA 2022
REMOÇÕES NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (2009-2012): 0 CASO DA COMUNIDA VILA DAS TORRES 2022
GEOGRAFIAS DO RACISMO': A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2022
HERANÇA E CONHECIMENTO AFRICANO E AFRODESCENDENTE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA 2022
ABORDAGENS DO ANTROPOCENO NA GEOGRAFIA ESCOLAR 2022
OS IMPACTOS DA VIOLÊNCIA URBANA NAS ESCOLAS DO COMPLEXO DE FAVELAS DA MARÉ 2016-2021 2022
NAÇÃO E IDENTIDADE BRASILEIRA NAS EDIÇÕES DA REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA (1939-1945) E OS DESDOBRAMENTOS NOS CONTEÚDOS ESCOLARES 2022
A TRAJETÓRIA DA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR 2022
CIDADANIA NOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS POPULARES 2022
A VIOLÊNCIA E OS IMPACTOS NA ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DO COMPLEXO DE FAVELAS DA MARÉ - RIO DE JANEIRO 2022
GEOGRAFIA E CIDADANIA NOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES POPULARES 2022
A PASSARELA DO SAMBA: AS MODIFICAÇÕES NA PAISAGEM DA RUA MARQUÊS DE SAPUCAÍ E OS DEBATES QUE SURGIRAM MOTIVADOS PELA REALIZAÇÃO DO PROJETO DE OSCAR NIEMEYER (1983 A 2019) 2021
A GEOGRAFIA NA LITERATURA INFANTIL DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA (1886-1920) 2021
HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR: TRAJETÓRIA E CONSOLIDAÇÃO DE UM CAMPO DE PESQUISA 2021
REMOÇÕES NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (2009-2012): O CASO DA COMUNIDADE VILA DAS TORRES 2021
FUNK - MOVIMENTO PRETO DO SUBÚRBIO CARIOCA 2021
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO SÉCULO XIX 2021
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO ?IROKO, A ÀRVORE SAGRADA? 2019
O GENOCÍDIO DA POPULAÇÃO NEGRA E O ENCARCERAMENTO EM MASSA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 2019
DA PRAÇA ONZE AO SAMBÓDROMO: UM OLHAR GEOGRÁFICO SOBRE OS LUGARES DOS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO 2019
UM PANORAMA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA FLUMINENSES (2008-2018) 2019
AS TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM DE NOVA IGUAÇU 2019
A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL E SUA RELAÇÃO COM O ESPAÇO MUSEAL: O LUGAR DO CEGO NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE 2019
OS MANUAIS ESCOLARES DE GEOGRAFIA NO SÉCULO XIX 2019
AS RELAÇÕES DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NAS TESES E DISSERTAÇÕES NOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS 1987-2018 2019
: PROGRAMA ARTICULADO MEMÓRIA CULTURAL, SOCIAL E DA TERRA NO VI ENCONTRO DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA UFRJ 2019
A COR DA UFRJ: UMA ESTATÍSTICA SOCIAL DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO 2018
HERANÇA E CONHECIMENTO AFRICANO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR 2018
A produção acadêmica na interface Geografia e Educação 2017
A cor da UFRJ 2017
A COR DO IGEO: UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADE ETNICORRACIAL DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA UFRJ E SUA RELAÇÃO COM O ACESSO E PERMANÊNCIA 2017
A presença do Negro na paisagem carioca: uma estudo de caso sobre a espacialização das manifestações culturais populares na Zona Portuária do Rio de Janeiro 2017
DA PRODUÇÃO DE UM AUTORRETRATO À EMANCIPAÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL: O CASO DA ESCOLA MUNICIPALIZADA BAIRRO ALMERINDA 2017
APRENDENDO A LIDAR COM A DIVERSIDADE 2017
HERANÇA E CONHECIMENTO AFRICANO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA 2017
Teaching Pratices of blak people's culture in fashion 2016
Os rios da Provincia de Minas Gerais nos Manuais escolares do século XIX 2016
A Histório do Curriculo e da disciplina de geografia nas escolas brasileiras no século XIX 2012
A história do curriculo e da disciplina de geografia brasileira no século XIX 2012
A geografia moderna nos manuais escolares do século 2012
A dimensão do indivíduo em Formação do Brasil contemporâneo,de Caio Prado Junior 2012
Cursinho popular como forma de articulação de comunidades rurais. 2010
Cursinho popular como forma de articulação de comunidades rurais 2010
A experiência das visitas à exposição de longa duração do museu de ciências da terra Alexis Dorofeef, Viçosa - MG 2010
A experiência das visitas à exposição de longa duração do museu de ciências da terra Alexis Dorofeef, Viçosa - MG 2010
Práticas de Ensino e educação popular no campo: uma visita da Geografia às experiências de vivência universitária e alternância educativa 2009
Educação Popular: Tecendo Sonhos - Desafios à Geografia na Construção de um cursinho Popular para Jovens do Campo 2008
Educação Popular: Etica e cidadania no cursinho popular do DCE 2007
Prática Educacional Inclusiva : A construção da identidade do Negro na Escola 2007
MÚLTIPLAS LINGUAGENS, SABERES, ESPAÇOS E SUJEITOS NA FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2007
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NATUREZA NA ESCOLA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR QUE APARECE NOS LIVROS DIDÁTICOS, PCN DO ENSINO MÉDIO E NAS NOÇÕES DOS ALUNOS 2007
ANÁLISE E MAPEAMENTO DO PERFIL SÓCIO-ÉTNICO-CULTURAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO 2007
Formação ou conformação do professor de Geografia 2007
Políticas públicas e formação do professor de Geografia 2007
Prática Educacional Inclusiva: a construção da identidade do negro na Escola 2007
Desenhos de alunos e a intervenção do professor: uma contribuição da Geografia para o estudo da aprendizagem. 2006
Desenhos de alunos e a intervenção do professor : uma contribuição a Geografia para o estudo da aprendizagem 2006
My neighbourhood: Drawings, maps, geography lessons and the primary school context. 2005
Como os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental constroem representações de lugar considerando seu lugar de moradia e escola. 2004
Como os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental constroem representações de lugar considerando seu lugar de moradia e escola. 2004
A negação de um debate no currículo de Geografia do Ensino Básico. 2003
A negação de um debate no currículo de Geografia do Ensino Básico. 2003
A descentralização da Educação 2003
O livro didático de Geografia e a negação de uma cultura curricular na Escola Brasileiro 2003
O Espaço Geográfico: um categoria de análise na Educação 2003
A construção do conhecimento em Geografia no ensino fundamental. 2002
A construção do conhecimento em Geografia no ensino fundamental. 2002
O ensino de Geografia um ensaio teórico metodológico. 1998
Espaço da produção - o centro se transforma em periferia 1998
Publicações:
Minha Rede: