Maria Guiomar Pessôa de Almeida Ramos

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Escola de Comunicação

Departamento:

Departamento de Expressão e Linguagens

ORCID:

https://orcid.org/0000-0003-0161-1500


Formação:
  • Universidade de Lisboa

    | Pós-Doutorado | 2021 - 2022
  • Universidade de São Paulo

    Ciências da Comunicação | Doutorado | 1996 - 2002
  • Universidade de São Paulo

    Ciências da Comunicação | Mestrado | 1990 - 1995
  • Universidade de São Paulo

    Ciências Sociais | Graduação | 1980 - 1984
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(25.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Cruzamentos entre o ficcional e o real: a retrospectiva de Carlos Reichenbach no Doclisboa 10.14591/aniki.v11n1 2024
António Campos, o insubmisso: uma veia do amador no registro documentário 10.25768/1646-477x.n32.01 2022
Um novo panorama para a história do cinema brasileiro 2014
'Entre fotografia e cinema, Ruy Santos e o documentário militante no Brasil dos anos 40' 2013
DOCUMENTÁRIO E FICÇÃO, REVENDO UMA HISTÓRIA 2008
Como era gostoso o meu Hans Staden 2000
Mifune, produção do Dogma 95: um é pouco, dois é bom, três é demais 2000
O som no cinema de Arthur Omar 1997
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Triste trópico: Antropofagia e a Peste de Artaud 2021
Cinema Experimental, Cinema Expandido, Documentário: entre o Arquivo e o Found-footage 2020
Cinema Experimental, Cinema Expandido, Documentário: entre o Arquivo e o Found-footage 2019
Memória, escrita pessoal e performance no documentário Por Parte de Pai 2017
O Experimental no Cinema Brasileiro e Português dos Anos 70 2015
Aspectos performáticos no ator de cinema brasileiro 2015
Três filmes, três vertentes 2013
Aspectos performáticos no ator de cinema brasileiro dos anos 1970 2012
Aspectos performáticos no ator de cinema brasileiro 2012
Aspectos performáticos no ator de cinema brasileiro dos anos 1970 2012
O viés subjetivo do não-ficcional silencioso no Brasil 2011
Ruy Santos e o documentário militante 2009
Vídeo & Super 8: momentos de criação 2006
O cinema documentário experimental 2005
O cinema superoitista de Jairo Ferreira 2004
Da construção de um roteiro documentário 2003
'O documentário como fonte para o cinema experimental' 2001
'Antropofagia e carnavalização em Pindorama' 2000
?A antropofagia em Como era gostoso o meu francês e Triste trópico? 1999
Publicações:
Minha Rede: