Márcia Regina Viana

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Campus de Macaé

Unidade:

Direção Geral/Macaé

Departamento:

Docentes do Campus UFRJ/Macaé

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Fundação Oswaldo Cruz

    Curso de Especialização em Direitos Humanos e Saúde | Especialização | 2020 - 2021
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

    | Pós-Doutorado | 2013 - 2015
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Alimentação, Nutrição e Saúde | Doutorado | 2011 - 2015
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

    | Pós-Doutorado | 2010 - 2012
  • Universidade Gama Filho

    Filosofia | Doutorado | 2002 - 2007
  • Universidade Gama Filho

    Filosofia | Mestrado | 1999 - 2001
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    FILOSOFIA | Graduação | 1991 - 1999
  • Universidade Federal Fluminense

    NUTRIÇÃO | Graduação | 1981 - 1985
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(35.71% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
A IMPLANTAÇÃO DO USO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE MACAÉ 2022
Avaliação do consumo alimentar de crianças entre 6 e 24 meses usuárias de uma unidade básica da atenção primária à saúde de Macaé, Rio de Janeiro 10.12957/demetra.2020.43355 2020
The Founding Analytical Categories to the Concept of Nutritional Rationality: Qualitative Research with Postgraduate Programs Professors in Nutrition 10.17406/GJMRA 2020
'AMAMENTAR E ALIMENTAR NA PERSPECTIVA DE PUÉRPERAS ASSISTIDAS EM UMA MATERNIDADE DE REFERÊNCIA DE UM MUNICÍPIO DO NORTE FLUMINENSE 10.18310/2446-4813.2018v4n3p75-86 2019
Notas sobre a Racionalidade Nutricional e a alimentação saudável 2018
Ações de promoção da alimentação saudável no primeiro ano de vida em Macaé 2018
A racionalidade nutricional e sua influência na medicalização da comida no Brasil 10.1590/1413-81232017222.25432015 2017
ACADEMIC MONITORING AS A DIALOGICAL CHANNEL IN THE NUTRITIONIST TRAINING PROCESS 10.12957/demetra.2017.28675 2017
LIBERDADE E EXISTÊNCIA: OS MOVIMENTOS DO EXISTIR EM SIMONE DE BEAUVOIR (v. eletrônica) 2011
O ESPAÇO (ACADÊMICO) DA REFLEXÃO ÉTICA NA CONSTRUÇÃO DO AGIR PROFISSIONAL 2011
LIBERDADE E EXISTENCIA: OS MOVIMENTOS DO EXISTIR EM SIMONE DE BEAUVOIR 2010
A LITERATURA E A FILOSOFIA DE SIMONE DE BEAUVOIR 2009
EXISTENCIALISMO E EXPRESSÃO LITERÁRIA:SIMONE DE BEAUVOIR 2008
ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE VONTADE EM SCHOPENHAUER E SIMONE DE BEAUVOIR 2005
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
O REFLEXO DA PANDEMIA NO AMBIENTE ALIMENTAR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO 2022
PERCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS E SUAS REPERCUSSÕES NO ENSINO MÉDICO 2022
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A AÇÃO DE EXTENSÃO REALIZADA ATRAVÉS DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA SERVIDORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. 2022
RESPONSABILIDADE SOCIAL DA UNIVERSIDADE NO APOIO AO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO À ESCOLHA PROFISSIONAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO 2022
A tutoria e as estratégias utilizadas na educação interprofissional em saúde: um relato de experiência 2020
Relato de uma experiência no PET Interprofissionalidade em Macaé: o que temos aprendido? 2020
Estudo de caso como estratégia metodológica nas práticas interprofissionais no PET IP UFRJ Macaé 2020
A educação popular em saúde como orientadora da formação em saúde coletiva 2020
A DOR QUE CORRE NO PRATO É A CIDADE QUE DÓI 2020
As narrativas alimentares como resgate da expressão e valorização do patrimônio cultural alimentar de Macaé 2019
Comer e conversar é só começar: as narrativas alimentares como expressão do patrimônio alimentar e cultural de Macaé. 2019
O que pensam os jovens sobre alimentação? Uma experiência com jovens do sudeste brasileiro 2019
INTERPROFISSIONALIDADE E FORMAÇÃO : UM DIÁLOGO NECESSÁRIO 2019
OFICINA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA OS ALUNOS DO TURNO MATUTINO DA ESCOLA SENTRINHO 2019
EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO COM O PROJETO DE EXTENSÃO COMER E CONVERSAR É SÓ COMEÇAR 2019
MINI-CURSO-APRENDENDO SAÚDE A PARTIR DA EXPERIÊNCIAESTÉTICA DA LITERATURA 2019
OFICINA LITERÁRIA ? AS NARRATIVAS DA VIDA ACADÊMICA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO: Oficina 2019
A experiência literária como ferramenta para a formação em saúde no ensino de graduação em nutrição na UFRJ Campus Macaé 2019
COMER PRA QUE? COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE ALIMENTAÇÃO NUTRIÇÃO E SOCIEDADE 2018
MULHERES DA PESCA: O CINEMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA 2018
A INTERDISCIPLINARIDADE DO CUIDADO NOS CURSOS DE SAÚDE DA UFRJ MACAÉ? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2018
PROMOVENDO A ARTICULAÇÃO ENSINO SERVIÇO NO MUNICÍPIO DE MACAÉ/RJ 2018
AÇÃO EDUCATIVA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ADEQUADA AO LACTENTE VOLTADA A PUÉRPERAS ASSISTIDAS NO HOSPITAL FILANTRÓPICO DE MACAÉ/RJ: RELATO DE EXPERIÊNCIAS 2018
COMER E CONVERSAR É SÓ COMEÇAR: A HISTÓRIA DA COMIDA DE MACAÉ 2018
OFICINA DE FANZINE COMER PRA QUÊ 2018
O PROJETO COMER PRA QUÊ? EM MACAÉ: MOBILIZANDO JOVENS DE UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL PARA PENSAR A ALIMENTAÇÃO FORA DA ?CAIXINHA' 2018
PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO PRIMEIRO ANO DE VIDA. 2018
A RECEPÇÃO DE CALOUROS COMEÇA NA ESCOLA! 2018
A RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇ ̃AO DE SABERES CULINÁRIOS EM MACAÉ 2018
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DE PUÉRPERAS SOBRE ALIMENTAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DE VIDA EM UM HOSPITAL MATERNIDADE DE REFERÊNCIA, MACAÉ/RJ, 2017. 2018
MINICURSO COMER PRA QUÊ? 2018
A PARTICIPAÇÃO DE GRADUANDOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DO CAMPUS UFRJ MACAÉ NA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO NOVO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO NUTRICIONISTA 2017
AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA JUVENTUDE: O COMER PRA QUE? EM MACAÉ 2017
CONHECIMENTOS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO DE PUÉRPERAS ASSISTIDAS NA MATERNIDADE DE UM HOSPITAL FILANTRÓPICO DE MACAÉ/RJ 2017
INCENTIVO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO PRIMEIRO ANO DE VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO EXTENSIONISTA NO VERÃO E NO INVERNO COM CIÊNCIA, DO CAMPUS UFRJ MACAÉ 2017
INCENTIVO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO PRIMEIRO ANO DE VIDA NA PUERICULTURA DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE MACAÉ/RJ: RELATO DE EXPERIÊNCIAS 2017
PERCEPÇÃO DE VETERANOS SOBRE O PROJETO 'SEJAM BEM VINDOS! A RECEPÇÃO DE CALOUROS DO CUROS DE NUTRIÇÃO DA UFRJ MACAÉ' COMO AÇÃO FACILITADORA DA VIDA ACADÊMICA 2017
A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: CAMINHOS DA APRENDIZAGEM E DO CUIDADO NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL 2017
CAMINHOS PARA O ACOLHIMENTO HUMANIZADO: PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DO MANUAL DO CALOURO DO CURSO DE NUTRIÇÃO 2017
USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DA DISCIPLINA SAÚDE DA COMUNIDADE 2017
PROJETO PET SAÚDE-GRADUASUS PROMOVENDO A REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PRECEPTOR NA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA 2017
PERCEPÇÃO DO GRUPO DE NUTRIÇÃO DIANTE DO I ENCONTRO DOS GRUPOS PET SAÚDE-GRADUASUS:DIALOGANDO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO 2017
PERCEPÇÃOS DOS DISCENTES DO PROJETO PET-SAÚDE GRADUASUS/NUTRIÇÃO DO CAMPUS UFRJ MACAÉ SOBRE A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO 2017
METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO EXERCÍCIO DA MONITORIA DE ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E SOCIEDADE (ANS) 2017
A MONITORIA ACADÊMICA COMO CANAL DIALÓGICO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA 2017
PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DE UM DISTRITO DA REGIÃO SERRANA DE MACAÉ 2017
A RACIONALIDADE NUTRICIONAL COMO PRODUTO DA INDUSTRIA DE ALIMENTOS 2016
PROJETO CULINAFRO: A CULINÁRIA AFRO-BRASILEIRA COMO PROMOTORA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR 2016
O POTENCIAL DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA FORMAÇÕA DO NUTRICIONISTA-EDUCADOR: O PROCESSO DE REFLEXÃO DA ÁREA DE SAÚDE COLETIVA DA UFRJ-CAMPUS MACAÉ 2016
A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA COMO CAMPO TEÓRICO-PRÁTICO DE FORMAÇÃO INTEGRADA DE NUTRIÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE SAÚDE DA COMUNIDADE I, DA UFRJ-CAMPUS MACAÉ 2016
A DISCIPLINARIZAÇÃO E O EMPODERAMENTO DO CORPO QUE INFLUENCIAM NO CONTROLE DA DIETÉTICA 2016
A RACIONALIDADE NUTRICIONAL COMO POTÊNCIA À MEDICALIZAÇÃO DA COMIDA 2016
RACIONALIDADE NUTRICIONAL - UMA INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA E DA MíDIA DE ALIMENTOS 2014
A Participação Acadêmica no conceito de Racionalidade Nutricional - uma reflexão 2014
DISTANÁSIA AUTOMATIZADA - REFLEXÃO TEÓRICO CONCEITUAL 2014
COMER E CONVERSAR É SÓ COMEÇAR - As narrativas culinárias como estratégia de reconhecimento das representações sociais do comer, beber e envelhecer 2014
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E A AÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO 2014
O sentido do pré teste na pesquisa qualitativa 2014
CONDENADO A SER LIVRE ? LIVRE PARA DESVELAR O SER 2012
A Principiologia como meio de efetivação da aplicação da Teoria Racional do Direito 2012
A NEUROFILOSOFIA DO LIVRE ARBÍTRIO 2011
NEUROFILOSOFIA E EXISTENCIALISMO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL? 2010
DEMISSÃO OU ASSUNÇÃO DA EXISTÊNCIA: UMA QUESTÃO MORAL EM SIMONE DE BEAUVOIR 2010
AMOR E DESEJO: OS FUNDAMENTOS DA LIBERDADE E M SIMONE DE BEAUVOIR 2006
A VIVÊNCIA DA LIBERDADE COMO IMPOSIÇÃO MORAL 2006
A AUSÊNCIA COMO CONDIÇÃO DA LIBERDADE FEMININA 2005
A COMEDIA FAMILIAL EM JEAN-PAUL SARTRE 2005
A LITERATURA FILOSÓFICA DE SIMONE DE BEAUVOIR 2004
O SUJEITO DISTANÁSICO 2002
O DUPLO SIGNIFICADO DO CONCEITO DE ALTERIDADE EM SIMONE DE BEAUVOIR 2002
CRÍTICA EXISTENCIALISTA AO CONCEITO DE ETERNO FEMININO 2001
A QUESTÃO DO FEMININO EM SIMONE DE BEAUVOIR 2000
Publicações:
Minha Rede: