Murilo Galvão Amancio Cruz

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Escola de Serviço Social

Departamento:

Secretaria Acadêmica/ESS

e-mail:

m.galvao@ess.ufrj.br

Linkedin:

Google Scholar:

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-3051-5422

Formação:
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Filosofia | Graduação | 2021 - Agora
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Saúde Coletiva | Doutorado | 2018 - 2022
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Saúde Coletiva | Mestrado | 2016 - 2018
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Psicologia | Graduação | 2011 - 2015
  • Escola Estadual "Cardoso de Almeida"

    | Ensino Médio (2o grau) | 2006 - 2008
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(71.43% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Considerações sobre a ofensiva conservadora-religiosa na psicologia brasileira 2023
O conceito de medicalização em Michel Foucault na década de 1970 10.1590/1807-57622017.0194 2018
The search of the stone of madness: notes about the process of psychiatry biologization 10.5565/rev/athenea.2157 2018
Reflexões para a prática clínica ética-estética-política a partir da arte de Ernesto Neto 10.5433/2236-6407.2017v8n2p126 2017
O caso Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a medicalização da educação: uma análise a partir do relato de pais e professores 10.1590/1807-57622015.0575 2016
PROJETOS DE LEI SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: BIOPOLÍTICA, CONTROLE E RESISTÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE 10.14572/nuances.v25i2.2645 2014
A defesa de uma atitude filosófica na psicologia: breve reflexão sobre a prática psi e o processo de medicalização 2013
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
A conduta como fato científico no DSM-5: psiquiatrização, risco e delinquência 2018
A SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: ENTRE SABERES E PRÁTICAS 2018
A filosofia de Georges Canguilhem e a Psicologia: reflexões de um fenômeno contemporâneo 2016
Laços de amor: adoção, gênero, cidadania e direitos 2015
A produção da educação como potência: rupturas genealógicas com educadores 2015
Juventude pobre: Arte, Psicologia e Política 2015
Problematizando um 'Fato Médico': o caso do TDAH e a patologização da infância 2015
Uma análise foucaultiana sobre o processo de psiquiatrização da vida: o caso do Transtorno de Conduta e o poder de normalização 2015
CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA O ESTUDO DO PROCESSO DE MEDICALIZAÇÃO: UMA IMERSÃO NA FILOSOFIA DE CANGUILHEM 2015
Medicalização do social no contemporâneo: uma cartografia sobre as pesquisas e atividades de um grupo de estudo 2014
Diálogos entre epistemologia, psicologia e o processo de medicalização da vida na sociedade contemporânea 2014
Uma análise epistemológica sobre o processo de medicalização da vida 2014
VIDAS EM LUTA: EMBATES POLÍTICOS EM UM ACAMPAMENTO E UM ASSENTAMENTO 2014
Canguilhem e a psicologia: ensaio sobre a psiquiatrização da vida na sociedade de disciplina e controle 2014
Por que o psicólogo deve 'filosofar'? - Análise das práticas psi e a medicalização da infância 2013
A dimensão histórica do saber psicológico e sua relação com a medicalização da infância 2013
A medicalização do social: alguns apontamentos sobre a psiquiatria e a infância. 2013
A medicalização da educação como efeito histórico de uma sociedade mista de disciplina e controle. 2013
A infância medicalizada: uma análise sobre as publicações relacionadas ao TDAH 2013
TDAH - O que pensam pais e professores? 2013
Problematizações de gêneros e sexualidades no contexto escolar 2013
Saúde mental na infância e a banalização do diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade 2013
A psicologia frente às novas experiências de si no contemporâneo: Canguilhem, Foucault e a medicalização da infância 2013
A medicalização da educação e a patologização da infância: efeitos de uma sociedade de disciplina e controle? 2013
A erotização através da televisão em crianças 2012
O DSM ? DEBATE MÉDICO-HISTÓRICO E FILOSÓFICO SOBRE AS PRÁTICAS PSI EM RELAÇÃO À INFÂNCIA 2012
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