Celeste Azulay Kelman

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Fundamentos da Educação/FE

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade de Brasília

    Psicologia | Doutorado | 2001 - 2005
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 1992 - 1995
  • University of California

    Educação Especial | Aperfeiçoamento | 1986 - 1987
  • University of California

    Neuropsicologia da Leitura | Aperfeiçoamento | 1986 - 1987
  • Colorado State University System

    Desenvolvimento Infantil e Distúrbios de Aprendiza | Aperfeiçoamento | 1975 - 1976
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Instituto de Psicologia | Graduação | 1968 - 1972
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(33.33% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Codocência entre professor regente e TILSP: parceria necessária na educação bilíngue de surdos 10.12957/teias.2024.74131 2023
Práticas Pedagógicas Inclusivas Bilíngues de Letramento para estudantes Surdos 10.1590/1980-54702022 2022
Percepções de licenciados de curso de educação a distância sobre a inclusão de alunos com deficiência 2022
Avaliação de vídeo educacional sobre implante coclear: a tecnologia assistiva pela voz do professor 10.5902/1984686X64342 2021
Uma análise do desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual em Feiras de Ciências 10.53660/CONJ-319-517 2021
Mimography or Sign Language Trails as Cultural Heritage 10.11648/j.edu.20211006.17 2021
ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS: REFLEXÕES MULTICULTURAIS 10.7867/1809-0354.2020v15n2p631-651 2020
Convergências e divergências do perfil do TILSP na Educação Básica e Superior 10.26512/lc.v26.2020.26434 2020
Estratégias de ensino de leitura e escrita no contexto de políticas linguísticas para surdos 2020
A Percepção de Professores do PEI (Planejamento Educacional Individualizado) em um curso a distância 10.34117/bjdv6n12-239 2020
EM OUTRAS PALAVRAS: Um currículo intercultural no ensino de História para alunos surdos 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13.54416 2020
Educação de surdos pelo professor surdo, Ferdinand Berthier: encarando desconcertantes paradoxos e longevas lições 10.4025/rbhe.v19.2019.e050 2019
DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA INCLUSIVA DA BAIXADA FLUMINENSE 10.12957/transversos.2019.41882 2019
Projeto Educacional de Crianças Implantadas: um estudo comparativo 2019
Infância e Espaço: crianças, espacialidades e ensino de Geografia nos anos iniciais 2019
Percepções Sobre Ensino de Libras no Currículo de Formação Docente nas Licenciaturas 2019
MEDICALIZAC-A-O E EDUCAC-A-O DE SURDOS: O CASO DO INES POR PROFESSORES E ALUNOS 10.22481/praxisedu.v15i36.5858 2019
Mimografia ou dos Rastros da Língua de Sinais como patrimônio cultural 10.23925/2318-7115.2019v40i3aB 2019
A presença da surdocegueira nas publicações dos congressos de Educação Especial 2018
Criatividade no Ensino de Geografia para surdos: propostas para uma aprendizagem melhor 10.18764/2178-2229v25n1 2018
Percepção dos intérpretes de Libras sobre o ensino de Física: um estudo de caso 2017
Perspectivas Multiculturais na Educação de Surdos/Education Policy analysis Archives 10.14507/epaa24.2237 2016
Surdocegueira adquirida: o impacto dessa condição nas relações sociais do sujeito 2016
Bilinguismo e Educação: práticas pedagógicas e formação de professores 2016
Inclusão de alunos com implante coclear: a visão dos professores 10.5902/1984686X14784 2015
Alunos com implante coclear: desenvolvimento e aprendizagem 2015
A Formação do intérprete educacional e sua atuação em sala de aula 2015
Bilinguismo e Educação: práticas pedagógicas e formação de professores 2015
Apresentação Editorial do dossiê temático Teorias e Práticas sobre bilinguismo na educação de surdos 2015
Alunos surdos usuários de implante coclear em sala de aula 2015
Narrativas de profissionais que lidam com crianças surdas na inclusão escolar 2014
Apresentação do Dossiê Narrativas de Formação em Educação e Desenvolvimento humano 2014
Representações sociais dos surdos do curso de graduação em Letras-Libras 2013
A (in)visibilidade do aluno surdo em classes inclusivas: discussões e reflexões 2012
Surdez e família: facetas das relações parentais no cotidiano comunicativo bilíngue 2011
Dilemas sobre o implante coclear: implicações linguísticas e pedagógicas 2010
(Meta)communication strategies in inclusive classes for deaf students 2009
Os diferentes papéis do professor intérprete 2005
Análise Microgenética em pesquisa com alunos surdos 2004
Deaf children in regular classrooms - a sociocultural approach for a Brazilian experience 2004
Era uma vez...: narrativa literária em Língua de Sinais como fator de desenvolvimento 2003
Desenvolvimento Intelectual em Contextos Interativos 2002
Desenvolvendo Potencial Cognitivo em Contextos Socioculturais 2002
Adequações Curriculares em uma Escola Inclusiva 2001
Surdez e Voluntariado 2001
Egocentric Language in Deaf Children 2001
Surdez: Educação, Saúde e Trabalho 2000
Repensando a Capacitação do Servidor: as diferentes formas de ensinar 1998
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
A percepção de licenciandos de cursos de educação à distância sobre a inclusão de alunos com deficiência 2021
Experiência na pandemia: as tecnologias como meio de processo formativo na educação de surdos 2021
Orientações para o ensino de História em classes com alunos surdos incluídos. In: BUENO, André; CREMA, Everton; NETO, José Maria (Org.) Ensino de História e Diálogos Transversais. 2020
Educação Física Escolar e Inclusão de Alunos Surdos: relatando experiências do cotidiano 2019
Dimensão subjetiva de estudantes Surdos diante da musicalidade: um estudo em escola pública com perspectiva bilíngue no Amazonas 2019
Uma análise do desenvolvimento de alunos com Deficiência Intelectual em feiras de Ciências 2019
Tensões dialéticas na inclusão de educandos surdos na Baixada Fluminense 2019
Ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos: um estudo de caso 2019
Memórias urbanas: narrativa de sujeitos com surdocegueira 2019
Atendimento Educacional Especializado para crianças e jovens surdos no Instituto de Neurologia Deolindo Couto 2019
Propostas para a educação geográfica de alunos surdos 2018
Ler, Jogar e Escrever: sinalizando estratégias para ensinar Lïngua Portuguesa para Surdos 2018
A construção de um NAPNE na Educação Infantil do Colégio Pedro II 2018
Ensino de Física a alunos com defici~encia intelectual: em busca de um currículo mínimo estadual 2018
Diálogo entre Música e Surdez? Reflexões em torno de possibilidades ou não de educação 2016
Análise de trabalhos publicados em anais sobre implante coclear: contribuições das áreas educacional e clínica 2016
A atuação do professor intérprete de Libras em escolas do Estado do Rio de Janeiro 2016
Sons em um sentir singular: um refletir pedagógico sensível sobre educação musical a estudantes surdos 2016
Surdez, prática docente e recursos: uma análise das publicações dos congressos de Educação Especial 2016
Libras x Implante Coclear na educação de surdos: discussão e resultados 2016
Ensino colaborativo: uma prática que promove a inclusão 2016
Sensibilização: um conceito à inclusão 2016
Linguagem musical diante do silêncio: É possível? 2016
Professores surdos nos Congressos do INES d da Associação BRasileira de Educação Especial de 2010-2014 2016
Clínico e pedagógico: pluralidades na educação de surdos 2016
Alunos surdos usuários de implante coclear em sala de aula 2015
Medicalização e Surdez: debates sobre Implante coclear em crianças Surdas 2015
Deaf Children with Cochlear Implants: development and learning 2014
The continuous benefits in education: The inclusion in question 2014
Deixa que eu falo - A inclusão sob a ótica do estudante com deficiência intelectual 2014
SURDEZ E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA SCIELO: UM ESTUDO COM FOCO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2014
O Ensino da Língua Portuguesa como Segunda Língua no Processo de Inclusão de Alunos Surdos 2014
Experiencia Numa Classe de Crianças Com Implante Coclear: Desafios e resultados a partir do olhar do docente 2014
Desafios e Resultados na Inclusão Escolar de uma Criança com Implante Coclear 2014
Refletindo sobre a formação do intérprete educacional 2014
LIBRAS e Implante Coclear: um estudo de caso. 2014
Formação inicial e continuada de professores das salas de recursos multifuncionais do Rio de Janeiro 2013
Expectativas dos pais quanto aos benefícios do implante coclear em contextos educacionais bilíngues 2013
O aluno com implante coclear no município do Rio de Janeiro: a visão dos professores 2013
Formação de professores e a organização do ensino nas salas de recursos multifuncionais e classes comuns 2013
Surdez e inclusão: as diferentes práticas de ensino 2012
Narrativas de profissionais que lidam com crianças surdas na inclusão escolar 2012
Professores de salas de recursos multifuncionais: formação e atribuições 2012
O aluno de pedagogia como mediador escolar: desafios enfrentados 2012
Mediação semiótica no desenvolvimento e educação de criança com Síndrome de Rett 2012
A produção audiovisual no contexto da educação de surdos 2012
A criação de roteiros: um percurso audiovisual na educação bilíngue de surdos 2012
Menos do mesmo: a pedagogia visual na construção da L2 2011
Inclusão e auto-estima andam juntas? Decorrências da pedagogia visual 2011
Educação Especial a Distância 2010
Semiose e Dialogia na Aquisição da Língua de Sinais 2010
Educação e Surdez 2010
The training of teachers of deaf students: reality and prospects 2009
Pedagogia Visual na Educação Ambiental para Alunos Surdos 2009
Vigotsky: a inclusão e a educação bilíngue dos surdos 2009
Narrativas da vida escolar: a influência das representações sociais na educação de surdos 2009
Aluno com implante coclear: reflexos pedagógicos de uma identidade em formação 2009
Inclusão de aluno com implante coclear no contexto do Bloco Inicial de Alfabetização 2009
Um olhar sobre a inclusão de Vítor: uma criança surda com implante coclear 2008
Processo de desenvolvimento e aprendizagem em jovens com implante coclear 2008
Trabalho e inclusão social: uma experiência com trabalhadores surdos 2008
O Intérprete educacional no ensino fundamental 2008
Educação de surdos: diagnóstico e variáveis na formação de professores 2008
Prós e contras sobre implante coclear: implicações educacionais 2008
Roots of writing: a unique process of a deaf child with cochlear implant 2007
Implicações do implante coclear no processo de aquisição da escrita de uma criança surda 2007
Estratégias pedagógicas no ensino de português como segunda língua 2007
Aspectos educacionais e desenvolvimentais de crianças com implante coclear 2007
Interactions of deaf students with their teachers and hearing peers in inclusive schools 2007
Língua de sinais e implante coclear na construção da escrita 2007
Intérprete educacional e professor intérprete: buscando seu espaço 2007
Metacomunicação na construção da identidade surda em contexto escolar 2007
Metacomunicação na construção da identidade surda em contexto escolar: um estudo de caso 2007
Mães de surdos e suas percepções: revisitando o tema 2006
A construção da escrita por uma criança surda com implante coclear 2006
Deaf students in Integration Classrooms: interactions with hearing teachers and classmates 2005
Inclusão de alunos surdos: aspectos comunicativos necessários 2005
Intérprete educacional para surdos: suas funções 2005
Estratégias Comunicativas Circulantes em Contexto Inclusivo para Alunos Surdos: uma análise qualitativa 2004
Era uma vez: Narrativa Literária em Língua de Sinais como Fator de Desenvolvimento 2003
Língua de Sinais garante desenvolvimento? Reflexões sobre seu uso em classe de integração 2003
Inter and intramental processes in the development of deaf children in an inclusive school 2003
Análise Microgenética em Pesquisa com alunos surdos 2003
Varal de Educação Especial: uma forma lúdica de construir conhecimento 2002
Interações Professor-Alunos Surdos em Espaço Escolar Inclusivo no Distrito Federal 2002
Atuação do Psicólogo em Escola Inclusiva para Surdos: um estudo de caso 2002
Dealing with Deaf Students in Regular Classroom - a sociocultural approach to a Brazilian Experience 2002
Linguagem Egocêntrica em Crianças Surdas e Ouvintes 2001
Vendo Vozes no Trabalho: pesquisas sobre o tema 1999
Inclusão da Criança Surda na Classe Regular: algumas considerações 1999
Sonidos y Gestos del Pensamiento: un estudio teorico sobre el lenguaje egocentrico en el niño sordo 1998
Surdez e Inclusão 1998
Surdez e Trabalho 1997
Linguagem Egocêntrica em Crianças Surdas e Ouvintes: um estudo comparativo 1995
Publicações:
Minha Rede: