Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Gabinete da Direção/FE
Formação:
-
Université Lille 3 - Sciences Humaines, Lettres et Arts
| Pós-Doutorado | 2020 - 2021
-
Université Lille 3 - Sciences Humaines, Lettres et Arts
| Pós-Doutorado | 2014 - 2015
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Educação | Doutorado | 2000 - 2003
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Educação | Mestrado | 1997 - 1999
-
Institut Universitaires des Études du Developpement
Etudes du developpement | Especialização | 1981 - 1983
-
Universidade Federal Fluminense
Bacharelado em História | Graduação | 1976 - 1980
-
Universidade Federal Fluminense
Licenciatura em História | Graduação | 1976 - 1980
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(38.00% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Usos do termo 'cultura' nos debates curriculares | 2023 | |
significante comum na agenda política educacional contemporânea | 10.5902/1984644448133 | 2022 |
Apresentação - Docência: entre processos de objetivação e subjetivação de sujeitos e conhecimentos | 10.1590/1984-0411.88204 | 2022 |
Ensino remoto como uma alternativa obrigatória: escola pública sob ameaça? | 10.1590/s1413-24782022270108 | 2022 |
Tornando-se professora: entre a pesquisa acadêmica e a Educação Básica | 2021 | |
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E A QUESTÃO DO SUJEITO: ARTICULAÇÕES NO CAMPO DO CURRÍCULO | 10.22481/praxisedu.v17i44.8017 | 2021 |
Avaliação em tempos pandêmicos: sentidos de aprendizagem em negociação | 10.18222/eae.v32.8342 | 2021 |
A quem interessa a profissionalização docente? | 2021 | |
Profissionalização do docente da Educação Básica e Universidade pública: nostas sobre a construção de uma política (inter)institucional | 2020 | |
Currículo de história e agência docente: possibilidades de articulação nos anos iniciais do ensino fundamental | 10.18593/r.v46i0.23857 | 2020 |
Saber docente e experiências com feminismos: reconfigurações curriculares insurgentes | 10.1590/0104-4060. 75674 | 2020 |
Refigurações narrativas discentes nas aulas de História: reflexões sobre aprendizagens dessa disciplina escolar | 10.20949/rhhj.v9i18.704 | 2020 |
Complexo de Formação de Professores: espaço-tempo produtor de políticas de currículo | 10.20435/serie-estudos.v0i0.1491 | 2020 |
A interface sujeito-agência no campo curricular: que contribuições das pesquisas (auto)biográficas? | 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p714-728 | 2019 |
Complexo de Formação de Professores : uma experiência (inter)institucional em curso | 2019 | |
Os jovens e os velhos: uma atualização de um embate frente a algumas questões nacionais | 2019 | |
CURRÍCULO E CONSTRUÇÃO DE UM COMUM: ARTICULAÇÕES INSURGENTES EM UMA POLITICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE | 10.23925/1809-3876.2019v17i4p1545-1565 | 2019 |
'COMPLEXO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES' da UFRJ: Desafios e apostas na construção de uma política institucional | 2019 | |
Objetivação e subjetivação nos currículos de licenciaturas: revisitando a categoria saber docente | 10.1590/s1413-24782018230071 | 2018 |
Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar? | 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-03 | 2018 |
Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea Revista Educação em Foco | 2018 | |
Políticas de avaliação e subjetivação docente: uma análise curricular pós-fundacional | 10.12957/teias.2018.36308 | 2018 |
Seleção do conhecimento como operação antagônica | 10.20396/etd.v19i3.8645893 | 2017 |
Processo de produção dos saberes escolares no âmbito da disciplina de História: tensões e perspectivas | 2017 | |
Les enjeux politiques de la recherche biographique : un regard à partir de l?approche discursive post-fondationnaliste | 2017 | |
Conteúdo-rastro: um lance no jogo da linguagem do campo curricular | 2017 | |
Conhecimento escolar e emancipação: uma leitura pós-fundacional | 10.1590/198053143551 | 2016 |
Saerjinho: sentidos de avaliação em disputa | 10.18222/eae.v27i64.3416 | 2016 |
Conhecimento histórico escolar: fixações de sentidos a partir de uma política de avaliação no Rio de Janeiro | 10.5212/praxeduc.v.11i3.0010 | 2016 |
Como os trabalhos de Ensino de Biologia significam ' formação docente de qualidade'? Indícios para uma pesquisa | 2016 | |
A capoeira está na escola: o que o currículo de história tem a ver com isso? | 2016 | |
Disciplinarized Khowledge: theoretical articulations in the field of the Curricullum | 2016 | |
Combattre l'invisibilité dans le milieu universitaire brésilien: place des récits biographiques d'étudiants d'origine populaire | 2015 | |
Docência, demanda e conhecimento: articulações em tempo de crise | 2015 | |
RPG, saber Histórico escolar e consciência histórica: um dialogo necessário | 2015 | |
Jogos do Tempo e processos de identificação hegemonizados nos textos curriculares de Historia | 2015 | |
Quando 'nacional' e 'comum' adjetivam o currículo da escola pùblica | 2015 | |
Apprendre le passé et répondre aux demandes de notre present: défis pour un curriculum d' histoire au Brésil | 2014 | |
ENEM nos documentos: uma leitura pós-fundacional da reestruturação do exame em 2009 | 2014 | |
Sentidos de 'digital' em disputas no currículo de História: que implicações para o ensino desta disciplina? | 2014 | |
Discurso, demandas e fronteira: articulações teórico -metodológicas na analise de textos curriculares | 2013 | |
Conhecimento escolar: objeto incontornável da agenda política educacional contemporânea | 2013 | |
Ensino de história e a invenção do comum: tensões identitárias em diferentes escalas na política curricular do MERCOSUL educacional | 2013 | |
Conhecimento científico e currículo: anotações sobre uma articulação impossível e necessária | 2013 | |
Teoria da História, Didática da História e narrativa: diálogos com Paul Ricoeur | 10.1590/S0102-01882012000200011 | 2012 |
Currículo de História, Política da Diferença e Hegemonia: diálogos possíveis | 2011 | |
Que 'negro' é esse que se narra nos Currículos de História? | 2010 | |
Currículos acadêmicos e extensão universitária: sentidos em disputa | 2008 | |
O significado do PROFAE segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde | 2007 | |
Conexões de Saberes : uma outra visão sobre o ensino superior | 2006 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)