Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Gabinete da Direção/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0001-9503-6740


Formação:
  • Université Lille 3 - Sciences Humaines, Lettres et Arts

    | Pós-Doutorado | 2020 - 2021
  • Université Lille 3 - Sciences Humaines, Lettres et Arts

    | Pós-Doutorado | 2014 - 2015
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2000 - 2003
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 1997 - 1999
  • Institut Universitaires des Études du Developpement

    Etudes du developpement | Especialização | 1981 - 1983
  • Universidade Federal Fluminense

    Bacharelado em História | Graduação | 1976 - 1980
  • Universidade Federal Fluminense

    Licenciatura em História | Graduação | 1976 - 1980
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(38.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Usos do termo 'cultura' nos debates curriculares 2023
significante comum na agenda política educacional contemporânea 10.5902/1984644448133 2022
Apresentação - Docência: entre processos de objetivação e subjetivação de sujeitos e conhecimentos 10.1590/1984-0411.88204 2022
Ensino remoto como uma alternativa obrigatória: escola pública sob ameaça? 10.1590/s1413-24782022270108 2022
Tornando-se professora: entre a pesquisa acadêmica e a Educação Básica 2021
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E A QUESTÃO DO SUJEITO: ARTICULAÇÕES NO CAMPO DO CURRÍCULO 10.22481/praxisedu.v17i44.8017 2021
Avaliação em tempos pandêmicos: sentidos de aprendizagem em negociação 10.18222/eae.v32.8342 2021
A quem interessa a profissionalização docente? 2021
Profissionalização do docente da Educação Básica e Universidade pública: nostas sobre a construção de uma política (inter)institucional 2020
Currículo de história e agência docente: possibilidades de articulação nos anos iniciais do ensino fundamental 10.18593/r.v46i0.23857 2020
Saber docente e experiências com feminismos: reconfigurações curriculares insurgentes 10.1590/0104-4060. 75674 2020
Refigurações narrativas discentes nas aulas de História: reflexões sobre aprendizagens dessa disciplina escolar 10.20949/rhhj.v9i18.704 2020
Complexo de Formação de Professores: espaço-tempo produtor de políticas de currículo 10.20435/serie-estudos.v0i0.1491 2020
A interface sujeito-agência no campo curricular: que contribuições das pesquisas (auto)biográficas? 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p714-728 2019
Complexo de Formação de Professores : uma experiência (inter)institucional em curso 2019
Os jovens e os velhos: uma atualização de um embate frente a algumas questões nacionais 2019
CURRÍCULO E CONSTRUÇÃO DE UM COMUM: ARTICULAÇÕES INSURGENTES EM UMA POLITICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE 10.23925/1809-3876.2019v17i4p1545-1565 2019
'COMPLEXO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES' da UFRJ: Desafios e apostas na construção de uma política institucional 2019
Objetivação e subjetivação nos currículos de licenciaturas: revisitando a categoria saber docente 10.1590/s1413-24782018230071 2018
Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar? 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-03 2018
Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea Revista Educação em Foco 2018
Políticas de avaliação e subjetivação docente: uma análise curricular pós-fundacional 10.12957/teias.2018.36308 2018
Seleção do conhecimento como operação antagônica 10.20396/etd.v19i3.8645893 2017
Processo de produção dos saberes escolares no âmbito da disciplina de História: tensões e perspectivas 2017
Les enjeux politiques de la recherche biographique : un regard à partir de l?approche discursive post-fondationnaliste 2017
Conteúdo-rastro: um lance no jogo da linguagem do campo curricular 2017
Conhecimento escolar e emancipação: uma leitura pós-fundacional 10.1590/198053143551 2016
Saerjinho: sentidos de avaliação em disputa 10.18222/eae.v27i64.3416 2016
Conhecimento histórico escolar: fixações de sentidos a partir de uma política de avaliação no Rio de Janeiro 10.5212/praxeduc.v.11i3.0010 2016
Como os trabalhos de Ensino de Biologia significam ' formação docente de qualidade'? Indícios para uma pesquisa 2016
A capoeira está na escola: o que o currículo de história tem a ver com isso? 2016
Disciplinarized Khowledge: theoretical articulations in the field of the Curricullum 2016
Combattre l'invisibilité dans le milieu universitaire brésilien: place des récits biographiques d'étudiants d'origine populaire 2015
Docência, demanda e conhecimento: articulações em tempo de crise 2015
RPG, saber Histórico escolar e consciência histórica: um dialogo necessário 2015
Jogos do Tempo e processos de identificação hegemonizados nos textos curriculares de Historia 2015
Quando 'nacional' e 'comum' adjetivam o currículo da escola pùblica 2015
Apprendre le passé et répondre aux demandes de notre present: défis pour un curriculum d' histoire au Brésil 2014
ENEM nos documentos: uma leitura pós-fundacional da reestruturação do exame em 2009 2014
Sentidos de 'digital' em disputas no currículo de História: que implicações para o ensino desta disciplina? 2014
Discurso, demandas e fronteira: articulações teórico -metodológicas na analise de textos curriculares 2013
Conhecimento escolar: objeto incontornável da agenda política educacional contemporânea 2013
Ensino de história e a invenção do comum: tensões identitárias em diferentes escalas na política curricular do MERCOSUL educacional 2013
Conhecimento científico e currículo: anotações sobre uma articulação impossível e necessária 2013
Teoria da História, Didática da História e narrativa: diálogos com Paul Ricoeur 10.1590/S0102-01882012000200011 2012
Currículo de História, Política da Diferença e Hegemonia: diálogos possíveis 2011
Que 'negro' é esse que se narra nos Currículos de História? 2010
Currículos acadêmicos e extensão universitária: sentidos em disputa 2008
O significado do PROFAE segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde 2007
Conexões de Saberes : uma outra visão sobre o ensino superior 2006
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Analyse de l?activité et recherche biographique 2015
Sentidos de tempo histórico em textos curriculares : uma análise a partir dos concursos públicos para professores de História das séries iniciais da educação básica 2013
Currículo e Conhecimento: articulações teóricas em ?tempo presente? 2012
Currículo de História e projeto de democratização: entre memórias e demandas de cada presente 2012
Apprendre les passés et répondre aux demandes de notre présent: défis pour un curriculum de l´Histoire 2011
"Sentidos de presente" recontextualizados no currículo de História 2011
Apprendre le passé et repondre aux demnades de notre present: défis pour un curriculum d' histoire au Brésil 2011
Conhecimento escolar, universalismos e particularismos: sobre fixações de fronteira no campo do currículo 2010
Écriture de l´Histoire et formation des professeurs: défis et perspectives 2010
Fixando fronteiras entre o universal e o particular nos currículos de História 2010
"Saberes disciplinares" no currículo de Pedagogia: o que se fixa como "específico"? 2010
Currículo do História e identidades narrativas: diálogo com Paul Ricoueur 2009
Currículo e democratização da universidade pública: notas de uma pesquisa em curso 2009
Narrativas de alteridade nos currículos de História 2009
Currículo de História e a produção da diferença nos livros didáticos 2009
A questão da temporalidade no ensino da História da Educação: notas a partir do campo do currículo 2009
A centralidade da categoria saber/conhecimento escolar nas pesquisas sobre práticas pedagógicas 2009
Conhecimento escolar e produção da diferença: o outro que se fixa no Currículo de Geografia 2009
Conhecimento escolar e produção da diferença: o outro que se fixa no Currículo de Geografia 2009
Currículo e democratização da universidade pública: notas de uma pesquisa em curso 2009
Narrativas de alteridade nos currículos de História 2009
E se o currículo fosse multiculturalmente orientado? 2008
Expectativas de aprendizagem e narrativas de brasilidade no ensino de História 2008
Produção de Identidades Narrativas e expectativas de aprendizagem no Ensino de História do Ensino Fundamental 2008
E se o currículo fosse multiculturalmente orientado? 2008
Currículo, saberes escolares e linguagem; notas dos bastidores de uma pesquisa em curso 2007
Livros Didáticos de História nos Periódicos Qualis de Educação e História da última década: diferentes formas de apropriação 2007
Currículo, Ensino de História e Narrativa 2007
Conexões de Saberes: uma visão de extensão universitária 2007
Orientações para a integração do Conexões de Saberes e Escola Aberta 2007
Currículo, Ensino de História e Narrativa 2007
Currículo, saberes escolares e linguagem: notas dos bastidores de uma pesquisa em curso 2007
Livros Didáticos de História nos Periódicos Qualis de Educação e História da última década: diferentes formas de apropriação 2007
"Relações com o saber" no currículo de história: sentidos e expectativas de aprendizagem em disputa 2007
Currículo de História : investigando sobre saberes aprendidos e construções de sentido na educação básica 2006
Currículo de história: saberes aprendidos e construções de sentido 2006
O processo de produção dos saberes escolares no âmbito da disciplina História: tensões e perspectivas 2006
Projeto Conexão de Saberes: balanço intermediário de uma experiência na UFRJ 2006
Currículo de História e a perspectiva hermenêutica de Paul Ricoeur: Diálogos possíveis 2006
Uma proposta de formação no processo seletivo de universitários para o projeto Conexões de Saberes com Escola Aberta na UFRJ 2006
Pensar a formação do estudante universitário de origem popular a partir da extensão: uma perspectiva em construção 2006
Didática Crítica Inter/ Multicultural: Sobre Interlocuções Teóricas e Construções de Objetos 2006
O processo de produção dos saberes escolares no âmbito da disciplina História: tensões e perspectivas 2006
Uma proposta de formação no processo seletivo de universitários para o projeto Conexões de Saberes com Escola Aberta na UFRJ 2006
A Permanência de na Universidade Federal do Rio de Janeiro: uma reflexão sobre as políticas de Assistência Estudantil 2006
O Acesso à Universidade Federal do Rio de Janeiro: Possibilidades de Superação da Lógica Meritocrática Inserida no Vestibular 2006
Currículo de História : investigando sobre saberes aprendidos e construções de sentido na educação básica 2006
Ensino de História em Pré-Vestibulares comunitários: entre o dever da memória e a reflexão crítica 2005
Saberes, sujeitos e linguagens: notas sobre o processo de construção de uma didática crítica e intercultural 2005
Saberes, sujeitos e linguagens: notas sobre o processo de construção de uma didática crítica e intercultural 2005
Os saberes escolares nas tramas da didatização 2004
Os PCNs de História: um exemplo de noosfera em ação 2004
Nas Tramas da Didatização de uma Disciplina Escolar: entre Histórias a ensinar e Histórias ensinadas 2004
Didática e perspectiva Intercultural: um diálogo em construção 2004
Práticas Curriculares no Ensino de História: entre tradição e tradução 2004
Didática e perspectiva Intercultural: um diálogo em construção 2004
Nas Tramas da Didatização de uma Disciplina Escolar: entre Histórias a ensinar e Histórias ensinadas 2004
Os PCNs de História: um exemplo de noosfera em ação 2004
Os saberes escolares nas tramas da didatização 2004
Práticas Curriculares no Ensino de História: entre tradição e tradução 2004
Currículo de História: entre identidades nacionais e outras narrativas de identidade 2002
Currículo de História: entre identidades nacionais e outras narrativas de identidade 2002
Usos e Abusos do conceito de transposição didática - considerações a partir do campo disciplinar de História 2001
O saber histórico escolar: entre o universal e o particular 2001
O saber histórico escolar: entre o universal e o particular 2001
Usos e Abusos do conceito de transposição didática - considerações a partir do campo disciplinar de História 2001
A questão didática e a perspectiva multicultural: uma articulação necessária 2000
O saber histórico escolar: entre o universal e o particular (construindo diferenças e verdades através do ensino de história 2000
A questão didática e a perspectiva multicultural: uma articulação necessária 2000
O saber histórico escolar: entre o universal e o particular (construindo diferenças e verdades através do ensino de história 2000
O conceito de história ensinada: entre a razão pedagógica e a razão histórica 1999
O conceito de história ensinada: entre a razão pedagógica e a razão histórica 1999
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