Ana Paula de Abreu Costa de Moura

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutorado em LIngüística | Doutorado | 2005 - 2009
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação | Mestrado | 2000 - 2002
  • Universidade Federal Fluminense

    Alfabetização de crianças das classes populares | Especialização | 1997 - 1999
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Pedagogia | Graduação | 1992 - 1995
  • Colégio Estadual Prefeito Mendes Moraes

    | Ensino Médio (2o grau) | 1989 - 1991
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(66.67% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Círculos de Cultura no retângulo da tela do computador 10.22478/ufpb.1983-1579 2023
Alfabetização de jovens e adultos: a tessitura do conhecimento em diálogo com a educação e a linguística 2022
Extensão Universitária e EJA: ruptura como silenciamento das questões raciais 10.5216/RECUFG.V22.73194 2022
O estágio curricular em EJA na formação de professores 10.12957/e-mosaicos.2021.57756 2021
Educação de jovens e adultos: a produção e a democratização do conhecimento nos espaços da extensão universitária na formação inicial de professores 10.29327/211653.6.3-3 2020
O DIÁLOGO ENTRE AS DIRETRIZES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AÇÕES EXTENSIONISTAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 10.12957/e-mosaicos.2018.38734 2018
A atualidade do pensamento de Paulo Freire para refletirmos sobre políticas públicas e práticas na Educação de Jovens e Adultos 10.12957/riae.2018.38031 2018
Processos Formativos Em Educação de Jovens e Adultos na Extensão Universitária 2013
Lençol não é meio de comunicação, professora? 2003
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Reflexões sobre a inserção da temática racial nas Ações do programa integrado da UFRJ para EJA 2022
O processo de alfabetização como prática coletiva de Emancipação social e cultural 2022
Ecologia: Os desdobramentos de um desequilíbrio Ecológico em um contexto educacional 2021
Racismo no Brasil: desde quando? Até quando?! O olhar freiriano e a práxis antirracista 2021
Ensino da matemática no combate às Fake News para Educação de Jovens e Adultos 2021
A Importância da interdisciplinaridade na construção de Oficinas Pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos 2021
A escolha dos conteúdos programáticos na alfabetização da EJA a partir da relação homem-mundo 2021
Diálogos sobre a Extensão Universitária na EJA de acordo com a concepção freireana 2021
A Construção do fazer docente sob o olhar Freiriano: uma relação dialógica 2021
A inserção da Extensão Universitária nos currículos de Graduação e suas contribuições junto aos cursos de formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos 2019
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado: lugar de construção de novos conhecimentos e de distintas formas de lidar com o fazer docente 2018
Vamos tomar um chá? A matemática na Educação de Jovens e Adultos 2018
Educação de Jovens e Adultos: a produção do conhecimento nos espaços da Extensão Universitária na Formação Inicial de Professores 2018
A vitalidade das práticas alfabetizadoras de Jovens e Adultos para a formação docente 2018
Construção de conhecimentos do alfabetizando da EJA sobre a leitura e a escrita. 2016
A Construção da Escrita do Sujeito da EJA Através Da Aproximação Com As Histórias De Vida 2016
Aproveitamento total de alimentos: Uma experiência na EJA 2016
Das memórias discentes às práticas docentes: a teoria freiriana enquanto motivadora das práticas do-discentes no processo de alfabetização de jovens e adultos. 2016
Cartão Postal Carioca: uma nova forma de ver a cidade pelo olhar dos educandos da EJA 2016
?Guardando as recordações?: um resgate cultural através da culinária dos alfabetizandos da EJA. 2016
AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS ACERCA DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA 2015
A Complexidade na construção da escrita do sujeito da EJA 2015
AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS ACERCA DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA. 2015
Quem são os sujeitos da EJA: o perfil dos/as estudantes do Programa de alfabetização da UFRJ para jovens e adultos de espaços populares 2011
Alunos da EJA quem são? como são? onde vivem? de onde vem? Por que 'evadiram' da escola? Qual o seu pertencimento racial e de gênero? 2011
Caderno de memórias: uma estratégia didática para incentivar a produção textual de alfabetizandos jovens e adultos 2011
Um convite à sua terra: o trabalho com literatura de cordel na Educação de Jovens e Adultos promovendo um resgate cultural e incentivo à leitura 2011
A nova Vila Residencial: (re) conhecendo a vila através das histórias de vida dos alfabetizandos 2011
A contribuição do Programa Integrado da UFRJ para Educação de Jovens e Adultos para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão 2011
Alfabetização digital: uma experiência pedagógica visando à ampliação do conhecimento dos alfabetizandos 2011
Gêneros Textuais: uma contribuição no processo de alfabetização de jovens e adultos 2011
Hipóteses sobre a construção da escrita: que conhecimentos prévios têm os alunos jovens e adultos que chegam à sala de aula para serem alfabetizados na idade jovem e adulta 2011
A 'Cidade que educa' e a alfabetização que transforma - Experimentos no campo da cultura 2011
Um olhar sobre a cultura - Relatos de uma Experiência no Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos de Espaços Populares 2010
Acesso aos Equipamentos de Cultura e Lazer no Rio de Janeiro: Democrático ou Não? 2010
A Identidade Feminina: um olhar sobre os papéis sociais da mulher através de classes de alfabetização de Jovens e Adultos 2010
A relação do homem com o meio ambiente no processo de alfabetização 2010
Um trabalho que tem por premissa a auto estima e a identidade feminina na alfabetização de jovens e adultos de espaços populares 2010
Alfabetizador (a) de EJA: construção dos saberes a partir da formação continuada 2010
Uso do jornal na sala de alfabetização de jovens e adultos: articulando cidadania e aprendizagem 2010
Inovação Pedagógica: o uso da informática como ferramenta na alfabetização de jovens e adultos de espaços populares 2010
Rodas de leitura: gêneros textuais no processo de alfabetização de jovens e adultos 2010
Educação de Jovens e adultos: uma experiência da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão 2010
O trabalho com a música popular brasileira nas classes de alfabetização de jovens e adultos 2010
A PRODUÇÃO TEXTUAL NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2009
INCLUSÃO DIGITAL:USO DE FERRAMENTAS DIFGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO 2009
Estratégias de andaimagem: contribuições em turmas de EJA 2009
Os jogos didáticos na alfabetização de jovens e adultos 2009
trabalhando o uso de imagens e o duplo sentido com alfabetizandos jovens e adultos 2009
Rodas de leitura: estratégia para a formação do leitor jovem e adultos em processo de alfabetização 2009
Projeto de trabalho: uma abordagem pedagógica na alfabetização de jovens e adultos 2009
Resgate e valorização da cultura popular na educação de jovens e adultos 2009
Educação de jovens e Adultos: a contribuição do Programa de alfabetização da UFRJ para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão 2009
Leitura como desenvolvimento de práticas sociais 2008
Alfabetizandos: diversos saberes identificados em suas histórias de vida 2008
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Program de Alfabetização da UFRJ para Jovens e Adultos de Espaços Populares 2008
Programa de Alfabetização da UFRJ para Jovens e Adultos de Espaços Populares 2007
Educação de Jovens e Adultos: repensando a prática educativa 2004
Virando massas, descobrindo palavras, misturando saberes 2004
Cotidianos de Salas de Aula: espaços de socialização e construção de diferentes saberes 2003
Diálogos entre saberes da experiência e reflexão teórica 2003
Diferentes falas, distintos saberes 2002
Os saberes de quem não sabe 2001
Alternativas de formação no campo da educação popular e nos movimentos sociais contemporâneos 2001
A Formação de Profissionais para a Educação de Jovens e Aultos 2001
Desgraça Pouca é Bobagem: um Estudo sobre as Práticas Culturais de um Grupo de Operários Alfabetizandosda Construção Civil 2000
Lições de sala de aula:alfabetizando e sendo alfabetizada dentro dos canteiros de obras 1999
A Alfabetização de Jovens e Adultos dentro da Empresa 1995
Publicações:
Minha Rede: