Cinthia Monteiro de Araujo

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Instituto de História

Departamento:

Diretoria Adjunta de Graduação e Extensão/IH

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-9104-4695


Formação:
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2021 - Agora
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2008 - 2012
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 2004 - 2006
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    História | Graduação | 1992 - 1996
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(44.44% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Que teoria da História para que ensino de História? Uma análise a partir do ProfHistória 10.12957/revmar.2023.71706 2023
Ensino de História e Cambonagem: o ProfHistória como encruzilhada para uma educação pelo dendezeiro 10.52641/cadcaj.v7i2.588 2022
A oficina 'Memória e representatividade da mulher brasileira': diálogos no ensino de História 2018
Qual o lugar da diferença numa escola sem partido? 10.22483/2177-5796.2018v20n3p617-635 2018
PIBID: identidade e diferença no contexto do Rio 450 anos 2016
Uma experiência do PIBID História da UFRJ: cinema com história na escola 2016
Alianças entre PNDEH e o ensino de história: concepções docentes sobre as relações entre educação e direitos humanos 2013
Concepções docentes sobre diferença no cotidiano de escolas do Rio de Janeiro 10.1590/S1413-24782013000300004 2013
Fórum Mundial de Educação: educação cidadã em cidades educadoras 2008
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Ensino de história e as relações de colonialidade nos processos de construção da identidade nacional 2010
Alianças entre o PNEDH e o ensino de história: concepções docentes sobre as relações entre educação e direitos humanos 2010
"As diferenças estão bombando na sala de aula": concepções docentes sobre diferença no cotidiano escolar 2009
O ensino de história e a educação intercultural: por uma outra história possível 2009
A colonialidade do saber histórico escolar: um ponto de vista sobre a história da história ensinada 2009
Uma outra história é possível? O saber histórico escolar em tempos pós. 2009
Ensino de história como lugar de emancipação? Concepções docentes sobre as relações entre educação e direitos humanos 2008
De onde se ensina a história? O pensamento decolonial no ensino de história 2008
Uma outra história é possível? O ensino de história numa perspectiva intercultural 2008
Formando sujeitos. Alianças entre o ensino de história e a educação em direitos humanos 2007
Ser igual ou ser diferente? O ensino de História e a Educação em Direitos Humanos 2005
Ensinar para o nunca mais. O ensino de história e a educação em direitos humanos 2004
O depoimento oral na sala de aula: uma proposta para o uso escolar de fontes históricas 1999
Publicações:
Minha Rede: