Jussara Marques de Macedo

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Administração da Educação/FE

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade de Lisboa

    | Pós-Doutorado | 2017 - 2018
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação | Doutorado | 2007 - 2011
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação | Mestrado | 2000 - 2003
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação Especial Deficiência Mental e Superdotaçã | Especialização | 1996 - 1997
  • Universidade Federal Fluminense

    Pedagogia | Graduação | 1992 - 1995
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(50.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Política de Ampliação e Diversificação da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: implicações no direito à educação superior 2023
Políticas de Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio de Janeiro uma análise a partir da experiência do Curso de História 2022
A educação profissional e a BNCC 10.21723/riaee.v17iesp.1.15783 2022
O Legado de Paulo Freire para a Realização do Trabalho Docente em Tempo de Crise 2021
O -BOOM- DA LUTA DOCENTE EM PORTUGAL FRENTE À INTENSIFICAÇÃO DA PRECARIEDADE DO TRABALHO IMPOSTA PELA -NEW PUBLIC MANAGEMENT- 10.22481/praxisedu.v16i42.6537 2020
O projeto neoconservador para a educação brasileira e suas distorções nas concepções de justiça social, inclusão e democracia: considerações acerca do -ajuste justo- proposto pelo Banco Mundial 10.30612/eduf.v10i30.11935 2020
VEIAS ABERTAS PARA A PRIVATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 10.29404/rtps-v4i7.229 2019
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ 'PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE' 10.29404/rtps-v2i3.3686 2017
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE 10.29404/rtps-v2i3.3680 2017
O trabalho docente no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emrpego: desafios da política de educação profissional 2016
DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: avanços e retrocessos na política educacional 10.29404/rtps-v1i1.3226 2016
A UNESCO e as Políticas de Formação para o Trabalho Docente: aproximações entre 1966 e 1996 10.22409/mov.v0i2.245 2015
A Regulação do Trabalho Docente no Contexto da Reforma Gerencial da Educação 10.20500/rce.v10i20.2288 2015
Gestão do Trabalho Docente no Século XXI: do capital humano ao capital intelectual 2012
A Contrarreforma do Estado Brasileiro: de FCH a Lula da Silva 2011
Formação de Professores em Nível Superior no Brasil: os caminhos da inclusão excludente 2010
Notas Sobre a Constituição do Proletariado em Classe 2005
Origem e Transformações da Qualificação Docente no Brasil 2003
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Tendências em Construção na Política de Formação para o Trabalho Docente no IFRJ 2023
O Centro Educatis e a Formação Contínua de Professores em Portugal 2021
O Contexto Social e Político da Expansão dos Cursos de Superiores de Tecnologia 2020
A Heteroidentificação na UFRJ como Garantia da Política de Cotas Étnico-Raciais para o Ensino Superior 2020
E-Book do XX Encontro Nacional do ENDIPE 2020
Inclusão Social e Ação Afirmativa na UFRJ: Esforços para garantir o direito ao ensino superior em um contexto de crise 2019
Ações Afirmativas no Instituto de História da UFRJ Ameaçadas pela Nova Política Liberal Meritocrática 2019
POLÍTICAS DE ACESSO E DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UFRJ 2019
Políticas Públicas e o Combate à Violência nas Escolas Públicas Municipais do Rio de Janeiro 2019
Políticas Educacionais de Acesso ao Ensino Superior: a experiência do curso de Sociologia da UFRJ 2019
Políticas Públicas de Acesso ao Ensino Superior na UFRJ Diante da Crise Política Liberal Conservadora 2019
A 'Nova Gestão Pública' e a Política de Precarização do Trabalho Docente: a experiência do Brasil e Portugal 2019
Políticas Públicas de Acesso ao Ensino Superior na UFRJ Sob Ameaça da Nova Política Liberal Meritocrática 2019
O Papel das Políticas Públicas no Combate à Violência nas Escolas Públicas do Município do Rio de Janeiro 2019
Formação docente em nível superior no Brasil: o legado do governo Lula da Silva 2018
Competência ou Notório saber? Atualidades nas políticas de formação docente no Brasil e Portugal 2018
Direito à Educação Básica ou Inclusão Excludente dos Mais Pobres? O que mostra a realidade brasileira 2018
O Lugar das Políticas Públicas Educacionais nos Territórios de Exceção na Cidade do Rio de Janeiro 2018
Estágio Supervisionado em Gestão Educacional na Faculdade de Educação: A experiência em uma universidade pública 2018
A Base Nacional Curricular Comum e o Lugar dos Conteúdos Subalternizados: a contribuição da greve dos jangadeiros (1881) para a abolição da escravatura no Brasil (1888) 2018
O Currículo na Formação do Professor Gestor: a experiência da UFRJ 2018
Gestão Educacional Gerencialista no Ambiente Escolar 2018
Curso de Pedagogia: Percursos e Percalços da Formação dos Alunos de Universidade Pública 2018
Impactos do Estágio Supervisionado em Gestão Educacional na Construção da Identidade do Profissional do Pedagogo 2018
Intensificação do Trabalho Docente no Estado do Rio de Janeiro como Resultado da 'Nova Gestão Pública' 2018
O Currículo na Formação do Professor Gestor: a experiência da UFRJ 2018
A Base Nacional Curricular Comum e o Lugar dos Conteúdos Subalternizados: a contribuição da greve dos jangadeiros (1881) para a abolição da escravatura no Brasil (1888) 2018
Intensificação do Trabalho Docente no Estado do Rio de Janeiro como Resultado da 'Nova Gestão Pública' 2018
Estágio Supervisionado em Gestão Educacional na Faculdade de Educação: a experiência em uma universidade pública 2018
Curso de Pedagogia: Percursos e Percalços da Formação dos Alunos de Universidade Pública 2018
A BNCC e o Ensino de História: qual o lugar dos conteúdos negligenciados? 2018
Políticas Públicas de Direito à Educação do Adolescente Privado de Liberdade: A experiência do DEGASE de São Gonçalo 2017
Reestruturação Produtiva no Brasil e a Precarização do Trabalho Docente na Educação Básica: a implantação da GIDE no Rio de Janeiro 2017
Implicações Iniciais Acerca do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 2017
Notório Saber e a Negação da Educação Superior como Lócus de Formação para o Trabalho Docente na Educação Básica 2017
Notório Saber e a Negação da Educação Superior como Lócus de Formação para o Trabalho Docente na Educação Básica 2017
A 'Nova Gestão Pública' e Seu Impacto no Trabalho Docente no Estado do Rio de Janeiro 2017
A 'Nova Gestão Pública' e Seu Impacto no Trabalho Docente no Estado do Rio de Janeiro 2017
Formação para o Trabalho Docente e a Precarização do Trabalho Docente no Município do Rio de Janeiro 2017
Formação para o Trabalho Docente e a Precarização do Trabalho Docente no Município do Rio de Janeiro 2017
Formação para o Trabalho Docente no Rio de Janeiro: A experiência da Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire 2017
Formação para o Trabalho Docente no Rio de Janeiro: A experiência da Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire 2017
Precarização do Trabalho Docente no Rio de Janeiro: marcas da nova gestão pública? 2016
Formação de Professores de Novo Tipo: possibilidades de formação do intelectual orgânico do capital? 2016
Formação de Professores de Novo Tipo: possibilidades de formação do intelectual orgânico do capital? 2016
Políticas Públicas e Direito à Educação no Brasil 2016
Políticas Públicas e Direito à Educação no Brasil 2016
Impacto da Reforma Gerencial na Organização do Trabalho Pedagógico 2016
Precarização do Trabalho Docente no Rio de Janeiro: marcas da nova gestão pública? 2016
Gerencialismo e Trabalho Docente no Rio de Janeiro 2016
Gerencialismo e Trabalho Docente no Rio de Janeiro 2016
Educação do Jovem Incluso no DEGASE 2016
Tendência Liberal Tecnicista no Currículo de Formação do Professor de Educação Física 2015
Tendência Liberal Tecnicista no Currículo de Formação do Professor de Educação Física 2015
O Paradigma da Racionalidade Técnica na Formação do Professor de Educação Física 2015
Programa Autonomia Carioca: uma experiência pautada nas tecnologias da informação e da comunicação 2015
Os Impactos do PRONATEC no Trabalho Docente: a experiência do IFRJ 2015
Especificidades da Reforma do Estado e das Políticas Educacionais no Brasil 2015
Especificidades da Reforma do Estado e das Políticas Educacionais no Brasil 2015
Ações e Concepções Norteadoras do Estágio Supervisionado em Gestão Educacional 2015
Especificidades da Reforma do Estado e das Políticas Educacionais no Brasil 2015
Especificidades da Reforma do Estado e das Políticas Educacionais no Brasil 2015
PNE e Trabalho Docente: formação, formatação e conformação 2014
A Mundialização do Capital e as Orientações/Determinações dos Organismos Internacionais para a Formação Docente 2013
Os Sentidos do Trabalho Docente na Sociedade Capitalista Contemporânea 2013
A UNESCO e as Políticas de Formação para o Trabalho Docente: aproximações entre 1966 e 1996 2013
A Formação para o Trabalho Docente na Universidade Aberta do Brasil (UAB) 2012
Inclusão de Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEEs) no Educação Básica: dos aspectos legais à prática escolar 2012
Inclusão dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEEs) na Educação Básica: dos aspectos legais à prática escolar 2012
O lugar da formação de professores na contrarreforma universitária do governo Lula da Silva 2011
O lugar da formação de professores na contrarreforma universitária do governo Lula da Silva 2011
Aproximações do Processo de Bolonha com a reforma Universitária e a Formação de Professores no Brasil e Portugal 2010
Formação para o Trabalho Docente em Nível Superior no Brasil: os caminhos da inclusão excludente 2010
Formação para o Trabalho Docente em Nível Superior no Brasil: os caminhos da inclusão excludente 2010
A UNESCO e a Contra-Reforma da Educação Superior Brasileira 2009
O Lugar da Formação de Professores na Reforma Universitária do Brasil e Portugal 2009
Programa de Formação de Professores: modalidade presencial - uma experiência de formação de professor no estado da Bahia 2008
Mudanças Recentes na Formação de Professores no Estado da Bahia 2008
A Trajetória das Universidades Estaduais da Bahia e Seu Papel na Formação de Professores 2007
Ação do Banco Mundial e as Políticas de Qualificação para o Trabalho Docente na Década de 1990 2007
Políticas de Formação/Qualificação de Professores em Exercício no Estado da Bahia 2006
Políticas Públicas de Formação/Qualificação para o Trabalho Docente: análise da experiência dos Programas PROFORMAÇÃO e GESTAR em Vitória da Conquista 2005
A Formação do Pedagogo Frente às Novas Exigências de Qualificação para o Trabalho Docente: análise da experiência de implantação do Curso de Pedagogia da UESB 2005
Projetos Governamentais Para a Qualificação Docente no Estado da Bahia 2004
Fórum Interdisciplinar Sobre Trabalho, Política e Sociedade: trabalho, qualificação e geração de emprego e renda 2004
Projetos Governamentais para a Qualificação Docente no Estado da Bahia 2004
Projetos Governamentais para a Qualificação Docente no Estado da Bahia 2003
Reestruturação Produtiva e Políticas de Formação de Novas Competências para o Trabalho Docente 2002
O Debate Sobre as Políticas de Formação do Professor no Brasil de Hoje 2001
Pressupostos Positivistas e Marxistas na Pesquisa Educacional 2000
Formação de Professores para a Educação Especial como Condição Básica para a Integração de Alunos PNEE na Escola Regular 1998
A Formação de Professores para a Educação Especial 1998
Formação de Professores Para a Educação Especial Como Condição Básica Para a Integração de Alunos PNEE na Escola Regular 1998
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