José Antonio dos Santos Borges
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade:
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Departamento:
Área de Desenvolvimento/NCE
e-mail:
antonio2@nce.ufrj.br
Linkedin:
https://www.linkedin.com/in/jos%C3%A9-antonio-borges-15a3aa21/
Google Scholar:
https://scholar.google.com.br/scholar?q=jose+antonio+borges
ORCID:
https://orcid.org/0000-0002-3610-7569
Formação:
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Engenharia de Sistemas e Computação | Doutorado | 2001 - 2009
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
| Mestrado | 1983 - 1988
-
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário
Piano | Graduação | 1976 - 1978
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Matemático mod. Informática | Graduação | 1976 - 1980
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(15.79% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Um modelo inclusivo no Ensino de Matemática para Cegos baseada no desenvolvimento e uso intensivo de Ferramentas Computacionais | 2023 | |
Musicografia Braille informação e comunicação com a ferramenta digital Musibraille | 2023 | |
Trabalho remoto: uma análise sobre a percepção deservidores públicos com deficiência | 2021 | |
Um olhar para o uso de tecnologias no cuidado de idosos com deficiência cognitiva em tempos de pandemia | 2021 | |
Os Estudos CTS no Início do Século XXI na Universidade Federal do Rio de Janeiro: entre Fontes Primárias e a Memória | 2021 | |
O cuidador e a tecnologia na conformação do idoso portador de Alzheimer | 2019 | |
Rebrailizando os cegos no século XXI | 2019 | |
Deficiência e tecnologia assistiva: um olhar para a sociedade | 2019 | |
Matemática para alunos cegos | 2018 | |
O Simulador SimuS na Plataforma Raspberry Pi | 2017 | |
SimuS - Um Simulador Para o Ensino de Arquitetura de Computadores | 2016 | |
Inclusão cultural de ceficientes visuais: Uma análise da acessibilidade de materiais audiovisuais | 10.25044/25392190.811 | 2016 |
Teaching Music to Blind Children: New Strategies for Teaching through Interactive Use of Musibraille Software | 10.1016/j.procs.2014.02.004 | 2014 |
Ensinando Geometria a Deficientes Visuais: o ambiente dinâmico Geometrix | 10.5753/rbie.2013.21.02.62 | 2013 |
RoboFácil: Especificação e Implementação de um Kit de Robótica para a Realidade Educacional Brasileira | 2010 | |
Teclado Amigo: Um sistema para acesso alternativo a computadores para portadores de deficiências motoras severas | 2001 | |
Tedmos - Um Sistema de Cad Para Ensino de Projeto de Circuitos Microeletronicos de Alta Integracao | 1989 | |
Tedmos - Um Sistema de Cad Para Auxilio A Projetos de Microeletronica | 1987 | |
DOSVOX - Um novo acesso dos cegos a cultura e ao trabalho | 1986 |
Eventos:
(7.69% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Tecnologia Assistiva, Jogos Sérios & Estimulação Cognitiva em Idosos | 2023 | |
Nos Rastros das Redes CTS da uFRJ: desvendando as fronteiras linguísticas | 2022 | |
CTS: elementos heterogêneos de dois grupos de pesquisa da UFRJ | 2021 | |
Os estudos CTS para além área de Educação: uma análise das redes do grupo NECSO da UFRJ | 2021 | |
Os estudos CTS no início do século XXI na Universidade Federal do Rio de Janeiro: entre fontes primárias e a memória | 2020 | |
Trabalho Remoto: uma Análise sobre a Percepção de Servidores Públicos com Deficiência | 2020 | |
Um olhar para o uso de tecnologias no cuidado de idosos com deficiência cognitiva em tempos de pandemia | 2020 | |
Terminal Inteligente: A Trajetória de um Microcomputador Brasileiro | 2020 | |
A Didactic Processor and Simulator for IoT | 10.1109/cispee.2018.8593408 | 2018 |
Mídias Audiovisuais Inclusivas: Uma Abordagem sobre a Comunicação Acessível a Pessoas com Deficiência Visual em Cursos a Distância | 2018 | |
Automating the Braille Embossing Machines of the Benjamin Constant Institute | 2018 | |
Matemática, Computação e Braille: Desafios da Pedagogia, da Semiótica e da Síntese da Fala | 2018 | |
Da Reglete ao Braille Fácil - uma breve história do desenvolvimento tecnológico do braille no Brasil | 2018 | |
Museu da Computação da UFRJ: Um espaço de memória sobre a construção de artefatos tecnológicos brasileiros | 2018 | |
GOOGLEVOX: UMA INTERFACE ADAPTATIVA PARA ALAVANCAR A INTERAÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS EM PESQUISAS NO GOOGLE | 10.5151/16ergodesign-0048 | 2017 |
Automatizando as impressoras de clichê do Instituto Benjamin Constant | 2017 | |
Voxtube: Inclusão Digital de Deficientes Visuais | 2016 | |
A Technological Proposal to Support Music Education Shared between Blind and Sighted Students | 2016 | |
Prancha Fácil - uma nova abordagem para produção de pranchas para Comunicação Alternativa | 10.13140/RG.2.1.3399.7286 | 2015 |
Educação Inclusiva para Crianças Surdas através do Suporte Colaborativo e Interativo de livro digital | 2015 | |
Diversidade para Inclusão de Deficientes Visuais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um estudo de caso TecnoAssist | 2015 | |
New solutions for old problems: Use of interfaces human / computer to assist people with visual and/or motor impairment in the use of DOSVOX and microFênix | 10.13140/RG.2.1.1892.4003 | 2015 |
JOGAVOX: um abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais | 2014 | |
The Musibraille Project ? Enabling the Inclusion of Blind Students in Music Courses | 10.13140/2.1.5001.0560 | 2012 |
Musibraille - new tools for Braille Music learning and writing | 2011 | |
Digitavox: Curso de digitação com acessibilidade para deficientes visuais | 2011 | |
UFRJ?s eInclusion program ? Pilot group profile | 2010 | |
Tecnopolicy and the regulation of competition between blind with computer and computer unassisted sighted people in taking exams to get into Brazilian universities | 2009 | |
Será "correto" o uso de um computador por um estudante cego no vestibular? | 2008 | |
ProgrameFácil: Linguagem Computacional Icônica com Simulação para o Kit de Robótica Educacional | 2007 | |
ProgrameFácil: Ambiente de Programação Visual para o Kit de Robótica Educacional RoboFácil | 2007 | |
Cartografia tátil e recursos sonoros: a experiência com alunos deficientes visuais e normo-visuais | 2007 | |
Reflexões sobre a Aquisição de Conceitos Geográficos e Cartográficos por Alunos Deficientes Visuais | 2007 | |
TOOLKIT TUPI: Desenvolvimento de Programas para Acessibilidade de Deficientes Motores com Reusabilidade de Componentes de Software | 2006 | |
Elaboração de Maquetes Sonoras por alunos do Ensino Fundamental. | 2006 | |
NeanderWin - Um Simulador Didático para uma Arquitetura do Tipo Acumulador | 2006 | |
Programa Mapavox: Uma Alternativa para a Inserção de Informações Sonoras em Maquetes Táteis (best paper do evento) | 2005 | |
Desenvolvimento de Maquete Sonora para Transmissão de Conceitos Geográficos e Cartográficos para Alunos Deficientes Visuais | 2005 | |
TUPI - Recursos de Acessibilidade para Educação Especial e Inclusiva dos Deficientes Motores | 2005 | |
Material táctil y DOSVOX - un desafio de construcción de un sistema que apresure la transmisión de conocimiento para alumnos ciegos o de baja visión | 2004 | |
Projeto Habilitar: Deficiente Físico x Mercado de Trabalho | 2004 | |
RoboFácil - Kit de Robótica Educacional Reprogramável por Software | 2004 | |
Alfabetização de Crianças Cegas com Ajuda do Computador | 2002 | |
Tecnologias e mudanças do "ser cego" | 2002 | |
Impressão Braille no Brasil: o papel do Braivox, Braille Fácil e Pintor Braille | 2001 | |
Desenvolvimento de software educacional para deficientes visuais no ensino fundamental. | 2001 | |
WEBVOX II / INTERVOX - Um Navegador e Construtor de Páginas WEB Destinado a Deficientes Visuais | 2000 | |
Recursos tecnológicos para acesso de pessoas cegas ao computador - a abordagem DOSVOX | 2000 | |
Intervox II - Abrindo o Horizonte de Deficientes Visuais na Internet | 1999 | |
Critérios para projeto de CD-Roms para Construção de Conhecimento | 1999 | |
Cegos e Computador: Uma Interação que Explora o Potencial do Desenho | 1998 | |
Anti-aliasing rápido para algoritmo de SCAN LINE | 1993 | |
Animal - Um sistema para Animacoes Tridimensionais | 1992 | |
Uma experiencia de ensino de Computacao I - um estudo de Caso | 1991 | |
Um Editor Grafico Hierarquico Para Circuitos Integrados Em Ambiente IBM/PC | 1991 | |
Software Basico Para Criacao de Diagramadores Com Utilitarios Integrados | 1989 | |
Softlab - Uma Estacao de Trabalho Auxiliada Por Computador Para Ensino de Eletronica. | 1988 | |
O Cp/M No Unix - Uma Experiencia de Emulacao | 1987 | |
TEDMOS - Um Sistema de CAD Para Ensino de Microeletrônica Em Microcomputadores Compatíveis Com IBM/PC | 1987 | |
Corisco - um sistema para apoio a projeto de circuitos integrados | 1987 | |
A Segunda Geração do Sistema de Apoio A Projeto de Circuitos Integrados | 1985 | |
Editores gráficos para projeto de circuitos integrados | 1985 | |
Estruturas de Dados e Algoritmos de um Editor Gráfico para Projetos VLSI | 1985 | |
Ferramentas gráficas para o projeto de circuitos integrados | 1983 | |
Hardware e software para terminais gráficos no NCE/UFRJ | 1982 |