Maria Aparecida Lino Pauliukonis
Formação:
-
Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse
| Pós-Doutorado | 2008 - 2008
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Letras (Letras Vernáculas) | Doutorado | 1984 - 1988
-
Universidade de São Paulo
Letras (Literatura Portuguesa) | Mestrado | 1973 - 1979
-
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Semântica do Portuugês | Especialização | 1972 - 1972
-
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Letras - Inglês | Graduação | 1965 - 1968
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(8.82% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
A manipulação no discurso midiático: propagação de 'fake news' | 2023 | |
A manipulação no discurso: o papel da midia impressa na propagação de noticias falsas | 10.47677/Glauks.v23i1364 | 2023 |
A atuação argumentativa do enunciador em dois sermões de Vieira: o contexto histórico revisto numa cosmovisão atual | 2022 | |
Do texto impresso ao digital: a patemização em capas da Revista Veja sobre a pandemia do Covid- 19 | 10.51359/2175.294X2022 | 2022 |
Linguística Textual no Brasil: trajetória e principais temas de Ingedore Koch | 2021 | |
Texto e produção de sentidos :propostas para leitura e interpretação | 2021 | |
Texto como discurso: a formação do leitor consciente do processo de enunciação | 2021 | |
Entrevista com Patrick Charaudeau - por Maria A. Lino Pauliukonis | 2020 | |
Análise discursiva da estrutura correlata (não X mas sim Y)e seu valor argumentativo no gênero meme | 2020 | |
Texto e compreensão:condições para apreensão dos sentidos textuais | 2019 | |
A enunciação enunciada: reflexões sobre interfaces entre Línguística do Texto e Semiolinguística | 2019 | |
Ethos: a construção da imagem de si | 2018 | |
Linguagem e discurso: propostas para o ensino de gramática e de texto | 2018 | |
Os componentes linguísticos e extra-linguísticos na construção dos sentidos | 2017 | |
Entre a opinião e o fato:a construção do ethos discursivo em uma crônica de Carlos Heitor Cony | 2014 | |
Conectores de oposição:reflexões e propostas para o ensino | 2014 | |
Texto como discurso: a formação do leitor crítico | 2013 | |
Modalização em textos midiáticos: estratégias de construção de sentido | 2013 | |
Texto e discurso:desafios no ensino de português | 2013 | |
Texto como discurso: uma visão semiolinguística | 2012 | |
Interação no ambiente virtual:um estudo sobre comentários de leitores on-line | 2012 | |
Apresentação/Nota Editorial Revista de Estudos Linguísticos e Literários | 2011 | |
Os neologismos como ação ilocucionária do sujeito enunciador em um texto literário | 2011 | |
Desafios atuais no ensino de línguas: algumas propostas | 2009 | |
Operações discursivas na enunciação: o contrato midiático de notícias e reportagens de três jornais diários - J.B., Folha de S. P. e O Globo - e a interface com o ensino de Língua Portuguesa | 10.5433/2237-4876.2008v11n1p295 | 2008 |
O processo inferencial na construção do sentido da mídia | 2006 | |
Operacionalização dos ensinamentos da Lingüística do texto: uma proposta para o ensino de conectores | 2005 | |
Da língua ao discurso: operações discursivas na escrita e na interpretação de textos | 2004 | |
Da Língua ao Discurso: operações discursivas na escrita e na interpretação de textos | 2004 | |
Processos de discursivização: caracterizações genéricas e específicas do texto argumentativo | 2001 | |
Midia e linguagem: estratégias de organização do discurso | 2001 | |
Processos da língua ao discurso: caracterizações genéricas e específicas do texto argumentativo | 2000 | |
Alternativas para a solução da crise da leitura à luz da Gramática Textual | 1993 | |
O adjetivo e a progressão textual | 1992 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)