Marinalva Silva Oliveira

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Fundamentos da Educação/FE

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade de São Paulo

    Psicologia (Psicologia Experimental) | Doutorado | 1997 - 2002
  • Universidade Federal do Pará

    Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) | Mestrado | 1992 - 1996
  • Universidade Federal do Pará

    Psicologia | Graduação | 1985 - 1989
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(30.77% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
O APROFUNDAMENTO DO CAPACITISMO NA PANDEMIA: velhas facetas do capital 10.29404/rtps-v6i10.813 2021
ACESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E SUA RELAÇÃO COM O PROJETO DE SOCIEDADE EXISTENTE 10.22481/praxisedu.v16i41.7258 2020
Estigmas e representações sociais: desafios para a interação entre professores e alunos com Síndrome de Down 2012
Apropriação participatória mediante interação verbal por tríades de crianças durante a resolução de problemas matemáticos 10.1590/S1516-73132012000400012 2012
Estratégias para resolução de problemas matemáticos por tríades de alunos com e sem relação de amizade DOI: 10.5007/1981-1322.2010v5n1p1 10.5007/1981-1322.2010v5n1p1 2011
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MÃES E PROFESSORAS 2011
A Inclusão no Ensino Superior: uma experiência em debate! 2011
Pensamento e linguagem em crianças com síndrome de Down: um estudo de caso da concepção das professoras 2010
Concepção dos professores sobre a apropriação de conhecimentos matemáticos por crianças com síndrome de Down 2010
Inclusão Escolar de Crianças com Síndrome de Down: uma análise a luz da Teoria Sócio-Histórica 2010
Fundações de Direito Privado e a Educação Pública 2004
Construção de Conhecimento em interações verbais aluno-aluno durante solução de problemas matemáticos: uma análise semiótico-construtivista 2004
Desempenho de crianças do ensino fundamental na solução de problemas aritméticos 2001
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
A INTERRELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO DE EXTENSÃO 2021
FORMAÇÃO CONTINUADA: MUDANÇAS CONCEITUAL E PRÁTICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM T21 e TEA 2021
INCLUSÃO ESCOLAR DA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN - T21 2021
Apresentação e discussão dos resultados iniciais da pesquisa: APLICATIVO DIGITAL ORIENTADO PARA O PROFESSOR QUE EDUCA O ALUNO COM AUTISMO E T21 (SINDROME DE DOWN): Uma pesquisa participativa-colaborativa 2021
CAPACITISMO E DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR 2021
AVALIAÇÃO MERITOCRÁTICA: OBSTÁCULO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL 2016
O ATENDIMENTO NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, NA REDE MUNICIPAL DE MACAPÁ/AP 2013
REFLEXOS DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES PARA MEDIAR CONHECIMENTOS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. 2011
APRENDENDO COLABORATIVAMENTE A MEDIAR O ENSINO DO ALUNO/A COM SÍNDROME DE DOWN: PESQUISA-AÇÃO COM OS PROFESSORES DA CLASSE REGULAR. 2011
A ADEQUAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO DA SALA DE AULA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. 2011
Mediação social de professores para o aprendizado de conhecimentos matemáticos por crianças com síndrome de Down 2010
Concepção de professores sobre a importância da linguagem verbal para o desenvolvimento cognitivo da criança com síndrome de Down 2010
Representações Sociais de Mães e Professoras sobre a Aprendizagem e Desenvolvimento de Crianças com síndrome de Down 2010
Metodologias e Estratégias utilizadas pelos docentes no processo ensino e aprendizagem de alunos com síndrome de Down 2010
Interação social entre criança com síndrome de Down e criança com autismo: Um estudo de caso 2010
A concepção das professoras da classe regular, do Município de Macapá, sobre a escola inclusiva 2010
Concepção de professores sobre seu papel na construção de conhecimentos de crianças com síndrome de Down 2010
O papel do mediador social na alfabetização de alunos com síndrome de Down 2010
Acessibilidade e permanência das crianças com síndrome de Down nas escolas municipais de Macapá: Um estudo de caso 2010
Construção do conhecimento da criança com síndrome de Down: o olhar dos professores sobre o brinquedo como mediador instrumental 2010
O papel do professor na construção da autonomia das crianças com síndrome de Down 2010
Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a prática pedagógica na sala de recursos pelo olhar da inclusão escolar 2010
Diferenças e Indiferenças no ensino damatemática para crianças com síndrome de Down 2009
O Uso de Software educacional como mediador instrumental na aprendizagem de crianças com síndrome de Down 2009
Representações sociais de pais e professores sobre o desenvolvimento e aprendizagem de crianças com síndrome de Down 2009
SOFTWARE EDUCATIVOS E O APRENDIZADO COGNITIVO DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN 2009
VAMOS DIVIDIR NOSSAS TAREFAS: CONTRIBUTOS DO TRABALHO EM DÍADE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO 2008
Acesso ao conhecimento sistemático por crianças com síndrome de Down 2008
Crianças com síndrome de Down e crianças comuns: a interação como fator desencadeador para o desenvolvimento cognitivo e afetivo 2008
A Inclusão dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal do Amapá: o que estamos fazendo e o que precisamos fazer! 2008
ACESSO AO CONHECIMENTO E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS 2008
A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN E CRIANÇAS COMUNS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO 2008
Acesso ao conhecimento e apropriação deconceitos matemáticos por crianças com síndrome de Down a partir de seu ingresso em escolas públicas 2008
Apropriação do Conhecimento através da Participação Guiada por Díades de crianças na Resolução de Problemas Matemáticos com e sem relação de amizade 2007
Interação Verbal e Participação Guiada durante Solução de Problemas Matemáticos em tríades de crianças com e sem relação de amizade 2007
Participação Guiada e Afetividade entre crianças: Um estudo Comparativo entre Tríades e Díades 2007
Estratégias de Resolução de Problemas de Divisão Cotitiva por Crianças do Ensino Fundamental 2007
A Influência das Notações Escritas na Aproprição do Conceito de Divisão 2007
Interação Verbal e Construção do Conhecimento Matemático entre tríades de crianças com e sem relação de amizade do ensino fundamental 2007
Estratégias de Resolução de problemas de Divisão Quotitiva: Um Estudo em Díade e Individual com Crianças do Ensino Fundamental 2007
Estratégias Matemáticas utilizadas por Tríades de Crianças com e sem Relação de Amizade durante a Participação Guiada em atividades Matemáticas 2007
Interação Verbal e Construção do Conhecimento Matemático por tríades de crianças com e sem relação de amizade 2006
Estratégias Formais e Informais de Operação Matemática Utilizadas por Crianças no Trabalho e na Escola. 2006
Interação e Construção do Conhecimento Matemático entre tríades de crianças do ensino fundamental 2005
Auto e Heteroregulação durante Resolução de Problemas Matemáticos por tríades de crianças com e sem relação de amizade 2005
Interação Verbal e Construção do Conhecimento matemático por tríades de crianças com e sem relação de amizade 2005
Estratégias de Resolução de Problemas Matemáticos por crianças do ensino fundamental na escola e no ambiente de trabalho 2005
Auto e Heteroregulação durante resolução de problemas matemáticos por tríades de crianças 2005
Fundações de Apoio Institucional e a Educação Pública 2004
Interação entre díades 2003
Construcao de conhecimento em interacoes verbais aluno-aluno durante solucao de problemas matematicos- uma analise semiotico-cosntrutivista 2003
Interação Verbal Entre Adulto e Díades de Crianças do Ensino Regular e do Ensino Especial 2003
Interação aluno-aluno na concepção da psicologia histórico-cultural 2003
A pesquisa de processos de construção de conhecimento durante interações sociais: algumas questões teórico metodológicas 2001
Coordenação de formas de agir em situações de resolução conjunta de problemas: análise segundo a concepção boeschiana de valor visado e valor real 2001
Interação verbal e construção de conhecimento por díades de crianças: uma análise segundo a concepção boeschiana de valor visado e valor real 2000
Description of the strategies employed by first and second grades students in the solution of mathematical problems 1995
Descrição de estratégias para resolução de problemas de adição e subtração 1995
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