Renato Jose de Oliveira

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 1993 - 1996
  • Fundação Getúlio Vargas

    Educação | Mestrado | 1987 - 1990
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Licenciatura Em Química | Graduação | 1984 - 1984
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Engenharia Química | Graduação | 1977 - 1982
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(9.43% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar 10.1590/0104-4060.52510 2018
Argumentos para a formação do professor de ensino religioso no projeto pedagógico do curso de Ciências das Religiões da UFPB: que docente se pretende formar? 10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2628 2017
Contribuições de estratégias didáticas multiculturais e argumentativas para formação de professores 2017
Contribuições de Estratégias Didáticas Multiculturais e Argumentativas para a Formação de Professores 2017
Aprendizagem escolar e formação ética: uma abordagem retórica 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p289a312 2016
O Dilema ético e a prática docente à luz da argumentação 2016
Ensino de Química: Por Um Enfoque Epistemológico e Argumentativo 10.5935/0104-8899.20150047 2015
Formação ética na escola: entre certezas e incertezas 2015
Ética no Curso de Administração e a Prática Docente: dilemas entre o ensino e o exercício profissional do egresso 2015
A racionalidade Retórica e a ética na Educação Escolar: confluências possíveis 2015
DEVERES E PÓS-DEVERES: REFLEXÕES SOBRE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO NA ESCOLA 10.18223/hiscult.v4i2.1629 2015
Reflexões sobre a ética na educação escolar 2014
Ética na Escola: por uma abordagem argumentativa 2014
A Bioética na Educação Escolar: uma discussão importante 2013
Ética na Visão de Mundo de Alunos do Ensino Fundamental: o caso de uma escola pública municipal 2013
Ética na visão de mundo de alunos do ensino fundamental: o caso de uma escola pública municipal 2013
Contribuições da racionalidade argumentativa para a abordagem da ética na escola 2012
Na Contramão do Ensino Médio Inovador: propostas do legislativo federal para inclusão de disciplinas obrigatórias 2011
Ética na escola: entre o ensino e o aprendizado 2011
Ética na formação de professores: o olhar do licenciando da UFRJ 2011
Contribuições da retórica para pensar a ação pedagógica 2011
A prática docente e a ética na escola 2010
O ensino de ciências e a ética na escola: interfaces possíveis 2010
Identidade, Alteridade e Educação: pensando problemas contemporâneos 2009
A Formação Docente na Universidade do Brasil: um balanço dos ultimos 80 anos 2008
Ética e formação da juventude:algumas reflexões e questões 2008
A retórica sobre o ensino religioso no Brasil: uma contribuição para a democracia ? 2007
Conhecimentos Confiáveis em Educação:repensando o papel das teorias pedagógicas 2005
O problema da Verdade e a Educação(publicado em dezembro) 2005
Analisando Aspectos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: na busca de um intertexto 2004
La Complejidad y la Enseñanza de las Ciencias: un desafío siempre presente 2004
Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar 2004
Pós-Modernidade e Educação: algumas reflexões sobre o problema do conhecimento 2002
Diversidade Cultural, Pluralismo e Educação 2002
Educação dos Excluídos: dádiva ou dívida 2001
Ética na Escola: (re)acendendo uma polêmica 2001
Ética, multiculturalismo e educação: articulação possível? 2000
Bachelard e o ensino de ciências 2000
Três concepções éticas e suas influências na educação 2000
Ética e Argumentação: algumas reflexões para a educação 1999
Além da visão liberal de tolerância: um passo na construção de uma ética que inclua o portador de deficiências e demais excluídos na escola e na sociedade 1999
Ética e Conhecimento: reflexões para a filosofia da educação 1999
Ética e Humanização do Homem: desafios para uma educação pluralista 1998
Ética e Comunicação de Massas: perspectivas para a ação educativa 1998
Reflexões sobre o positivismo e suas influências no ensino de ciências 1998
A Energia e a Química 1998
Utopia e educação científica: pensando a formação do homem a partir das contribuições de Rousseau e Bachelard 1997
A Educação Pluralista e a Questão do Saber: perspectivas para o século XXI 1996
Direito à Educação: uma questão ético-política 1996
Ética e educação: a formação do homem no contexto de crise da razão 1996
Ciências Humanas e educação: impasses para superação dos paradigmas positivista e relativista 1996
O Mito da Substância 1995
De romances e solilóquios: o que (não) há de novo no ensino de ciências 1992
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
EDUCAÇÃO MUSICAL NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO ENTRE O CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE LEOPOLDINA-MG E O INSTITUTO VILLA-LOBOS-RJ 2015
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PROBLEMATIZANDO ASPECTOS TÉCNICOS, ÉTICOS E ESTÉTICOS 2015
A Ética na Formação de Professores na Universidade Pública: o que dizem os estudantes de licenciatura da UFRJ? 2011
As práticas argumentativas e a formação ética/moral do educando 2010
História e cultura: expressão de mudanças e resistências na constituição da ética 2009
O que pensam alunos do ensino fundamental sobre valores morais e ética? 2009
Os argumentos do auditório: o que pensam os licenciandos da UFRJ sobre os professores da faculdade de educação 2009
Modernidade e escola: contribuições da retórica para pensar a ação educativa 2008
Formação de Professores na Universidade Federal do Rio de Janeiro: a retórica do discurso do licenciando sobre a formação pedagógica 2008
Ensino de Arte no Brasil: compreendendo idéias 2008
Formação de Professores: problematizando a articulação teoria/prática 2008
Faculdade de Educação da UFRJ: território de formação de licenciandos 2007
Visão de Ética dos Coordenadores Pedagógicos de Seis Escolas de Ensino Fundamental no Município do Rio de Janeiro 2007
A ética na educação escolar: prescrição ou persuasão 2006
Ética na Escola:desafios para a formação e a prática docente 2006
Visão de ética nos projetos político-pedagógicos de escolas de ensino fundamental 2006
O papel da Faculdade de Educação da UFRJ na Formação de seus Licenciandos a partir da Análise Retórica do Discurso dos Alunos 2006
La Complejidad y la Ensenanza de las ciencias: un desafio siempre presente 2004
Temas Transversais: um discurso persuasivo? 2004
O Conceito de Verdade como Tema de Problematização Curricular 2004
Parâmetros Curriculares Nacionais: persuasão ou prescrição 2004
Discussão Sobre Ciência em Educação 2004
Utilidade em Educação: um valor absoluto? 2003
Ciências Naturais: ciencias da natureza ou do homem que interpreta a natureza? 2003
Refletindo sobre a Ética na Escola e na Sociedade 2003
Contribuições da História e da Filosofia da Ciência para o Ensino de Ciências e Biologia 2001
Filosofia Regressiva: uma alternativa para o ensino de filosofia? 2001
Paulo Freire: contribuições para a gênese de um olhar ético sobre a relação professor-aluno 2000
Três Concepções Éticas e suas Influências na Educação 1999
Ética e Conhecimento: reflexões para a filosofia da educação 1998
Ética e Humanização do Homem: desafios para uma educação pluralista 1997
Indústria Cultural e Mídia: limites e perspectivas para a educação no debate entre Benjamin e a Escola de Frankfurt 1995
Publicações:
Minha Rede: