Romulo Augusto Pinto Guina
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Departamento:
Departamento de Projeto de Arquitetura/FAU
Formação:
-
Universidade Estácio de Sá
MBA em História da Arte | Especialização | 2023 - 2023
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Design | Doutorado | 2015 - 2019
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Arquitetura Paisagística | Mestrado Profissional | 2012 - 2015
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Arquitetura e Urbanismo | Graduação | 2003 - 2011
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Desenho Industrial | Graduação | 2001 - 2001
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(10.53% artigos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| Representações tridimensionais enquanto cartografias complementares: ensaio acerca de uma experiência | 10.34117/bjdv6n4-055 | 2020 |
| Museu Nacional: uma reflexão da experiência metodológica criativa entre docente e discente para o ensino projetual arquitetônico | 2020 | |
| Uma quadra enquanto palimpsesto: em busca das camadas da memória arquitetônica do campus da ESDI | 10.34117/bjdv6n1-022 | 2020 |
| A casa de campo de Lota de Macedo Soares: por uma cronografia do ícone moderno projetado por Sérgio Bernardes | 2019 | |
| Minha primeira casa | 2006 | |
| Arquiteto farol: Lucio Costa | 2006 | |
| Grupamento de casas | 2006 | |
| Lições de arquitetura: o modelo tridimensional de obras referenciais como meio de aprendizagem de projeto | 2005 | |
| Exercício de investigação: pavilhão | 2005 | |
| O desenho como elemento gerador do processo projetual: Casa das Linhas | 2005 | |
| Zenóbia | 2005 | |
| Intervenção Urbana na rua General Góis Monteiro | 2005 | |
| Atmosfera | 2005 | |
| Casa 1.0 | 2004 | |
| Percepção, espaço, medida e escala: composições tridimensionais | 2004 | |
| Proporção e traçados reguladores | 2004 | |
| Pensamento arquitetônico: intenção compositiva | 2004 | |
| A grelha de morar | 2004 | |
| Paisagem, uma impressão da forma - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira | 2004 |
Eventos:
(17.14% eventos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| Mapeamento do graffiti feito por mulheres no Centro do Rio de Janeiro: cartografias táticas e banco de dados | 10.29327/162727.7-4 | 2022 |
| MUSEU NACIONAL EM DIÁLOGO CRIATIVO: REFLEXÃO AUTORAL DA EXPERIÊNCIA ENTRE DOCENTE E DISCENTE | 2021 | |
| O DIREITO A MORADIA ENQUANTO DIREITO AO DESIGN: UMA REFLEXÃO ACERCA DA AUTOCONSTRUÇÃO E O PAPEL DO PROJETISTA | 10.29327/116209.5-1 | 2020 |
| O DIREITO A MORADIA ENQUANTO DIREITO AO DESIGN: UMA REFLEXÃO ACERCA DA AUTOCONSTRUÇÃO E O PAPEL DO PROJETISTA | 2020 | |
| Museu Nacional: uma reflexão da experiência metodológica criativa entre docente e discente para o ensino projetual arquitetônico | 2020 | |
| Modelos tridimensionais como documentos da memória | 2018 | |
| Materialidad, formas primeras y el modelado como herramienta de Diseño | 2018 | |
| La Escola de Música y sus alrededores: un ensayo sobre la utilización de modelos tridimensionales como cartografías de la memoria urbana | 2018 | |
| OS MODELOS TRIDIMENSIONAIS FÍSICOS, SEUS OBJETIVOS E AS DIFERENTES MODELAÇÕES: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO | 2018 | |
| Representações tridimensionais enquanto cartografias complementares: ensaio acerca de uma experiência | 2018 | |
| Representações tridimensionais enquanto cartografias complementares: ensaio acerca de uma experiência | 10.29327/16851.1-1 | 2018 |
| Uma quadra enquanto palimpsesto: em busca das camadas da memória arquitetônica do campus da ESDI | 2018 | |
| Uma quadra enquanto palimpsesto: em busca das camadas da memória arquitetônica do campus da ESDI | 10.29327/16851.1-2 | 2018 |
| Representações tridimensionais como cartografias investigativas: o estudo de caso do Passeio Público e seus vizinhos notáveis | 2018 | |
| Cartografias alternativas do Passeio Público do rio de janeiro: notas acerca de uma experiência com o desenho expressional | 2018 | |
| OS MODELOS TRIDIMENSIONAIS FÍSICOS, SEUS OBJETIVOS E AS DIFERENTES MODELAÇÕES: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO | 10.29327/116211.4-1 | 2018 |
| MODELOS FÍSICOS ENQUANTO SERVIÇO DE VISUALIZAÇÃO PROJETUAL | 10.17648/isa-2017-101424 | 2017 |
| O Passeio Público e suas várias facetas impressas nas camadas do tempo | 2017 | |
| Camadas de memória entrelaçada da Escola de Música e do Automóvel Clube do Brasil | 2017 | |
| As camadas de memória do campus da ESDI e seus antecedentes | 2017 | |
| Materialidade, formas primeiras e a modelagem enquanto ferramenta projetual | 2017 | |
| Materialidade, formas primeiras e a modelagem enquanto ferramenta projetual | 2017 | |
| Representações tridimensionais como ferramenta didática: especificidades e transversalidades | 2017 | |
| Representações tridimensionais como ferramenta didática: especificidades e transversalidades | 2017 | |
| PPD-ESDI 2005-2015: um panorama da primeira década do mestrado acadêmico | 2017 | |
| A democratização das tecnologias de modelagem: o papel dos modelos reduzidos como ferramenta instrumental de projeto | 2015 | |
| Modelos Reduzidos Instrumentais: notas de uma revisão da literatura | 2015 | |
| Residências de Lina Bo Bardi : A Fala e o Projeto | 2007 | |
| Casas Brasileiras | Movimento Moderno + 1 | 2007 | |
| Diálogos Saturninos : A Casa de Lota Macedo Soares em Samambaia | 2006 | |
| Museu de Arquitetura Comparada FAU-UFRJ: A contribuição dos modelos tridimensionais de obras referenciais para a história da arquitetura brasileira | 2006 | |
| Lições de arquitetura : o modelo tridimensional de obras referenciais como meio de aprendizagem do projeto | 2005 | |
| O Desenho como elemento de representação para parâmetros de qualidade do ambiente educacional infantil | 2005 | |
| Lições de Arquitetura : o modelo tridimensional de obras referenciais como meio de aprendizagem de projeto | 2005 | |
| Lições de Arquitetura : o modelo tridimensional de obras referenciais como meio de aprendizagem de projeto | 2004 |