Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Estadual de Campinas

    | Pós-Doutorado | 2012 - 2013
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2003 - 2007
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Matemática | Mestrado | 1995 - 1997
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Licenciatura Em Matemática | Graduação | 1972 - 1975
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(6.45% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Relações e Habilidades Desenvolvidas no Estágio Supervisionado e sua Importância para Professores de Matemática em Início de Carreira 10.1590/1980-4415v36n72a19 2022
Influências do Estágio Supervisionado para Professores de Matemática em Início de Carreira-buscando compreender escolhas e características das escolas0campo. 2021
PROPOSTAS DE ESTÁGIOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL 10.34179/revisem.v6i3.15835 2021
Un estado del conocimiento de las investigaciones sobre pré-cálculo en Brasil 2020
O que dizem os professores das licenciaturas em matemática sobre suas práticas e percepções em pré-cálculo? 10.23925/1983-3156.2020v22i2p573-603 2020
Percepção de Estudantes Acerca de Pré-Cálculo Na Licenciatura Em Matemática 2020
Um estado da arte das pesquisas brasileiras sobre Pré-Cálculo 10.5965/2357724X08162020091 2020
O Pré-Cálculo nas Licenciaturas em Matemática nas Instituições Públicas do Rio de Janeiro: O Prescrito 2019
O Ensino Médio Integrado sob Diferentes Perspectivas para o Ensino de Matemática 2018
O papel e o Lugar da Didática Específica na Formação Inicial do Professor de Matemática 2018
O professor que ensina Matemática como foco de estudo em mestrados profissionais brasileiros 2017
A Construção de Cyberproblemas por Estudantes do 6o ano no COntexto da Educação Financeira 2017
O lugar das matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? 2016
A Pesquisa em Práticas Escolares em Educação Matemática: Refleões e Desafios 2015
A metodologia Lesson Study na Formação de Professores: uma experiência com licenciandos de matemática 2014
O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que Matemáticas e que Práticas Formativas? 2013
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS ENTRE 2005 E 2010 NO BRASIL 2013
O Estágio Supervisionado de Matemática como Processo de Investigação e de Aprendizagem da Docência: o Caso de Cristina 2011
O potencial de atividades centradas em produção de alunos na formação de professores de matemática 2011
SABERES E PRÁTICAS FORMADORAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA. 2011
Repensando práticas e estratégias na sala de aula 2007
Conceito ou procedimento: alguns caminhos 2006
Discutindo práticas em matemática 2006
Da informação à conceituação: a formação de professores 2006
A relação álgebra/geometria no estudo da equação do 2º grau 2005
A relação Älgebra/Geometria no estudo da equação do 2o grau 2004
Formando professores pesquisadores: a experiência do curso normal superior do Instituto de Educação do Rio de Janeiro na área de matemática 2003
Meios, fins, meios, fins. 2002
Reflexões sobre a aprendizagem de álgebra 2002
A relação álgebra/geometria no estudo da equação do 2o grau 2001
Possíveis caminhos para aprender álgebra 2001
De tudo um pouco 1997
Mudando a direção 1997
Um, dois, e tudo que vem depois 1997
Exatidão: a palavra exata 1997
Economia é fundamental 1997
Tudo certo como dois e dois são quatro 1997
De falar se vai ao longe 1996
Trocando em miúdos 1996
Tecendo uma história 1995
Mãos à obra 1995
Muitas vezes mais 1995
Descobrindo a razão 1995
Fio de prumo 1995
A função social do número 1995
Uma interpretação da realidade 1995
Ciências pouco exatas 1995
Etnomatemática:uma proposta 1995
Um palmo de chão 1995
Vamos dar a meia volta? 1993
Com tudo nas mãos 1993
A quantas anda? 1993
Com toda a razão 1993
Dois prá lá, dois prá cá 1993
Era uma vez. . . 1993
Dobrando a esquina. 1993
Na medida certa. 1993
É lógico. 1993
A lógica e a estética do espaço. 1993
Contas e contos 1993
A chave do tamanho 1993
A menina e o jarro de leite 1992
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Reflexões sobre as influências do estágio supervisionado nas práticas de professores recém-egressos da licenciatura em matemática 2019
Uma Análise da Produção Brasileira Realizada no Âmbito dos Mestrados Profissionais de 2001 a 2012 Sobre o Professor Que Ensina Matemática 2017
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS ENTRE 2005 E 2010 NO BRASIL 2013
SABERES E PRÁTICAS FORMADORAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA 2012
Construindo Saberes Docentes em Atividades de Construção de Triângulos 2010
Soluções inesperadas na resolução de problemas matemáticos:erro ou acerto? 2009
Ampliando recursos de formação e prática docente:dialogando com a calculadora 2009
Soluções inesperadas na resolução de problemas matemáticos:erro ou acerto? 2009
Saberes e práticas de formadores de professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais 2009
Escutando aprendizes:implicações para a pesquisa aem ensino de matemática 2009
Ampliando recursos de formação e prática docente:dialogando com a calculadora 2009
Soluções inesperadas na resolução de problemas matemáticos:erro ou acerto? 2008
Representação do espaço: uma análise das hipóteses de crianças 2008
Modalidades de Formação Inicial e Alguns Impactos na Formação Matemática dos professores 2007
Desenvolvendo a comunicação de idéias matemáticas e a argumentação em atividades de construção de triângulos 2007
Educación Matemática En La Formación De Profesores Dos Grados Iniciales 2006
La Utilización de la Tecnologia en la producción de trabajos de Educación Mtemáticas por alumnos del Curso de Formación de Profesores en el Instituto Superior de Educación de Rio de Janeiro 2006
A disciplina matemática no currículo de formação do professor no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro 2006
Construire des connaissances pour enseigner les mathématiques avec des enseignants en formation initiale 2006
The initial education of primary teachers of mathematics: the superior institute of education of Rio de Janeiro, Brazil. 2005
Pesquisa na formação e na prática docente na visão de formadores de professores 2005
O que conta como pesquisa? 2004
Desenvolvendo a comunicação de idéias matemáticas e a argumentação em atividades de construção de triângulos 2004
Reflexões sobre o trabalho por competências: o caso da formação dos professores de matemática 2003
Formando professores pesquisadores: a experiência do curso normal superior do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro na área de matemática 2003
Formando professores pesquisadores: a experiência do curso normal superior do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro 2003
Formando professores pesquisadores: a experiência do curso normal superior do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeirto na área de Matemática 2003
Tratamento da informação:aspectos teóricos e a prática nas aulas de ciências 2001
Formação de professores de matemática 2000
A relação álgebra/geometria no estudo da equação do 2o grau 2000
Avaliação por competências e habilidades 2000
Novas idéias para ensinar equação do 2o grau 1997
Publicações:
Minha Rede: