Brasil Musical and opera in the halls of Rio de Janeiro |
|
2024 |
Recitativos de salão: revivendo uma prática interrompida |
|
2023 |
O Jornal de Modinhas (1792-96) como um fenômeno transnacional |
|
2023 |
O Álbum de Armia e os primórdios do Nacionalismo musical em um Brasil recém-independente |
|
2022 |
Castrati no Rio de Janeiro: breves reflexões sobre gênero e sexualidade |
|
2022 |
O Álbum De Canções Les Nuits Brésiliennes De José Zapata Y Amat: Reflexões Sobre Sua Edição Crítica, resumo publicado nos Anais da Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, com vínculo temático com o projeto 'Canção brasileira urbana: origens e práticas' |
|
2021 |
Questões sobre a edição do texto poético em algumas canções da collecção de modinhas brazileiras, resumo nos Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ com vínculo temático com o projeto Canção brasileira urbana: origens e prátcias |
|
2021 |
Artigo completo 'O prefácio de L?art du chant appliqué au piano de Sigismond Thalberg (1812?1871): 12 recomendações sobre a prática das transcrições de obras vocais para piano solo', nos Anais do XXXI Congresso da Anppom, com vínculo metodológico com o Projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2021 |
Estudo interpretativo da Grande fantaisie sur des motifs de l?opéra La Sonnambula por Sigismond Thalberg |
|
2021 |
Artigo completo 'Reynaldo Hahn e a prática musical carioca na primeira metade do século XX' apresentado no 'X Simpósio internacional de Musicologia' de âmbito internacional, Goiânia, Goiás, com vínculo temático com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2021 |
Artigo completo em evento local, 'Vocalidade em Morgen! de Richard Strauss: a utilização de recursos técnico-interpretativos e sua proximidade entre a execução de canção e ópera', apresentado nos Anais do 15º Colóquio de Pesquisa, Vol. 2 ? Processos Criativos do PPGM da UFRJ, com vínculo temática com o projéto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2020 |
Artigo completo em evento Nacional, 'Os Recitativos de salão luso-brasileiros no contexto dos melodramas', publicado nos Anais do XII Encontro de Musicologia Histórica, pela Pró-Música & UFJF, com vínculo temática com o projéto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2020 |
Artigo completo em evento local, 'Considerações sobre o repertório de Cacilda Ortigão em sua segunda turnê pelo Brasil (1921-1923)', apresentado nos Anais do 15º Colóquio de Pesquisa, Vol. 2 ? Processos Criativos do PPGM da UFRJ, com vínculo temática com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2020 |
Resumo 'Alberto Nepomuceno, o pai da canção brasileira de câmara?' apresentado no 'Simpósio internacional Alberto Nepomuceno', de âmbito internacional, Porto, Portugal, com vínculo temático com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2020 |
Texto completo 'A Questão da interpretação dramática na canção brasileira urbana' publicado nos Anais do XXX Congresso da ANPPOM, de âmbito nacional, Manaus, Brasil, com vínculo temático com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2020 |
Resumo 'Reynaldo Hahn e a prática musical carioca na primeira metade do século XX' apresentado no 'X Simpósio internacional de Musicologia' de âmbito internacional, Goiânia, Goiás, com vínculo temático com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2020 |
Rotas musicais: a história da música no Brasil, em Portugal e além 'Documento do Simpósio', texto completo publicado nos Anais do XXIX Congresso da ANPPOM, em Pelotas, RS, com vínculo conceitual com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2019 |
Intercâmbios musicais: o Brasil na Itália através da voz de Ernesto De Marco, texto completo publicado nos Anais do XXIX Congresso da ANPPOM, em Pelotas, RS, com vínculo conceitual com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2019 |
Furtado Coelho: o músico , texto completo publicado nos Anais do XXIX Congresso da ANPPOM, em Pelotas, RS, com vínculo temático com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2019 |
Redescobrindo Fasciotti: sobre a origem do castrato que influenciou a prática vocal carioca no Brasil Joanino, texto completo publicado nos Anais do XXIX Congresso da ANPPOM, em Pelotas, RS, com vínculo metodologico com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2019 |
'As Canções de Jose Zapata y Amat', resumo publicado no Caderno de Resumos do II Congreso MUSAM, evento internacional organizado pela Sociedade Española de Musicologia, Madrid, Espanha, com vínculo temático com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2019 |
'O Neoclassicismo nas canções de Villa-Lobos', publicado no caderno de resumos do Colóquio Internacional Heitor Villa-Lobos e a Europa nos 60 anos de sua morte, realizado pelo Núcleo Caravelas, na Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, com vínculo temático com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2019 |
Apresentação da conferência 'Canções Brasileiras em cena' no 'Caderno de Resumos do V Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana', com vínculo temático com o Projeto 'A canção brasileira urbana: origens e práticas' |
|
2018 |
'A variedade de línguas nacionais em canções publicadas em periódicos brasileiros antes de 1922' texto no Caderno de Resumos do II Congresso Internacional 'A Língua Portuguesa em Música': Diálogos, realizado pela UFRJ / Universidade Nova de Lisboa, Rio de Janeiro, RJ, com vínculo temático com o Projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2018 |
Os Recitativos de salão luso-brasileiros no contexto dos melodramas, resumo no Caderno de Resumos do XII Encontro de Musicologia Histórica: Identidades musicais brasileiras: da colônia à Belle Époque |
|
2018 |
Publicação de artigo completo 'Edição musical nos periódicos da Fundação Biblioteca Nacional' nos Anais do XI Encontro de Musicologia Histórica: do Colonial à Belle Époque, pela UFJF, Juiz de Fora, MG,, com vínculo temático com o Projeto Canção Brasileira Urbana: origens e práticas |
|
2018 |
Resumo da comunicação 'Editando e interpretando recitativos de salão' publicada no caderno de resumos do Congresso Internacional 'Música Transatlântica: um momento para reflexão', pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
|
2018 |
'Editando e interpretando recitativos de salão' texto completo nas Atas do Congresso Internacional ?Musicologia transatlântica: um momento para reflexão?, realizado pelo Caravelas / Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal, com vínculo temático com o Projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2018 |
'Música e feminismo no Jornal das Senhoras' texto no Caderno de Resumos do III Congresso de Musicologia da Associação Regional da América Latina e Caribe, realizado pela ARLAC/IMS, Santos, SP, com vínculo temático com o Projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' |
|
2017 |
'Carlos Gomes e nacionalismos' texto no Caderno de Resumos do VI Simpósio Internacional de Musicologia realizado pela UFG, Goiânia, GO, com vínculo temático com o Projeto A Canção Luso-brasileira no Séc. XIX |
|
2016 |
Cancioneiro dos Periódicos da Fundação Biblioteca Nacional, na Mesa-Redonda 'O Modernismo eclético da Belle Époque Musical, presente no Caderno de Resumos do XI Encontro de Musicologia Histórica, UFJF, Juiz de Fora, com vínculo temático com o projeto A Canção Luso-Brasileira no Séc. XIX |
|
2016 |
Cancioneiro dos Periódicos da Fundação Biblioteca Nacional, texto no Resumo das Comunicações da 2ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional, com vínculo temático com o projeto A Canção Luso-Brasileira no Séc. XIX |
|
2016 |
Os Hinos luso-brasileiros e a questão da identidade nacional, artigo completo publicado nas Atas do Congresso Internacional ?Música, cultura e identidade no bicentenário da elevação do Brasil a Reino Unido, Lisboa, Portugal, com vínculo temático com o projeto A Canção Luso-Brasileira no Séc. XIX |
|
2016 |
Publicação de artigo completo 'A modinha, o lundu e o recitativo de salão: questões sobre a realização de canções estróficas Luso-brasileiras' nos Anais do IV Simpósio Internacional de Musicologia / VI Encontro de Musicologia Histórica, pela UFG, Pirenópolis, Goiás, com vínculo temático com o Projeto Canção Lusobrasileira no século XIX |
|
2015 |
Publicação de resumo 'A canção nos periódicos musicais da Biblioteca Nacional' no programa da 1ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, com vínculo temático com o projeto A Canção Luso-brasileira no séc. XIX |
|
2015 |
A Modinha, o lundu e o recitativo de salão: questões sobre a realização de canções estróficas luso-brasileiras |
|
2014 |
A Real Câmara do Rio de Janeiro: a importação do modelo português |
|
2013 |
Occasional music during the Luso-Brazilian ancien régime and the formation of identities |
|
2012 |
Hino para a Aclamação de D. João VI: edição e contextualização |
|
2012 |
?Era uma vez um príncipe?: uma versão brasileira da ópera Il Guarany de Carlos Gomes |
|
2012 |
?Era uma vez um príncipe?: uma versão brasileira da ópera Il Guarany de Carlos Gomes |
|
2012 |
Variações vocais sobre um tema: um caminho para a improvisação |
|
2011 |
Recitativos de Salão: apresentando um gênero Luso-Brasileiro |
|
2011 |
Música para inauguração de Estátuas Equestres no Império Luso-Brasileiro |
|
2011 |
Reflections on the vocal parts written for specific singers in the sacred works of Marcos Portugal and Father José Maurício Nunes Garcia |
|
2010 |
The Portuguease Court in Brazil as an attractor centre or European musicians in South America |
|
2009 |
Padrões de pronúncia no português cantado: questão também para musicologos ou apenas para cantores e compsoitores? in Actas do simpósio A Pronúncia do Português Europeu Cantado. |
|
2009 |
Dramatic occasional music in the Luso-brazilian empire of the 18th century |
|
2008 |
D. João VI: o grande mecenas |
|
2008 |
A Música ocasional e as Guerras Napoleónicas |
|
2008 |
A música ocasional e as guerras napoleônicas |
|
2008 |
The presence of castrati in portuguese america |
|
2006 |
A cantora Lapinha e a presença musical feminina no Brasil colonial e imperial |
|
2006 |
A prática vocal carioca sob a influência da corte de D. João VI |
|
2004 |
A Registração Vocal nos séculos XVIII e XIX e suas conseqüências na prática interpretativa. |
|
2002 |
LEITURA E ANÁLISE DO TRATADO |
|
2001 |