Alberto José Vieira Pacheco

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Música

Departamento:

Departamento Vocal/EM

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-9226-338X


Formação:
  • Universidade Nova de Lisboa

    | Pós-Doutorado | 2007 - 2013
  • Universidade Estadual de Campinas

    Música | Doutorado | 2004 - 2007
  • Universidade Estadual de Campinas

    Música | Mestrado | 2001 - 2004
  • Universidade Estadual de Campinas

    Música | Graduação | 1997 - 2002
  • Universidade Estadual de Campinas

    Bacharelado em Física | Graduação | 1992 - 1996
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(18.75% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Pronúncias do português brasileiro cantado: uma análise vocal de gravações do barítono Ernesto De Marco 10.35699/2317-6377.2023.41909 2023
Artigo completo 'As licenças dramáticas luso-brasileiras e a representação do eu' 10.20504/opus2021b2709 2021
As Modinhas do Pe. José Maurício Nunes Garcia: fontes, edição e prática 10.35699/2317-6377.2019.14684 2019
Angelica Catalani's Voice According to a Method of Statistical Analysis 2013
Os hinos de D. Pedro I e Marcos Portugal: em busca de paradigmas 2013
Música constitucional luso-brasileira: primeiros anos 2013
O libreto de Augurio di felicità, o sia il trionfo d?amore de Marcos Portugal: um pastiche literário 2012
Hino para a Aclamação de D. João VI: edição e contextualização (com partitura inédita) 2012
Monarchs on Horseback: the role of Music at the inauguration of equestrian statues in Portugal and Brasil 2011
Música profana ocasional e poder no Império Luso-Brasileiro 2009
A prática vocal carioca durante o período joanino 2009
O Álbum Melodias Brasileiras de José Amat: um exemplo do nacionalismo musical brasileiro pré-andradiano 2007
João dos Reis Pereira: um virtuose mineiro no Rio de Janeiro joanino 2007
A música a serviço da Palavra Divina 2006
Mudanças didáticas na escola italiana de canto 2005
Os ideais de entoação no século dezoito e suas concequências na prática interpretativa 2003
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Brasil Musical and opera in the halls of Rio de Janeiro 2024
Recitativos de salão: revivendo uma prática interrompida 2023
O Jornal de Modinhas (1792-96) como um fenômeno transnacional 2023
O Álbum de Armia e os primórdios do Nacionalismo musical em um Brasil recém-independente 2022
Castrati no Rio de Janeiro: breves reflexões sobre gênero e sexualidade 2022
O Álbum De Canções Les Nuits Brésiliennes De José Zapata Y Amat: Reflexões Sobre Sua Edição Crítica, resumo publicado nos Anais da Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, com vínculo temático com o projeto 'Canção brasileira urbana: origens e práticas' 2021
Questões sobre a edição do texto poético em algumas canções da collecção de modinhas brazileiras, resumo nos Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ com vínculo temático com o projeto Canção brasileira urbana: origens e prátcias 2021
Artigo completo 'O prefácio de L?art du chant appliqué au piano de Sigismond Thalberg (1812?1871): 12 recomendações sobre a prática das transcrições de obras vocais para piano solo', nos Anais do XXXI Congresso da Anppom, com vínculo metodológico com o Projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2021
Estudo interpretativo da Grande fantaisie sur des motifs de l?opéra La Sonnambula por Sigismond Thalberg 2021
Artigo completo 'Reynaldo Hahn e a prática musical carioca na primeira metade do século XX' apresentado no 'X Simpósio internacional de Musicologia' de âmbito internacional, Goiânia, Goiás, com vínculo temático com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2021
Artigo completo em evento local, 'Vocalidade em Morgen! de Richard Strauss: a utilização de recursos técnico-interpretativos e sua proximidade entre a execução de canção e ópera', apresentado nos Anais do 15º Colóquio de Pesquisa, Vol. 2 ? Processos Criativos do PPGM da UFRJ, com vínculo temática com o projéto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2020
Artigo completo em evento Nacional, 'Os Recitativos de salão luso-brasileiros no contexto dos melodramas', publicado nos Anais do XII Encontro de Musicologia Histórica, pela Pró-Música & UFJF, com vínculo temática com o projéto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2020
Artigo completo em evento local, 'Considerações sobre o repertório de Cacilda Ortigão em sua segunda turnê pelo Brasil (1921-1923)', apresentado nos Anais do 15º Colóquio de Pesquisa, Vol. 2 ? Processos Criativos do PPGM da UFRJ, com vínculo temática com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2020
Resumo 'Alberto Nepomuceno, o pai da canção brasileira de câmara?' apresentado no 'Simpósio internacional Alberto Nepomuceno', de âmbito internacional, Porto, Portugal, com vínculo temático com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2020
Texto completo 'A Questão da interpretação dramática na canção brasileira urbana' publicado nos Anais do XXX Congresso da ANPPOM, de âmbito nacional, Manaus, Brasil, com vínculo temático com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2020
Resumo 'Reynaldo Hahn e a prática musical carioca na primeira metade do século XX' apresentado no 'X Simpósio internacional de Musicologia' de âmbito internacional, Goiânia, Goiás, com vínculo temático com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2020
Rotas musicais: a história da música no Brasil, em Portugal e além 'Documento do Simpósio', texto completo publicado nos Anais do XXIX Congresso da ANPPOM, em Pelotas, RS, com vínculo conceitual com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2019
Intercâmbios musicais: o Brasil na Itália através da voz de Ernesto De Marco, texto completo publicado nos Anais do XXIX Congresso da ANPPOM, em Pelotas, RS, com vínculo conceitual com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2019
Furtado Coelho: o músico , texto completo publicado nos Anais do XXIX Congresso da ANPPOM, em Pelotas, RS, com vínculo temático com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2019
Redescobrindo Fasciotti: sobre a origem do castrato que influenciou a prática vocal carioca no Brasil Joanino, texto completo publicado nos Anais do XXIX Congresso da ANPPOM, em Pelotas, RS, com vínculo metodologico com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2019
'As Canções de Jose Zapata y Amat', resumo publicado no Caderno de Resumos do II Congreso MUSAM, evento internacional organizado pela Sociedade Española de Musicologia, Madrid, Espanha, com vínculo temático com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2019
'O Neoclassicismo nas canções de Villa-Lobos', publicado no caderno de resumos do Colóquio Internacional Heitor Villa-Lobos e a Europa nos 60 anos de sua morte, realizado pelo Núcleo Caravelas, na Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, com vínculo temático com o projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2019
Apresentação da conferência 'Canções Brasileiras em cena' no 'Caderno de Resumos do V Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana', com vínculo temático com o Projeto 'A canção brasileira urbana: origens e práticas' 2018
'A variedade de línguas nacionais em canções publicadas em periódicos brasileiros antes de 1922' texto no Caderno de Resumos do II Congresso Internacional 'A Língua Portuguesa em Música': Diálogos, realizado pela UFRJ / Universidade Nova de Lisboa, Rio de Janeiro, RJ, com vínculo temático com o Projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2018
Os Recitativos de salão luso-brasileiros no contexto dos melodramas, resumo no Caderno de Resumos do XII Encontro de Musicologia Histórica: Identidades musicais brasileiras: da colônia à Belle Époque 2018
Publicação de artigo completo 'Edição musical nos periódicos da Fundação Biblioteca Nacional' nos Anais do XI Encontro de Musicologia Histórica: do Colonial à Belle Époque, pela UFJF, Juiz de Fora, MG,, com vínculo temático com o Projeto Canção Brasileira Urbana: origens e práticas 2018
Resumo da comunicação 'Editando e interpretando recitativos de salão' publicada no caderno de resumos do Congresso Internacional 'Música Transatlântica: um momento para reflexão', pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal 2018
'Editando e interpretando recitativos de salão' texto completo nas Atas do Congresso Internacional ?Musicologia transatlântica: um momento para reflexão?, realizado pelo Caravelas / Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal, com vínculo temático com o Projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2018
'Música e feminismo no Jornal das Senhoras' texto no Caderno de Resumos do III Congresso de Musicologia da Associação Regional da América Latina e Caribe, realizado pela ARLAC/IMS, Santos, SP, com vínculo temático com o Projeto 'A Canção Brasileira Urbana: origens e práticas' 2017
'Carlos Gomes e nacionalismos' texto no Caderno de Resumos do VI Simpósio Internacional de Musicologia realizado pela UFG, Goiânia, GO, com vínculo temático com o Projeto A Canção Luso-brasileira no Séc. XIX 2016
Cancioneiro dos Periódicos da Fundação Biblioteca Nacional, na Mesa-Redonda 'O Modernismo eclético da Belle Époque Musical, presente no Caderno de Resumos do XI Encontro de Musicologia Histórica, UFJF, Juiz de Fora, com vínculo temático com o projeto A Canção Luso-Brasileira no Séc. XIX 2016
Cancioneiro dos Periódicos da Fundação Biblioteca Nacional, texto no Resumo das Comunicações da 2ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional, com vínculo temático com o projeto A Canção Luso-Brasileira no Séc. XIX 2016
Os Hinos luso-brasileiros e a questão da identidade nacional, artigo completo publicado nas Atas do Congresso Internacional ?Música, cultura e identidade no bicentenário da elevação do Brasil a Reino Unido, Lisboa, Portugal, com vínculo temático com o projeto A Canção Luso-Brasileira no Séc. XIX 2016
Publicação de artigo completo 'A modinha, o lundu e o recitativo de salão: questões sobre a realização de canções estróficas Luso-brasileiras' nos Anais do IV Simpósio Internacional de Musicologia / VI Encontro de Musicologia Histórica, pela UFG, Pirenópolis, Goiás, com vínculo temático com o Projeto Canção Lusobrasileira no século XIX 2015
Publicação de resumo 'A canção nos periódicos musicais da Biblioteca Nacional' no programa da 1ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, com vínculo temático com o projeto A Canção Luso-brasileira no séc. XIX 2015
A Modinha, o lundu e o recitativo de salão: questões sobre a realização de canções estróficas luso-brasileiras 2014
A Real Câmara do Rio de Janeiro: a importação do modelo português 2013
Occasional music during the Luso-Brazilian ancien régime and the formation of identities 2012
Hino para a Aclamação de D. João VI: edição e contextualização 2012
?Era uma vez um príncipe?: uma versão brasileira da ópera Il Guarany de Carlos Gomes 2012
?Era uma vez um príncipe?: uma versão brasileira da ópera Il Guarany de Carlos Gomes 2012
Variações vocais sobre um tema: um caminho para a improvisação 2011
Recitativos de Salão: apresentando um gênero Luso-Brasileiro 2011
Música para inauguração de Estátuas Equestres no Império Luso-Brasileiro 2011
Reflections on the vocal parts written for specific singers in the sacred works of Marcos Portugal and Father José Maurício Nunes Garcia 2010
The Portuguease Court in Brazil as an attractor centre or European musicians in South America 2009
Padrões de pronúncia no português cantado: questão também para musicologos ou apenas para cantores e compsoitores? in Actas do simpósio A Pronúncia do Português Europeu Cantado. 2009
Dramatic occasional music in the Luso-brazilian empire of the 18th century 2008
D. João VI: o grande mecenas 2008
A Música ocasional e as Guerras Napoleónicas 2008
A música ocasional e as guerras napoleônicas 2008
The presence of castrati in portuguese america 2006
A cantora Lapinha e a presença musical feminina no Brasil colonial e imperial 2006
A prática vocal carioca sob a influência da corte de D. João VI 2004
A Registração Vocal nos séculos XVIII e XIX e suas conseqüências na prática interpretativa. 2002
LEITURA E ANÁLISE DO TRATADO 2001
Publicações:
Minha Rede: