Danusia Torres dos Santos

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Faculdade de Letras

Departamento:

Departamento de Letras Vernáculas/FL

ORCID:

https://orcid.org/0000-0003-0577-3865


Formação:
  • Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem/ UFF

    | Pós-Doutorado | 2021 - 2021
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Estudos da Linguagem | Doutorado | 2003 - 2007
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

    Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas | Especialização | 1998 - 1998
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

    Licenciatura em Português-Italiano | Graduação | 1994 - 1996
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

    Mestrado em Letras Neolatinas | Mestrado | 1994 - 1999
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

    Bacharelado em Português-Italiano | Graduação | 1991 - 1994
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(11.11% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Léxico e cultura no livro didático de PLE: uma proposta de análise 2022
Do presencial para o remoto: desafios para o ensino de PLE no contexto pandêmico 2021
Formação de professores de PLE na extensão universitária: peças de um mosaico 2021
O ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE): por uma experiência intercultural 2019
Ditados populares que abordam tempo e o ensino-aprendizagem de PLE/PL2 10.26512/rhla.v9i2.919 2017
Português para Hispanofalantes - Primeiros Epsódios de um Projeto de Pesquisa 2004
Aquisição/Aprendizagem do Português por Hispanofalantes - Um Projeto de Pesquisa 2002
Leitura de textos não-verbais por aprendizes de português L2 2000
Presença literária italiana no Rio de Janeiro: história e literatura 1998
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
O contexto de ensino de PLAc e o racismo no Brasil: uma reflexão sobre a representação do brasileiro como acolhedor 2021
A representação do negro no Brasil e o contexto do ensino do português como língua de acolhimento. 2019
Promoção e difusão da língua portuguesa e da cultura brasileira: diferentes percursos e recursos 2010
Competência intercultural em slides: peças de um mosaico dinâmico 2009
Promoção da língua portuguesa e da cultura brasileira na contemporaneidade 2009
Compreensão oral e cultura brasileira em um curso intensivo de português língua estrangeira para alunos do PEC-G 2008
Competência intercultural e estudantes PEC-G 2008
A formação inicial e/ou continuada do professor de PLE necessária para a adequada utilização dos materiais didáticos editados no Brasil 2008
Expressões de tempo na língua-cultura brasileira e o ensino de PLE/PL2 2007
A Pesquisa em PLE e a questão da brasilidade 2007
Projeto CELPE-Bras: uma questão política de difusão, uso e ensino da língua portuguesa 2007
Por uma política de promoção da língua portuguesa do Brasil: o CELPE-Bras 2007
Identidades/culturas e ensino-aprendizagem de PLE: reflexões 2005
A Pesquisa em PLE - um olhar sobre o passado que aponta para o futuro 2003
Ensino de PLE e Cultura Brasileira: visitando as pesquisas realizadas nos últimos 10 anos 2003
A pesquisa em PLE e a questão da brasilidade 2003
Ensino de PLE e Cultura Brasileira: visitando as pesquisas realizadas nos últimos 10 anos 2003
Hispanofalantes Produzindo em Português - Apresentação de um Projeto de Pesquisa 2002
Português por Hispanofalantes: Apresentação de um projeto de pesquisa 2002
Um olhar drummondiano sobre o Brasil e a formação do professor de PLE 2002
Estudo do Processo de aquisição de português por hispanofalantes 2001
Estudo do Processo de aquisição de português por hispanofalantes 2001
O Discurso Midiático e a Construção da Identidade Brasileira i 2001
Estudo do Processo de aquisição de português por hispanofalantes 2001
Leitura em L2 - valorizando a pluralidade 1999
Leitura em português L2 - alternativas para um processo construtivo e renovador 1999
A Itália no Rio de Janeiro - Imagens dessa história 1999
Brasil - Itália: relato de experiência de um intercâmbio lingüístico-cultural 1999
Leitura de textos não-verbais por aprendizes de português L2 1999
Leitura em PLE: favorecendo a autonomia do aprendiz 1999
Quebrando fronteiras em uma aula de leitura em português L2 1999
A Itália no Rio de Janeiro - imagens dessa história 1999
Brasil - Itália: relato de experiência de um intercâmbio lingüístico-cultural 1999
Leitura de textos não-verbais por aprendizes de português L2 1999
Leitura em PLE: favorecendo a autonomia do aprendiz 1999
Quebrando fronteiras em uma aula de leitura em português L2 1999
Leitura em português L2 - alternativas para um processo construtivo e renovador 1999
Leitura em Português L2 - alternativas para um processo construtivo e renovador 1998
Publicações:
Minha Rede: