Marta Lima de Souza

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação | Doutorado | 2007 - 2011
  • S B I

    Orientação Educacional | Especialização | 2006 - 2007
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação | Mestrado | 2001 - 2003
  • Universidade Federal Fluminense

    Formação do Educador de Jovens e Adultos Trabalhad | Especialização | 1998 - 1999
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Pedagogia | Graduação | 1992 - 1995
  • Liceu de Artes e Ofícios

    | Ensino Profissional de nível técnico | 1987 - 1989
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(0.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Da invenção do 'analfabeto' ao analfabetizado: história, educação de jovens e adultos e população negra 2022
Alfabetização de jovens e adultos: negações, resistências e desafios 2019
Poetizar, criar, fruir, visitar, conhecer a arte com jovens e adultos: pelo direito de ser mais 2017
Educação de Jovens e Adultos: A alfabetização em perspectiva discursiva 2016
A pesquisa sobre processos de produção de textos escritos em perspectiva discursiva 2016
A leitura de literatura: memória e escrita na aprendizagem de jovens e adultos 2016
Mulheres pouco escolarizadas: o que fazem com a leitura? O que a leitura faz com elas? 2014
Literatura de Cordel: da feira à sala de aula 2011
A experiência do SESC na formação continuada de educadores de jovens e adultos 2001
Eventos:

(1.64% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Da invenção do 'analfabeto' ao analfabetizado: leitura, escrita e população negra 2023
O que dizem os dados oficiais? Quem escuta? O que fazem com os dados? - O lugar da população negra nos dados estatísticos 2021
Cadernos de alunas da Educação de Jovens e Adultos - EJA: o que dizem sobre a aprendizagem da escrita? 2019
Um reencontro com a práxis freireana: saberes necessários a formação de professores 10.17648/paulofreire-2018-89616 2018
A leitura de literatura: memória e escrita na aprendizagem de jovens e adultos 2016
A análise de textos escritos de jovens e adultos: sentidos e grafias não convencionais 2016
O discurso escrito de Creuza: a amorização como reconhecimento da alteridade 2015
O discurso escrito de Creuza: a amorização como reconhecimento da alteridade 2015
Mulheres pouco escolarizadas: o que fazem com a leitura? O que a leitura faz com elas? 2015
Mulheres pouco escolarizadas: o que fazem com a leitura? O que a leitura faz com elas? 2015
Mulheres pouco escolarizadas: o que fazem com a leitura? O que a leitura faz com elas? 2014
Mulheres pouco escolarizadas: o que fazem com a leitura? O que a leitura faz com elas? 2014
Escrita para adultas pouco escolarizadas: a marca de resistência 2014
Pessoas adultas pouco ou não escolarizadas: o que fazem com a leitura e a escrita? O que a leitura e a escrita fazem com elas? 2013
A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos: limites e possibilidades 2012
A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos: limites e possibilidades 2012
O sentido da escrita para adultas pouco escolarizadas: a marca da escola 2012
O sentido da escrita para adultas pouco escolarizadas: a marca da escola 2012
O sentido da escola para adultas pouco escolarizadas: a escola na contramão 2012
O sentido da escola para adultas pouco escolarizadas: a escola na contramão 2012
Práticas de Escrita para adultas pouco escolarizadas:a marca da escola 2012
A produção escrita de crianças, jovens e adultos: análises em perspectiva discursiva 2010
Práticas de Letramento: escritas de jovens e adultos para além da escola 2010
Práticas de Letramento: o que escrevem jovens e adultos fora da escola 2010
Leitura e escrita de jovens e adultos: veredas emancipatórias e autônomas 2010
Leitura e escrita de jovens e adultos: veredas emancipatórias e autônomas 2010
Leitura e escrita de jovens e adultos: veredas emancipatórias e autônomas 2010
Práticas de letramento: o que escrevem jovens e adultos fora da escola 2010
PRÁTICAS DE ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS EM EVENTOS DE LETRAMENTO 2010
PRÁTICAS DE LETRAMENTO: ESCRITAS DE JOVENS E ADULTOS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES 2010
PRÁTICAS DE LETRAMENTO: ESCRITAS DE JOVENS E ADULTOS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES 2010
APRENDER A LER E A ESCREVER: NECESSIDADE DE CONSTRUIR OUTRAS VEREDAS 2009
APRENDER A LER E A ESCREVER: NECESSIDADE DE CONSTRUIR OUTRAS VEREDAS 2009
A LINGUAGEM ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES DA MINA BREJUÍ/RN: ANÁLISE DE FATORES INTERVENIENTES NA APRENDIZAGEM 2009
A LINGUAGEM ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES DA MINA BREJUÍ/RN: ANÁLISE DE FATORES INTERVENIENTES NA APRENDIZAGEM 2009
Aprender a ler e a escrever: necessidade de construir outras veredas 2009
Dialogando com as produções escritas de jovens e adultos: o que sabe quem erra 2008
Dialogando com as produções escritas de jovens e adultos: o que sabe quem erra 2008
Processos de Aprendizagem da Linguagem Escrita e de Subjetividade em EJA: o Papel do Professor 2008
Processos de Aprendizagem da Linguagem Escrita e de Subjetividade em EJA: o Papel do Professor 2008
EJA: investigando diferentes modos de ser letrado 2008
EJA: investigando diferentes modos de ser letrado 2008
Cartas de jovens e adultos em processo de aprendizagem da linguagem escrita: questões para a prática pedagógica 2007
Cartas de jovens e adultos em processo de aprendizagem da linguagem escrita: questões para a prática pedagógica 2007
Cartas de jovens e adultos em processo de aprendizagem da linguagem escrita: questões para a prática pedagógica 2007
Relato de experiência de processos de formação contínua em serviço de educadores da Educação de Jovens e Adultos 2006
Práticas escolares e formação continuada: as produções discursivas de leitura e de escrita na mediação da aprendizagem 2006
Cartas de jovens e adultos em processo de aprendizagem da linguagem escrita: questões para a prática pedagógica 2006
Relato de experiência de processos de formação contínua em serviço de educadores da Educação de Jovens e Adultos 2006
Relato de experiência de processos de formação contínua em serviço de educadores da Educação de Jovens e Adultos 2006
Letramento e hibridismo: a relação oral e escrita na aprendizagem da linguagem escrita de jovens e adultos 2005
Letramento e hibridismo: a relação oral e escrita na aprendizagem da linguagem escrita de jovens e adultos 2005
Cartas de jovens e adultos em processo de aprendizagem da linguagem escrita: autoria e letramento 2005
Cartas de jovens e adultos em processo de aprendizagem da linguagem escrita: resgatando suas funções de autores das próprias histórias e das histórias do mundo 2004
Identidade, afetividade e religiosidade de jovens e adultos: o que fazer com isso no currículo 2004
Letramento, cultura, escrita e oralidade no currículo de EJA 2004
Cartas de jovens e adultos em processo de aprendizagem da linguagem escrita: resgatando suas funções de autores das próprias histórias e das histórias do mundo 2004
Identidade, afetividade e religiosidade de jovens e adultos: o que fazer com isso no currículo 2004
Letramento, cultura, escrita e oralidade no currículo de EJA 2004
O autor e o outro nas cartas de jovens e adultos em processo de aprendizagem da linguagem escrita 2002
O treinamento em informática aplicada à educação desenvolvido entre os alunos e professores da faculdade de educação 1994
Publicações:
Minha Rede: