Gustavo de Oliveira Figueiredo

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências da Saúde

Unidade:

Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde

Departamento:

Setor de Ensino e Pesquisa/NUTES

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • McMaster University

    | Pós-Doutorado | 2019 - 2023
  • Universitat Autònoma de Barcelona - UAB

    PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO: INTERAÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO | Doutorado | 2008 - 2012
  • Universitat Autònoma de Barcelona - UAB

    Investigación en Psicología de la Comunicación | Mestrado | 2006 - 2008
  • Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ

    Saúde da Família | Aperfeiçoamento | 2004 - 2004
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação em Ciências e Saúde | Mestrado | 2000 - 2002
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Odontologia | Graduação | 1995 - 1999
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(68.97% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Patrones de aprendizaje de estudiantes de posgrado en salud pública: relaciones con la identidad, la formación y el trabajo de profesores enBrasil 10.1016/j.edumed.2023.100829 2023
Formação crítica e a práxis dos trabalhadores: contribuições para o Sistema Único de Saúde 10.18310/2446-4813.2023v9n2.4086 2023
Políticas públicas de avaliação na educação superior 10.20396/riesup.v9i00.8661573 2022
Updating critical ideas in the 21st century to fight against neoliberal machine: interview with professor Henry Giroux 10.5212/PraxEduc.v.16.17007.004 2021
Projetos Político Pedagógicos dos Bacharelados em Gastronomia no Brasil: uma abordagem cartográfica dos cursos ofertados nas Universidades Públicas Federais 10.17058/agora.v23i1.15944 2021
Paulo Freire e a revolução política do pensamento decolonial 10.22409/resa2021.v14iesp.a52513 2021
Desafios e caminhos possíveis na relação entre Gastronomia e promoção da saúde: percepção de professores sobre o papel do gastrônomo formado em universidades federais brasileiras 2021
A CONSTITUIÇÃO DE SI EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO: ARTICULAÇÕES ENTRE SUBJETIVIDADE, GOVERNAMENTALIDADE E NEOLIBERALISMO 10.36524/dect.v10i2.1336 2021
Book Review: GIROUX, Henry A. The terror of the unforseen: rethinking the normalization of fascism in the post-truth era. Los Angeles: Los Angeles Review of Books, 2019. 245 p. 10.5212/PraxEduc.v15.14558.016 2020
Democracy is on exile. Facing the challenge of neoliberal authoritarianism: an interview with professor Henry Giroux 10.1590/s1413-24782020250032 2020
CURRÍCULO, POLÍTICA E IDEOLOGIA: ESTUDOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE 10.1590/1981-7746-sol00248 2020
Por uma práxis radical na luta em defesa da democracia: desafios contemporâneos para a formação política e a educação crítica no século XXI 10.5212/PraxEduc.v.15.14787.047 2020
Political Education Against Inequalities and Citizenship for Democracy: International Scientific Literature Review After Twenty Years of Neoliberalism (1999-2019) 2020
Rodas culturais, resistência e juventudes: reflexões político-pedagógicas. 2019
The Results of Socio-Educational Projects on the Human Development of Young People 10.1590/2175-623687645 2019
As atividades de grupo na perspectiva dos sujeitos em uma Clínica da Família 10.1590/s0103-73312019290316 2019
POLÍTICAS CURRICULARES INTERSETORIAIS ENTRE EDUCAÇÃO, CULTURA, CIÊNCIAS E SAÚDE: EXPERIÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO-PARTICIPAÇÃO EM ÁREAS DE EXCLUSÃO SOCIAL NO RIO DE JANEIRO / BRASIL 2018
A percepção de secretários municipais de saúde sobre a gestão do trabalho e da educação na rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS) 10.1590/s0104-12902017166359 2017
Un análisis histórico-crítico del fenómeno de las favelas en Rio de Janeiro/Brasil 10.21676/16574923.2131 2017
Discusión y construcción de la categoría teórica de vulnerabilidad social, 10.1590/198053144312 2017
DESAFIOS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE: TEORIA CRÍTICA, PROCESSO DE TRABALHO E INTERAÇÃO SOCIAL 2017
Subjetivação do idoso em materiais de educação/comunicação em saúde: uma análise na perspectiva foucaultiana 10.1590/s0104-12902017161399 2017
CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA PARA A RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE 2016
Contribuições da Obra de Stephen Ball para a pesquisa no Campo da Educação em Saúde 2016
Los jóvenes en favelas de Rio de Janeiro, Brasil: de la vulnerabilidad social a las oportunidades para el desarrollo humano 10.1590/1413-81232015218.01622015 2016
Investigación Acción Participativa: una alternativa para la epistemología social en Latinoamérica. Participative Action Research: An Option for Social Epistemology in Latin America 2015
Ação coletiva para qualidade de vida: autonomia, transdisciplinaridade e intersetorialidade 10.1590/s1413-81232006000100022 2006
Ideologia, fetiche e utopia na saúde: uma análise a partir da saúde bucal 10.1590/s1413-81232003000300009 2003
A volta do dentista de família 2001
Eventos:

(3.45% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Representações sociais de estudantes sobre a formação, trabalho e identidade docente de professores de cursos lato sensu na Fundação Oswaldo Cruz 2023
Ações educativas do mst como práticas de resistência ao controle da produção da vida: análise de entrevistas em profundidade com um educador popular 2023
Formação para o trabalho com a morte e o morrer humano em um hospital público municipal do sistema único de saúde. 2023
Educação popular na favela: características de uma luta histórica por direitos sociais e políticas públicas em manguinhos. 2023
Oficinas Integradoras na Educação de Jovens e Adultos: uma prática de educação popular e protagonismo da favela de Manguinhos. 2023
ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO: PERFIL, SISTEMA DE INGRESSO E DESAFIOS PARA A PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDAD 2022
A CONSTRUÇÃO POLÍTICA-COLETIVA DO ESPAÇO MANGUINHOS: UM CUIDADO EM SAÚDE DECOLONIAL NA FAVELA 2022
OS CORPOS NEGROS VIRTUAIS E OS SABERES DECOLONIAIS NO CUIDADO EM SAÚDE: AS (RE) EXISTÊNCIAS DE UM ESPAÇO DE ACOLHIMENTO 2022
POLITICAS PÚBLICAS, DIREITOS SOCIAIS, ARTE E EDUCAÇÃO POPULAR EM TERRITÓRIOS DE FAVELA NO RIO DE JANEIRO 10.17648/saudecoletiva-2018 2022
TEORIA CRÍTICA E FORMAÇÃO POLÍTICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: AS LUTAS EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CONTRA AS DESIGUALDADES DO CONTEXTO NEOLIBERAL 10.17648/saudecoletiva-2022 2022
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO INTERNACIONAL SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SAÚDE 2022
DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO LATO SENSU EM SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA: RELAÇÕES ENTRE CAMPO CIENTÍFICO, POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁXIS TRANSFORMADORA NO SUS 2022
EDUCAÇÃO POPULAR NA FAVELA: ARTICULAÇÕES ENTRE SAÚDE, CULTURA E ASSISTÊNCIA SOCIAL COM MOVIMENTOS POPULARES. 2022
A VIRTUALIDADE DOS CORPOS NEGROS NO CUIDADO EM SAÚDE E O PENSAMENTO DECOLONIAL NA FORMAÇÃO 2021
DESAFIOS DA AÇÃO CULTURAL PARA A LIBERDADE: A ARTE COMO DISPOSITIVO DIALÓGICO E TERAPÊUTICO 2020
AS INTERSEÇÕES ENTRE A ARTE-EDUCAÇÃO E A ARTETERAPIA NAS AÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO: ''EDUCAÇÃO, SAÚDE E CULTURA EM TERRITÓRIOS DA PERIFERIA URBANA 2020
A AGRESSIVIDADE NA ESCOLA PÚBLICA COMO REFLEXO DA EXCLUSÃO SOCIAL NA FAVELA E DA VIOLÊNCIA ESTRUTURAL DO ESTADO NEOLIBERAL CONTEMPORÂNEO 2020
Estudantes do ensino médio entre a vulnerabilidade social e o potencial criativo: desafios da extensão universitária em uma escola pública na favela da Maré 2020
CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM BUSCA DA QUALIDADE DE VIDA NA FAVELA DE MANGUINHOS 2020
ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL E TRABALHO INTERDISCIPLINAR PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FAVEL 2020
OS SABERES DO SERVIÇO SOCIAL EM ENCONTRO À PRÁTICA DAS EXTENSÕES 2019
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E CIDADANIA NA FAVELA DE MANGUINHOS: CONSTRUINDO UM ESPAÇO DE ACOLHIMENTO POLÍTICO-FISIOTERAPÊUTICO 2019
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FAVELA: INVASÃO CULTURAL OU TRANSFORMAÇÃO SOCIAL? 2019
ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL E TRABALHO INTERDISCIPLINAR PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FAVELA 2019
AS INTERSEÇÕES ENTRE A ARTE-EDUCAÇÃO E A ARTETERAPIA NAS AÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO: ''EDUCAÇÃO, SAÚDE E CULTURA EM TERRITÓRIOS DA PERIFERIA URBANA'' 2019
DESAFIOS DA AÇÃO CULTURAL PARA A LIBERDADE: A ARTE COMO DISPOSITIVO DIALÓGICO E TERAPÊUTICO 2019
RELATO DA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CRÍTICA NUM PROJETO DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR NA FAVELA: UMA PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM 2018
UMA UNIVERSIDADE PARA ALÉM DA TEORIA: O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA VIVÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS (TRANS)FORMATIVAS 2018
MEDIAÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FAVELA: ARTICULAÇÕES INTERSETORIAIS E FORTIFICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS POPULARES 2018
COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PACIENTES: ANÁLISE PANORÂMICA DA LITERATURA CIENTÍFICA 2018
ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL NO TERRITÓRIO DE MANGUINHOS: DESVELANDO OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA FAVELA 2018
A ARTE PARA ALÉM DA ARTE: DISCUSSÕES SOCIAIS POSSÍVEIS NO INTERSTÍCIO RELACIONAL 2018
INTERVENÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS DA PERIFERIA URBANA: A BATALHA DE POESIA COMO ESTRATÉGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA FAVELA PARA A FAVELA 2018
O TRABALHO DOLOROSO DAS/DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: GINÁSTICA LABORAL COMO UMA INICIATIVA PARA CUIDAR DE QUEM CUIDA 2018
MODELO DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE: ESTUDO DE CASO DA REFORMA CURRICULAR NA NUTRIÇÃO 2017
Percepção de professores do ensino fundamental sobre a educação em saúde na prática pedagógica de uma escola pública 2017
PROJETO SAÚDE, EDUCAÇÃO E CULTURA NA PERIFERIA URBANA: OS DESAFIOS DA EXTENSÃO E REFLEXÕES SOBRE AS (IM)POTÊNCIAS DA UNIVERSIDADE 2017
AS ESTRIPULIAS DA ALTERIDADE: QUANDO CUIDAR DE SI É UMA PRÁTICA DE SOCIABILIDADE E DESENVOLVIMENTO ENTRE ESTUDANTES E TERCEIRIZADOS NO ALOJAMENTO ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO 2017
PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS, PROMOÇÃO DA SAÚDE E A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA 2017
GASTRONOMIA COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E IDENTIDADE CULTURAL DO POVO BRASILEIRO 2017
PROJETO DE EXTENSÃO SAÚDE, EDUCAÇÃO E CULTURA NA PERIFERIA URBANA: DESAFIOS DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDICIPLINAR E INTERSETORIAL NA FAVELA 2017
FAVELA/CORPO/ARTE/VIOLÊNCIA: UMA ABORDAGEM ARTÍSTICA DESSES TEMAS NO PROJETO ?EDUCAÇÃO, SAÚDE E CULTURA NA PERIFERIA URBANA? 2017
SOULMINA: A REALIDADE SOCIAL REVELADA POR UM GRUPO DE HIP HOP FEMININO 2017
OLHARES DIFERENCIADOS PARA A VISITA DOMICILIAR NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO PROJETO DE EXTENSÃO 2017
FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE AGENTES COMUNITÁRIOS:REFLEXÕES SOBRE A PARCERIA ENTRE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E UMA CLÍNICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA 2017
Contribuições da Obra de Stephen Ball para a pesquisa no Campo da Educação em Saúde 2016
POLÍTICA, TRABALHO E PRAXIS PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS CRITICAS PARA A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA 2016
Análise das categorias identidade profissional, trabalho docente e ideologia em articulação com a área de políticas públicas de educação 2015
Análise da produção da linha temática Educação em Saúde nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. 2015
Avaliação do curso de graduação da faculdade de enfermagem da UERJ: contribuições do programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde - PRÓ-SAÚDE ? enfermagem 2011
Formação Pedagógica para Preceptores de Unidades de Saúde da Família. 2007
Formação Pedagógica Para Preceptores nas Unidades de Saúde da Família no Rio de Janeiro 2007
The Educational Formation of Supervisors in Family Health Care Units in Brazil 2007
Proposta para formação de dentistas com uma identidade profissional crítica 2005
Exclusão social: identificação de necessidades a partir do relato de jovens 2005
Do fetichismo odontológico à utopia da saúde bucal coletiva. 2002
Odontologia no Brasil hoje... e amanhã? 2002
Saúde Oral em Bebês de 0 a 6 meses de Idade 2001
Publicações:
Minha Rede: