Victoria Maria Brant Ribeiro Machado

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 1991 - 1994
  • Fundação Getúlio Vargas

    Administração de Sistemas Educacionais | Mestrado | 1982 - 1985
  • Universidade Santa Úrsula

    Licenciatura Em Pedagogia | Graduação | 1972 - 1975
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(21.95% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Formação de Professores e Preceptores no Contexto de Inovações Curriculares 2015
Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica 10.1590/0103-7307201507808 2015
A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu 10.1590/s1517-97022013000200003 2013
Quem educa queer: a perspectiva de uma analítica queer aos processos de educação em saúde 10.1590/S1413-81232013000600021 2013
Formação pedagógica na pós-graduação stricto sensu em saúde coletiva 10.1590/s1413-81232013000600016 2013
O papel da world wide web na formação do físico médico: rumos e desafios do ensino de física médica por meio de uma etnografia de seu público discente no espaço eletrônico 2013
Uma avaliação do processo de formação pedagógica de preceptores do internato médico 10.1590/S0100-55022012000400002 2012
Curso de formação pedagógica para preceptores do internato médico 10.1590/S0100-55022012000500008 2012
Análise de um processo de reforma curricular vivenciado por professores formadores de nutricionistas 10.1590/S1516-73132012000300011 2012
Dialogando com Bakhtin: algumas contribuições para a compreensão das interações verbais no campo da saúde 10.1590/S1414-32832012005000023 2012
A aula e a sala de aula: um espaço-tempo de produção do conhecimento 2011
Discursos que formam saberes: uma análise das concepções teóricas e metodológicas que orientam o material educativo de formação de facilitadores de Educação Permanente em Saúde 2011
A preceptoria na formação médica: o que dizem os trabalhos nos congressos Brasileiros de educação médica 2007-2009 2011
O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciênicas sociais e da saúde - avaliação dos estudantes 2010
Pós-Graduação stricto sensu em Medicina: como está a formação pedagógica 2010
A preceptoria na Rede Básica da Secretaria Municiipal de Saúde do rio de Janeiro: opinião dos profissionais de saúde 2009
Inovação Curricular nos cursos de graduação em mediciina: o ensino da bioética como uma possiblidade 2009
Educação em odontologia no Brasil: produção de conhecimento no período 1995-2006 2009
A prática do nutricionista em escolas municipais do Rio de Janeiro: um espaço-tempo educativo 2007
As tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas: espaços de interação? Estudo de um fórum virtual 10.1590/S0101-73302007000400009 2007
Sistema Único de Saúde e a formação dos médicos: um diálogo possível? 2007
Desafio metodológico na formação pedagógica de mestrandos da área da saúde: a aprendizagem baseada em problema 2006
Grupo de adesão ao tratamento: espaço de 2005
Discutindo o conceito de inovação curricular na formação dos profissionais de saúde: o longo caminho para as transformações no ensino médico 2005
A escolha precoce da especialidade pelo estudante de Medicina: um desafio para a educação médica 2004
Investigación sobre iniciativas de innovación curricular en escuelas públicas de Río de Janeiro y de Minas Gerais 2004
La acción comunicativa - una posibilidad en la investigación de Enfermeria 2003
Condições da formação do profissional na área da saúde na UFRJ: a Faculdade de Medicina 2002
O treinamento de merendeiras: análise do material instrucional do Instituto Annes Dias-RJ (1956-94) 2002
Relatório da experiência do PINC no Laboratório de Currículo e Ensino do NUTES/UFRJ 2001
Relatório do forum "Treinamento em Serviço" realizado pela Faculdade de Medicina da UFRJ 2001
Programa de alimentação escolar: espaço de aprendizagem e produção de conhecimento 2001
Como planejar avaliando e como avaliar planejando em ensino presencial e a distância 2001
Abordagens contemporâneas de currículo à luz da teoria da ação comunicativa de Habermas 2000
Notas para o entendimento sobre a concepção de currículo 2000
Diretrizes Curriculares para o curso de graduação em Medicina: um estudo comparativo entre as quatro principais propostas nacionais 2000
A experiência na disciplina Planejamento Curricular e de Ensino na Área da Saúde nos cursos de mestrado e doutorado do CCS/UFRJ 2000
A construção do objeto de pesquisa nas ciências da saúde: desafios e perspectivas 1999
Uma Pequena Conversa sobre Currículo e Habermas 1999
Uma Pequena Conversa sobre Currículo, Prática Docente e Teoria da Ação Comunicativa 1999
Provocando uma discussão sobre paradigma 1999
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
O método ABP na formação pedagógica de mestrandos da área da saúde 2010
Inovações Pedagógicas na Disciplina de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRJ: Revendo Conteúdos e Técnicas de Ensino 2010
A preceptoria na formação médica: sibsídios para integrar teoria e prática na formação profissional - o que dizem os trabalhos nos Congressos Brasileiros de Educação Médica 2009
A formação pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Medicina: análise das disciplinas oferecidas em 2006 2009
A preceptoria na formação médica - subsídios para integrar teoria e prática na formação profissional: o que dizem os trabalhos nos congressos de educação médica 2009
Educação em Saúde: reflexão preliminar sobre a constituição do campo 2009
Formação pedagógica de preceptores: uma inovação curricular no ensino médico 2009
Formação pedagógica de preceptores do Internato Médico: ampliando conteúdos e conceitos na reflexão da prática 2009
Formação pedagógica de preceptores: uma experiência em processo 2009
Tendências de estudo na área da educação em ciências e saúde: um olhar sobre a produção científica do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - NUTES/UFRJ 2009
Inserção do profissional de saúde na pós-graduação stricto sensu em educação 2008
A preceptoria no internato médico e a questão pedagógica 2008
Formação pedagógica de preceptores do internato médico: construção de um modelo 2008
Rádio Comunitária e ações locais de saúde: formando médicos para pesquisa e extensão 2008
Mudança no ensino de graduação em odontologia na perspectiva do pró-saúde 2007
Análise do material educativo do curso de formação de facilitadores de educação permanente em saúde 2007
Formação pedagógica dos mestrandos de áreas da saúde da UFRJ: histórico, panorama geral e possibilidades 2007
Formação pedagógica de mestrandos de medicina e de odontologia com o método de aprendizagem baseada em problema 2007
Pró-Saúde: há realmente uma nova perspectiva na formação dos cirurgiões dentistas? 2007
Rádio Comunitária: estratégia que integra ações locais de saúde, participação popular e formação profissional 2007
A atividade extensionista e seu Impacto na Formação de Estágio Multiprofissional em Saúde Mental no Município do Rio de Janeiro 2007
Saúde para todos: o sistema único de saúde brasileiro e a formação médica 2006
Educação em saúde: teorias e práticas 2006
Ensino de Bioética e Pedagogia da Autonomia: aproximações necessárias e possíveis contribuições para a inovação curricular no curso de Medicina 2006
Pólos de Educação Permanente: para onde vão? 2006
Desafio metodológico na formação pedagógica de mestrandos da área da saúde: a aprendizagem baseada em problema 2006
Diretrizes Curriculares Nacionais e o impacto na formação para o PSF 2006
Formação em medicina de Família na UFRJ: visão dos estudantes interessados 2005
Aprendizagem baseada em problema - uma estratégia de promoção da saúde 2005
Aprendizagem baseada em problema. Uma experiência de sucesso 2005
Gestão Participativa em Saúde e o Ensino Médico 2005
Gestão Participativa em Saúde: um desafio para formar o estudante de graduação da àrea da saúde 2005
Inovações na formação médica: com a palavra os Conselheiros Municipais de Saúde 2005
Política de Educação Permanente e Extensão Universitária: uma experiência em construção na UFRJ 2005
PROMED: Investigación sobre iniciativas de innovación curricular en escuelas médicas públicas de Rio de Janeiro y de Minas Gerais 2004
Dos currículos mínimos às Diretrizes Curriculares - o que mudou? 2004
Recepção Integrada - uma estratégia em busca da integralidade na atenção à saúde 2004
Diretrizes Curriculares e Ensino Médico- inovação na forma ou formação para reforma? Com a palavra, professores e estudantes 2004
Técnicas de grupos focais em processo para criar curso de graduação em Saúde Coletiva: discutindo a identidade e a prática do egresso 2003
PROMED: investigação sobre iniciativas de inovação curricular em escolas médicas públicas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais 2003
Formação pedagógica dos professores na área da saúde: o papel do NUTES-UFRJ 2003
Conversando com os tutores do PROFAE 2003
As competências do enfermeiro e o atendimento à criança vítima de violência doméstica 2003
Existe um fazer pedagógico na prática do psicólogo nos ambientes de saúde? 2003
Grupo de pacientes portadores de ferida crônica: a construção de uma rede de apoio social 2003
Avaliação das inovações curriculares em escolas médicas públicas do RJ e de MG 2003
Interação e interdisciplinaridade no hospital: uma experiência de trabalho em equipe 2003
Práticas curriculares no campo da saúde: possibilidades de mudanças 2002
Condições da formação do profissional da área da saúde na UFRJ: a Faculdade de Medicina - estudo dos usuários 2002
Estudo multicêntrico para Avaliação do Impacto Acadêmico do Programa UNI: Construção e Validação de Instrumentos 2002
Compliance group: a pedagogical experiment for treating patients with HIV/AIDS 2002
La competencia comunicativa en la formación de los estudiantes de la Escuela Académico Profesional de Enfermería 2002
Desenvolvimento de competências em projeto de investigação social em educação médica 2002
Inserção precoce na prática médica em projeto de investigação social em educação médica 2002
Estudo avaliativo do componente acadêmico de projetos UNI em cursos de Medicina e de Enfermagem em países latino-americanos: critérios de validação dos instrumentos 2002
Formação dos alunos de Medicina da UFRJ: a ótica dos usuários 2002
Tecnologia na Educação Médica 2001
Formação profissional baseada em competências 2001
A competência comunicativa para o cuidado de Enfermagem na formação dos estudantes da Escola de Enfermagem da Universidade Nacional doSanta-Peru 2001
Hanseníases: mais que um coneúdo programático, uma nova experiência em Tecnologia Educacional 2001
500 anos de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia 2001
O compromisso social com o conhecimento adquirido na formação profissional 2001
Avaliação de oficinas para capacitação de profissionais da área da saúde em trabalho com grupo adesão ao tratamento de pacientes portadores de HIV 2001
Capacitação para ação fisioterapêutica preventiva em comunidades de baixa renda 2001
Contextos de Prática Profissional como Ambiente de Formação do Profissional da Saúde na UFRJ: a Faculdade de Medicina 2000
Diretrizes curriculares para o Curso de Graduação em medicina: um estudo comparativo das quatro principais propostas nacionais 2000
Adolescência e Atenção Primária à Saúde: reflexões sobre a formação de profissionais no Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente/UERJ 2000
Condiciones de Formación Profesional en el Área de la Salud de la UFRJ: la Facultad de Medicina 2000
Reestructuración del Programa de Bases Científicas de Cirurgía de la Facultad de Medicina de la Universidad Federal do Rio de Janero 2000
Conceito de saúde como obstáculo epistemológico na construção do objeto de pesquisa nas ciências da saúde: a expriência de um grupo interdisciplinar de mestrandos da UFRJ 1999
Publicações:
Minha Rede: