Enio José Serra dos Santos

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação | Doutorado | 2004 - 2008
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação | Mestrado | 1999 - 2003
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Geografia | Graduação | 1985 - 1988
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(37.50% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Educação popular na escola pública: uma análise das origens do Programa de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal do Rio de Janeiro (1985-1996) 10.4025/rbhe.v23.2023.e257 2023
Qual currículo para qual EJA? Algumas considerações sobre as políticas curriculares nacionais em 20 anos de DCN-EJA (2000-2020) 10.12957/e-mosaicos.2021.58190 2021
Osmar Fávero e a reconstrução da memória social da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular no Brasil 10.22409/tn.v19i40.51121 2021
O espaço vivido e a pedagogia situada de Paulo Freire 10.12957/teias 2021
Prática Docente em Geografia e História no contexto do Programa Nova EJA (RJ) 2020
Educação de Jovens e Adultos em contexto pandêmico: entre o remoto e a invisibilidade nas políticas curriculares 10.35786/1645-1384 2020
Educação geográfica, dilemas e desafios contemporâneos 2019
Sobre os fundamentos e princípios da educação geográfica de jovens e adultos na perspectiva da educação popular 2019
Por que falar sobre Geografia da Educação? 10.33025/2358-4467 2019
A Geografia da Educação de Jovens de Adultos de nível fundamental na cidade do Rio de Janeiro 2019
Entrevista com o Professor Enio Serra 2018
Interrogando o direito à educação: oferta e demanda por educação de jovens e adultos no estado do Rio de Janeiro 2017
Trajetórias do currículo de geografia que se ensina a jovens e adultos trabalhadores 2014
O mundo do trabalho na geografia a ser ensinada na educação de jovens e adultos 2011
Práticas curriculares de professores de geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos 2011
Repensando o ensino regular noturno como escola para jovens e adultos trabalhadores:a experiência da rede municipal de Angra dos Reis 2000
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Dimensões espaciais das políticas de oferta de ensino fundamental para jovens e adultos trabalhadores na Região Metropolitana do Rio de Janeiro 2021
A espacialidade das políticas de atendimento à Educação de Jovens e Adultos de nível fundamental na cidade do Rio de Janeiro 2021
Analfabetismo no Brasil: a reiteração das desigualdades educacionais em diferentes escalas geográficas 2019
Espacialidade das políticas públicas da educação de jovens e adultos na área central da cidade do Rio de Janeiro 2019
A justiça espacial como princípio de análise das políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na 4ª Coordenadoria Regional de Educação do município do Rio de Janeiro 2019
Quando a prática docente produz conhecimento e revela o papel intelectual do educador 2019
A Geografia da Educação de Jovens e Adultos/as como frente de luta transescalar contra o projeto contemporâneo do grande capital 2019
Políticas de currículo na Educação de Jovens e Adultos: sobre propostas curriculares e práticas docentes 2017
A DIMENSÃO ESPACIAL DA RELAÇÃO ENTRE OFERTA E DEMANDA POR EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 2017
A DIMENSÃO ESPACIAL DA RELAÇÃO ENTRE OFERTA E DEMANDA POR EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 2017
EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO INDÍGENA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA 2017
EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO INDÍGENA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA 2017
A geografia da Educação de Jovens e Adultos na cidade do Rio de Janeiro: breves reflexões 2017
OS SENTIDOS DE VIVER A CIDADE ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MAPAS MENTAIS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2017
O OLHAR GEOGRÁFICO SOBRE A ESCOLA: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA 2016
O uso do geoprocessamento no levantamento de indicadores educacionais orientados para as políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos no estado do Rio de Janeiro 2016
O uso do geoprocessamento no levantamento de indicadores educacionais orientados para as políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos no estado do Rio de Janeiro 2016
O olhar geográfico sobre a escola: uma ação pedagógica na formação inicial do professor de geografia 2016
Práticas curriculares em geografia no contexto do PROEJA do Colégio Pedro II 2015
Análise espacial de indicadores educacionais: elementos para uma geografia da educação? 2014
Geografia do trabalho e escolarização de jovens e adultos: notas sobre a educação geográfica do trabalhador 2012
REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA CURRICULAR DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO PROEJA 2011
PRÁTICAS CURRICULARES DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2011
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES: MARCAS E DILEMAS EM MATERIAIS DIDÁTICOS 2009
A CIDADE COMO EIXO ESTRUTURANTE DA GEOGRAFIA A SER ENSINADA NO PROJOVEM URBANO 2009
SENTIDOS DO ESTÁGIO EM MUSEUS NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 2009
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES: MARCAS E DILEMAS EM MATERIAIS DIDÁTICOS 2009
TRAJETÓRIAS CURRICULARES DA GEOGRAFIA QUE SE ENSINA A JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES 2008
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE 2007
GEOGRAFIA ESCOLAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES: CONCEPÇÕES E POLÍTICAS CURRICULARES 2007
PESQUISAR, PRODUZIR E REFLETIR SOBRE O LUGAR: O DESAFIO DE SE FAZER PROFESSORA QUE TAMBÉM ENSINA GEOGRAFIA 2007
Geografia e Educação de Jovens e Adultos: reformas curriculares em questão 2005
Projeto Memória & Escola: o ensino de geografia e história dialogando com a realidade 2004
Reflexões e práticas curriculares no ensino de geografia para jovens e adultos trabalhadores 2004
O estudo da realidade local no ensino de geografia e história 2003
Publicações:
Minha Rede: