Patricia Raquel Baroni

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0003-1570-9816


Formação:
  • Universidade Federal do Espírito Santo

    Curso de Doutorado em Educação | Doutorado | 2012 - 2016
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Programa de Pós-Graduação em Educação | Mestrado | 2009 - 2011
  • S B I

    Supervisão Escolar | Especialização | 2002 - 2002
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Pedagogia | Graduação | 1994 - 1998
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(71.43% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Currículo, de nós a laços: cenas do cotidiano e as possibilidades de uma perspectiva inclusiva 2024
Editorial - Criações Curriculares a partir de Epistemologias Negras 10.12957/riae.2024.81223 2024
20 Anos da Lei 10.639: por uma educação/vida antirracista 10.12957/riae.2024.81224 2024
Narrativas docentes alfabetizadoras: marcas de um currículo em processo de (re)construção 10.12957/riae.2024.74383 2024
REENCANTAMENTO DO MUNDO 10.15687/rec.v16i2.67916 2023
LITERATURA MARGINAL-PERIFÉRICA E FORMAÇÃO 10.15687/rec.v16i2.67274 2023
Vivências e críticas possíveis em tempos de BNCC e PNA: Olhares sobre currículo condensado pós pandemia 2023
Editorial - Dossiê: 20 Anos da Lei 10.639: conversas curriculares entre saberes, práticas e políticas antirracistas 10.12957/riae.2023.80155 2023
Apresentação - Dossiê RIAE 10.12957/riae.2023.80242 2023
O nosso conhecimento ninguém tira: 20 anos da Lei Nº 10.639/2003 - conversacarta com Anielle Franco 10.12957/riae.2023.80203 2023
Editorial - Dossiê Epistemologias da Pedagogia Antirracista: alternatisvas ao pensamento hegemônico estrutural 2023
Conversa de porta aberta com Fátima Lima 10.18764/2358-4319v16n3.2023 2023
O debate sobre o espaço geográfico: composições curriculares para um novo velho mundo na educação básica 10.15687/rec.v16i3.67295 2023
Ocupações de escolas públicas enquanto potência de subjetivação democrática 10.35786/1645-1384.v22.2185 2022
Movimentos na produção de políticas curriculares do estado do Rio de Janeiro: pensando a qualidade a partir das escolas 10.24109/emaberto.v33i109.4512 2021
Sobreviver, esperançar, vagalumear 2021
CURRÍCULO, TÁTICAS, RESISTÊNCIAS 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53947 2020
CURRÍCULOS, DOCÊNCIA E COTIDIANOS 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.56134 2020
Sobrevivência das Escolas-Pirilampo como Modo de (Re)Existência 10.1590/2175-623684983 2019
Educações ambientais outras: práticas para além das linhas abissais 2016
Saberes dos cotidianos: tecendo trilhas para novos modos de produção do conhecimento 2009
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Narrativas de docências antirracistas 2020
O que escrevem os professores sobre os sentidos de sua própria escrita 2019
Subjetividades cerceadas: narrativas de intolerância sofridas por professores dos anos iniciais do ensino fundamental e seus modos de resistência 2019
Narrativizar a formação de professores para tecer outros diálogos com as escolas de ensino fundamental 2019
Simpósio temático: Educação, emocionalidade e relações étnico-raciais 2019
As narrativas dos cotidianos na construção formativa do pedagogo 2019
Eco Narratives from Firefly Teachers 2019
Econarrativas de mulheres professoras da educação do campo: potências e (re)existências 2016
Produções curriculares nas/das escolas de dificílimo acesso: que bordados são tecidos com os fios que se têm? 2013
Um desafio de produção de existência: Alternativas possíveis para tecer a visibilidade das escolas de dificílimo acesso 2013
SUSTENTABILIDADES 
POSSÍVEIS: 
ARTES
 DE 
FAZER 
EM 
ESCOLAS 
DE 
COMUNIDADES
 DE
 DIFICÍLIMO
 ACESSO 2012
EU PROPONHO, TU RESSIGNIFICAS: PRODUÇÕES CURRICULARES LOCAIS EM ESCOLAS DE DIFICÍLIMO ACESSO 2012
Dinâmicas Cotidianas pela reconhecimento em comunidades de dificílimo acesso: travessias pelos espaços escolares 2011
Práticas cotidianas de micropopulações e emancipações possíveis 2011
Invisibilidades de unidades escolares de dificílimo acesso 2011
Múltiplas trilhas dos saberes cotidianos: algumas iniciativas das pequenas comunidades tecidas no interior de espaços escolares 2010
Fios que tecem a importância da escola na vida cotidiana 2009
Saberes Produzidos nos Cotidianos: Múltiplas Trajetórias Possíveis e Invisibilizadas 2009
Práicas Emancipatórias no cotidiano de micropopulações e os fios que se tecem nas escolas 2009
Educação e Emancipação: um estudo dos usos cotidianos nas escolas brasileiras 2009
Práticas Invisibilizadas nos Currículos de Escolas Rurais: algumas trilhas na construção da cidadania 2009
Narrativas Negligenciadas de uma História de Verdades: Os sujeitos da Educação e suas Táticas 2009
Práticas Emancipatórias no Saber Local 2008
Práticas Emancipatórias: Manifestações dos Saberes Locais na Busca de Soluções para Questões Globais 2008
Professores que marcam - o uso de histórias de vida na pesquisa em educação 1997
Publicações:
Minha Rede: