André Meyer
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências da Saúde
Unidade:
Escola de Educação Física e Desportos
Departamento:
Departamento de Arte Corporal/EEFD
Formação:
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Química Biológica | Doutorado | 2007 - 2012
-
Universidade Federal Fluminense
Estudos Contemporâneos das Artes | Mestrado | 1999 - 2002
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Educação Física | Graduação | 1984 - 1987
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(44.44% artigos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| O Eterno Deus Mu Dança, Fractalidade e a Visão Integradora Helenita Sá Earp | 10.51919/revista_sh.v1i0.353 | 2022 |
| Dança, grito e superação na covid-19: reflexões sobre 'Histórias Abreviadas' | 10.36025/arj.v9i2.28923 | 2022 |
| Sobre o Dorso - VídeoFotoPerformance: notas sobre pesquisa de movimento a partir dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp | 10.51919/revista_sh.v1i0.288 | 2021 |
| O Dom Quixote da Trupe DiVersos | 2017 | |
| The pedagogical use of dance films: notes on the script making of the documentary 'Just Dancing' - a film about the life and work of Helenita Sá Earp | 10.21276/2454-9916 | 2016 |
| ?Leonídia: ela é doida??; Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica | 2016 | |
| Dance and Science: the role of intermediatic poetic movement as a path for scientific divulgation in the contemporary arts realm. | 2015 | |
| Dança e Ciência: uma reflexão preliminar acerca de seus princípios filosóficos | 2009 | |
| Imagem, corpo e dança no pensamento de Gaston Bachelard | 2006 |
Eventos:
(29.41% eventos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| Corpo e Lutas Populares: contribuições do Laboratório de Imagem e Criação em Dança na Conferência Popular pelo Direito à Cidade | 2023 | |
| A aplicação de roteiros e improvisações na rede pública de ensino no projeto de residência artística de dança e música 'vórtex: simbologia das águas' | 2023 | |
| Dança e saúde: abordagens artístico pedagógicas | 2023 | |
| Narrativas do Cuidado e a Corporeidade Poética | 2023 | |
| Criatividade Sensível: Processos Didáticos do Movimento com uso das Variações Dinâmicas, Modos de Execução e Respiração na Base Sentada | 2023 | |
| Documentário Sarau Internacional IntegrArtes 100 Anos Helenita Sá Earp | 2023 | |
| Entre Luz e Sombra: reflexão sobre os processos de criação em vídeodança | 2023 | |
| Germinações: a semente como metáfora em dança | 2023 | |
| Olho de Vidro: Reflexões sobre a relação Som - Ambiente - Gesto | 2023 | |
| Arte, corpo e saúde mental: um estudo sobre a aplicação de oficinas de dança nos Centros de Atenção Psicossocial da Infância e Juventude | 2022 | |
| Processos de construção didático-pedagógica no contexto da educação ambiental em projeto de extensão universitária: oficinas Dança, Artes Integradas e Natureza | 2022 | |
| Dança e práticas integrativas: um estudo sobre a potencialização da corporeidade poética através da respiração, meditação e imaginação criadora | 2022 | |
| Grafias Moventes: processos de criação em dança a partir do cuidado. | 2021 | |
| Dança como forma de cuidado: cuidando de quem cuida. | 2021 | |
| Dançando em casa em tempos difíceis: a pesquisa e a produção da série ?habitações? da Companhia de Dança Contemporânea do UFRJ. | 2021 | |
| A participação da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ na Construção da Política Cultural, Artística e de Arte e Difusão Científico-Cultural da UFRJ. | 2021 | |
| Teoria de Princípios e Conexões Abertas em Dança de Helenita Sá Earp como estratégia revolucionária de ensino em dança: um estudo dos movimentos da Cabeça e Pescoço | 2021 | |
| O Corpo Social em Helenita Sá Earp e a experiência em Educação Popular proposta na Edição Especial do Sarau Internacional IntegrArtes | 10.29327/1145581.30-1 | 2021 |
| "NOVOS OLHARES" - FOTOGRAFIA EM QUARENTENA | 10.29327/131086.1-37 | 2021 |
| A partir de um solo: uma criação e reflexão coletiva em vídeodança | 10.29327/131086.1-38 | 2021 |
| A pesquisa e produção do livro ¿Dança e Natureza: um ensaio sobre o Corpo Ambiental em Helenita Sá Earp¿ | 10.29327/131086.1-40 | 2021 |
| A PESQUISA E PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE O SARAU 'INTEGRARTES' NO CONTEXTO DO CINEMA NA EDUCAÇÃO POPULAR. | 10.29327/131086.1-39 | 2021 |
| A produção de conteúdos digitais no contexto da Arte-Educação Popular na perspectiva de Paulo Freire | 10.29327/131086.1-41 | 2021 |
| Dançando pela imaginação a natureza dentro de casa | 10.29327/131086.1-44 | 2021 |
| Saraus de Artes Integradas e Educação Popular: Desafios e Perspectivas | 10.29327/131086.1-47 | 2021 |
| Dançando a Ecologia Profunda: produção coreográfica e exposição fotográfica no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas | 10.29327/131086.1-43 | 2021 |
| Dança e Isolamento Social na COVID 19: a pesquisa e produção da Série ¿Habitações¿ pela Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ | 10.29327/131086.1-42 | 2021 |
| O estudo dos movimentos da face, cabeça e pescoço e a criatividade na interrelação entre trabalho físico e poético para elaboração dos vídeos didáticos e artíticos | 10.29327/131086.1-45 | 2021 |
| Obra ¿Grafias Moventes: processos, roteirização e produto final | 10.29327/131086.1-46 | 2021 |
| Relato de Experiência com Oficinas de Educação Perineal e Dança do Ventre | 2020 | |
| Sobre o Dorso ? VídeoFotoPerformance: Notas sobre Pesquisa de Movimento a partir dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp | 10.51919/Anais_SHXIII | 2020 |
| A ecoperformatividade e a poética das situações do corpo no espaço. | 2018 | |
| Mapeamento da influência do legado de Helenita Sá Earp no perfil profissional de egressos dos cursos de graduação em dança da UFRJ. | 2018 | |
| Horizontalidades, verticalidades e inclinações habitadas: reflexões sobre pesquisa de movimento e dramaturgia coreográfica em ¿Anatomia dos Contatos¿ da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ | 10.17648/trans-2017-90393 | 2017 |
| Processos de Criação da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ no contexto da Ciência & Arte | 10.5151/phypro-intermidialidade2014-018 | 2015 |
| A Dança da Unidade na Diversidade em Helenita Sá Earp | 2014 | |
| Dance and Science: study upon the scripting and the creative choreographic composition process by the Helenita Sá Earp Dance Fundamentals based upon biological organization patterns and forms | 2014 | |
| Ciência e Arte: a dança como meio de difusão e popularização da ciência | 2013 | |
| Dance and Science: an analysis of the creative process behind ?Transitions?, a show by Contemporary Dance Company of UFRJ | 2011 | |
| Ciências biológicas na cena coreográfica contemporânea: uma análise a partir da epistemologia de François Dagognet | 2010 | |
| François Dagognet e a dança das proteínas. Uma abordagem epistemopoética do ensino da bioquímica através da arte coreográfica | 2008 | |
| Reflexões acerca da criação e Utilização de Espetáculo de Dança com Meios Interativos Eletrônicos para Difusão da Bioquímica. | 2008 | |
| Ciências biológicas na cena coreográfica contemporânea | 2008 | |
| Helenita Sá Earp e o Corpo Telúrico | 2008 | |
| Dança das Proteínas: difusão da ciência através da arte coreográfica | 2008 | |
| Difusão e Popularizacão da Ciência através da Arte Coreográfica | 2007 | |
| Difusão e popularização da ciência através da arte coreográfica | 2007 | |
| Imagem, Corpo e Dança no pensamento de Gaston Bachelard | 2006 | |
| Corpos Telúricos: reflexões sobre os processos criativos da videodança Água das Origens | 2005 | |
| Deformação e Transfiguração Gestual em São João da Cruz | 2001 | |
| Helenita Sá Earp e suas propostas para abordagens criativas da formação técnica de intérpretes na dança contemporânea | 1999 |