Leituras da cidade do México na prosa de José Emilio Pacheco |
|
2016 |
Cenário da formação de professores de espanhol nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil: narrativas de experiência docente |
|
2016 |
Cursos Superiores da área de Linguagens no cenário dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia |
|
2015 |
Concurso público para professor de espanhol de duas instituições tecnológicas federais de ensino do rio de janeiro: saberes em jogo |
|
2015 |
A expansão da área de Letras e Linguagens no cenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de ensino |
|
2015 |
Ensino de LE/LA no cenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de ensino: cenário atual e práticas de ensino |
|
2015 |
Investigando a formação da identidade docente a partir do gênero ?cartas de candidatura? para acesso ao curso de especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras do CEFET/RJ |
|
2015 |
A formação continuada de professores de inglês do município do Rio de Janeiro: objetivos didático-pedagógicos do projeto 'Rio Criança Global' |
|
2014 |
Contribuições do Curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras do CEFET/RJ para a formação de professores críticos-reflexivos |
|
2014 |
O Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro e as aulas de língua estrangeiras: a voz do professor |
|
2014 |
Narrativas de professores das Licenciaturas em Espanhol dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia |
|
2014 |
A formação de educadores linguísticos para a Era 3.0: (re)visitando o papel do curso de Licenciatura em Letras (Português/Espanhol) da UFRJ |
|
2014 |
Investigando a formação da identidade docente a partir do gênero 'cartas de candidatura' para acesso ao curso de especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras do CEFET/RJ |
|
2014 |
Experiências formativas decorrentes da Especialização em Ensino de Línguas no cenário de uma instituição tecnológica: pesquisas de egressos sobre a formação docente |
|
2014 |
Concurso Público para professor de Português/Língua Estrangeira do IFRJ: reflexões sobre o trabalho docente |
|
2014 |
Narrativas de professores dos cursos de Licenciatura em espanhol dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: repensando o trabalho docente |
|
2014 |
Representações sobre o fazer docente dos cursos de Licenciatura em Letras/Espanhol dos Institutos Federais |
|
2014 |
Concurso Público para professor de Língua Espanhola dos Institutos Federais |
|
2013 |
Formação de professores de línguas em Instituições Tecnológicas |
|
2013 |
A formação de professores de Espanhol no Instituto Federal do Rio Grande do Norte: reflexões sobre a prática docente |
|
2013 |
Narrativas de aprendizes de língua espanhola de um centro tecnológico: reflexões sobre a oferta do idioma e o trabalho docente |
|
2013 |
Memórias e narrativas docentes: a presença da literatura na formação inicial em Letras |
|
2013 |
Narrativas de professores dos cursos de Licenciatura em Espanhol dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia: repensando o trabalho docente |
|
2013 |
Memórias de professores das licenciaturas em espanhol dos Institutos Federais |
|
2013 |
A atuação do professor formador de espanhol na Universidade e nos Institutos Federais: reflexões sobre o fazer docente |
|
2013 |
Formação continuada de professores de Letras/ Línguas Estrangeiras no CEFET/RJ: um relato de experiência |
|
2013 |
O trabalho dos professores formadores dos cursos de licenciatura em Espanhol dos Institutos Federais: composição de sentidos mediante narrativas de vida |
|
2013 |
Leitura e ensino de literatura na formação do professor de Espanhol em Instituições Tecnológicas |
|
2013 |
Cursos de Letras no universo de instituições tecnológicas: o projeto do Bacharelado do CEFET/RJ |
|
2013 |
A formação de professores de espanhol no Instituto Federal de Roraima: reflexões sobre a prática docente |
|
2013 |
Memórias de professores das Licenciaturas em Espanhol dos Institutos Federais |
|
2013 |
Neste Instituto Tecnológico se forma professor de Letras? A Reforma Curricular do Curso de Licenciatura em Espanhol do IFRR |
|
2012 |
Formação de professores de espanhol: diálogos entre saberes |
|
2012 |
Práticas de letramento na aula de E/LE: a produção de documentários |
|
2012 |
Formação de professores de espanhol em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: um olhar a partir do projeto político pedagógico |
|
2012 |
Licenciatura em Espanhol na Rede Federal: concepções e propostas de ensino |
|
2012 |
A feiticeira: crenças e tradições populares na narrativa paraense de Inglês de Sousa |
|
2012 |
A formação de professores de espanhol no Instituto Federal de Roraima: reflexões sobre a prática docente |
|
2012 |
Cursos de Letras/Espanhol em Institutos Federais de Educação Tecnológica: histórico, projetos e desafios |
|
2012 |
Licenciatura em Espanhol na Rede Federal: concepções e propostas de ensino |
|
2012 |
Formação de professores de espanhol nos Institutos Federais |
|
2012 |
A formação de professores de espanhol na Rede Federal de Educação Tecnológica:concepções e propostas de ensino |
|
2012 |
O trabalho do professor de espanhol para fins específicos: formação, reflexão e prática |
|
2012 |
Leitura: uma análise das ementas dos cursos de Licenciatura em Espanhol dos Institutos Federais |
|
2012 |
Cursos de Letras/Espanhol em Institutos Federais de Educação Tecnológica: histórico, projetos e desafios |
|
2012 |
Currículo Mínimo de Língua Estrangeira do Estado do RJ: gêneros textuais e sequências didáticas |
|
2012 |
Cidade do México: a cidade "videoclip" retratada por José Emilio Pacheco |
|
2011 |
A Cidade do México em Las Batallas en el desierto, de José Emilio Pacheco |
|
2011 |
Neste Instituto Tecnológico se forma professor de Letras? A formação de professores de espanhol na Rede Federal de Educação Tecnológica |
|
2011 |
Concurso Público: qual o perfil esperado do professor de Espanhol? |
|
2011 |
A gravação de documentários por alunos brasileiros de E/LE |
|
2011 |
La expansión de los cursos de formación de profesores en español en Brasil: ¿qué perfil de profesor deseamos formar? |
|
2011 |
Concurso Público para professor de espanhol: lacunas entre a teoria e a prática |
|
2011 |
A gravação de entrevistas e de documentários em espanhol: práticas com diferentes gêneros na aula de língua estrangeira |
|
2011 |
La enseñanza de español para Turismo: planificación de clases |
|
2011 |
Leituras do espaço urbano em "Las Batallas en el desierto", de José Emilio Pacheco |
|
2011 |
Memórias e experiências urbanas na poesia de José Emilio Pacheco |
|
2011 |
A imagem do medo na literatura de José Emilio Pacheco |
|
2011 |
Retextualização de gêneros: estratégias para o ensino de espanhol no CEFET/RJ |
|
2011 |
O caos urbano na narrativa de José Emilio Pacheco |
|
2011 |
Cidade do México: a cidade "videoclip" retratada por José Emilio Pacheco |
|
2011 |
Memórias e experiências urbanas na poesia de José Emilio Pacheco |
|
2011 |
Imagens poéticas da vida contemporânea mexicana |
|
2010 |
La grabación de entrevistas: el alumno de Turismo como reportero cultural |
|
2010 |
La enseñanza del español en Viçosa/MG: nuevas perspectivas de formación docente |
|
2010 |
Habilidades necessárias ao exercício da tradução em língua espanhola |
|
2010 |
O caos urbano na narrativa de José Emilio Pacheco |
|
2010 |
O ensino de espanhol para deficientes visuais na escola: como está a formação docente? |
|
2010 |
O ensino de espanhol para deficientes visuais na escola: como está a formação docente? |
|
2010 |
A hibridação genérica na obra de José Emilio Pacheco: leituras da urbe |
|
2010 |
A minificção de José Emilio Pacheco: leituras da cidade |
|
2010 |
Poder e luta em "La muerte tiene permiso", de Edmundo Valadés |
|
2010 |
Poder e luta em "La muerte tiene permiso", de Edmundo Valadés |
|
2010 |
A Licenciatura em Espanhol na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: novos espaços de formação docente |
|
2010 |
A expansão dos cursos de Licenciatura em espanhol no Brasil: que perfil de professor desejamos formar? |
|
2010 |
Seleção docente para o magistério dos centros federais de educação tecnológica e/ou institutos federais: qual o perfil esperado do professor de espanhol? |
|
2010 |
La enseñanza de español para Turismo en CEFET/RJ: ¿cómo planificar las clases? |
|
2010 |
A licenciatura em espanhol na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: novos espaços de formação docente |
|
2010 |
Imagens poéticas da vida contemporânea mexicana |
|
2009 |
O poder das palavras na confissão de "La zarpa", de José Emilio Pacheco |
|
2009 |
La muerte tiene permiso: o discurso de denúncia e justiça dos campesinos mexicanos |
|
2009 |
Habilidades necessárias ao exercício da tradução em língua espanhola |
|
2009 |
As interfaces literárias (poemas/contos) de José Emilio Pacheco: imagens do espaço urbano mexicano |
|
2009 |
El teatro en la clase de español: una experiencia didáctica a partir del uso de cuentos |
|
2009 |
El teatro en la clase de español: una experiencia didáctica a partir del uso de cuentos |
|
2009 |
As relações entre tradução e alteridade no processo de tradução literária |
|
2009 |
A formação de professores na rede federal de Educação Profissional e Tecnológica: o caso da Licenciatura em Espanhol |
|
2009 |
A poesia contemporânea de José Emilio Pacheco: retrato de vozes fragmentadas do espaço urbano mexicano |
|
2009 |
A imagem do caos na poesia de José Emilio Pacheco: a cidade como foco do olhar |
|
2009 |
A poesia de José Emilio Pacheco e Eduardo Lizalde: interfaces |
|
2009 |
Conhecendo Nova Friburgo na aula de língua espanhola: programas de viagem |
|
2009 |
O ensino da leitura a alunos deficientes visuais em turmas regulares de E/LE (aceito) |
|
2008 |
O ensino da leitura a alunos deficientes visuais em turmas regulares de E/LE |
|
2008 |
A trajetória do Espanhol e seu ensino no Curso Técnico de Turismo do CEFET/RJ |
|
2008 |
O trabalho com textos da Literatura juvenil hispano-americana na aula de Espanhol Língua Estrangeira |
|
2008 |
O trabalho com textos da literatura juvenil hispano-americana na aula de Espanhol Língua Estrangeira |
|
2008 |
A trajetória de Eduardo Lizalde no cenário da poesia mexicana |
|
2008 |
O trabalho do professor de espanhol instrumental: incentivador da leitura ou reprodutor de estruturas gramaticais? |
|
2008 |
O trabalho do professor de espanhol instrumental na universidade: incentivador da leitura ou reprodutor de estruturas gramaticais? |
|
2008 |
O poder das palavras na confissão de "La zarpa", de José Emilio Pacheco |
|
2008 |
A geração msn/orkut: a formação das identidades juvenis frente às tecnologias da informação e comunicação |
|
2008 |
O canto doloroso de José Emilio Pacheco e Eduardo Lizalde: imagens do caos na vida moderna (aceito) |
|
2007 |
La enseñanza de las formas de pedir y mandar en español: reflexiones bajo el enfoque comunicativo de lenguas |
|
2007 |
Cidade do México: enlace dos tempos e do imaginário asteca |
|
2007 |
La dramatización de cuentos en el aula de E/LE: un relato de experiencia |
|
2007 |
O canto doloroso de José Emilio Pacheco e Eduardo Lizalde: imagens do caos na vida moderna |
|
2007 |
La enseñanza de las formas de pedir y mandar en español: reflexiones bajo el enfoque comunicativo de lenguas |
|
2007 |
Cidade do México: enlace dos tempos e do imaginário asteca (aceito) |
|
2007 |
Língua Portuguesa: história, contatos, empréstimos... |
|
2007 |
Novos imaginários urbanos |
|
2007 |
México: cultura e imaginário I - A época pré-colombiana |
|
2007 |
México: cultura e imaginário II - A Modernidade |
|
2007 |
A importância do ensino do Espanhol para a formação do profissional contemporâneo |
|
2007 |
Modernidad, modernismo y vanguardias hispanoamericanas: ruptura y fundación |
|
2006 |
Planificação de aulas de leitura em Língua Espanhola |
|
2006 |
Modernidad, modernidad y vanguardias hispanoamericanas: ruptura y fundación |
|
2006 |
Planificação de aulas de leitura em Língua Espanhola |
|
2006 |
O canto poético de José Emilio Pacheco e a construção de identidades mexicanas |
|
2005 |
Adquisición/ aprendizaje en deficientes auditivos |
|
2005 |
La poesía y la creación poética de Gustavo Adolfo Bécquer |
|
2005 |
O olhar crítico de José Emilio Pacheco para a construção de identidades mexicanas |
|
2005 |
Doña Bárbara: la escritura histórica-ficcional de Gallegos |
|
2005 |
Cidade do México: eterna memória de Tenochtitlán (aceito) |
|
2005 |
Doña Bárbara: a escritura histórico-ficcional de Gallegos |
|
2005 |
La comprensión lectora en clases de ELE: lectura de imágenes |
|
2005 |
Cidade do México: eterna memória de Tenochtitlán |
|
2005 |
A voz poética de José Emilio Pacheco e a construção de identidades mexicanas |
|
2005 |
O canto poético de José Emilio Pacheco e a construção de identidades mexicanas |
|
2005 |
O olhar crítico de José Emilio Pacheco para a construção de identidades mexicanas |
|
2005 |
Tulum:passado e presente de uma cidade maia |
|
2004 |
Tulum: pasado y presente de una ciudad maya |
|
2004 |
José Emilio Pacheco: imagens e memória em sua poética |
|
2004 |
Neruda frente al Nobel Literario: un discurso revelador de su alma y su literatura |
|
2004 |
O canto mexicano de José Emilio Pacheco: a arqueologia e a identidade nacional. |
|
2003 |
O canto mexicano de José Emilio Pacheco: a arqueologia e a identidade nacional |
|
2003 |