Antonio Ferreira da Silva Júnior

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Colégio de Aplicação

Departamento:

Departamento de 1oe 2o Graus do Colégio de Aplicação

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade de São Paulo

    | Pós-Doutorado | 2017 - 2018
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    | Pós-Doutorado | 2012 - 2013
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras Neolatinas | Doutorado | 2007 - 2010
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Língua Espanhola Instrumental para leitura | Especialização | 2005 - 2006
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licenciatura em Letras: Português-Espanhol | Graduação | 2004 - 2004
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras Neolatinas | Mestrado | 2004 - 2006
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Bacharelado em Letras: Português-Espanhol | Graduação | 1999 - 2003
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(18.75% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Narrativas de professoras de espanhol do Instituto Federal de Brasília: atuação docente e o trabalho pedagógico no curso de licenciatura 2023
Reflexiones y experiencias narrativas: algunas perspectivas para la formación de profesores de español 2022
Mapeamento de pesquisas sobre espanhol para fins específicos no âmbito da pós-graduação brasileira 10.1590/1984-6398202221303 2022
Narrativas e perfis de professores formadores de um curso de Licenciatura em Espanhol de um Instituto Federal 10.46230/2674-8266-13-5179 2021
Ensino de português para estrangeiros em instituições tecnológicas do Rio de Janeiro: o caso do CEFET/RJ 10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p78 2021
Entre a docência, a pesquisa e a militância: um olhar sobre as contribuições de Neide Maia González para o hispanismo no Brasil 2021
Unidade didática para a aula de espanhol no contexto da pandemia de COVID-19 2020
Reflexões sobre o ensino de espanhol na Educação Profissional e Tecnológica 2020
Ensino e aprendizagem de línguas e literaturas nos Institutos Federais 2020
O projeto de curso em debate a partir de falas de professores da Licenciatura em Espanhol do Instituto Federal de Brasília 2020
Grupo de discussão como metodologia para pensar a formação de professores de língua espanhola 2020
REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS ANTES E DEPOIS DA BNCC 10.46550/ilustracao.v1i3.32 2020
Relações e avanços entre a Linguística Aplicada e o hispanismo no Brasil 10.30612/raido.v14i36.11749 2020
Atividades didáticas sobre a temática étnico-racial na coleção Zip From Zog: um panorama do ensino de língua inglesa no município do Rio de Janeiro 2019
Qual o espaço para o espanhol na aviação civil brasileira? 2019
O jongo como caminho para novas práxis educacionais 2018
-Já pensamos em espanhol-: reflexões sobre a aprendizagem de espanhol através de produções escritas de discentes do ensino técnico 10.35819/linguatec.v3.n1.a2895 2018
A inserção do Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas no cenário do CEFET-RJ: histórico e papel dos idiomas 2018
Uso de línguas estrangeiras por recepcionistas e mensageiros de uma rede hoteleira de Nova Iguaçu-RJ 2018
O currículo mínimo do Estado do Rio de Janeiro e as aulas de língua estrangeira: a voz do professor 2015
Contribuições do Curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras do CEFET/RJ para a formação de professores críticos-reflexivos 2014
Formação continuada de professores de Letras/Línguas Estrangeiras no CEFET/RJ: um relato de experiência 2013
A Cidade do México na narrativa curta de José Emilio Pacheco 2012
A imagem do caos na poesia de José Emilio Pacheco: a cidade como foco do olhar 2011
Cidade do México: enlace dos tempos e do imaginário asteca 2011
A Cidade do México em Las Batallas en el desierto, de José Emilio Pacheco 2011
O papel do professor de espanhol instrumental para leitura na universidade: um relato de experiência 2011
El uso de entrevistas en la clase de Español para Turismo 2010
O ensino do espanhol num centro federal de educação tecnológica: articulando saberes 2010
A trajetória literária de Edmundo Valadés nas Letras Mexicanas 2010
La muerte tiene permiso: o discurso de denúncia e justiça dos campesinos mexicanos 2009
O ensino da leitura a alunos deficientes visuais em turmas regulares de espanhol/ língua estrangeira (E/LE) 2009
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Leituras da cidade do México na prosa de José Emilio Pacheco 2016
Cenário da formação de professores de espanhol nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil: narrativas de experiência docente 2016
Cursos Superiores da área de Linguagens no cenário dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia 2015
Concurso público para professor de espanhol de duas instituições tecnológicas federais de ensino do rio de janeiro: saberes em jogo 2015
A expansão da área de Letras e Linguagens no cenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de ensino 2015
Ensino de LE/LA no cenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de ensino: cenário atual e práticas de ensino 2015
Investigando a formação da identidade docente a partir do gênero ?cartas de candidatura? para acesso ao curso de especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras do CEFET/RJ 2015
A formação continuada de professores de inglês do município do Rio de Janeiro: objetivos didático-pedagógicos do projeto 'Rio Criança Global' 2014
Contribuições do Curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras do CEFET/RJ para a formação de professores críticos-reflexivos 2014
O Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro e as aulas de língua estrangeiras: a voz do professor 2014
Narrativas de professores das Licenciaturas em Espanhol dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia 2014
A formação de educadores linguísticos para a Era 3.0: (re)visitando o papel do curso de Licenciatura em Letras (Português/Espanhol) da UFRJ 2014
Investigando a formação da identidade docente a partir do gênero 'cartas de candidatura' para acesso ao curso de especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras do CEFET/RJ 2014
Experiências formativas decorrentes da Especialização em Ensino de Línguas no cenário de uma instituição tecnológica: pesquisas de egressos sobre a formação docente 2014
Concurso Público para professor de Português/Língua Estrangeira do IFRJ: reflexões sobre o trabalho docente 2014
Narrativas de professores dos cursos de Licenciatura em espanhol dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: repensando o trabalho docente 2014
Representações sobre o fazer docente dos cursos de Licenciatura em Letras/Espanhol dos Institutos Federais 2014
Concurso Público para professor de Língua Espanhola dos Institutos Federais 2013
Formação de professores de línguas em Instituições Tecnológicas 2013
A formação de professores de Espanhol no Instituto Federal do Rio Grande do Norte: reflexões sobre a prática docente 2013
Narrativas de aprendizes de língua espanhola de um centro tecnológico: reflexões sobre a oferta do idioma e o trabalho docente 2013
Memórias e narrativas docentes: a presença da literatura na formação inicial em Letras 2013
Narrativas de professores dos cursos de Licenciatura em Espanhol dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia: repensando o trabalho docente 2013
Memórias de professores das licenciaturas em espanhol dos Institutos Federais 2013
A atuação do professor formador de espanhol na Universidade e nos Institutos Federais: reflexões sobre o fazer docente 2013
Formação continuada de professores de Letras/ Línguas Estrangeiras no CEFET/RJ: um relato de experiência 2013
O trabalho dos professores formadores dos cursos de licenciatura em Espanhol dos Institutos Federais: composição de sentidos mediante narrativas de vida 2013
Leitura e ensino de literatura na formação do professor de Espanhol em Instituições Tecnológicas 2013
Cursos de Letras no universo de instituições tecnológicas: o projeto do Bacharelado do CEFET/RJ 2013
A formação de professores de espanhol no Instituto Federal de Roraima: reflexões sobre a prática docente 2013
Memórias de professores das Licenciaturas em Espanhol dos Institutos Federais 2013
Neste Instituto Tecnológico se forma professor de Letras? A Reforma Curricular do Curso de Licenciatura em Espanhol do IFRR 2012
Formação de professores de espanhol: diálogos entre saberes 2012
Práticas de letramento na aula de E/LE: a produção de documentários 2012
Formação de professores de espanhol em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: um olhar a partir do projeto político pedagógico 2012
Licenciatura em Espanhol na Rede Federal: concepções e propostas de ensino 2012
A feiticeira: crenças e tradições populares na narrativa paraense de Inglês de Sousa 2012
A formação de professores de espanhol no Instituto Federal de Roraima: reflexões sobre a prática docente 2012
Cursos de Letras/Espanhol em Institutos Federais de Educação Tecnológica: histórico, projetos e desafios 2012
Licenciatura em Espanhol na Rede Federal: concepções e propostas de ensino 2012
Formação de professores de espanhol nos Institutos Federais 2012
A formação de professores de espanhol na Rede Federal de Educação Tecnológica:concepções e propostas de ensino 2012
O trabalho do professor de espanhol para fins específicos: formação, reflexão e prática 2012
Leitura: uma análise das ementas dos cursos de Licenciatura em Espanhol dos Institutos Federais 2012
Cursos de Letras/Espanhol em Institutos Federais de Educação Tecnológica: histórico, projetos e desafios 2012
Currículo Mínimo de Língua Estrangeira do Estado do RJ: gêneros textuais e sequências didáticas 2012
Cidade do México: a cidade "videoclip" retratada por José Emilio Pacheco 2011
A Cidade do México em Las Batallas en el desierto, de José Emilio Pacheco 2011
Neste Instituto Tecnológico se forma professor de Letras? A formação de professores de espanhol na Rede Federal de Educação Tecnológica 2011
Concurso Público: qual o perfil esperado do professor de Espanhol? 2011
A gravação de documentários por alunos brasileiros de E/LE 2011
La expansión de los cursos de formación de profesores en español en Brasil: ¿qué perfil de profesor deseamos formar? 2011
Concurso Público para professor de espanhol: lacunas entre a teoria e a prática 2011
A gravação de entrevistas e de documentários em espanhol: práticas com diferentes gêneros na aula de língua estrangeira 2011
La enseñanza de español para Turismo: planificación de clases 2011
Leituras do espaço urbano em "Las Batallas en el desierto", de José Emilio Pacheco 2011
Memórias e experiências urbanas na poesia de José Emilio Pacheco 2011
A imagem do medo na literatura de José Emilio Pacheco 2011
Retextualização de gêneros: estratégias para o ensino de espanhol no CEFET/RJ 2011
O caos urbano na narrativa de José Emilio Pacheco 2011
Cidade do México: a cidade "videoclip" retratada por José Emilio Pacheco 2011
Memórias e experiências urbanas na poesia de José Emilio Pacheco 2011
Imagens poéticas da vida contemporânea mexicana 2010
La grabación de entrevistas: el alumno de Turismo como reportero cultural 2010
La enseñanza del español en Viçosa/MG: nuevas perspectivas de formación docente 2010
Habilidades necessárias ao exercício da tradução em língua espanhola 2010
O caos urbano na narrativa de José Emilio Pacheco 2010
O ensino de espanhol para deficientes visuais na escola: como está a formação docente? 2010
O ensino de espanhol para deficientes visuais na escola: como está a formação docente? 2010
A hibridação genérica na obra de José Emilio Pacheco: leituras da urbe 2010
A minificção de José Emilio Pacheco: leituras da cidade 2010
Poder e luta em "La muerte tiene permiso", de Edmundo Valadés 2010
Poder e luta em "La muerte tiene permiso", de Edmundo Valadés 2010
A Licenciatura em Espanhol na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: novos espaços de formação docente 2010
A expansão dos cursos de Licenciatura em espanhol no Brasil: que perfil de professor desejamos formar? 2010
Seleção docente para o magistério dos centros federais de educação tecnológica e/ou institutos federais: qual o perfil esperado do professor de espanhol? 2010
La enseñanza de español para Turismo en CEFET/RJ: ¿cómo planificar las clases? 2010
A licenciatura em espanhol na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: novos espaços de formação docente 2010
Imagens poéticas da vida contemporânea mexicana 2009
O poder das palavras na confissão de "La zarpa", de José Emilio Pacheco 2009
La muerte tiene permiso: o discurso de denúncia e justiça dos campesinos mexicanos 2009
Habilidades necessárias ao exercício da tradução em língua espanhola 2009
As interfaces literárias (poemas/contos) de José Emilio Pacheco: imagens do espaço urbano mexicano 2009
El teatro en la clase de español: una experiencia didáctica a partir del uso de cuentos 2009
El teatro en la clase de español: una experiencia didáctica a partir del uso de cuentos 2009
As relações entre tradução e alteridade no processo de tradução literária 2009
A formação de professores na rede federal de Educação Profissional e Tecnológica: o caso da Licenciatura em Espanhol 2009
A poesia contemporânea de José Emilio Pacheco: retrato de vozes fragmentadas do espaço urbano mexicano 2009
A imagem do caos na poesia de José Emilio Pacheco: a cidade como foco do olhar 2009
A poesia de José Emilio Pacheco e Eduardo Lizalde: interfaces 2009
Conhecendo Nova Friburgo na aula de língua espanhola: programas de viagem 2009
O ensino da leitura a alunos deficientes visuais em turmas regulares de E/LE (aceito) 2008
O ensino da leitura a alunos deficientes visuais em turmas regulares de E/LE 2008
A trajetória do Espanhol e seu ensino no Curso Técnico de Turismo do CEFET/RJ 2008
O trabalho com textos da Literatura juvenil hispano-americana na aula de Espanhol Língua Estrangeira 2008
O trabalho com textos da literatura juvenil hispano-americana na aula de Espanhol Língua Estrangeira 2008
A trajetória de Eduardo Lizalde no cenário da poesia mexicana 2008
O trabalho do professor de espanhol instrumental: incentivador da leitura ou reprodutor de estruturas gramaticais? 2008
O trabalho do professor de espanhol instrumental na universidade: incentivador da leitura ou reprodutor de estruturas gramaticais? 2008
O poder das palavras na confissão de "La zarpa", de José Emilio Pacheco 2008
A geração msn/orkut: a formação das identidades juvenis frente às tecnologias da informação e comunicação 2008
O canto doloroso de José Emilio Pacheco e Eduardo Lizalde: imagens do caos na vida moderna (aceito) 2007
La enseñanza de las formas de pedir y mandar en español: reflexiones bajo el enfoque comunicativo de lenguas 2007
Cidade do México: enlace dos tempos e do imaginário asteca 2007
La dramatización de cuentos en el aula de E/LE: un relato de experiencia 2007
O canto doloroso de José Emilio Pacheco e Eduardo Lizalde: imagens do caos na vida moderna 2007
La enseñanza de las formas de pedir y mandar en español: reflexiones bajo el enfoque comunicativo de lenguas 2007
Cidade do México: enlace dos tempos e do imaginário asteca (aceito) 2007
Língua Portuguesa: história, contatos, empréstimos... 2007
Novos imaginários urbanos 2007
México: cultura e imaginário I - A época pré-colombiana 2007
México: cultura e imaginário II - A Modernidade 2007
A importância do ensino do Espanhol para a formação do profissional contemporâneo 2007
Modernidad, modernismo y vanguardias hispanoamericanas: ruptura y fundación 2006
Planificação de aulas de leitura em Língua Espanhola 2006
Modernidad, modernidad y vanguardias hispanoamericanas: ruptura y fundación 2006
Planificação de aulas de leitura em Língua Espanhola 2006
O canto poético de José Emilio Pacheco e a construção de identidades mexicanas 2005
Adquisición/ aprendizaje en deficientes auditivos 2005
La poesía y la creación poética de Gustavo Adolfo Bécquer 2005
O olhar crítico de José Emilio Pacheco para a construção de identidades mexicanas 2005
Doña Bárbara: la escritura histórica-ficcional de Gallegos 2005
Cidade do México: eterna memória de Tenochtitlán (aceito) 2005
Doña Bárbara: a escritura histórico-ficcional de Gallegos 2005
La comprensión lectora en clases de ELE: lectura de imágenes 2005
Cidade do México: eterna memória de Tenochtitlán 2005
A voz poética de José Emilio Pacheco e a construção de identidades mexicanas 2005
O canto poético de José Emilio Pacheco e a construção de identidades mexicanas 2005
O olhar crítico de José Emilio Pacheco para a construção de identidades mexicanas 2005
Tulum:passado e presente de uma cidade maia 2004
Tulum: pasado y presente de una ciudad maya 2004
José Emilio Pacheco: imagens e memória em sua poética 2004
Neruda frente al Nobel Literario: un discurso revelador de su alma y su literatura 2004
O canto mexicano de José Emilio Pacheco: a arqueologia e a identidade nacional. 2003
O canto mexicano de José Emilio Pacheco: a arqueologia e a identidade nacional 2003
Publicações:
Minha Rede: